sexta-feira, 11 de março de 2016

A ESCOLA NOSSA DE CADA DIA.

 





Beijocas.
Paz e Luz!


Finalização do Projeto: Mobilização Nacional Contra o Mosquito Aedes Aegipty

Olá amigos e amigas!!!
Sabemos bem que todo o nosso País está envolvido na mobilização nacional contra o mosquito Aedes Aegipty.  Fizemos um trabalho constante nas duas últimas semanas com nossos alunos da educação infantil. Conversamos, mostramos vídeos educativos, contamos histórias, ensinamos músicas. Os alunos fizeram trabalhos nos cadernos e para serem expostos, após o entendimento do quão grave são as doenças transmitidas por um único mosquito, levaram o recadinho diretamente para os pais e demais conhecidos.
 Se você ainda necessita de auxílio dá uma olhada: Projeto Completo Contro o Mosquito Aedes Aegipty .
Compartilhamos alguns dos trabalhos realizados durante as duas semanas:
(Recadinho para os pais e/ou responsáveis)
 Alguns alunos com seus caderninhos de recados já coloridos!
 Mural  realizado pelos alunos, 2º período vespertino.
 Mural realizado pelos alunos  2º período vespertino.
 Mural realizado pelos alunos , 2º período vespertino.
 Mural da Professora  2º período vespertino.
 Último dia da mobilização, encerramos com uma plaquinha:
Todos Contra o Mosquito Aedes Aegipty.
 E você, já fez a sua parte?
Dá uma olhada no seu quintal e em possíveis lugares que possam ter água limpa e parada.
Somos todos responsáveis, pois lembrem-se do tema da Campanha da Fraternidade desse ano:
Casa Comum, Nossa Responsabilidade.
Que Deus continue a nos abençoar hoje e sempre!!!

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - BORBOLETAS



AS BORBOLETAS

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então…
Oh, que escuridão!
(Vinicius de Moraes)

☺ Objetivo:

- Reconhecer no texto palavras que rimam;
- Desenvolver a consciência fonológica;
- Identificar as rimas nas palavras;

☺ Recursos para a aula:

- Apresentar o poema em cartaz;
- Realizar com os alunos a leitura segmentada;
- Dinamizar a aula pedindo que encontrem palavras no texto;
- Ilustrar o texto no caderno;
- Fazer um jogo de rimas com os alunos.

☺ Atividades:



Eliana - Palavrinhas Mágicas

SEQUÊNCIA DIDÁTICA : PALAVRINHAS MÁGICAS


☺ Objetivo:

- Trabalhar boas maneiras com as crianças;
- Respeito em sala de aula e com os colegas;
- Gênero textual: canção;
- Oralidade;

☺ Estratégias e recursos para a aula:

- Passar o vídeo, ensinando e cantando a música com as crianças;
- Monte uma roda com os alunos e explique a importância das palavrinhas mágicas para uma boa convivência com as outras pessoas;
- Peça aos alunos para simularem acontecimentos em que sejam necessários usar cada uma das palavrinhas mágicas;
- Trabalhe a oralidade com a leitura da música com cada aluno de forma individual.

☺ Atividades:



SEQUÊNCIA DIDÁTICA - FESTA NO CÉU



☺ Objetivos:

- Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
- Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão;
- Dominar convenções gráficas;
- Conhecer o alfabeto;
- Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita;
- Coordenação motora;

☺ Estratégias e recursos para a aula:

- Escreva o texto "Festa no céu" em um cartaz com letras bem grande e faça o momento de leitura com os seus alunos.
- Leia o texto novamente, cobrindo algumas palavras durante a leitura e pedindo aos alunos para dizerem que palavra estava escrita ali;
- Utilize alguns alunos para fazer a encenação do texto enquanto você conta a história;
- Dependendo das condições de sua escola, faça um bolo e leve para a sala de aula e monte sua própria festa no céu cheia de balões e máscaras de animais¹.

☺ Atividades:





¹ Máscaras de animais:









TRABALHOS MANUAIS PARA A PÁSCOA


Uma das datas comemorativas mais importantes do ano é a Páscoa, celebrada na Semana Santa, tendo como significado para a cultura cristã como a comemoração da ressurreição de Jesus. Alguns símbolos, como o Coelho e Ovo, são usados para representar a fertilidade e o início da vida. Dessa forma, podemos utilizar essas representações para criar várias atividades para trabalharmos com as crianças nessa data. 

Abaixo separei 6 ideias de trabalho manual para desenvolver a coordenação motora, percepção de cores, criatividade e também a ludicidade.

1 - PINTURA COM AS MÃOS

*Material:

- Folha A4 colorida;
- Tinta guache branca, rosa e preta.

*Desenvolvimento:

- Com o auxílio do professor, passe a tinta branca na mão do aluno e depois peça para que ele carimbe na folha A4, deixando de fora apenas o polegar. 
- Espere secar e finalize o desenho fazendo o detalhe na orelha, os olhos, o nariz, a boca e o bigode dele.

2 - PINTURA COM OS DEDOS

*Material:

- Folha A4;
- Tintas coloridas;
- Fita de cetim.

*Desenvolvimento:

- Peça aos alunos para que desenhe uma cesta, caso não saibam auxilie no processo, e depois para que pinte de marrom com o pincel.
- Com a ponta dos dedos, peça para que mergulhem o dedo nas tintas coloridas e depois carimbem dentro da cesta formando os ovos.
- Por fim, recorte um pedaço da fita de cetim e faça um laço colando por cima da alça da cesta.

3 - CESTA DE PRATO DE PAPEL

*Material:

- Pratos de papel;
- Cartolina colorida;
- Tinta guache marrom;
- Fitilho;
- Papel crepom.

*Desenvolvimento:

- Corte metade do interior do prato, deixando a borda para servir como alça da cesta, e peça para pintarem com a tinta marrom;
- Com a cartolina, peça para recortarem algumas formas ovais parecidas com um ovo e cole por trás da cesta como mostra no desenho;
- Com o papel crepom, corte fitas bem fina para servir de feno e cole na frente dos ovos;
- por fim, faça um laço com o fitilho e corte na borda da cesta, decorando-a.

4 - CARIMBO COM BATATA


*Material:

- Batatas;
- Tinta colorida;
- Folha A4.

*Desenvolvimento:

- Corte a batata ao meio na vertical e faça traçados variados, deixando o desenho na batata com relevo;
- Passe diferentes cores de tintas nas partes do desenho e depois carimbe sobre a folha A4, formando ovos decorados.

5 - PINTURA COM OS PÉS

*Material:

- Folha A4;
- Tinta colorida;
- Papel cartão;
- Prato de papel.

*Desenvolvimento:

- Passe tinta nos pés dos alunos e peça para carimbarem a folha A4 com eles. Espere secar e recorte, colando no papel cartão para formar as orelhas;
- Decore o centro do prato desenhando o rostinho do coelho. Pode usar papéis colorido, botões, EVA, canetinha etc.
- Cole os pezinhos na parte de trás do prato, formando as orelhas e está pronto o coelhinho.

6 - COELHO DE COPO DESCARTÁVEL

*Material:

- Copo descartável branco;
- EVA branco e rosa;
- Olhos articuláveis;
- Cola;
- Canetinha permanente.

*Desenvolvimento:

- Faça as orelhinhas, o nariz e o bigode com o EVA branco e rosa;
- Cole no copo descartável, montando o rosto do coelho. Cole também os olhos móveis.
- Por fim desenhe a boca.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - -FÁBULAS ( COM ATIVIDADE)


* Objetivo:

- Estimular a leitura e a produção do gênero textual Fábula;
- Incentivar à reflexão sobre os temas propostos das fábulas na sociedade atual;
- Trabalhar teorias desenvolvidas nas áreas em questão;

* Estratégias e recursos para a aula: 

- Fazer uma breve explanação sobre o que é Fábula: Fábulas são pequenas histórias em que os personagens são animais e apresentam situações que nos passam alguma lição ou ensinamento. Você pode citar alguns exemplos de fábulas conhecidas, como A Formiga e a Cigarra ou O Leão e o Ratinho.

- Pedir aos alunos que façam uma leitura em voz baixa da fábula passada, depois leia com eles em voz alta. Isso ajudará a fixar a história e a percepção do texto;

- Faça algumas perguntas estimulando o diálogo sobre a moral da fábula e peça para que eels reflitam sobre o que foi falado.

- Execute as atividades com eles.

* Atividades:

- O Agricultor e a Serpente



Trabalho manual: origami de serpente para fixar o conteúdo.

- A Raposa e a Cegonha:
- O Touro e o Mosquito


** Aulas preparadas para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.