quinta-feira, 16 de abril de 2015

Projeto " CÍRCULO DE LEITURA"

Projeto "CIRCULO DE LEITURA"
Justificativa
Para os alunos do 1º e 2º ano. A escola atende os alunos do pré-escolar ao 5º ano e temos também a Educação Integral integrada. A identidade da escola do campo é entendida, nesse contexto, não como uma escola restrita apenas a um espaço geográfico, mas vinculada aos povos do campo – os que vivem no meio rural com hábitos e costumes específicos, sem abrir mão de uma educação de qualidade nas diversas áreas do conhecimento. Trata-se de construir uma prática viva, cheia de vida e mergulhada na realidade do povo do campo. Nessa direção, esse projeto foi um convite às crianças a ingressarem em um ambiente mágico. As atividades propostas serviram de provocação e abertura para seduzir o leitor.  mas em decorrência à modernidade e aos avanços tecnológicos, vários conceitos e costumes tem se perdido com o passar dos anos, e um deles é o ato de ler.
O hábito de leitura não tem sido muito valorizado, não só por parte dos alunos, mas também por parte de alguns professores e dos próprios pais. Então, tomo como ponto de partida a literatura concebida como objeto artístico e que gera mais do que conceitos, pois provoca, remexe e desconstrói o já estabelecido para criar novos caminhos.Principalmente na zona rural , preciso cada vez mais, comprometer-me com a formação humana dos alunos em todas as dimensões. Assim, a literatura tem um lugar especial dentro e fora da  sala de aula, um lugar que foi o ponto de partida para o encantamento, a magia, o desconhecido que se desvela em cada encontro com as palavras. Isso promoveu o envolvimento meu enquanto educadora, das crianças, dos outros educadores da escola e da comunidade.
Este projeto tem como objetivo a formação de leitores tanto na escola como na comunidade. O tema instigou a todos pelo fato de ser um desafio, pois os educadores tem uma grande tarefa: só podemos ensinar os alunos a serem leitores competentes, lendo muito com eles e para eles. Neste projeto o livro é apresentado como objeto estético e, desta forma, compreende-se que o mesmo desperta nas crianças o desejo de ler. Não basta que a escola promova o lúdico, a brincadeira e a leitura dentro de um clima de prazer. É fundamental que aprender a ler e a gostar de ler tenha um sentido na vida de cada aluno-leitor. Que a criança se sinta identificada com o livro lido. A escola é campo fértil para se produzir leitura, aliás, ela deve ser o espaço para o desenvolvimento dessas potencialidades, no que se inclui o tornar-se leitor.
 trabalhar com crianças cheias de vida, de histórias e de vivências. Então deixemo-nos invadir pelo universo daqueles que sonham com um travesseiro e uma colcha de retalhos. São esses pedaços de vida, de felicidade, que muitas vezes conservamos na memória, mesmo quando temos uma vida de correria em nosso dia a dia. São essas as recordações que temos das histórias que nossos avós, pais e professores nos contavam permeadas de palavras que muitas vezes faziam parte da nossa cultura e cheias de aventuras e imaginação dando sentido a grande teia da vida.
Nessas atividades que serão relatadas o ato de ler histórias encanta as crianças porque percorre pelo sentimento de cada leitor, invadindo universos repletos de significação. E ler deve ser algo que suscita o imaginário, desperta emoções e possibilita a fruição. Ler tem que ser algo desejado, pois a leitura abre horizontes, onde podemos encontrar os seres mais incríveis. Entendo a criança como alguém capaz de resguardar seu mundo de fantasia e é preciso que ela acredite que a leitura é a janela que se abre para conhecer os infinitos mundos dentro e fora de nós mesmos. É a possibilidade de ouvir, sentir e ver com os olhos da imaginação; é viajar sem sair do lugar, conhecer outros mundos e poder sonhar.
As atividades de leitura inseridas no cotidiano da turma trazem em si a contribuição no sentido de se construir uma comunidade de leitores mais humanos e sensíveis. Partimos para essa descoberta e ganhamos asas para voar, pois no mundo do “faz-de-conta”, tudo é possível: viajar pelo bosque onde mora o lobo, vestidos maravilhosos em noite de bailes... É um mundo onde todos os desejos são realizados. Quem não gostaria de viver assim, nem que fosse só até ao bater da meia-noite?

Objetivos

•Possibilitar aos alunos práticas de leituras que influenciem no processo de desenvolvimento individual, tanto na escola como também, ultrapassando os muros da mesma;
• Propiciar condições para que as crianças possam participar de práticas de leituras fruitivas, voltadas à manifestação de argumentos e socialização de experiências leitoras.
• Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto original;
• Recitar e explorar as possibilidades lúdicas da linguagem no aspecto fônico: rima e ritmo (trava-língua, poema e parlendas);
• Apreciar textos literários compreendendo o livro como um objeto estético, produtor de prazer e reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;
• Ampliar o repertório de histórias e autores conhecidos ao participar de situações que envolvam diferentes práticas de leitura (roda de leitores, ouvir histórias lidas pelo professor, leitura nas casas de moradores do bairro, leitura em mostras pedagógicas...);
• Promover interações com os professores da escola em diferentes situações de leitura que envolvam a música e os instrumentos musicais;

Conteúdos Curriculares
·         Apreciar textos literários.
·         Ler por si mesmo livros literários.
·         Ler textos conhecidos, como cantigas de roda, parlendas, poemas, trava-língua...
·         Regras de compartilhamento no espaço escola: ouvir falar.
·         Ordenar elementos de uma história com bases nas cenas.
·         Descrever personagens, cenários e objetos.
·         Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto original.
·         Recitar e explorar as possibilidades lúdicas da linguagem no aspecto fônico: rima e ritmo.
·         Interesse por compartilhar opiniões, ideias e preferências acerca dos livros lidos.
·         Desenvolvimento de estratégias de argumentação para defender ideias e pontos de vista sobre os livros lidos.

Metodologia

Introduzi a dinâmica falando um pouco do mundo simbólico e do “faz-de-conta”. Então, entreguei a cada criança um pedaço de fibra, preparando-as para o mágico e o fantástico. Disse que no mundo do “faz-de-conta” existe seres mágicos e que eles trabalham para realizar os desejos de todas as pessoas. Então solicitei as crianças que retirassem de dentro de uma caixinha mágica que eu trouxe, um papelzinho, no papel estava escrito o nome de algumas cantigas de roda e brincadeiras que foram enviadas para nós pelas fadas,
( Fui no tororó, Meu galinho, Boi da cara preta, Meu limoeiro, Mulher rendeira, Onde está a margarida, Capelinha de melão, Pela estrada a fora, Se essa rua fosse minha, Ciranda cirandinha, Fui na Espanha e Alecrim). Expliquei que deveríamos cantar essas cantigas porque as fadas adoravam músicas, e se cantássemos essas cantigas elas ficariam muito felizes e realizariam nossos pedidos. Então, cantamos as cantigas, combinamos que eu acompanharia as cantigas com o violão, pandeiro, palmas...

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