quinta-feira, 16 de abril de 2015

DINÂMICA PARA TRABALHAR COM GÊNEROS TEXTUAIS



CAÇA AO TESOURO
Objetivo: Identificar os gêneros textuais estudados dentre outros.
Metodologia:
  • Providenciar recortes de textos de diversos gêneros para expor  nas paredes da sala e uma premiação;
  • Dividir a turma em grupos;
  • Pedir que fiquem atentos para leitura das pistas;
  • A cada pista lida os alunos procurarão o gênero que esta sendo falado nas paredes da sala;
  • Vence a equipe que conseguir encontrar a maior quantidade de Gêneros textuais.
PISTA 1

             Mariana adora as histórias dos Irmãos Grimm e está ansiosa para assistir ao seriado norte-americano:Grimm (série), onde os episódios são fundamentados em um gênero escrito por esses irmãos. (Contos)

PISTA 2

             Beatriz é mãe de duas crianças, e ela gosta muito de ler histórias fantásticas cujos personagens são animais, os quais sentem agem e pensam como os seres humanos, que expressam e veicula uma norma de conduta para sintetizar a essência humana, suas emoções e sentimentos, essas histórias contêm um fundo moral para a educação humana, assim ao ler este gênero, ela está também ensino aos seus filhos, auxiliando a criança a lidar com o presente, preparando-a para lidar com problemas do cotidiano, a sair da fase da ingenuidade, a adentrar a fase adulta da vida e enfrentar o mundo real. (fábulas)
PISTA 3

             Marta e Paula são amigas e gostam de muitas coisas em comum e ficaram felizes ao saber que em sua cidade irá ter um show de um humorista famoso, e as amigas estão planejando ir show, e ouvi um gênero textual que a fazem rir muito. (piadas)

PISTA 4

                     Lucas e Caio estavam cheios de expectativas para o final de semana. Eles aguardavam ansiosamente o convite da tia de Caio para levá-los ao shopping. Chegando lá, lancharam, brincaram e se divertiram. Mas a ultima programação do dia ainda estava por vir... A dúvida era escolher diante de várias opções qual aquela que interessaria aos dois amigos. Para decidir leram um gênero contido na programação e escolheram conhecer uma história em 3D. (sinopse)

PISTA 5

                     Cláudio e João são grandes amigos e costumam fazer várias atividades juntos: ir à praia, jogar sinuca e futebol, embora sejam torcedores de times adversários. Tinham combinado de assistir juntos ao clássico do campeonato de futebol, mas um imprevisto impediu João de ir.
                      No dia seguinte, Cláudio ao ler o jornal, viu uma imagem que fez dar gargalhada e lembrar o seu amigo. Para não perder a piada, ele mandou o jornal para João, na intenção de brincar com ele. (charge)

PISTA 6

                    Julia voltou do colégio muito animada! Ela não via a hora de realizar com seus pais e irmãos a mesma tarefa que fez com os colegas do colégio.
                    Pediu que todos inventassem objetos e dessem nomes a eles. Depois decidiu fazer uma votação das invenções mais criativas e sugeriu que transformasse os resultados da votação em um gênero que fosse adequado para observar esses dados. (gráfico)

PISTA 7

                     Aparecida recebeu uma proposta de trabalho que a deixou muito contente! Mas ela tinha que sair da sua cidade para morar em outro estado. Muito duvidosa da escolha que tinha que fazer, consultou a opinião de vários amigos e ainda não satisfeita, foi em busca de outro gênero, escrito para prever o futuro. (horóscopo)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário