sábado, 12 de setembro de 2015

Pe. FÁBIO DE MELO

"Amor que é amor dura a vida inteira. Se não durou é porque nunca foi amor. 
O amor resiste à distância, ao silêncio das separações [...]. 
Sem perdão não há amor. 
Diga-me quem você mais perdoou na vida, e eu então saberei dizer 
quem você mais amou. 
O amor é equação onde prevalece a multiplicação do perdão. 

Você o percebe no momento em que o outro fez tudo errado, 
e mesmo assim você olha nos olhos dele e diz:
 'Mesmo fazendo tudo errado eu não sei viver sem você. 
Eu não posso ser nem a metade do que sou se você não estiver por perto.' 

O amor nos possibilita enxergar lugares do nosso coração que sozinhos 
jamais poderíamos enxergar."

 - Pe. Fábio de Melo 


"O maior inimigo que nós podemos ter na vida não está de fora. O maior inimigo que nós podemos ter na vida está aqui dentro, sou eu, eu é que faço perder. 
Durante muito tempo eu pensei que os meus problemas fossem causados pelas pessoas que estavam de fora, mas não é verdade. O maior problema quem causa somos nós, é o tanto que a gente deixa o outro nos afetar, é o tanto que a gente deixa o outro nos dominar.

O primeiro passo para mudança tem que ser meu, eu é que tenho que tomar posse dessa mudança e reorientar a minha vida, então se eu cometi erros demais no passado eu preciso me reconciliar com eles agora. Não é possível a gente continuar a vida sem fazer esse processo da reciclagem do que passou. 
O passado tem que ser reciclado." 




- Pe. Fábio de Melo

“Quanto maior a armadura, mais frágil é o ser que a habita...” 

- Padre Fábio de Melo



"O amor talvez seja isso. Encontro de partes que se complementam, porque se respeitam. E, no ato de se respeitarem, ampliam o mundo um do outro. 
As caricaturas do amor são prejudiciais porque fazem o contrário. Diminuem o horizonte, restringem, aprisionam, sequestram. Amar não é fazer do outro nossa propriedade."

- Pe. Fabio de Mello



"Na vida, a gente só sabe que ama alguém, a gente só tem o direito de dizer a alguém que a amamos depois de ter dito infinitas vezes a esse mesmo alguém a frase: eu perdoo você. Porque na verdade a gente só sabe que ama, depois de ter tido a necessidade de perdoar. Antes do perdão a gente pode ter admiração por alguém, mas admirar alguém ainda não é amar, porque admiração não nos leva a dar a vida pelo outro. Admiração é um sentimento, uma situação superficial, eu admiro aquela pessoa, mas eu sei que amo depois de ter olhado nos olhos, saber que errou, que não fez nada certo e ainda sim eu continuar dizendo que "eu não sei viver sem você", "apesar de ter errado tanto continuas sendo tão especial para mim". A gente sabe que ama as pessoas assim, depois de ter feito o exercício de olhar nos olhos no momento que ela não merece ser olhada e descobrir ainda ali uma chance, ainda não acabou. Coisa boa na vida é a gente encontrar gente que nos trate assim com esse nível de verdade, gente que nos conhece de verdade, que já foi capaz de conhecer todas as nossas qualidades, mas também todos os nossos defeitos, porque eu não sou só qualidades, eu tenho um monte de defeitos, e só me sinto amado no dia que o outro sabe dos meus defeitos e mesmo assim continua acreditando em mim, muitas vezes nosso amor não é assim, a gente ama o outro pelo que ele faz de certo ou de bom pra nós, e as vezes até elegemos o outro assim "ele é bom demais pra mim". E o dia que deixa de ser? Deixou de ser amigo? No dia que falhou, que errou, que esqueceu, no dia que não conseguiu acertar, continua tendo valor pra você? Ou você só ama aqueles que conseguem lhe fazer o bem? Jesus disse que não tinha mérito nenhum em amar aqueles que nos amam, que o mérito está em amar o outro mesmo quando ele não merece ser amado, eu sei que é um desafio, mas essa é tua religião."

- Pe. Fabio de Mello


"Eu tenho medo. Mas não tenho medo de ter medo. Medo é o avesso da coragem.
É por meio dele que eu alcanço algumas vitórias. Quem não tem medo corre o risco de se tornar um herói sem graça, pronto demais. 
A vida é bonita justamente por ser inacabada. A metade que falta, o detalhe que ainda não alcançamos, o objetivo que ainda está pela metade. Tudo se torna mais bonito quando visto do avesso. Os medos também. 
Há muito tipos e estão por toda parte: Medo de não vencer, de não chegar, de não saber, de não conseguir, de subir a escada, de errar no tempero, de perder, de morrer...
O avesso do medo é o cuidado redobrado, porque quem tem medo, cuida. Não se expõe ao perigo, mas resguarda. 
O medo é bom, porque não nos enche de falsa coragem. 
O medo nos torna reais, nos mostra quem somos, mensura o tamanho de nossas pernas...
O medo nos coloca no nosso lugar e nos prepara para o sorriso do pódio.
Há medos que nos paralisam. São temores doentios. Eles nos entorpecem, nos amarram e precisam ser vencidos. Precisam ser olhados de frente, para que voltem à condição de medo, apenas... medo saudável.
Medo que me faz ser humano na medida certa porque no humano bem medido, o divino prevalece. Só isso. O resto é lição que a lousa da vida espera por ser escrita". 

- Pe. Fábio de Melo


"Porque só nos ama, só vai ficar até o fim, aquele que, depois da nossa utilidade, descobrir o nosso significado. Por isso eu sempre peço a Deus para poder envelhecer ao lado das pessoas que me amem. Aquelas pessoas que possam me proporcionar a tranqüilidade de ser inútil, mas ao mesmo tempo, sem perder o valor."

- Pe Fábio de Melo


"Andar na direção do outro é também fazer uma viagem. Mas não leve muita coisa. Não tenha medo das ausências que sentirá. Ao adentrar o território alheio, quem sabe assim os seus olhos se abram para enxergar de um jeito novo o território que é seu.
Não leve os seus pesos. Eles não lhe permitirão encontrar o outro.
Viaje leve, leve, bem leve.
Mas se leve".

- Padre Fábio de Melo


“Só dê ouvidos a quem te ama. Outras opiniões, se não fundamentadas no amor, podem representar perigo. Tem gente que vive dando palpite na vida dos outros. O faz porque não é capaz de viver bem a sua própria vida. É especialista em receitas mágicas de felicidade, de realização, mas quando precisa fazer a receita dar certo na sua própria história, fracassa.

Tem gente que gosta de fazer a vida alheia a pauta principal de seus assuntos. Tem solução para todos os problemas da humanidade, menos para os seus. Dá conselhos, propõe soluções, articula, multiplica, subtrai, faz de tudo para que o outro faça o que ele quer.

Só dê ouvidos a quem te ama, repito. Cuidado com as acusações de quem não te conhece. Não coloque sua atenção em frases que te acusam injustamente. Há muitos que vão feridos pela vida porque não souberam esquecer os insultos maldosos. Prenderam a atenção nas palavras agressivas e acreditaram no conteúdo mentiroso delas.

Há muitos que carregam o fardo permanente da irrealização porque não se tornaram capazes de esquecer a palavra maldita, o insulto agressor. Por isso repito: só dê ouvidos a quem te ama. Não se ocupe demais com as opiniões de pessoas estranhas. Só a cumplicidade e conhecimento mútuo pode autorizar alguém a dizer alguma coisa a respeito do outro.

Ando pensando no poder das palavras. Há palavras que bendizem, outras que maldizem…

Quero viver para fazer esquecer… Queira também. Nem sempre eu consigo, mas eu não desisto. Não desista também. Há mais beleza em construir que destruir.

Repito: só dê ouvidos a quem te ama.”

- Pe Fábio de Melo


NÃO SEI.....



Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar

- Cora Coralina

MENSAGEM DO DIA!!!!!!!!

"Todos nós já experimentamos isso na vida. Todos nós, em algum momento, já dissemos entre lágrimas: 'estou sofrendo por um amor que não vale a pena'. Sofremos porque achamos que damos mais do que recebemos. Sofremos porque nosso amor não é reconhecido. Sofremos porque não conseguimos impor nossas regras.
Sofremos à toa: porque no amor está a semente de nosso crescimento. Quanto mais amamos, mais próximos estamos da experiência espiritual.
[...] O verdadeiro amor é um ato de entrega total".

- Paulo Coelho em "Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei" (p. 12)  



COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ

COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ


Eu quero acreditar que vou olhar cada dia como se fosse a primeira vez. Ver as pessoas que me cercam com surpresa e espanto, alegre por descobrir que estão ao meu lado dividindo algo chamado amor, muito falado, pouco entendido.

Entrarei no primeiro ônibus que passar, sem perguntar em que direção está indo, e saltarei assim que olhar algo que me chame atenção. Passarei por um mendigo que me pedirá uma esmola. Talvez eu dê, talvez eu ache que irá gastar em bebida, e siga adiante - escutando seus insultos, e entendendo que esta é sua forma de comunicar-se comigo. Passarei por alguém que está tentando destruir uma cabine telefônica. Talvez eu tente impedi-lo, talvez eu entenda que faz isso porque não tem ninguém com quem conversar do outro lado da linha, e desta maneira procura espantar sua solidão.

Eu olharei tudo e todos como se fosse a primeira vez - principalmente as pequenas coisas, com as quais já estou habituado, e esqueci-me da magia que me cerca. As teclas do meu computador, por exemplo, que se movem com uma energia que eu não compreendo. O papel que aparece na tela, e que há muito tempo não se manifesta de maneira física, embora eu acredite que esteja escrevendo em uma folha branca, onde é fácil corrigir apertando apenas uma tecla. Ao lado da tela do computador acumulam-se alguns papéis que não tenho paciência de colocar em ordem, mas se eu achar que escondem novidades, todas estas cartas, lembretes, recortes, recibos, ganharão vida própria, e terão histórias curiosas - do passado e do futuro - para me contar. Tantas coisas no mundo, tantos caminhos percorridos, tantas entradas e saídas na minha vida.

Vou colocar uma camisa que costumo usar sempre, e pela primeira vez vou prestar atenção à sua etiqueta, à maneira como foi costurada, e vou procurar imaginar as mãos que a desenharam, e as máquinas que transformaram este desenho em algo material, visível.

E mesmo as coisas com as quais estou habituado - como o arco e as flechas, a xícara de café da manhã, as botas que se transformaram em uma extensão de meus pés depois de muito uso - serão revestidas do mistério da descoberta. Que tudo que minha mão tocar, meus olhos virem, minha boca provar, seja diferente agora, embora tenha sido igual por muitos anos. Assim, elas deixarão de ser natureza morta, e passarão a me transmitir o segredo de estarem comigo por tanto tempo, e manifestarão o milagre do reencontro com emoções que já tinham sido desgastadas pela rotina.

Quero olhar pela primeira vez o sol, se amanhã fizer sol; o tempo nublado, se amanhã estiver nublado. Acima de minha cabeça existe um céu que a humanidade inteira, em milhares de anos de observação, já deu uma série de explicações razoáveis. Pois eu esquecerei todas as coisas que aprendi a respeito das estrelas, e elas se transformarão de novo em anjos, ou em crianças, ou em qualquer coisa que eu sentir vontade de acreditar no momento.

O tempo e a vida foram transformando tudo em algo perfeitamente compreensível - e eu preciso do mistério, do trovão que é a voz de um deus enraivecido, e não uma simples descarga elétrica que provoca vibrações na atmosfera. Eu quero encher de novo minha vida de fantasia, porque um deus enraivecido é muito mais curioso, aterrador e interessante que um fenômeno físico.

E, finalmente, que eu olhe a mim mesmo como se fosse a primeira vez que estivesse em contato com meu corpo e minha alma. Que eu olhe esta pessoa que caminha, que sente, que fala como qualquer outra, que eu fique admirado com seus gestos mais simples, como conversar com o carteiro, abrir a correspondência, contemplar sua mulher dormindo ao lado, perguntando a si mesmo com o que ela estará sonhando.

E assim, permanecerei o que sou e o que gosto de ser, uma constante surpresa para mim mesmo. Este eu que não foi criado nem por meu pai, nem por minha mãe, nem pela minha escola, mas por tudo aquilo que vivi até hoje, que esqueci de repente, e estou descobrindo de novo.

PAULO COELHO

O VENDEDOR DE SONHOS

"O dinheiro compra ansiolíticos, mas não a capacidade de relaxar. 
Compra jóias, mas não o amor de uma mulher. 
Compra um quadro de pintura, mas não a capacidade de contemplar. 
Compra seguros, mas não a habilidade de proteger a emoção.
Compra informações, mas não o autoconhecimento. 
Compra lentes de contato, mas não a capacidade de ver os sentimentos não expressos. 
O dinheiro compra um manual de regras para educar quem amamos, mas não compra um manual de vida."

Augusto Cury - O Vendedor de Sonhos




ALMA PERFUMADA

Alma Perfumada


Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta,
De sol quando acorda, de flor quando ri.
Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede
Que dança gostoso numa tarde grande,
Sem relógio e sem agenda.

Ao lado delas,
A gente se sente comendo pipoca na praça,
Lambuzando o queixo de sorvete,
Melando os dedos com algodão doce
Da cor mais doce que tem pra escolher.
O tempo é outro.
E a vida fica com a cara que ela tem de verdade,
Mas que a gente desaprende de ver.

Tem gente que tem cheiro de colo de Deus,
De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul.
Ao lado delas,
A gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis.
Ao lado delas,
A gente se sente chegando em casa
E trocando o salto pelo chinelo,
Sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso.

Ao lado delas,
Pode ser abril, mas parece manhã de Natal,
Do tempo em que a gente acordava
E encontrava o presente do Papai Noel.

Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu
E daquelas que conseguimos acender na Terra.
Ao lado delas,
A gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza.
Ao lado delas,
A gente se sente visitando um lugar feito de alegria,
Recebendo um buquê de carinhos,
Abraçando um filhote de urso panda,
Tocando com os olhos os olhos da paz.
Ao lado delas,
Saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.
Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa,
Do brinquedo que a gente não largava,
Do acalanto que o silêncio canta, de passeio no jardim.
Ao lado delas,
A gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro
E que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo.
Corre em outras veias.
Pulsa em outro lugar.

Ao lado delas,
A gente lembra que no instante em que rimos Deus está conosco,
Juntinho, ao nosso lado.
E a gente ri grande que nem menino arteiro.
Tem gente como você,
Que nem percebe como tem a alma perfumada
E que esse perfume é dom de Deus.

Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 8 de setembro de 2015

ESCOLAS COMEMORAM 07 DE SETEMBRO COM MUITAS ATRAÇÕES

COM O OBJETIVO DE HOMENAGEAR A PÁTRIA, PELA PASSAGEM DO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL,UMA GRANDE MOVIMENTAÇÃO EDUCACIONAL E SOCIAL MARCOU O DESFILE CÍVICO DE MATÕES,REALIZADO NESTA TARDE DE SEGUNDA-FEIRA (07) DE SETEMBRO.MATÕES,ASSISTIU UM DESFILE CÍVICO HISTÓRICO,COM A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS ESCOLAS DA SEDE,A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO  REALIZOU UM DOS MAIS BONITOS E GRANDIOSOS DESFILE DE SETE DE SETEMBRO. PERCORRENDO A PRINCIPAL AVENIDA DA CIDADE E ASSISTIDO POR UM PÚBLICO ANIMADÍSSIMO, O DESFILE ENCANTOU A TODOS, COM SUA BELEZA E CRIATIVIDADE.ABORDANDO VÁRIOS TEMAS DA HISTÓRIA DO BRASIL ATÉ OS DIAS ATUAIS LEVOU PARA AVENIDA MUITA BELEZA E PATRIOTISMO,TUDO ISSO FRUTO DE UM TRABALHO REALIZADO ENTRE PREFEITURA MUNICIPAL E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO,QUE JUNTAS SE EMPENHARAM PARA A REALIZAÇÃO DO MESMO.TODOS AQUELES QUE CONTRIBUÍRAM ESTÃO DE PARABÉNS PELA REALIZAÇÃO DO DESFILE.A BELÍSSIMA APRESENTAÇÃO DA BANDA DESBRAVADORES DA IGREJA ADVENTISTA FIZERAM UM SHOW DURANTE A PASSAGEM NO DESFILE.PARABÉNS!!!!!