sexta-feira, 17 de julho de 2015

SER PROFESSOR

Ser professor

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

PROJETO "FAMÍLIA"

Projeto "FAMìLIA"


    Tema:   FAMÍLIA



Justificativa:
A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo.   Este tema visa  promover  a interação escola/família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola   este projeto será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos. 

Objetivo Geral:
- Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura  de outras famílias, e o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando  atividade  que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes  grupos familiares.

Objetivos específicos:
- Reconhecer e valorizar os membros da família;
- Dramatizar as famílias através de brincadeira de casinha;
- Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
- Identificar e registrar os dados sobre sua vida;
- Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história;
- Pesquisar a história do seu nome e contar para os colegas salientando que pessoas tem nome e sobrenome; 
-  Identificar as pessoas de sua família e a profissão de cada uma; 
- Valorizar a família como um todo, principalmente os idosos fazendo entrevistas e passeios;
Assistir desenhos de famílias em diferentes períodos históricos;
- Produzir desenhos e pinturas representando o papel de cada um na família;
- Construir gráficos com o número de membros de cada família e fazer as comparações com a turma;
- Aprender a resolver os conflitos por meio do diálogo e de situações problemas sabendo ouvir e respeitar os outros;
 - Orientar  as crianças sobre os direitos e deveres de cada um (na família e na escola);
- Promover eventos entre as famílias e a escola para que os vínculos se fortaleçam;
CONTEÚDO:

- Eu e minha   Família
- Números de membros na família
- Nome e sobrenome
- Noções de quantidade
- Referencias e vínculos da criança
- A história do nome e os significados
- Tipos de família;
- As profissões
- Vínculos afetivos


 DESENVOLVIMENTO:
Conversação; Conversar sobre as semelhanças e diferenças de cada um,  se aprofundando no assunto eu e minha família. Levar as crianças a perceberem que não existe umMODELO de família. Ressaltar o respeito às diferenças existentes, os hábitos e comportamentos dos diversos tipos de família,
- Fazer uma pesquisa em casa sobre os dados da criança: dados de quando nasceu e dados atuais para serem utilizados e comparados durante as atividades;
- Faremos uma roda para discutirmos o resultado de nossas pesquisas em casa, e assim compararemos as semelhanças e diferenças entre eles.
- Ouvir e trabalhar a música “Gente tem Sobrenome” do TOQUINHO
- Construir um livro da história de cada um..”Eu sou assim”;
- Diálogos e debates: Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? O que quero para o meu futuro?
- Confecção de bonecos, representando o EU.
MATILDA, O JARDIM SECRETO, A FAMìLIA DO FUTURO, A FAMìLIA BUSCAPÉ, O REI LEÃO E OUTROS...
- Cantigas e musicas sobre a família;
- visitar a casa dos avós de uma criança;
- organizar espaços para brincarem de casinha, representando as diferentes famílias da turma;
- Propor as crianças que contem para os colegas como é o dia-a-dia de sua família, quais são os hábitos em casa, se ajudam em alguma tarefa caseira, se há tarefas que só os adultos realizam, se existe algo que querem fazer, mas não podem porque é perigoso, se há regras que devem ser obedecidas em casa como: colocar no lugar o que tirou, guardar os brinquedos, horário para assistir televisão etc..sugerir que comparem se há atividades comuns a todas as famílias. Ressaltar a importância da colaboração entre todos os membros da família nas tarefas diárias.
- Dramatizar as profissões dos pais, utilizando roupas e acessórios trazidos pelas crianças que represente a profissão, podendo fazer um desfile também;
- Conhecer os papéis desempenhados por pessoas que fazem parte da família;
- Resgatar através de histórias o valor da família;
Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;fazendo um desenho;
- Fazer a arvore genealógica de cada criança a partir da pesquisa; 
- Construir painéis com gravuras dos diferentes tipos de família;
- Assistir filmes que retrata temas relevantes da atualidade com enfoque nas relações familiares;
Elencar tipos variados de formação familiar a partir da pesquisa literária e leitura de imagem;
- Histórias; contadas com diversos recursos e em espaços diferentes como:
"As famílias do mundinho"  você encontra exemplos de famílias diversificadas, ou seja de tamanhos diferentes, de cores diferentes, com manias diferentes e etc. 
Ingrid Biesemeyer, autora mostra que cada família é de um jeito, mas o amor é sempre igual, e que respeitando as diferenças é possível ser feliz. As ilustrações são grandes, criativas e atrativas, vale a pena conferir. 
- Releitura do livro “Um Amor de Família” – Coleção Bichinho da Maçã, Autor: Ziraldo, Editora Melhoramentos. Contar a história de trás para frente, do fim para o começo, observar a reação dos alunos, incentivar suas manifestações.   
 -Contar a história ritmada, para cada página (cada bichinho de maçã), inventar uma voz diferente, com entonação bem variada (voz fina, voz grossa, voz alta, voz sussurrada, voz rouca, voz bem pausada, voz bem acelerada).                                                                
- Brincando com os nomes com  BRINCADEIRAS E JOGOS;
- Confeccionar cartazes com tinta guache sobre a história " O livro da família"
- Filmes que represente tipos de famílias em diferente épocas como: Os Flintstones e os Jetsons, fazendo comparações de  atitudes e valores de cada família nas diferentes época e contextos;
-Fazer uma exposição com os trabalhos realizados durante o projeto;




Sugestões para iniciar
Explicar que nascemos e com o tempo vamos crescendo. Não somos iguais, temos um jeito próprio de ser, características físicas, e um nome que é só nosso (cada um possui um registro que é a certidão de nascimento).
Vamos aprender um pouco sobre os membros da nossa família e identificar quem é quem:
Você nasceu da união dos seus pais, em outras palavras, do seu pai e da sua mãe.
Seus irmãos e irmãs também nasceram da união dos seus pais. Seus avós maternos, sua avó e seu avô, são os pais da sua mãe. Seus avós paternos, sua avó e seu avô, são os pais do seu pai.
E seu tios e tias quem são? São os irmãos da sua mãe, que nasceram da união dos seus avós maternos. Estes são seus tios maternos. Os tios paternos são os irmãos do seu pai, que nasceram da união dos seus avós paternos. E aí chegaram os primos e primas. Já sabem, são os filhos dos seus tios e tias. A esta altura a família já esta grande e animada.
Agora muita atenção, pois pode dar confusão. Para entender esta parte, vamos imaginar que o tempo passou e casais  se formaram! Vamos começar por definir sogra e sogro, que são os pais do seu marido ou da sua esposa. Já cunhado é o marido da sua irmã e cunhada a esposa do seu irmão.


HISTÓRIA “O LIVRO DA FAMILIA” 

   


    


      

       

     


         

      


     


      
Livrinho de apresentação das diferentes famílias, vários tipos de familias e várias tipos de composição familiar: família só com pai, família só com mãe, família com 2 pais, família com 2 mães, famílias só com avós e netos e muito mais.




Gente Tem Sobrenome

Todas as coisas têm nome, 
Casa, janela e jardim. 
Coisas não têm sobrenome, 
Mas a gente sim. 
Todas as flores têm nome: 
Rosa, camélia e jasmim. 
Flores não têm sobrenome, 
Mas a gente sim. 

O Jô é Soares, Caetano é Veloso, 
O Ary foi Barroso também. 
Entre os que são Jorge 
Tem um Jorge Amado 
E um outro que é o Jorge Ben. 
Quem tem apelido, 
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém. 
Tem sempre um nome e depois do nome 
Tem sobrenome também. 

Todo brinquedo tem nome: 
Bola, boneca e patins. 
Brinquedos não têm sobrenome, 
Mas a gente sim. 
Coisas gostosas têm nome: 
Bolo, mingau e pudim. 
Doces não têm sobrenome, 
Mas a gente sim. 

Renato é Aragão, o que faz confusão, 
Carlitos é o Charles Chaplin. 
E tem o Vinícius, que era de Moraes, 
E o Tom Brasileiro é Jobim. 
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa, 
Pelé e He-man. 
Tem sempre um nome e depois do nome 
Tem sobrenome também. 

AVALIAÇÃO:

            Ao praticar o registro das observações e trocando experiências com seus colegas, o professor descobrirá a forma de avaliar mais adequada às suas condições de trabalho. Mais é muito importante que a avaliação identifique o que deu certo e o que deixou a desejar, propondo ações para que realmente a aprendizagem seja o alvo.
            A avaliação não se restringe, apenas às crianças, mas deve atingir também aos professores, especialistas e demais profissionais envolvidos na ação pedagógica, e também a família, deverá ser feita de forma sistemática através de auto-avaliação, discussão em grupo e análise dos resultados obtidos, visando o replanejamento e avaliação da prática pedagógica. Onde todos estão envolvidos a educação dá certo.
ACREDITO QUE AS CRIANÇAS NÃO SÃO SÓ DA PROFESSORA DA TURMA SÃO DO COLETIVO DA ESCOLA, NESTE PRINCIPIO TODOS SÃO CO-RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NO MOMENTO EM QUE FAZ PARTE DO COLETIVO DA ESCOLA.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

PROJETO : A TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA


PROJETO: A TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA


JUSTIFICATICA: Partindo da realidade, em que a correria do dia a dia, onde toda comunidade escolar, inclusive a família esta inserida, não tem tempo ou não tiram tempo para interagir entre si e acompanhar mais de perto os afazeres pedagógicos escolares.
Havendo também uma necessidade de comprometimento dos pais quanto ao desenvolvimento do seu filho na escola, faz-se necessário um convívio de interação pedagógico mais estreito entre escola e família.
Diante desses fatos a escola iniciará um projeto: A TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NAESCOLA, e nesse caminho, aproximar pais, professores, alunos e os demais funcionários dessa comunidade escolar.
Todos percorrerão numa jornada de aproximação e conhecimento, cultuando interatividade, desenvolvendo atitudes de cooperação, através da roda da leitura familiar e escolar, até chegar a uma grande roda de leituras na escola.
 Conseguindo com esse processo e espaço, adquirir atitudes que valorize o hábito da leitura escrita e oral.
Construindo através  do diálogo uma relação  histórica  e cultural entre  o leitor e aquilo que ele lê, internalizando com essa troca o que se informa de mais significativo para o aluno e família, quanto ao conhecimento de um determinado saber ou mensagem refletida em grupo.
 Ampliando a linguagem, que é uma das formas de expressões humanas necessárias para a comunicação e escrita, indo de encontro a uma convivência familiar necessária hoje na nossa sociedade, surgindo com esses fazeres uma visão  maior e real de mundo e Educação

OBJETIVO: Estreitar laços de convívio e aproximação entre escola e família, dentro de uma perspectiva de conhecimento interativo e cooperação, estimulando o habito da leitura, através de uma mediação que abre as portas para o aluno e família, de um universo de leituras produzidas por diversos escritores, através da poesia, pesquisa narradas, ilustrações, informações, artes... Tudo isso, sendo um legado cultural, que a escola tem por entendimento e dever apresentar para as crianças.

 ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1º) Toda semana de cada mês a professora junto à turma decidirá qual o aluno que levará para casa o kit de materiais  de leitura.

O QUE CONTÉM NO KIT DE LEITURA?
  Do infantil ao 2º ano:
Um livro escolhido pelo aluno.
Um caderno grande para escrever ou desenhar sobre a história lida em família.
Um tubinho de tinta guache, para pintar a sola de dois pés um do aluno e outro de alguém da família.
Um pincel para cobrir a sola dos pés com tinta guache.
Duas folhas de papel oficio para marcar as duas pegadas, simbolizando esse momento de leitura em família.
A bolsa para guardar e carregar todo material.

O QUE CONTÉM NO KIT DE LEITURA?
 Do 3º ano ao 5º ano:
Um livro escolhido pelo aluno.
Uma ficha de leitura, contendo perguntas sobre o livro lido em família.
Uma prancheta que servirá de suporte para escrever na ficha de leitura.
Um tubinho de tinta guache, para pintar a sola de dois pés um do aluno e outro de alguém da família.
Um pincel para cobrir a sola dos pés com tinta guache.
Duas folhas de papel oficio para marcar as duas pegadas, simbolizando esse momento de leitura em família.
A bolsa para guardar e carregar todo material.

2º) Depois o professor oferecerá várias literaturas,
 onde o aluno escolhido ou sorteado pela turma
escolherá 
um livro ou texto para colocar dentro
da bolsa junto com os outros materiais
e fazer a roda de leitura 
em família.



3º) Em casa o aluno convidará toda família para fazer
um momento de leitura
 ou quem estiver naquele
 instante. Escolhendo alguém para fazer a leitura,
 onde todos devem ouvir com muita atenção
.


4º) Depois da leitura vem um dos momentos mais importante do processo de interação familiar. Areflexão, o pensar sobre o que foi lido, trocando ideias entre si, entendendo a mensagem que o
autor quis nos informar, juntos conversar sobre
o assunto, aprendendo um pouco mais.


5º) Logo em seguida vem o momento de escrever com a ajuda de toda família, registrar o que foi entendido sobre a mensagem do livro que foi lido, podendo também, fazer um desenho sobre o que foi lido. Finalizando a escrita com assinatura do aluno


6º) Momento de simbolizar esse encontro de leitura, reflexão e escrita, fazendo duas pegadas nas folhas em branco, sendo que uma das pegadas é do aluno e a outra pode ser da mãe, pai, irmã, irmão, padrasto, vó, vô, tio, tia ou outras pessoas que fazem parte da família. Deixar as folhas secar.


7º) Depois de ler, refletir, escrever e secar as pegadas nas folhas, colocar tudo dentro da sacola e levar para escola.



8º) Na escola a professora guardará as duas folhas com as marcas das pegadas que representou todos os momentos de leitura escrita em família, na qual servirá como decoração de todo ambiente escolar, durante o grande encontro da família na escola, através de leituras diversificadas.


9º)No decorrer do ano, durante todo o processo os professores deverão proporcionar atividades que envolvam roda de leituras diversificadas na escola, momentos em que vários leitores trocam ideias sobre um mesmo autor, indo de encontro ao seu texto ou mensagem escrita.


10º) Para finalizar esse projeto: A TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA, faremos um grande encontro convidando a família para vir até a escola participar de uma enorme roda da leitura, onde os alunos dos anos finais contarão histórias infantis de forma diversificada para os alunos dos anos iniciais, acontecendo diferentes tipos de leituras, é momento de confraternização na comunidade escolar. 




.AVALIAÇÃO
Participação ativa de cada professor e aluno fazendo uma boa campanha sobre a leitura, desenvolvendo atividades de roda da leitura em sala de aula, que quando possível, conversar com os pais sobre o assunto no decorrer do ano. 
Vontade e interação cooperativa de cada integrante da comunidade escolar para que o projeto: TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA se realize da melhor maneira possível.

Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”
                                        

ESCOLA E FAMÍLIA PARCERIA DE SUCESSO."NENHUM DE NÓS É MELHOR QUE TODOS NÓS JUNTOS".

REALIZOU-SE NESTA MANHÃ DE  QUARTA-FEIRA (15 DE JULHO) NA UNIDADE ESCOLAR MANOEL BOAVENTURA DE ARAÚJO, POVOADO LARANJEIRAS, O PROJETO "FAMÍLIA NA ESCOLA".QUE INICIOU-SE NO MÊS DE FEVEREIRO E TEVE SUA CULMINÂNCIA DIA 15 DE JULHO.FORAM DESENVOLVIDAS VÁRIAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS COM OS TEMAS:FAMÍLIA,MEIO AMBIENTE,BULLYNG,DENGUE,PROSTITUIÇÃO INFANTIL,ADOLESCENTES E AS DROGAS E TAMBÉM AS DATAS COMEMORATIVAS DOS MESES.SENDO UM MOMENTO BASTANTE ENRIQUECEDOR,POIS OS ALUNOS SE FUNDAMENTARAM,PESQUISARAM,ENSAIARAM,TRABALHARAM EM GRUPOS,CONFECÇIONARAM CARTAZES,MAQUETES,MÁSCARAS,VÍDEOS,MÚSICAS,PRODUÇÃO DE TEXTOS E POESIAS, TEATRO,SE ENVOLVENDO NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO,BEM  COMO, TRAZENDO SUAS FAMÍLIAS PARA O CONTEXTO DA ESCOLA.APÓS AS APRESENTAÇÕES.FOI SERVIDO UM GRANDE COQUETEL QUE MARCOU O FECHAMENTO DO EVENTO.O OBJETIVO DESSA INTEGRAÇÃO É TRAZER A COMUNIDADE ESCOLAR,PAIS E CIRCUNVIZINHOS PARA PARTICIPAREM DAS ATIVIDADES  DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS DENTRO DESSA COMUNIDADE E NA FORMAÇÃO HUMANA DAS CRIANÇAS,ADOLESCENTES E JOVENS.,QUE AQUI BUSCAM UMA  OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM, PARA QUE POSSAM PARTICIPAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR.AGRADECEMOS  À TODOS PROFESSORES,E AGENTES EDUCACIONAIS, QUE COLABORARAM PARA A REALIZAÇÃO DESSE EVENTO,SOBRETUDO,A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E A PRESENÇA DA COMUNIDADE ESCOLAR QUE BRILHANTOU A FESTA.PARABÉNS !
Foto de Regina Seabra.
Foto de Regina Seabra.