sexta-feira, 17 de abril de 2015


PROJETO: MÚSICA, SONS, RITMOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS



Justificativa: Incentivar a criança a compreender a forma adequada de ouvir música,
conhecendo os diversos ritmos musicais e seus instrumentos, e a importância que a
música tem na vida das pessoas.

Objetivo Específico: Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros, fontes sonoras e
produções, bem como perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por
meio de improvisações, composições e interpretações musicais. Explorar e identificar
elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu
conhecimento de mundo.

Objetivos Gerais:
- Promover a socialização dos conhecimentos sobre música e seus instrumentos;
- Aumentar a sensibilidade e a capacidade de concentração;
- Desenvolver o raciocínio lógico e a imaginação;
- Desenvolver a autoestima e coordenação motora;
- Desencadear emoções, aumentando a união entre a interação e o prazer;
- Explorar os instrumentos musicais;
- Desenvolver a linguagem, percepção, audição, habilidades em acompanhamento
rítmico com instrumentos, voz e o canto como expressão de grupo e individual;
- Construir instrumentos musicais;
- Contribuir na formação e desenvolvimento da personalidade das crianças, pela
ampliação da cultura;
- Enriquecimento da inteligência;
- Vibração da sensibilidade musical;
- Educar musicalmente.

Conteúdos Conceituais:
Identificar os tipos de instrumentos musicais, através da observação;
Comparar os tipos de músicas através audição de músicas diversas;
Refletir sobre os tipos de músicas;
Identificar as características, específicas, de diversos instrumentos musicais;
Saber identificar os tipos de música.

Procedimentais:
Classificar os tipos de músicas e instrumentos musicais;
Desenvolver atividades lúdicas com músicas;
Desenvolver atividades de matemática;
Desenvolver Jogos com músicas;
Realizar uma apresentação musical; 
Associar os tipos de músicas e instrumentos;
Montar painel com painel mostrando gravuras sobre instrumentos musicais;
Atitudinais:
Interessar-se pelos diversos tipos de música;
Socializar as informações que as crianças possuem sobre o tema;
Classificar instrumentos e músicas, pelas diferenças e semelhanças;
Reconhecer os tipos de música e os instrumentos musicais;
Organizar de forma coerente o pensamento em relação às diversos tipos de música;

Linguagem oral e escrita:
Nome dos instrumentos e das músicas;
Letras iniciais de algumas músicas e instrumentos;
Cantar acompanhando músicas diversas;
Desenhar os instrumentos musicais;
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas;
Observação e manuseio de instrumentos musicais, CD, DVD;
Histórias
Situações do cotidiano que envolvam leitura;
As letras do alfabeto.

Matemática
Cantar músicas que contenha contagens;
Contar os tipos de músicas;
Os tipos de instrumentos musicais;
A quantidade de CD e DVD que tem no C.E.I;
Quantos são de cada tipo de música;
Tamanho de cada instrumento musical, cd e dvd (maior, menor, cumprimento, largura,
altura, etc);
Comparar as medidas;
Comparar peso;
Formar conjunto;
Formas geométricas;
Maior / menor.

Artes
Cores;
Texturas,
Imitações;
Estética;
Dublagem;
Maquetes;
Movimento;
Danças;
Jogos musicais;
Postura corporal;
Ouvir, músicas canções; 
Ritmos;

Natureza e sociedade
Brincadeiras com música;
Confecção de bandinha;
Música
O tom da música;
Ouvir em silêncio;
Ouvir e cantar junto;

Metodologia
A confecção de uma bandinha também é um ótimo recurso a ser trabalhado com os
pequenos.
Além de trabalhar a arte, trabalha-se a reciclagem (instrumentos podem ser de sucata), o
cuidado com o material, a criatividade, a intensidade e o ritmo.
- Confeccionar uma bandinha com materiais recicláveis (casca de coco, cabos de
vassoura, tampinhas, caixas e copinhos), pandeiros, baquetes, tambor bastões,
xiquexique, pratos, cuíca;
- Acompanhar o ritmo da música com palmas e com movimentos corporais;
- Formar grupos para fazer imitações com mímica em ritmo musical;
- Perceber os sons com olhos fechados de fora e dentro da sala;
- Pesquisar manifestações folclóricas de caráter musical;
- Jogos conjugados com música;
- Observar sons e ritmos da natureza;
- Identificar os ritmos musicais através de fitas e cd’s;
- Imitar cantores, interpretar canções diversas;

Avaliação
-Perceber a capacidade de improvisar;
-Notar o desenvolvimento, quando a atividade sugere um certo grau de dificuldade;
-Interesse em aprender a tocar algum instrumento;
-Distinguir a altura, duração, timbre, memorização.



Introdução
Eles vieram ao mundo embalados por canções. Das de ninar para as de roda foi um
pulo. Mais um pouco e estavam cantando, mesmo que desafinados.
E agora estão na pré-escola... fazendo uma tremenda algazarra. Mas basta que você
inicie alguns compassos, seja de que música for, para pegá-los de jeito.
Pesquisas recentes confirmam que dos três aos seis anos é a hora certa de encher esses
ouvidos de harmonia.
Não que depois não seja bom, mas seus alunos depois dos dez anos não estarão tão
receptivos e preparados para a linguagem musical.
Não é para formar músicos que a Iniciação Musical vem ganhando espaço nas pré-
escolas, sendo incluídas até no Referencial Curricular Nacional.
A música ajuda a afinar a sensibilidade de seus alunos, aumenta a capacidade de
concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser um
forte desencadeador de emoções.
Os benefícios de uma boa Iniciação Musical se estenderão para todas as áreas da
aprendizagem.
"Se a criança está cantando, tocando ou ouvindo uma melodia, está aprendendo muitas
outras coisas, como ritmo, afinação ou a questão dos intervalos".

Aprender brincando
Os primeiros anos de aprendizagem são propícios para que a criança comece a entender
o que é a linguagem musical, aprenda a ouvir sons e a reconhecer diferenças entre eles.
"Todo o trabalho a ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira
musical, aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a música.
A atividade deve estar muito ligada à descoberta e à criatividade".
Brincando, seus alunos estarão exercitando também habilidades que serão exigidas
durante os anos seguintes, como o uso da métrica nas letras e as noções de rima e ritmo.
Está definitivamente superado o tempo em que o professor de música ficava à frente da
turma dando aulas de teoria musical.
Cartilhas que inventam nomes estranhos para notas musicais atrapalham mais do que
ajudam. O desafio de ensinar música na pré-escola está em transmitir noções básicas de
ritmo e harmonia sem ser monótono ou mecânico. A criança se solta ao perceber que é
capaz de fazer música, a forma mais universal de comunicação. E, uma vez criado, o
canal musical não se desliga jamais.
O RCNEI recomenda a Iniciação Musical na pré-escola e dá ênfase à escolha do repertório, uma das chances que o professor tem de ampliar a visão (e a audição) de
mundo do aluno. E, convenhamos, se tem uma coisa que o brasileiro sabe fazer é
música. Então vale misturar MPB de qualidade, músicas folclóricas, cantigas de roda,
regionais ou eruditas. Lembre-se de trazer informações musicais novas e
enriquecedoras.
O que sempre toca no rádio seus alunos já conhecem. Atenção na escolha das músicas
mais adequadas para o alcance vocal das crianças.
Até os nove anos, a estrutura vocal da criança ainda está em formação. Ela não
consegue cantar notas muito graves nem muito agudas.
Respeite as letras das músicas originais. Elas já possuem metrificação correta e
facilitam a aprendizagem.

Sugestões de músicas (repertório):
# A Arca de Noé - Toquinho e Vinícius de Morais: vols. 1 e 2
# A caixa de musica da Bia - Bia Bedran
# Abra a roda Tin dô lê lê
# Acalantos - Bia Bedran
# Acalantos do mundo – Mother’s Songs
# Adivinha o que É? - MPB-4
# Alegria, alegria
# Brincadeiras de roda – Palavra Cantada
# Bia canta e conta - Bia Bedran
# Bia canta e conta 2 - Bia Bedran
# Brinquedos Cantados - Bia Bedran
# Canção dos direitos das crianças Toquinho e Elifas Andreata
# Canções curiosas – Palavra Cantada
# Canções de Brincar - Coleção Palavra Cantada
# Canções de Ninar – Palavra Cantada
# Canções do Brasil – Palavra Cantada
# Casa de Brinquedos – Toquinho # Castelo Rá-Tim-Bum - Vários autores
# Cirandas e Cirandinhas - Heitor Villa-Lobos
# Coletânea de músicas infantis - Bia Bedran
# Coletânea Palavra Cantada
# Concerto para uma só voz – Saint-Preux
# Divertimentos de corpo e voz. Thelma Chan e Thelmo Cruz
# Dois a dois - Palavra Cantada
# Dona árvore - Bia Bedran
# Fazer um bem – Bia Bedran
# For Children - Bela Bartok vols. 1 e 2
# IHU. Todos os Sons - Marlui Miranda
# Ma Mère L’oye - Maurice Ravel;
# Madeira que Cupim Não Rói - Antônio Nóbrega
# Mais alegria, alegria
# Meu neném – Palavra Cantada
# Meu Pé, Meu Querido Pé - Hélio Ziskind
# Mil pássaros – Palavra Cantada
# Murucututu - Palavra Cantada
# Noite feliz – Palavra Cantada
# O Grande Circo Místico - Edu Lobo e Chico Buarque
# O melhor de Bia Bedran - Bia Bedran
# Pandalelê – Palavra Cantada
# Partimpim – Adriana Calcanhoto
# Pé com pé – Palavra Cantada
# Pedro e o Lobo — Prokofief; # Pirralhada – Thelma Chan
# Quem canta seus males espanta Volumes 1 e 2
# Rumo – Palavra Cantada
# Suíte Quebra-Nozes e The Children’s Album — Tchaikovsky;
# Úman - Bia Bedran
# Vila Lobos para crianças
# Zimbo Trio e as Crianças - Movie Play do Brasil.


*Dica
Inicie a aula com uma atividade de escutar música para que as crianças trabalhem o
ritmo. Peça para que elas caminhem no ritmo da música.
Algumas dançarão espontaneamente e até pedirão instrumentos para acompanhar. Nessa
brincadeira as crianças estão trabalhando desenvolvimento motor, percepção auditiva e
rítmica, além de exercitarem a capacidade de escuta, respeitando a vez dos outros.


O desenho que veio do som
De cada som sai uma imagem. Nessa brincadeira, a professora pede aos alunos que
desenhem o som de algumas músicas.
Com isso as crianças expressam graficamente o que ouvem transitando de uma
linguagem para a outra.
Podemos também trabalhar com cenas de filmes e desenhos animados, mostrando as
mudanças que a música sofre, dependendo de os momentos serem alegres, tristes, de
tensão ou relaxamento.

Sobre a linha
Para trabalhar noções de tempo e espaço podemos sugerir a seguinte brincadeira:
Esticar uma corda no chão.
A criança deve cantar uma música enquanto caminha por ela. O objetivo é fazer com
que a música "caiba" no tempo em que ela caminha pela linha. Trabalha-se, assim, o
equilíbrio, a percepção auditiva e o ritmo.

O som e o silêncio
Outra brincadeira que é sucesso garantido é a de "estátua". Enquanto a música está
tocando, as crianças devem caminhar ou dançar.
Quando a melodia pára, elas também devem parar imediatamente.
Podemos usar também 2 instrumentos: um representa o silencio o outro o som. Nessas atividades, os alunos descobrem o valor do intervalo entre os sons na música.


Idênticos porém diferentes
Preencha três latas de refrigerante iguais, uma com pedras, outra com feijão e outra com
arroz. Peça para seus alunos identificarem qual som é mais grave, qual é mais agudo e
qual fica na faixa média. Aqui há uma evolução na aprendizagem iniciada com a
seriação das notas no xilofone, pois, apesar das latas terem a mesma forma e tamanho,
emitem sons diferentes.

O lugar certo dos graves e agudos
Peça para a turma colocar a lata com o som mais grave debaixo da mesa, a com o som
médio sobre a mesa e a que for mais aguda em cima da cadeira. Em seguida, usando
bolinhas de fita crepe, associe cada linha na lousa ao som de uma lata, colocando o som
mais grave na linha de baixo, o médio na linha do meio e o agudo na linha alta. Desta
forma, eles estarão dando o primeiro passo para entender o que é registro sonoro: a
passagem do som para sua forma escrita.
Use as latinhas para trabalhar outros conceitos importantes na música. Sacudindo uma
delas de maneira forte ou fraca, você mostra a diferença de intensidade do som;
agitando rápida ou vagarosamente, trabalha-se a noção do andamento. Crianças nesta
idade costumam confundir os dois conceitos e uma pulsação rápida tende a ser
compreendida como forte. Mostre a eles como um som pode ser fraco (na intensidade) e  
rápido (no andamento) ou forte e lento.

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