sábado, 7 de novembro de 2015

ATIVIDADES DO SIMULADO DA PROVA BRASIL


Atividades do simulado da prova Brasil – 5º ano

Leia:

A boneca Guilhermina
Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
 MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In: As reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum – Vol. 8.


1. O trecho “A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua” (ℓ. 6) expressa
(A) uma opinião da dona sobre a sua boneca. 
(B) um comentário das amigas da dona da boneca. 
(C) um desejo da dona de Guilhermina. 
(D) um fato acontecido com a boneca e a sua dona.


2. No trecho “Mas quando ela chora, eu não aguento” (ℓ. 5), a expressão destacada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de 
(A) paciência. 
(B) pena. 
(C) raiva. 
(D) solidão.


Leia:


CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Alfabetização: análise, linguagem e pensamento. São Paulo: FTD, 1995, p. 149.


3. A bicicleta pode ser paga em 
(A) três vezes. 
(B) seis vezes. 
(C) dezoito vezes. 
(D) vinte e seis vezes.


Leia:

Feias, sujas e imbatíveis
(fragmento)
As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos pólos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.
Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.
Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.


4. No trecho “Vai encarar?” (ℓ. 2), o ponto de interrogação tem o efeito de 
(A) apresentar. 
(B) avisar. 
(C) desafiar. 
(D) questionar.


5. A expressão “Vai encarar?” (ℓ. 2), é marca de linguagem 
(A) científica. 
(B) formal. 
(C) informal. 
(D) regional.


Leia:

Qualquer vida é muita dentro da floresta
Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente. 
A floresta está sempre em movimento. 
Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar. 
Vem o vento. 
Vem a chuva. 
Caem as folhas. 
E nascem novas folhas. 
Das flores saem os frutos. 
E os frutos são alimento. 
Os pássaros deixam cair às sementes. 
Das sementes nascem novas árvores. 
As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra. 
E com o sol vem o dia. 
Esquenta a mata. 
Ilumina as folhas. 
Tudo tem cor e movimento.
ÍNDIOS TICUNA. Qualquer vida é muita dentro da floresta. In: O livro das árvores. 2. ed. Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngües, 1998. p. 48.


6. A ideia central do texto é 
(A) a chuva na floresta. 
(B) a importância do Sol. 
(C) a vida na floresta. 
(D) o movimento das águas.


7. O que diz o trecho:

“Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.” (v. 15-17)

acontece porque
(A) aparecem estrelas. 
(B) brotam flores. 
(C) chega o Sol. 
(D) vem o vento.


8. No trecho “Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.” (v. 4), a palavra destacada refere-se à
(A) floresta. 
(B) chuva. 
(C) terra. 
(D) cor.


Leia:



9. O objetivo do texto é 
(A) alertar. 
(B) anunciar. 
(C) criticar. 
(D) divertir.


Leia:
EVA FURNARI
EVA FURNARI – Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas – e não causa estranhamento algum imaginá-la envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-los...
Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.
Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLlJ.
Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de "Melhor Ilustração" - Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) eAnjinho (1998) - setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.
http:llcaracal. imaginaria. cam/autog rafas/evafurnari/index. html


10. No trecho “Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu prêmios, entre elescontam o Jabuti” (l. 15), a palavra destacada refere-se a 
(A) lápis. 
(B) livros. 
(C) pincéis. 
(D) prêmios.


11. O trecho que contém uma ideia de tempo é 
(A) “Eva Furnari nasceu em Roma.” (l. 1-2) 
(B) “radicando-se em São Paulo.” (l. 2) 
(C) “formando-se no ano de 1976.” (l. 8) 
(D) “seu primeiro livro foi lançado pela Ática.” (l. 11) 


Leia:

Texto I
MEU DIÁRIO
7 de julho
Pai é um negócio fogo, o meu, o do Toninho, do Mauro, do Joca, do Zé Luís e do Beto são mais ou menos. O meu deixa jogar na rua, mas nada de chegar perto da avenida. O Toninho está terminantemente proibido de ir ao bar do Seu Porfírio. O do Beto é bem bravo, só que nunca está em casa: por isso, o Beto é o maior folgado e faz o que quer. Também, quando o pai chega, mixou a brincadeira. O do Joca é que nem o meu. O do Zé Luís deixa, mas é obrigatório voltar às seis em ponto e o do Mauro às vezes deixa tudo, outras dá bronca que Deus me livre, tudo na tal língua estrangeira que ele inventou.
AZEVEDO, Ricardo. Nossa rua tem um problema. São Paulo: Paulinas, 1986.


Texto II




12. Os dois textos falam sobre pais, mas apenas o segundo texto 
(A) trata dos horários impostos pelos pais. 
(B) comenta sobre as broncas dos pais. 
(C) fala sobre as brincadeiras dos pais. 
(D) discute sobre o que os pais fazem. 


13. No texto “MEU DIÁRIO”, frases como: 

‘’Pai é um negócio fogo...’
‘...o Beto é o maior folgado...’
‘...mixou a brincadeira.’
indicam um tipo de linguagem utilizada mais por
(A) idosos. 
(B) professores. 
(C) crianças. 
(D) cientistas.


Leia:

O menino que mentia 
Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum.
Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caçoou de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.
BENNETT, William J. O livro das virtudes para crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.


14. O texto tem a finalidade de 
(A) dar uma informação. 
(B) fazer uma propaganda. 
(C) registrar um acontecimento. 
(D) transmitir um ensinamento.


15. No final da história, pode-se entender que 
(A) as ovelhas fugiram do pastor. 
(B) os vizinhos assustaram o rebanho. 
(C) o lobo comeu todo o rebanho. 
(D) o jovem pastor pediu socorro.


Leia:

Sobrenome
Como vocês sabem 
Frankenstein foi feito 
com pedaços de pessoas diferentes: 
a perna era de uma, o braço de outra 
a cabeça de uma terceira 
e assim por diante. 
Além de o resultado 
ter sido um desastre 
houve um grave problema 
na hora em que Frankenstein 
foi tirar carteira de identidade. 
Como dar identidade 
a quem era uma mistura 
de várias pessoas? 
A coisa só se resolveu 
quando alguém lembrou 
que num condomínio 
cada apartamento 
é de um dono diferente. 
Foi assim que Frankenstein Condomínio 
ganhou nome e sobrenome 
PAES, José Paulo. Lé com Crê. São Paulo: Ática, 1996.


16. O assunto do texto é como 
(A) as pessoas resolvem seus problemas. 
(B) as pessoas tiram carteira de identidade. 
(C) o condomínio de um prédio é formado. 
(D) o Frankenstein ganhou um sobrenome.


Leia:



17. A menina do texto 
(A) chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes. 
(B) está trocando seus dentes de leite e não gosta disso. 
(C) reclama da dor que sente ao trocar os dentes. 
(D) usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes.

A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DAS HISTORIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL



A expressão oral, como forma de comunicação, acontece em todas as atividades que favoreçam a manifestação de idéias, as expressões de fantasias, instiguem a curiosidade e a imaginação das crianças. As atividades de expressão oral liberam a criança, levando-a a imprimir sua individualidade criativa na relação com as pessoas, objetos e pessoas com as quais convive. Sendo assim, as histórias são um instrumento rico no desenvolvimento da linguagem oral e da criatividade da criança. Contudo, elas devem sempre:
- ser próximas da realidade infantil,
- adequadas, com seqüência que mantenha o interesse;
- falar sobre a vida, animais e plantas,
- estimular o desejo do conhecimento;
- tratar, de modo natural, as situações afetivas, emocionais que venham surgir, tendo o cuidado para que não gerem conflitos ou ansiedades;
- conter aventuras, suspense, descobertas e soluções coerentes, em realidades possíveis ou próximas da criança;
- evitar a utilização de seres fantásticos.
Entretanto, as histórias podem ser narradas, iniciada pelo adulto e terminada pela criança; dramatizada; musicada, com fantoches; com gravuras; desenhada; misturar recursos coerentemente. Devemos proporcionar à criança o contato com diferentes estilos literários, diversificando autores. Assim, é possível, por exemplo, ler três livros dos Três Porquinhos, cada um com um final diferente.
Uma atividade interessante para estimular as crianças na linguagem oral e na criatividade é pedir à elas que façam um desenho e depois contem uma história sobre ele.

ESCOLA INFANTIL TIA MARIA ADRIANO,PROMOVE BAZAR BENEFICIENTE

NESTA QUINTA-FEIRA(04) DE NOVEMBRO A ESCOLA INFANTIL TIA MARIA ADRIANO,PROMOVEU UM BAZAR BENEFICIENTE EM  EM PROL DA INSTITUIÇÃO.FORAM VENDIDOS, ROUPAS DE CRIANÇAS E ADULTOS,CALÇADOS E BIJUTERIAS NOVAS E SEMI-NOVOS.O BAZAR VAI FUNCIONAR A SEMANA INTEIRA,DAS 9H ÀS 16 H.     HOUVE PALESTAS PARA AS MÃES PRESENTES. PELA MANHÃ A PALESTRA PRINCIPAL COM O TEMA: "CUIDADOS E LIMITES"COM A ASSISTENTE SOCIAL,SIMONE COSTA.A PARTIR DAS 14 H MUITA ANIMAÇÃO  COM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, QUE FIZERAM AS MÃES DANÇAREM, MUITA ALEGRIA.LOGO EM SEGUIDA MAIS PALESTRAS,COM TEMAS E ÁREAS TEMÁTICAS:NUTRICIONISTA,JOSANA RIOS,SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.A DENTISTA DR.ª ADRIANA GUIMARÃES,COMO CUIDAR DOS DENTES.A ARTICULADORA DO SELO UNICEF GEANE COSTA,APRESENTOU-SE AO PÚBLICO, A ESCOLA INFANTIL TIA MARIA ADRIANO,REALIZA VÁRIOS EVENTOS INTEGRADOS AOS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELAS AS EDUCADORAS E SUPERVISORAS,CONCEIÇÃO SANTANA  E ROSANE ROCHA,QUE ALÉM DE INSERIR A CRIANÇA NO MEIO SOCIAL ATIVO,PERMITE COMPARTILHAR ESTA INTEGRAÇÃO COM A FAMÍLIA, APROXIMANDO OS DOIS MUNDOS: A FAMÍLIA E A ESCOLA,FAVORECENDO APRENDIZAGENS MÚTUAS.ESSE BAZAR TEM O OBJETIVO DE ANGARIAR RECURSOS PARA A FORMATURA DOS DOUTORES DO A B C 2015.PARABÉNS A TODOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NESSA BELÍSSIMA AÇÃO.