ATIVIDADES IMPORTANTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:
FALAR E ESCUTAR
Relato do final de semana na Rodinha
Reconto de historinhas
Faz-de-conta
Transmitir recados
Exposição de suas idéias nas conversas durante a rodinha
Dramatizações
Conversas
Exposições de idéia durante a rodinha
Ciranda de livro onde os alunos escolhem a história de sua preferência
Brincadeira livre
Conversas informais com os colegas
Relação das habilidades trabalhadas em sala com experiências pessoais
Contos de historinhas. Ao término da história incentivar os alunos a fazerem questionamentos
Interação com a professora e funcionários
Solicitar que as crianças argumentem algum desenho feito por eles
Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos em ordem
Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo sua seqüência
No final da aula fazer a avaliação do dia, seguindo a ordem de acontecimento do dia
Pedir que as crianças façam um relato da historinha que mais gostam
No final de um conto solicitar que as crianças descrevam as características do personagem que mais gostou
No término de uma história solicitar que os educandos façam o reconto
Através de desenhos fazer recontos de histórias
Aprender e reproduzir músicas relacionadas com os temas desenvolvidos e outras, canções folclóricas e populares
Realização de jogo musical
Brincar de Mímica
Fazer a dramatização de um poema
PRÁTICAS DE LEITURA
Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto
Atividades com diferentes textos e suas funções na sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, história em quadrinhos.
Conto e reconto
Faz-de-conta
Fazer trabalho com recorte de jornal levados pelos alunos para socializar a notícia
Criar o jornalzinho da turma com informativo diário
Criar um projeto de correspondência entre as turmas da escola e/ou entre escolas da mesma comunidade
Solicitar que as crianças levem para a escola embalagens de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de que gostam
Trabalhar com gravuras de placas que encontramos facilmente na comunidade
Adivinhas
Cantar músicas conhecidas utilizando a letra impressa ainda que os alunos não leiam de forma convencional
Trabalhar com receitas
Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das crianças e fazer diariamente a chamadinha
Mostrar o nome e ler
Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem pertence
Pedir para que cada criança pegue seu cartão
Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus colegas
Bingo e dominó dos nomes
Atividades no cantinho da leitura
Levar as crianças para uma atividade na biblioteca do bairro e/ou sala de leitura da escola
Pedir para as crianças levarem para a escola vários tipos de materiais impressos que tem em casa
Criar projetos de leitura
Dramatizações simples
O mundo da leitura: pesquisar histórias que tenham sido utilizadas para grandes produções em cinema e TV (filmes, novelas, etc.)
Criar na turma um projeto de empréstimo de livros (Ciranda de livros), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver depois.
PRÁTICAS DE ESCRITA
Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;
Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação;
Confecção do jornalzinho coletivo;
Confecção de murais
Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;
Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;
Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;
Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno com os nomes e endereços da turma.
Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e o professor copie no quadro
Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá contando a história à medida em que as figuras são mostradas, a professora anota.
Troca de atividades;
Fazer exposição com a produção dos alunos;
Produzir murais em conjunto;
Relato do final de semana e escrever espontaneamente sobre ele;
Fazer um painel com gravuras em seguida pedir para que escrevam o que estão vendo;
Trabalhar com receitas oralmente e escrita;
Trabalhar com imagens e pequenos textos;
Pedir que as crianças desenhem e escrevam sobre o que desenharam;
Fazer comparação entre o desenho e a escrita.
Trabalhar com índice e paginação;
Identificar no dinheiro as letras e números;
Dominó de letras e números;
Placas de veículos.
Ler o jornal do dia e contar para as crianças noticia que lhe interessem;
Nenhum comentário:
Postar um comentário