quarta-feira, 1 de abril de 2015

UMA ABENÇOADA SEMANA SANTA!!


Anjo

SEMANA SANTA


Semana Santa

MUITA FÉ

Muitas Fé

DOMINANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

 No campo da educação é comum se deparar com colegas de profissão que se queixam da dificuldade que apresentam em dominar as modernas práticas pedagógicas. Para que o profissional encontre caminhos que facilite transferir o discurso pedagógico da teoria para a prática são necessárias diversas atitudes a serem observadas, bem como inseri-las na prática educacional. Considerando a real importância em aplicar com clareza o conhecimento que possui, bem como propiciar o sucesso profissional e o desempenho significativo dos alunos, orienta-se estar atento a determinadas questões como: • Plano de Trabalho: Observação e compreensão É fundamental que o professor esteja atento, conhecer bem a turma para elaborar um plano de trabalho que deve ser voltado para o que fazer e como fazer; • Avaliação: A avaliação é uma das principais formas de verificar o caminho que o aluno está seguindo, podendo descobrir suas reais dificuldades e necessidades, podendo interferir quando preciso e precocemente. • Contextualização: Além de relacionar certo assunto com o cotidiano dos alunos, fazer uma relação de conceitos e conteúdos com as disciplinas. • Interesse do aluno x Conhecimento Próprio; Instigar o aluno a adquirir o conhecimento prévio é uma atitude que compete ao professor. • Trabalho Interdisciplinar: A união das matérias propicia o conhecimento amplo do aluno, visto que um assunto passa a ser discutido e relacionado com diferentes disciplinas. • Seqüência didática: Trata-se de uma série de aulas ministradas que não apresenta um produto final obrigatório e que leva os alunos ao desafio e aprendizado. • Temas Transversais: Não são disciplinas, mas sim temas que são abordados constantemente nas disciplinas. • Tempo Didático: Deixar claro os objetivos, estabelecendo o que quer ensinar; a forma como cada aluno aprende; a maneira que irá acompanhar o trabalho desenvolvido pelos alunos. • Inclusão: Preparar-se para receber o aluno com deficiência, bem como buscar os conhecimentos que esse apresenta e a possibilidade que ele tem de evoluir em relação aos demais conteúdos propostos. Ressalta-se que o professor que realmente tem amor pela profissão e consciência do importante papel representado na sociedade, percebe a necessidade de ser capacitado e busca se aperfeiçoar com a finalidade de poder oferecer uma educação de qualidade para seus alunos. Por Elen Campos Caiado Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia Equipe Brasil Escola Orientações - Educador - Brasil Escola

COMO TRABALHAR A PRODUÇÃO DE TEXTOS

SUGESTÕESDE REGISTRO PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS A análise da escrita deve acontecer tanto por parte dos alunos,quanto principalmente dos professores, pois é através da avaliação que o professor faz da produção de cada aluno que ele traçará metas e estratégias a serem desenvolvidas com o aluno/turma. REGISTRO PARA O ALUNO É muito bom que o aluno possa avaliar a sua produção de texto, descobrindo por si mesmo o que pode ser melhorado. Por isso segue abaixo uma sugestão de ficha de avaliação de texto que pode ser ampliada e modificada de acordo com o texto produzido e a turma em questão. AVALIANDOMINHA PRODUÇÃO 1. Coloquei título ? 2. O título está adequado ao texto? 3. Os parágrafos estão alinhados? 4. Minha produção está com um bom aspecto? 5. A letra está legível? 6. O tipo de texto que usei está de acordo com a proposta? 7. Usei a estrutura correta para esse tipo de texto? 8. Usei os sinais de pontuação adequados? 9. Fiz a correção da ortografia? 10.As frases estão claras? 11. O texto apresenta seqüência lógica (início, meio e fim)? Essa ficha pode ser feita, uma para cada aluno, como empréstimo, para que ele possa consultar e avaliar sua produção (colar em cartolina). O professor também pode utilizá-la para avaliar as produções dos alunos e assim, ter dados para tabular as dificuldades que cada aluno encontrou ao realizar a produção. FICHADE VERIFICAÇÃO – PRODUÇÃO DE TEXTOS Esse é mais um recurso que o professor deverá utilizar para tabular e detectaras dificuldades encontradas na produção de textos dos alunos. Detectados os problemas, o professor buscará estratégias, como a revisão coletiva ou individual dos textos, para aprimorar a escrita. Essa ficha também é um modelo para o professor e pode ser modificada de acordo com a necessidade e perfil da turma. TRATAMENTO DIDÁTICO Abaixo,estão relacionados alguns procedimentos didáticos para implementar uma prática continuada de produção de textos na escola: · oferecer textos escritos impressos de boa qua­lidade, por meio da leitura (quando os alunos ainda não lêem com independência, isso se torna possível mediante leituras de textos realizadas pelo professor, o que precisa, tam­bém,ser uma prática continuada e freqüen­te); São esses textos que podem se converter em referências de escrita para os alunos;(Na biblioteca iremos conseguir um acervo de livros literários, mas podemos pedir aos alunos que tragam de casa outros tipos de textos: informativos,instrucionais, entre outros. Podemos também oferecer aos alunos diferentes tipos de textos nas atividades xerocadas). · solicitar aos alunos que produzam textos mui­to antes de saberem grafá-los. Ditar para o professor, para um colega que já saiba escre­ver ou para ser gravado para ser ver em um vídeo é uma forma de viabilizar isso. Quando ainda não se sabe escrever, ouvir alguém lendo o texto que produziu é uma experiência importante;(É um bom trabalho para ser realizado na Ed. Infantil). · propor situações de produção de textos, em pequenos grupos, nas quais os alunos com­partilhem as atividades, embora realizando di­ferentes tarefa s: produzir propriamente, grafar e revisar. Essa é uma estratégia didáti­ca bastante produtiva porque permite que as dificuldades inerentes à exigência de coor­denar muitos aspectos ao mesmo tempo se­jam divididas entre os alunos. Eles podem, momentaneamente, dedicar-se a uma tarefa mais específica enquanto os outros cuidam das demais.São situações em que um aluno produz e dita a outro, que escreve, enquanto um terceiro revisa, por exemplo. Experimen­tando esses diferentes papéis enunciativos, envolvendo-se com cada um, a cada vez, numa atividade colaborativa, podem ir construindo sua competência para mais tarde realizar sozinhos todos os procedimentos envolvidos numa produção de textos.(A Oficina de textos é um trabalho muito rico. Antes do professor corrigir o texto que o aluno produziu, os colegas irão ler o texto, um dos outros e sugerir para o autor a correção necessária.Assim, discutindo, eles farão a revisão do texto e estarão em contato com diferentes formas de escrever – isso é um grande aprendizado. Peçam aos alunos que assinem o nome nas produções que leram. Depois desse trabalho de revisão, em diferentes duplas, o professor corrige o texto do aluno, utilizando os critérios de correção apresentados a seguir e o aluno irá redigi-lo fazendo as correções necessárias. A apresentação da sua produção para a apreciação é uma estratégia importante tanto para o aluno que apresenta, quanto para os alunos que são a platéia.Acredito que esse é um trabalho completo de produção de texto, mas que deve ser desenvolvido nas turmas que já construíram a base alfabética da escrita; caso contrário, não estaremos respeitando o processo de aquisição da leitura/escrita). SITUAÇÕES DE CRIAÇÃO Quando se pretende formar escritores competentes, é preciso também oferecer condições de os alunos criarem seus próprios textos e de avaliarem o percurso criador. Evidentemente, isso só se torna possível se tiverem constituído um amplo repertório de modelos, que lhes permita recriar, criar, recriar as próprias criações. É importante que nunca perca de vista que não há como criar do nada: é preciso ter boas referências.Por isso, formar bons escritores depende não só de uma prática continuada de produção de textos, mas de uma prática constante de leitura.(A leitura é imprescindível para a escrita, tanto no seu aspecto notacional quanto no funcionamento da linguagem). Uma forma de trabalhar a criação de textos são as oficinas ou ateliês de produção, (como já foi especificado anteriormente). Uma oficina é uma situação didática onde a proposta é que os alunos produzam textos tendo à disposição diferentes materiais de consulta, em função do que vão produzir. A possibilidade de avaliar o percurso criador é importante para a tomada de consciência das questões envolvidas no processo de produção de textos.Isso é algo que depende de o professor fazer com que os alunos exponham suas preferências, dificuldades ou as alternativas escolhidas e abandonadas. Esse trabalho de explicitação permite que, com o tempo, os procedimentos de análise propostos pelo professor se incorporem à prática de reflexão do aluno, favorecendo um controle maior sobre seu processo criador. Uma contribuição importante é conhecer o processo criador de outros autores, seja por meio de um contato direto, seja por meio de textos por eles escritos sobre o tema ou de vídeos, entre­vistas,etc. Finalmente,é importante destacar que nem todos os conteúdos são possíveis de serem trabalhados por meio de propostas que contextualizem a escrita de textos: às vezes, é preciso escrever unica­mente para aprender.O importante, de qualquer forma, é dar sentido às atividades de escrita. Por outro lado, considerar o texto como unidade básica do ensino de Língua Portuguesa não significa que, eventualmente, não seja neces­sário analisar unidades como as palavras e até mesmo as sílabas.

terça-feira, 31 de março de 2015



MENSAGEM DEUS É PERFEITO


Há muito tempo, num Reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade. Em todas situações dizia: "- Meu Rei, não desanime, porque Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele nunca erra !" Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da floresta atacou o Rei. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua Majestade  perdesse o dedo mínimo da mão direita. O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou a este: "- E agora, o que você me diz ? Deus é bom ? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo." O servo respondeu: "- Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para seu bem ! Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca erra !!!" O Rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que fosse preso na cela mais escura e mais fétida do calabouço. Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez por uma tribo de índios que vivia na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois sabia-se que faziam sacrifícios humanos para seus deuses. Mal prenderam o Rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto, e o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar a vitima, observou furioso: "- Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso ! Falta-lhe um dedo!" E o Rei foi libertado. Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu súdito e pediu que viesse em sua presença. Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe: "- Meu Caro, Deus foi realmente bom comigo ! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi ? Logo você, que tanto o defendeu ?!" O servo sorriu e disse: "- Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum !" 
Portanto, lembre-se sempre: TUDO O QUE DEUS FAZ É PERFEITO. ELE NUNCA ERRA ! 

PROJETO: NÚMEROS


TÍTULO: APRENDENDO OS NÚMEROS E SUAS QUANTIDADES
EDUCAÇÃO INFANTIL


JUSTIFICATIVA: É preciso na faixa etária na qual as crianças do Pré I se encontram iniciar o processo de aprendizagem dos números. Por se tratar de um projeto tão complexo e longo estarei inicialmente trabalhando com as crianças os numerais e suas quantidades do 0 ao 5, para que assim que a aprendizagem ocorrer de forma significativa possamos avançar até a quantidade de 10. Entretanto, se as crianças aprender os números, sua quantidade e sua escrita até o 5, serão fundamental para este projeto, que tem como objetivo iniciar com as crianças a aprendizagem significativa dos números e não apenas conhecê-los.

A Educação Infantil segundo o Plano Municipal de Educação do município de MATÕES tem o papel de propiciar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos, condições estas que permitam a reflexão em detrimento de apenas técnicas de repetição e memorização.

 
OBJETIVO GERAL: Aprender de forma significativa os numerais e suas quantidades.

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Reconhecer os números e sua quantidade inicialmente do 0 ao 5 e gradativamente desafiar as crianças a avançar mais;

- Iniciar a escrita dos números;

- Fazer comparações do número escrito com a quantidade correspondente ao numeral;

 
CONTEÚDOS:

 
MATEMÁTICA:

- Contagem oral;

- Raciocínio lógico;

- Números e operações;

- Comparação, classificação, e seriação.



CORPO E MOVIMENTO:

- Coordenação motora ampla e fina;



ARTES VISUAIS:

- Fazer artístico;

- Exploração de materiais;

 

 METODOLOGIA:

- Realizar atividades de recorte e colagem, (números e objetos correspondentes);

- Utilizar palitos de picolé para realizar comparações de quantidade, agrupamentos e contagem oral;

- Realizar atividades com números pontilhados para iniciar o processo de escrita dos números;

- Iniciar o processo de escrita dos números utilizando como cópia a escrita da professora no quadro com giz;

- Realizar brincadeiras e cantigas envolvendo a contagem oral.



AVALIAÇÃO:

- Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade;

- Identifica números nos diferentes contextos em que se encontra;

- Relaciona à ideia de número a quantidade correspondente;

- Reconhece a escrita dos números;

- Realiza a escrita dos números;

- Reconhece sua idade;

 


CRONOGRAMA: De 09 deMAIO a 09 deJUNHO

 O projeto foi bem aceito por todas as crianças da turma, no geral as crianças demonstraram bastante interesse e entusiasmo em conhecer os números e suas quantidades.

As crianças já identificam e reconhecem os números em diferentes contextos do dia a dia, como nas brincadeiras, atividades, hora de alimentação, passeios, entre outros.

Existe ainda uma dificuldade por parte das crianças em relação à escrita dos números, porém espero que aos poucos possam superar este desafio e possam desenvolver ainda mais seus potenciais, tanto na escrita como no raciocínio lógico.



Projeto “NO MUNDO ENCANTADO DAS HISTÓRIAS”


EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA: Desde pequenas, as crianças interessam-se pelo mundo encantado das histórias, pelo imaginário, pelo mistério e surpresas que divertem e ensinam. Por meio da linguagem simbólica das histórias, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para o seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

As obras literárias nos possibilitam estabelecer relação entre a teoria e a prática, para atingir determinadas finalidades educativas. Sendo assim, através deste projeto “No mundo encantado das histórias”, busco atingir o objetivo de criar leitores, bem como, desenvolver os conhecimentos da língua escrita.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar oportunidades de aprendizagens ‘as crianças e desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Entrar em contato com diversas histórias infantis;

·         Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;

·         Enriquecer e ampliar o vocabulário;

·         Ampliar a expressão e comunicação por meio de desenhos, pinturas e colagens;

·         Avançar na hipótese de escrita e leitura;

·         Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos textos e nos nomes dos personagens;

·         Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

CONTEÚDOS:

¯ Conto e reconto de histórias;

¯ Interpretação r dramatização;

¯ Práticas de escrita e leitura;

¯ Produção textual coletiva;

¯ Bilhete;

¯ Carta;

¯ Expressão oral e corporal;

¯ Gêneros literários;

¯ Expressividade;

¯ Valores;

¯ Fazer artístico;

¯ Recorte e colagem;

¯ Contagem;

¯ Números e operações;

¯ Raciocínio lógico;

¯ Construção de gráfico;

¯ Agrupamentos;

¯ Brincadeiras e jogos;

¯ Seres vivos;

¯ Alimentação

METODOLOGIA:

$ Leitura das histórias

$ Interpretação oral e escrita;

$ Dramatizar histórias;

$ Construir textos coletivos, utilizando figuras sequenciadas

$ Cruzadinhas;

$ Recorte e colagem de palavras e imagens;

$ Listagem de palavras;

$ Desenhos e pinturas relacionadas com a leitura;

$ Dobradura;

$ Criação e continuação de histórias;

$ Confeccionar fantoches;

$ Brincadeiras que envolvam lateralidade e corporeidade;

$ Construir um quebra-cabeça da história;

$ Escrita espontânea dos nomes dos personagens;

$ Visita a biblioteca;

$Escrever um bilhete para os pais sobre o produto que cada criança deverá trazer para sanduíche;

$ Dia do sanduíche (cada criança fará o seu próprio sanduíche)

$ Escrita de uma carta, contando a história da turma;

$ Construir um animal de sucata e apresentar suas características;

$ Construir um gráfico de quantidades de letras das palavras estudadas;

$ Completas as palavras com as letras que faltam;

$ Construção das quantidades 5, 6,7, 8, 9, 10;

$ Resolução de situações problemas de adição e subtração;

$ Trabalhas com os fonemas e grafemas das letras:          S, R, T, G, L, N, V, Z, X, Q.

 CRONOGRAMA: setembro a dezembro

AVALIAÇÃO:

Será observado se a criança:

·         Participa das atividades, interagindo com o grupo;

·         Demonstra iniciativa;

·         Elabora perguntas respostas de acordo com o contexto;

·         Reconta histórias com as características próximas a original;

·          Participa de atividades de escrita e leitura;

·         Constrói e quantifica números;

·         Associa os sons das letras contidas nas palavras;

·         Evoluiu na hipótese de escrita e leitura;

·         Respeita as regras de convivência social.

 

PROJETO MUNDO ENCANTADO DA LEITURA


PROJETO MUNDO ENCANTADO DA LEITURA




INTRODUÇAO:
O projeto tem o objetivo de dispertar o interesse da criança pela literatura infantil, é importante que desde de cedo as crianças tenham contato com o mundo da leitura e da escrita, participando de situações que despertem o gosto pelos os livros. Esse projeto é voltado para atender as crianças da educação infantil com idade entre 04 e 05 anos, atendidos na escola Muniz Falcão da rede municipal de Ibateguara localizada na rua ; Coronel João Bezerra s/n.


JUSTUFICATIVA:
Esse projeto tem a intenção de trabalhar com as crianças, as dificuldades de interagir com o mundo da leitura e as dificuldades de linguagem proporcionando uma leitura divertida e prazerosa. Desenvolver o hábito pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro. Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a chance de torná-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente. A literatura infantil, então, deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que, através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real. Através das historinhas podemos introduzir outras disciplinas principalmente a de língua portuguesa.


OBJETIVOS:

  • Despertar e estimular o interesse pela leitura de histórias.
  •      Explorar e ampliar o vocabulário.
  •     Proporcionar o contato com a linguagem escrita mediante o manuseio de livros. 
  •      Favorecer o relacionamento das crianças com as demais pessoas e a natureza, explorando o ambiente.
  • Estimular e ampliar as possibilidades de expressão e comunicação por meio de desenhos, pinturas e colagens. 
     Metodologia:
     Desenvolvimento: 
     linguagem oral e escrita
  •  Ler, e contar historias:
         Os três porquinhos.
         Cachinhos de ouro.
         O  patinho feio.
         Branca de neve.
         Peter pan.
        Chapeuzinho vermelho.
  • Após a leitura, dar atenção especial as palavras desconhecidas ou pouco utilizada no cotidiano, ampliando o vocabulário das crianças.
  • Dramatizar historias utilizando fantoches e/ou o próprio corpo.
  • Solicitar as crianças que reconte as historia para o próprio grupo.
  • Confeccionar mural de historias infantis (livros para serem emprestados as crianças.
      Natureza e  sociedade
  • Conscientizar as  crianças sobre a importância de cuidarmos dos livros para preservá-los.
  • Realizar atividades com sacolas surpresas utilizando elementos que caracterizam  as historias contadas: uma boneca, um patinho, um porquinho, um ursinho, etc.
  • Visitar o jardim da escola, estabelecendo o contato com as plantas e os animais.
  • Explorar valores como respeito, cuidado, amizade, solidariedade.
       Matemática
  •  Trabalhar as quantidades: explorá-las nos próprios contos. Ex.:os setes anãos, os três porquinhos (trabalhar o algarismo).
  • Marcar no calendário dia 18 de Abril  do livro infantil.
  • Comparar o tamanho entre oe personagens das historias: maior/menor, grande/pequeno,alto/baixo.
  • Brincar com jogo da memoria.
  • Brincar com quebra cabeça.
  • Brincar com jogo de dominó.
  • Alfabeto móvel.
  • jogo de boliche.
       Musica e movimento
  • Imitar personagens dos contos infantis, durante os deslocamentos de um ambiente para o outro, cantando e gesticulando:Ex:-os setes anões:"Eu vou,Eu vou pro pátio agora eu  vou....
          Os três porquinhos:"Quem tem medo do lobo mau.... 
          A lebre e a tartaruga :'Andar de devegar...andar depressa".
          Chapeuzinho vermelho: "Pela estrada afora...".
  •    Dramatizar a historia os três porquinhos.
  • Cantar a musica nosso amiguinho, o livro 

       Artes


  • Confeccionar fantoches  dos personagens   de algumas historias com materiais variados.
  • Realizar pinturas dos personagens das historias.
  • Recontar algumas historias  trabalhadas através  de desenhos.
  • Recontar algumas historias  oralmente na ordem  em que os fatos acontecem.
  • Confeccionar mascaras de alguns personagens de historias.
  • Modelar com massinhas personagens das historia preferidas deles.
  • Confeccionar as casinhas da historia  dos três  porquinhos  com matérias  citados na historias.  

PROJETO: VIAJANDO NO MUNDO DA LEITURA

Projeto de leitura



JUSTIFICATIVA:
·         COM BASE NOS RESULTADOS DO RENDIMENTO ESCOLAR DO PRIMEIRO DIAGNÓSTICO DESTE ANO LETIVO, DECIDIMOS DESENVOLVER ESTE PROJETO PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM AVANÇAR NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA, E QUE AS MESMAS     VENHAM A CONHECER OS VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS.
OBJETIVO GERAL:
·         AVANÇAR NO CONHECIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA E DO SISTEMA;
·         APROXIMAR OS ALUNOS AOS VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS.

PÚBLICO ALVO:
·         CIRAÇAS DE 04 E 05 ANOS

DURAÇÃO:
·         06 MESES

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         LER E RELER TEXTOS QUE OS ALUNOS CONHECEM DE MEMÓRIA, FAZENDO CORRESPONDENCIA ENTRE A ORALIDADE E A ESCRITA;
·         RECONHECER O USO FUNCIONAL DO TEXTO;
·         PROPORCIONAR AOS ALUNOS, CONDIÇÕES DE CONHECEREM E VALORIZAREM OS CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL E SEUS CRIADORES;
·         ESTABELECER VÍNCULO PRAZEROSO COM A LEITURA E ESCRITA, ASSIM COM DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL;
·         DESENVOLVER O GOSTO POR DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS;
·         TRABALHAR A EXPRESSÃO ORAL E CORPORAL ATRAVÉS DE POEMAS E CANTIGAS DE RODAS;
·         PROPORCIONAR AOS ALUNOS A COMPARAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS;
·         UTILIZAR DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE LEITURA;
·         OUVIR COM INTERESSE A LEITURA DE DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS FEITA PELA PROFESSORA;
·         DESENVOLVER COMPORTAMENTOS DE LEITOR;
·         LER, MESMO QUE DE FORMA NÃO CONVENCIONAL;
·         FAMILIARIZAR-SE COM A ESCRITA POR MEIO DO MANUSEIO DE MATERIAIS DIVERSOS;
·         PRODUZIR, AINDA QUE NÃO CONVENCIONALMENTE, ESCRITAS EM SITUAÇÕES QUE SE APROXIMAM DO USO SOCIAL, DE ALGUNS TEXTOS QUE CONHECER DE MEMÓRIA E DE OUTRAS AUTORIAS (COMO BILHETES E CONVITES).
CONTEÚDOS E ÁREAS DE CONHECIMENTO:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·         PARTICIPAÇÃO NAS SITUAÇÕES DE LEITURA DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS FEITA PELO PROFESSOR;
·         AMPLIAÇÃO PROGRESSIVA DA CAPACIDADE DE MANTER-SE ATENTO DURANTE A LEITURA DO PROFESSOR;
·         ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE O QUE ESCUTA COM AS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS;
·         ELABORAÇÃO DE COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS OUVIDOS;
·         LEITURA DE TEXTOS POÉTICOS, TRECHOS DE CONTOS, LISTAS, MÚSICAS, MESMO QUE AINDA NÃO LEIA CONVENCIONALMENTE;
·         EXPLORAÇÃO DE LIVROS REVISTAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, JORNAIS ETC.
·         IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS EM LISTAS QUANDO SOUBER DO QUE SÃO AS LISTAS;
·         VALORIZAÇÃO DA LEITURA COMO FONTE DE PRAZER E ENTRETENIMENTO;
·         RECONHECIMENTO DOS DIFERENTES PORTADORES TEXTUAIS (REVISTAS, JORNAIS, FOLHETOS, POSTAIS ETC);
·         OBSERVAÇÃO E MANUSEIO DE LIVROS, REVISTAS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ETC;
·         ESCRITA DE TÍTULOS DE HISTÓRIAS E LIVROS;
·         ESCRITA DE POEMAS, PARLENDAS PREFERIDOS;
·         ESCRITA DE INGREDIENTES PARA REALIZAR UMA RECEITA CULINÁRIA;
PROCEDIMENTOS:
·         APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO;
·         CONVERSAR COM AS CRIANÇAS SOBRE O QUE ELES SABEM SOBRE O ASSUNTO;
·         CONVERSAR COM AS CRIANÇAS SOBRE O QUE ELES SABEM SOBRE O ASSUNTO;
·         SELECIONAR MATERIAS PARA SEREM USADOS DURANTE O PROJETO, ANTECIPADAMENTE;
·         RODA DE LEITURA PARA PROMOVER O CONTATO DAS CRIANÇAS COM BONS LIVROS E OUTROS MATERIAIS ESCRITOS;
·         SITUAÇÕES EM QUE AS CRIANÇAS DEVEM COMENTAR OS LIVROS LIDOS NA ESCOLA;
·         LEITURA PERMANENTE EM VOZ AUTA PELO PROFESSOR DE VÁRIOS TIPOS DE TEXTOS;
·         PARTICIPAÇÃO EM SITUAÇÕES EM QUE TENHA QUE AJUSTAR O ORAL (O QUE ESTA
ESTÁ LENDO) AO QUE ESTÁ ESCRITO NO TEXTO;
·         LEITURA DE LISTAS DE PALAVRAS DE UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO;
·         LEITURA EM SITUAÇÕES LÚDICAS QUE ENVOLVEM O JOGO SIMBÓLICO (DIFERENTS ESPAÇOS ORGANIZADOS COM MATERIASI PARA SEREM LIDOS: CATÁLOGO TELEFÔNICO, PANFLETOS DE SUPERMERCADOS, REVISTAS, LIVRO DE RECEITAS, ETC;
·         VISITA À BIBLIOTECA LOCAL E DE RIO BRANCO.
RECURSOS
LIVROS, REVISTAS, JORNAIS, COLETANEA DE PARLENDAS, COLETANES DE ATIVIDADES, COLETANEA DE CANTIGAS DE RODA, COLA, TESOURA, GIZ DE CERA, LÁPIS DE COR, PINCEL, LÁPIS PRETO, HIDROCOR, CARTOLINA, PAPÉL MADEIRA, PAPÉL CARTÃO ÔNIBUS, MICROFONE, CAIXA AMPLIFICADA, APARELHO DE DVD, MICROSISTER, TV, CD, DVD.
AVALIAÇÃO:
OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE COMO AS CRIANÇAS PROCEDEM EM QUANTO REALIZAM AS ATIVIDADES DO PROJETO.