terça-feira, 14 de abril de 2015

ATIVIDADES IMPORTANTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:

FALAR E ESCUTAR
  1. Relato do final de semana na Rodinha
  2. Reconto de historinhas
  3. Faz-de-conta
  4. Transmitir recados
  5. Exposição de suas idéias nas conversas durante a rodinha
  6. Dramatizações
  7. Conversas
  8. Exposições de idéia durante a rodinha
  9. Ciranda de livro onde os alunos escolhem a história de sua preferência
  10. Brincadeira livre
  11. Conversas informais com os colegas
  12. Relação das habilidades trabalhadas em sala com experiências pessoais
  13. Contos de historinhas. Ao término da história incentivar os alunos a fazerem questionamentos
  14. Interação com a professora e funcionários
  15. Solicitar que as crianças argumentem algum desenho feito por eles
  16. Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos em ordem
  17. Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo sua seqüência
  18. No final da aula fazer a avaliação do dia, seguindo a ordem de acontecimento do dia
  19. Pedir que as crianças façam um relato da historinha que mais gostam
  20. No final de um conto solicitar que as crianças descrevam as características do personagem que mais gostou
  21. No término de uma história solicitar que os educandos façam o reconto
  22. Através de desenhos fazer recontos de histórias
  23. Aprender e reproduzir músicas relacionadas com os temas desenvolvidos e outras, canções folclóricas e populares
  24. Realização de jogo musical
  25. Brincar de Mímica
  26. Fazer a dramatização de um poema
PRÁTICAS DE LEITURA
  1. Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto
  2. Atividades com diferentes textos e suas funções na sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, história em quadrinhos.
  3. Conto e reconto
  4. Faz-de-conta
  5. Fazer trabalho com recorte de jornal levados pelos alunos para socializar a notícia
  6. Criar o jornalzinho da turma com informativo diário
  7. Criar um projeto de correspondência entre as turmas da escola e/ou entre escolas da mesma comunidade
  8. Solicitar que as crianças levem para a escola embalagens de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de que gostam
  9. Trabalhar com gravuras de placas que encontramos facilmente na comunidade
  10. Adivinhas
  11. Cantar músicas conhecidas utilizando a letra impressa ainda que os alunos não leiam de forma convencional
  12. Trabalhar com receitas
  13. Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das crianças e fazer diariamente a chamadinha
  14. Mostrar o nome e ler
  15. Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem pertence
  16. Pedir para que cada criança pegue seu cartão
  17. Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus colegas
  18. Bingo e dominó dos nomes
  19. Atividades no cantinho da leitura
  20. Levar as crianças para uma atividade na biblioteca do bairro e/ou sala de leitura da escola
  21. Pedir para as crianças levarem para a escola vários tipos de materiais impressos que tem em casa
  22. Criar projetos de leitura
  23. Dramatizações simples
  24. O mundo da leitura: pesquisar histórias que tenham sido utilizadas para grandes produções em cinema e TV (filmes, novelas, etc.)
  25. Criar na turma um projeto de empréstimo de livros (Ciranda de livros), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver depois.
PRÁTICAS DE ESCRITA
  1. Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;
  2. Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação;
  3. Confecção do jornalzinho coletivo;
  4. Confecção de murais
  5. Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;
  6. Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;
  7. Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;
  8. Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno com os nomes e endereços da turma.
  9. Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e o professor copie no quadro
  10. Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá contando a história à medida em que as figuras são mostradas, a professora anota.
  11. Troca de atividades;
  12. Fazer exposição com a produção dos alunos;
  13. Produzir murais em conjunto;
  14. Relato do final de semana e escrever espontaneamente sobre ele;
  15. Fazer um painel com gravuras em seguida pedir para que escrevam o que estão vendo;
  16. Trabalhar com receitas oralmente e escrita;
  17. Trabalhar com imagens e pequenos textos;
  18. Pedir que as crianças desenhem e escrevam sobre o que desenharam;
  19. Fazer comparação entre o desenho e a escrita.
  20. Trabalhar com índice e paginação;
  21. Identificar no dinheiro as letras e números;
  22. Dominó de letras e números;
  23. Placas de veículos.
  24. Ler o jornal do dia e contar para as crianças noticia que lhe interessem;

Nenhum comentário:

Postar um comentário