quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
Unknown
15:49
Desiderata
Unknown
15:46
SOU TUA DOENÇA
Só para o acaso de teres esquecido de mim...
Eu sou tua doença...
Eu odeio reuniões...
Eu odeio Poderes Superiores...
Eu odeio qualquer um que tenha um programa.
A todos que se aproximam de mim, eu desejo morte e sofrimento.
Permita que me apresente: sou a doença da adicção.
Eu sou traçoeira, matreira e poderosa.
Sou eu.
Já matei milhões e estou satisfeita com isso.
Eu adoro apanhar-te de surpresa.
Eu adoro fingir que sou tua amiga e amante.
Eu confortei-te, não foi ?
Não fui eu que estava lá quando estavas sozinho ?
Quando quisestes morrer, não me chamaste ?
Eu estava lá, adoro magoar te.
Eu adoro fazer-te chorar.
Melhor ainda, eu adoro tornar-te tão entorpecido que não consigas nem sofrer.
Nem chorar.
Quando já não puderes sentir coisa alguma.
Isto é verdadeiramente gratificante.
E tudo que te peço é um longo sofrimento.
Eu sempre estive lá para ti.
Quando a tua vida corria bem, tu convidaste-me.
Dissestes que não merecias coisas boas na tua vida, e eu fui à única que concordou contigo.
Juntos somos capazes de destruir todas as coisas boas na tua vida.
As pessoas não me levaram a sério.
Levam a sério às tromboses, os ataques cardíacos e até a diabete levam a sério.
Sim, a minha vida a essas coisas não seriam possíveis.
Eu sou uma doença tão odiada e, no entanto eu apareço sem ser convidada.
Tu escolhes ter-me.
Tantos escolheram ter-me a mim, em vez da realidade e da paz.
Mas do que tu me odeias, eu odeio todos os que tenham um Programa de 12 Passos.
O vosso programa, as vossas reuniões, o vosso Poder Superior.
Todas essa coisas enfraquecem-me, e eu consigo funcionar do modo a que estou acostumada.
Agora devo deitar-me aqui quietinha.
Tu não me vês, mas eu estou a crescer maior que antes.
Quando tu vives, eu posso apenas existir.
Mas estou lá...
Até nos encontrarmos outra vez.
Se nos encontrarmos outra vez.
Eu te desejo-te morte e sofrimento.
Assinado: SUA DOENÇA.
Regina SEMED
Unknown
15:43
A águia e a renovação
A águia é ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos.
Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma série e difícil decisão.
Aos 40 anos está com as unhas compridas e flexíveis não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta, o bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil.
Então, a águia só tem duas alternativas; morrer... ou... enfrentar um dolorido processo de renovação, que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar.
Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo, sem contar a dor que irá ter que suportar.
Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar as suas velhas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.
E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e, outras tradições que causam dor.
Somente livres do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.
PENSE NISSO!!!
Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu; a tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se, tempo de amar e tempo de aborrecer, tempo de guerra e tempo de paz.
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Unknown
15:30
A História do aluno agressivo
Havia um aluno muito agressivo e inquieto naquela escola. Ele perturbava a classe e arrumava frequentes confusões com os colegas. Era insolente e desacatava a todos. Repetia os mesmos erros com frequência. Parecia incorrigível. Os professores não mais o suportavam. Cogitaram até mesmo de expulsá-lo do colégio.
Antes disso, porém, entrou em cena um professor que resolveu investir naquele aluno. Todos achavam que era perda de tempo, afinal, o jovem era um caso perdido. Mesmo não tendo apoio de seus colegas, o professor começou a conversar com aquele jovem nos intervalos das aulas. No início era apenas um monólogo, só o professor falava. Aos poucos, ele começou a envolver o aluno com suas próprias histórias de vida e com suas brincadeiras. De modo gradativo, professor e aluno construíram uma ponte entre seus mundos.
O professor descobriu que o pai do rapaz era alcoólatra e espancava o garoto e sua mãe. Compreendeu que o jovem, aparentemente insensível, já tinha chorado muito e, agora, suas lágrimas pareciam ter secado. Entendeu que sua agressividade era uma reação desesperada de quem pedia ajuda. Só que ninguém, até então, havia decifrado sua linguagem. Era mais fácil julgá-lo do que entendê-lo.
O sofrimento da mãe e a violência do pai produziram zonas de conflito na memória do rapaz. Sua agressividade era um eco da violência que recebia. Ele não era réu, era vítima. Seu mundo emocional não tinha cores. Não lhe haviam dado o direito de brincar, de sorrir e de ver a vida com confiança. Agora estava perdendo também o direito de estudar, de ter a única chance de progredir. Estava para ser expulso do Colégio.
Ao tomar consciência da real situação, o professor começou a conquistá-lo. O jovem sentiu-se querido, apoiado e valorizado, pela primeira vez na vida. O professor passou a educar lhe as emoções. Ele percebeu, logo nos primeiros dias, que por trás de cada aluno arredio, de cada jovem agressivo, há uma criança que precisa de afeto. Em poucas semanas todos estavam espantados com a mudança ocorrida. O rapaz revoltado começou a demonstrar respeito pelos outros.Abandonou sua agressividade e passou a ser afetivo. Cresceu e tornou-se um aluno extraordinário. Tudo isso porque alguém não desistiu dele.
Autor Desconhecido
Autor Desconhecido
Unknown
15:27
RUBEM ALVES
Rubem Alves, em seu livro: O POETA, O GUERREIRO, O PROFETA
(Ed. Vozes,1995. P. 10 ) diz:
(Ed. Vozes,1995. P. 10 ) diz:
“Uma aranha fez sua teia num canto do meu escritório. Eu a descobri ontem e, com a minha vassoura, tratei de me livrar dela. Teias de aranha são sinais de descaso e eu não queria que aqueles que me visitam pensassem mal de mim. Mas hoje ela está no mesmo lugar. Durante a noite refez sua teia. Acho que ela gostou do lugar, me perdoou e confia na minha compreensão. Compreende. E decidi que ela vai ser minha companheira.
Embora ela não saiba falar, ela me fez pensar. Confesso que a aranha me fascinou. Primeiro por aquilo que vejo. Lá está ela, segura e feliz, pendurada sobre o vazio. Não existe hesitação alguma nos seu passos. Suas longas pernas se movem sobre os finos fios de sua teia com tranquila precisão, como se fossem dedos de um violinista, dançando sobre as cordas. Sua teia é coisa frágil, feita com fios quase invisíveis. E, no entanto, é perfeita, simétrica, bela, perfeitamente adequada ao seu propósito. Mas o fascínio tem a ver com aquilo que não vejo e só posso imaginar.
Imagino aquela criaturinha quase invisível suas patas coladas à parede. Ela vê as outras paredes, tão distantes, e mede os espaços vazios. E só pode contar com uma coisa para o trabalho incrível que está para ser iniciado: um fio, ainda escondido dentro de seu corpo. E, então repentinamente, um salto sobre o abismo, e um universo começa a ser criado...
Em outros tempos acho que fui um bom professor. Como a aranha eu sabia tecer a minha teia de palavras. Eu sabia o que ensinava e só ensinava o que sabia... Bons professores, como a aranha, sabem que lições, estas teias de palavras, não podem ser tecidas no vazio. Elas precisam de fundamentos. Os fios, por finos e leves que sejam, têm de estar amarrados a coisas sólidas: árvores, paredes, caibros. Se as amarras são cortadas a teia é soprada pelo vento, e a aranha perde a casa...”Professores sabem que isto vale também para a educação...
Unknown
15:26
A FLOR DA HONESTIDADE
Conta-se que por volta do ano 250 A.C., na China antiga, um príncipe da região norte do país estava às vésperas de ser coroado imperador mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.
Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta.
No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio
Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.
Ao chegar em casa e relatar o fato a jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir a celebração e indagou incrédula:
* Minha filha, o que você fará lá ?
Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte.
Tire esta ideia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo,
mas não torne o sofrimento uma loucura.
E a filha respondeu:
* Querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz.
À noite, a jovem chegou ao palácio.
Lá estavam, as mais belas moças, com as mais belas roupas, joias e com as mais determinadas intenções.
Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio:
* Darei a cada uma de vocês, uma semente.
Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.
A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo.
O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado.
Passaram-se três meses e nada surgiu.
A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido.
Dia após dia. Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado.
Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que,
independente das circunstâncias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas,
pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe.
Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores.
Ela estava admirada, nunca havia presenciado tão bela cena.
Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção.
Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa.
As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações.
Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado.
Então, calmamente o príncipe esclareceu:
- "Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz:
a flor da honestidade.
Pois todas as sementes que entreguei eram estéreis."
Se para vencer, estiver em jogo a sua honestidade, perca. Você será sempre um vencedor.
No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio
Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.
Ao chegar em casa e relatar o fato a jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir a celebração e indagou incrédula:
* Minha filha, o que você fará lá ?
Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte.
Tire esta ideia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo,
mas não torne o sofrimento uma loucura.
E a filha respondeu:
* Querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz.
À noite, a jovem chegou ao palácio.
Lá estavam, as mais belas moças, com as mais belas roupas, joias e com as mais determinadas intenções.
Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio:
* Darei a cada uma de vocês, uma semente.
Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.
A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo.
O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado.
Passaram-se três meses e nada surgiu.
A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido.
Dia após dia. Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado.
Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que,
independente das circunstâncias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas,
pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe.
Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores.
Ela estava admirada, nunca havia presenciado tão bela cena.
Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção.
Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa.
As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações.
Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado.
Então, calmamente o príncipe esclareceu:
- "Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz:
a flor da honestidade.
Pois todas as sementes que entreguei eram estéreis."
Se para vencer, estiver em jogo a sua honestidade, perca. Você será sempre um vencedor.
Unknown
15:12
Por Celso Antunes, Dificuldade de aprendizagem ou de sensibilidade?
_ Bom dia, professora Maura! Como hoje é seu primeiro dia de trabalho em nossa escola, ainda antes de apresentá-la aos alunos, gostaria que a senhora identificasse quai alunos irão desenvolver dificuldades de aprendizagem.
_ Ótimo, Senhor diretor. O senhor pode me dizer quais são, se é que existe um ou alguns?
_ Isso eu ainda não sei, professora. Não fizemos o teste, mas a senhora poderia começar sua atividade fazendo...
_ Teste? Que teste, senhor diretor?
_ É simples, coloque pedacinhos de papel branco em uma bolsa e misture a eles cinco ou seis pedacinhos vermelhos. Depois, peça a cada aluno que, sem olhar, retire um papelzinho. Os que saírem com o vermelho, por certo, apresentarão dificuldades de aprendizagem...
Exagero? Sem dúvida, mas de maneira alguma fantasia.
O que, na realidade, acontece na maior parte das nossas escolas é um procedimento mais ou menos análogo, ao se rotular crianças com dificuldade de aprendizagem. Se não existe o sorteio aleatório, existe a vontade de se considerar limitados os que apresentam alguma dificuldade na habilidade que a escola ou a cultura vigente considera válida.
Uma criança, ou mesmo um adulto, com imensa inabilidade para desenvolver relacionamentos interpessoais não é rotuldada como tendo dificuldade de aprendizagem, mas, se apresenta dificuldade na leitura, o rótulo lhe cai bem. Mas, convenhamos! O que é mais importante na vida? Aprender a ler ou fazer amigos? Saber matemática ou ser capaz de sobreviver à violência das grandes cidades? Apresentar facilidade para compor ou desenhar ou possuir notável capacidade de memorização para hierarquias dinásticas impostas pela História?
De maneira geral, todos os seres humanos apresentam limitações nesta ou naquela habilidade e praticamente ninguém é proficiente em absolutamente tudo, mas, dependendo da cultura em que se nasce e da escola que se frequenta, as nossas inabilidades são consideradas irrelevantes e, assim, somos rotulados como "normais", enquanto outros, por falta de sorte, ainda que extremamente habilidosos nesta ou naquela ação, recebem o rótulo de "anormais" porque não desenvolvem plenamente o domínio da leitura, da compreensão de mensagens, da capacidade de cálculo, do raciocínio matemático ou, ainda, a audição, a fala ou expressão escrita.
Não pretendemos, com o exposto, afirmar que não existem dificuldades específicas e que estas não mereçam ser trabalhadas. Seria tolice e ato desumano defender essa tese e negar essa ajuda, quando possível. O que se pretende afirmar é que a rotulação inconsequente é quase uma rotina e o elenco de habilidades importantes para viver é literalmente negligenciado pela educação convencional.
Muitas vezes, uma criança apresenta dificuldades de leitura e compreensão de um texto, pelo infortúnio de apresentar disfunções somente notadas no ambiente cultural em que nasceu. A estrutura fonética da língua portuguesa, por exemplo, é essencialmente diferente da estrutura da língua inglesa e esta, por sua vez, apresenta insondáveis abismos em uma comparação com o árabe ou o chinês e, dessa forma, se a criança possui sérias deficiências na compreensão de sistemas de escritas logográficas, como a chinesa, mas nasceu no Brasil, será para sempre "normal", como seria "normal" uma criança que, com essas dificuldades, nascesse na China, mas tivesse que viver apenas aprendendo e falando português.
Isto posto, ficam as questões que esta crônica pretende sugerir: primeiro, o corpo docente de uma escola, após cuidadosa reflexão e plenamente sintonizado com o destino que deseja a seus alunos, deve destacar quais habilidades importa desenvolver e, desta forma, ampliar o leque das que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem; segundo, identificar crianças com essas efetivas dificuldades e buscar meios, instrumentos, recursos e pessoas, para que seja prestada efetiva ajuda, não esquecendo jamais que benefício algum se mostra eficiente se, antes de perceber sua ação, carimbamos ou rotulamos os alunos.
Do exposto sobra uma singela conclusão. Nada é mais fácil na atividade docente que rotular este ou aquele aluno, nada esconde mais depressa nossa efetiva incompetência que achar que a dificuldade de uma criança não se deve à qualidade de nosso trabalho. Portanto, na maioria das vezes, quando rotulamos uma pessoa como portadora de dificuldade de aprendizagem, estamos evidenciando nossa óbvia dificuldade de sensibilidade.
Celso Antunes é escritor, pesquisador, especialista na área de Inteligência e Cognição e autor de vários livros.
Contato com o autor: celso@antunes.com.br
Regina SEMED
_ Ótimo, Senhor diretor. O senhor pode me dizer quais são, se é que existe um ou alguns?
_ Isso eu ainda não sei, professora. Não fizemos o teste, mas a senhora poderia começar sua atividade fazendo...
_ Teste? Que teste, senhor diretor?
_ É simples, coloque pedacinhos de papel branco em uma bolsa e misture a eles cinco ou seis pedacinhos vermelhos. Depois, peça a cada aluno que, sem olhar, retire um papelzinho. Os que saírem com o vermelho, por certo, apresentarão dificuldades de aprendizagem...
Exagero? Sem dúvida, mas de maneira alguma fantasia.
O que, na realidade, acontece na maior parte das nossas escolas é um procedimento mais ou menos análogo, ao se rotular crianças com dificuldade de aprendizagem. Se não existe o sorteio aleatório, existe a vontade de se considerar limitados os que apresentam alguma dificuldade na habilidade que a escola ou a cultura vigente considera válida.
Uma criança, ou mesmo um adulto, com imensa inabilidade para desenvolver relacionamentos interpessoais não é rotuldada como tendo dificuldade de aprendizagem, mas, se apresenta dificuldade na leitura, o rótulo lhe cai bem. Mas, convenhamos! O que é mais importante na vida? Aprender a ler ou fazer amigos? Saber matemática ou ser capaz de sobreviver à violência das grandes cidades? Apresentar facilidade para compor ou desenhar ou possuir notável capacidade de memorização para hierarquias dinásticas impostas pela História?
De maneira geral, todos os seres humanos apresentam limitações nesta ou naquela habilidade e praticamente ninguém é proficiente em absolutamente tudo, mas, dependendo da cultura em que se nasce e da escola que se frequenta, as nossas inabilidades são consideradas irrelevantes e, assim, somos rotulados como "normais", enquanto outros, por falta de sorte, ainda que extremamente habilidosos nesta ou naquela ação, recebem o rótulo de "anormais" porque não desenvolvem plenamente o domínio da leitura, da compreensão de mensagens, da capacidade de cálculo, do raciocínio matemático ou, ainda, a audição, a fala ou expressão escrita.
Não pretendemos, com o exposto, afirmar que não existem dificuldades específicas e que estas não mereçam ser trabalhadas. Seria tolice e ato desumano defender essa tese e negar essa ajuda, quando possível. O que se pretende afirmar é que a rotulação inconsequente é quase uma rotina e o elenco de habilidades importantes para viver é literalmente negligenciado pela educação convencional.
Muitas vezes, uma criança apresenta dificuldades de leitura e compreensão de um texto, pelo infortúnio de apresentar disfunções somente notadas no ambiente cultural em que nasceu. A estrutura fonética da língua portuguesa, por exemplo, é essencialmente diferente da estrutura da língua inglesa e esta, por sua vez, apresenta insondáveis abismos em uma comparação com o árabe ou o chinês e, dessa forma, se a criança possui sérias deficiências na compreensão de sistemas de escritas logográficas, como a chinesa, mas nasceu no Brasil, será para sempre "normal", como seria "normal" uma criança que, com essas dificuldades, nascesse na China, mas tivesse que viver apenas aprendendo e falando português.
Isto posto, ficam as questões que esta crônica pretende sugerir: primeiro, o corpo docente de uma escola, após cuidadosa reflexão e plenamente sintonizado com o destino que deseja a seus alunos, deve destacar quais habilidades importa desenvolver e, desta forma, ampliar o leque das que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem; segundo, identificar crianças com essas efetivas dificuldades e buscar meios, instrumentos, recursos e pessoas, para que seja prestada efetiva ajuda, não esquecendo jamais que benefício algum se mostra eficiente se, antes de perceber sua ação, carimbamos ou rotulamos os alunos.
Do exposto sobra uma singela conclusão. Nada é mais fácil na atividade docente que rotular este ou aquele aluno, nada esconde mais depressa nossa efetiva incompetência que achar que a dificuldade de uma criança não se deve à qualidade de nosso trabalho. Portanto, na maioria das vezes, quando rotulamos uma pessoa como portadora de dificuldade de aprendizagem, estamos evidenciando nossa óbvia dificuldade de sensibilidade.
Celso Antunes é escritor, pesquisador, especialista na área de Inteligência e Cognição e autor de vários livros.
Contato com o autor: celso@antunes.com.br
Unknown
15:11
POR CELSO ANTUNES,
O MERCADO DOS SONHOS
Foi um verdadeiro drama para a família de Cristiana. O pai, promovido em poderosa transnacional onde era executivo de destaque, teve de mudar da pequena cidade interiorana para a maior megalópole da América do Sul. Recompondo sua vida às pressas, ainda teve tempo de procurar uma escola para sua única filha. Com o novo salário que receberia e com a importância do cargo assumido, tratou logo de buscar a melhor escola, poderosamente encravada no bairro de caros apartamentos e mansões dos sonhos. Ouviu lindos discursos pedagógicos e a funcionária responsável pelas Relações Institucionais tratou de mostrar as salas limpíssimas, os laboratórios modernos e o material pedagógico escrito sob a mais rigorosa supervisão de Vigotsky, Piaget e muito mais. Não teve dúvidas: matriculou Cristiana na hora, lamentando o tempo perdido na modesta escolinha do interior.
Mas, Cristiana teve sérios problemas de adaptação. Não teve problemas de aprendizagem e com surpreendente facilidade, rapidamente destacou-se como uma das melhores alunas da sua classe. Os resultados eram excelentes e os elogios imensos, mas ainda assim Cristiana transformou-se numa criança infeliz. Sentia saudades.
Saudade da escolinha onde, ao lado das Ciências, aprendeu a cozinhar, consertar eletrodomésticos e olhar pela primeira vez um motor de automóvel. Saudade da Júlia, que ensinava Artes, estimulava esculturas com o barro do riacho, cobria as paredes de pinturas feitas por alunos e os fazia compositores de músicas que já não ouvia na linda escola de agora. Cristiana, ao lado de professores anódinos que transitavam por sérios problemas epistemológicos, não podia esquecer o dia em que sua classe incorporou-se ao trabalho dos lixeiros e saiu pela cidade em uma campanha pela vida, e nem mesmo suas visitas a feirantes, policiais, mecânicos e enfermeiros. Cristiana não podia deixar de lembrar o jeitão simples do Tonico, o professor de Geografia que fazia excursões de bicicleta para ensinar relevo e os obrigava a assistir o Jornal Nacional para aprender agitos internacionais – Meu Deus, onde ficara aquela História dos conflitos de todo dia, a Química nos cosméticos e nos perfumes levados de casa e a Física dos arremessos de vôlei ou corridas de Fórmula 1?
Foi impossível para Cristiana sepultar em suas lembranças os dias de sol de uma escolinha onde o que de mais importante aprendia era o aprender a aprender. Onde decifrou o que era uma pesquisa, diferenciou análise de síntese e soube aplicar em problemas novos, soluções conquistadas. Onde, pacientemente, construiu inevitáveis conexões entre a vida e as disciplinas escolares.
Na escola de sua saudade ficavam guardadas para sempre os toscos caipiras que a ensinaram a descobrir e que a estimularam a comparar, deduzir, classificar, construir.
Nunca mais foi possível em sua nova escola brincar de aprender. Aprender a brincar.
Unknown
15:00
ASA HUMANA _ ( MUITO LINDA! )
_ Senhor... visitei sua criação como pediu. Fui a todos os cantos ; estive no sul, no norte, leste e oeste. Vi e fiz parte de todas as coisas. Observei cada uma de suas criaturas humanas. E por ter visto, vim até o Senhor para tentar entender porque que cada uma das pessoas sobre a terra tem apenas uma asa? Nós anjos temos duas... podemos ir até ao amor que o Senhor representa, sempre que quisermos, mas os humanos com sua única asa, não podem voar!
E Deus respondeu:
_ Eles podem voar sim, meu anjo. Dei aos humanos apenas uma asa para que eles pudessem voar mais e melhor que Eu ou vocês, meus arcanjos.
Para voar, meu amigo você precisa de duas asas. Embora livre, sempre estará sozinho.
Talvez da mesma maneira que Eu, mas os humanos, com sua única asa, precisarão sempre dar as mãos para alguém, a fim de terem suas duas asas.
Cada um tem, na verdade, um par de asas. Uma outra asa em algum lugar do mundo, que completa o par. Assim eles aprenderão a respeitarem-se, pois ao quebrar a única asa de outra pessoa, podem estar acabando com suas próprias chances de voar. Assim, meu anjo, aprenderão a amar verdadeiramente a outra pessoa.
Aprenderão que somente permitindo-se amar, eles poderão voar.
Tocando a mão de outra pessoa, em um abraço amigo e afetuoso, eles poderão encontrar a asa que lhes falta... e poderão finalmente voar.
Somente através do amor irão chegar até onde estou. Assim como você, meu anjo.
E nunca mais estarão sozinhos quando voarem.
Unknown
14:56
A ÁRVORE DOS MEUS AMIGOS
Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos.
Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.
O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida.
Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.
Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.
Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz...
Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então e chamado de amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.
Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto.
Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.
O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.
Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.
Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho.
Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho.
Desejo a você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade...
Hoje e Sempre... simplesmente porque: "Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso".
Unknown
14:45
Como mudar as pessoas?
É engraçado como todos nós nos sentimos vítimas diante das atitudes dos outros.
São sempre os outros que nos ferem, que são ingratos, que nos caluniam, que são injustos conosco!
Nós somos sempre as vítimas...
Somos tão orgulhosos que jamais olhamos para dentro de nós mesmos para verificar como somos realmente.
Será que o problema está nos outros ou em nós mesmos? Se você tem ao seu lado uma pessoa que julga difícil para conviver, já experimentou mudar suas atitudes com ela?
Tente...às vezes o defeito não é dela mas é nosso.
Somos nós que não conseguimos compreender as fraquezas e limitações dos outros,
muito embora queiramos que todos nos compreendam.
Procuremos dar o melhor de nós para os outros. Mudemos as nossas atitudes para com os outros, sem esperar quaisquer recompensas, reconhecimentos ou agradecimentos.
Quando trabalhamos pela paz e pelo bem, a recompensa vem automaticamente,
em forma de bençãos de paz, de saúde física e espiritual,
já que nossa consciência fica leve e tranqüila.
Lembremo-nos de que é muito fácil culpar os outros pelos nossos problemas,
mas o que estamos fazendo para melhorarmos a situação?
Estaremos contribuindo para melhorar ou piorar a situação?
Façamos a nossa parte, lembrando que só o amor é capaz de romper qualquer barreira e
de construir uma vida melhor para todos, nos levando a viver harmoniosamente.
Exercitemos, pois, a arte de amar o nosso próximo, como a nós mesmos, assim como o Cristo nos ensinou um dia.
Tenhamos a certeza de que somente com o amor conseguiremos transformar
as pessoas que estão à nossa volta, e principalmente a nós mesmos!!!
Unknown
14:42
Software do Amor
SOFTWARE DO AMOR
Cliente: Alô... é do Setor de "Atendimento ao Cliente"???Atendente: Boa tarde Senhora. Em que lhe posso ser útil?Cliente: Comprei o seu programa AMOR, mas até agora não consegui instalar.Eu não sou técnica no assunto, mas acho que posso instalar com a sua ajuda. O que eu devo fazer primeiro?Atendente: O primeiro passo é abrir o seu CORAÇÃO.A senhora encontrou seu CORAÇÃO?Cliente: Sim, encontrei. Mas há diversos programas funcionando agora.Tem algum problema em instalar o AMOR enquanto outros programas estão funcionando?Atendente: Que programas estão funcionando, senhora?Cliente: Deixe-me ver... Eu tenho BAIXA ESTIMA. EXE,RESSENTIMENTO.COM, ODIO.EXE e RANCOR.EXE funcionando agora.Atendente: Nenhum problema. O AMOR apagará automaticamente RANCOR.EXE de seu sistema operacional atual.Pode ficar em sua memória permanente,mas não vai causar problemas por muito tempo para outros programas.O AMOR vai reescrever BAIXA ESTIMA.EXE em uma versão melhor,chamada AUTO ESTIMA.EXE. Entretanto,a senhora tem que desligar completamente o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM. Esses programas impedem que o AMOR seja instalado corretamente.A senhora pode desligá-los?Cliente: Eu não sei como desligá-los. Você pode me dizer como?Atendente: Com prazer! Vá ao Menu e clique em PERDAO.EXE.Faça isso quantas vezes forem necessárias, até o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM serem apagados completamente.Cliente: Ok! Terminei! O AMOR começou a instalar-se automaticamente.Isso é normal?Atendente: Sim, é normal. A senhora deverá receber uma mensagem dizendo que reinstalará a vida de seu coração.A senhora tem essa mensagem?Cliente: Sim, eu tenho. Está completamente instalado?Atendente: Sim. Mas lembre-se: a senhora só tem o programa de modelo básico.A senhora precisa começar a se conectar com outros CORAÇÕES a fim de obter melhoramentos.Cliente: Oh! Meu Deus! Eu já tenho uma mensagem de erro. Que devo fazer?Atendente: O que diz a mensagem?Cliente: Diz: "ERRO 412 - O PROGRAMA NÃO FUNCIONA EM COMPONENTES INTERNOS".O que isso significa?Atendente: Não se preocupe, senhora. Este é um problema comum.Significa que o programa do AMOR está ajustado para funcionar em CORAÇÕES externos,mas ainda não está funcionando em seu CORAÇÃO.É uma daquelas complicadas coisas de programação,mas em termos não-técnicos, significa que a senhora tem que "AMAR" sua própria máquina antes que possa amar outra.Cliente: Então, o que devo fazer?Atendente: A senhora pode achar o diretório chamado"AUTO ACEITAÇÃO"?Cliente: Sim, encontrei.Atendente: Excelente! A senhora está ficando ótima nisso!Cliente: Obrigada!Atendente: De nada. Faça o seguinte: clique nos arquivos BONDADE.DOC,AUTO ESTIMA.TXT, VALORIZE-SE.TXT, PERDÃO.DOC e copie-os para o diretório "MEU CORAÇÃO".O sistema irá reescrever todos os arquivos em conflito e começará a consertar a programação defeituosa.Também a senhora precisa apagar AUTO CRITICA.EXE de todos os diretórios e depois esvazie a sua lixeira para certificar-se de que nunca voltem.Cliente: Consegui! Meu CORAÇÃO está cheio de arquivos realmente puros!Eu tenho no meu monitor, agora, o SORRISO.MPG e está mostrando que PAZ.EXE, CONTENTAMENTO.COM e BONDADE.COM foram instalados automaticamente no meu CORAÇÃO.Atendente: Então, terminamos! O AMOR está instalado e funcionando,Ah! Mais uma coisa antes de eu ir.Cliente: Sim?Atendente: O AMOR é um programa grátis.Faça o possível para distribuir uma cópia de seus vários modelos a quem a senhora encontrar e, dessa forma, a senhora receberá de volta dessas pessoas novos modelos verdadeiramente puros.Cliente: Obrigada pela sua ajuda!
Cliente: Alô... é do Setor de "Atendimento ao Cliente"???Atendente: Boa tarde Senhora. Em que lhe posso ser útil?Cliente: Comprei o seu programa AMOR, mas até agora não consegui instalar.Eu não sou técnica no assunto, mas acho que posso instalar com a sua ajuda. O que eu devo fazer primeiro?Atendente: O primeiro passo é abrir o seu CORAÇÃO.A senhora encontrou seu CORAÇÃO?Cliente: Sim, encontrei. Mas há diversos programas funcionando agora.Tem algum problema em instalar o AMOR enquanto outros programas estão funcionando?Atendente: Que programas estão funcionando, senhora?Cliente: Deixe-me ver... Eu tenho BAIXA ESTIMA. EXE,RESSENTIMENTO.COM, ODIO.EXE e RANCOR.EXE funcionando agora.Atendente: Nenhum problema. O AMOR apagará automaticamente RANCOR.EXE de seu sistema operacional atual.Pode ficar em sua memória permanente,mas não vai causar problemas por muito tempo para outros programas.O AMOR vai reescrever BAIXA ESTIMA.EXE em uma versão melhor,chamada AUTO ESTIMA.EXE. Entretanto,a senhora tem que desligar completamente o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM. Esses programas impedem que o AMOR seja instalado corretamente.A senhora pode desligá-los?Cliente: Eu não sei como desligá-los. Você pode me dizer como?Atendente: Com prazer! Vá ao Menu e clique em PERDAO.EXE.Faça isso quantas vezes forem necessárias, até o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM serem apagados completamente.Cliente: Ok! Terminei! O AMOR começou a instalar-se automaticamente.Isso é normal?Atendente: Sim, é normal. A senhora deverá receber uma mensagem dizendo que reinstalará a vida de seu coração.A senhora tem essa mensagem?Cliente: Sim, eu tenho. Está completamente instalado?Atendente: Sim. Mas lembre-se: a senhora só tem o programa de modelo básico.A senhora precisa começar a se conectar com outros CORAÇÕES a fim de obter melhoramentos.Cliente: Oh! Meu Deus! Eu já tenho uma mensagem de erro. Que devo fazer?Atendente: O que diz a mensagem?Cliente: Diz: "ERRO 412 - O PROGRAMA NÃO FUNCIONA EM COMPONENTES INTERNOS".O que isso significa?Atendente: Não se preocupe, senhora. Este é um problema comum.Significa que o programa do AMOR está ajustado para funcionar em CORAÇÕES externos,mas ainda não está funcionando em seu CORAÇÃO.É uma daquelas complicadas coisas de programação,mas em termos não-técnicos, significa que a senhora tem que "AMAR" sua própria máquina antes que possa amar outra.Cliente: Então, o que devo fazer?Atendente: A senhora pode achar o diretório chamado"AUTO ACEITAÇÃO"?Cliente: Sim, encontrei.Atendente: Excelente! A senhora está ficando ótima nisso!Cliente: Obrigada!Atendente: De nada. Faça o seguinte: clique nos arquivos BONDADE.DOC,AUTO ESTIMA.TXT, VALORIZE-SE.TXT, PERDÃO.DOC e copie-os para o diretório "MEU CORAÇÃO".O sistema irá reescrever todos os arquivos em conflito e começará a consertar a programação defeituosa.Também a senhora precisa apagar AUTO CRITICA.EXE de todos os diretórios e depois esvazie a sua lixeira para certificar-se de que nunca voltem.Cliente: Consegui! Meu CORAÇÃO está cheio de arquivos realmente puros!Eu tenho no meu monitor, agora, o SORRISO.MPG e está mostrando que PAZ.EXE, CONTENTAMENTO.COM e BONDADE.COM foram instalados automaticamente no meu CORAÇÃO.Atendente: Então, terminamos! O AMOR está instalado e funcionando,Ah! Mais uma coisa antes de eu ir.Cliente: Sim?Atendente: O AMOR é um programa grátis.Faça o possível para distribuir uma cópia de seus vários modelos a quem a senhora encontrar e, dessa forma, a senhora receberá de volta dessas pessoas novos modelos verdadeiramente puros.Cliente: Obrigada pela sua ajuda!
Unknown
14:17
SER OU TER?
Nossa correria diária não nos deixa parar
para perceber se o que temos já não é
o suficiente para nossa vida.
Nos preocupamos muito em TER: ter isso,
ter aquilo, comprar isso, comprar aquilo.
Os anos vão passando, quando nos damos
conta, esquecemos do mais importante
que é VIVER e SER FELIZ!
Muitas vezes para ser Feliz não é preciso
Ter, o mais importante na vida é SER.
As pessoas precisam parar de correr atrás
do Ter e começar a correr atrás do SER:
Ser Amigo, Ser Amado, Ser Gente.
Tenho certeza de que, quando SOMOS,
ficamos muito mais Felizes do que
quando Temos.
O SER leva uma vida para se conseguir e
o Ter muitas vezes conseguimos logo.
O SER não se acaba nem se perde com
o tempo, mas o Ter pode terminar logo.
O SER é eterno, o Ter é passageiro. Mesmo
que dure por muito tempo, pode não trazer
a Felicidade... E é aí que vem o vazio
na vida das pessoas...
Por isso, tente sempre SER e não Ter.
Assim você sentirá uma Felicidade
sem preço!
Espero que você deixe de cobrar o que
fez e o que não fez nos últimos anos e
que você tente o mais importante:
SER FELIZ
Unknown
14:14
DIETA DA ALEGRIA
Não se esconda.
A vida está aí para todos em igualdade de condições,
sem distinção de qualquer espécie: seja de raça, cor, sexo,
religião, opinião política ou de outra natureza.
A vida está aí para todos em igualdade de condições,
sem distinção de qualquer espécie: seja de raça, cor, sexo,
religião, opinião política ou de outra natureza.
Todos os homens nascem livres e iguais.
E isso vale para você que está lendo isso neste momento!
Portanto, não conspire contra você. Seja seu maior e mais forte aliado.
E isso vale para você que está lendo isso neste momento!
Portanto, não conspire contra você. Seja seu maior e mais forte aliado.
Não guarde mágoas. Guarde lembranças.
Não chore lembranças. Recorde alegria.
Não viva do passado. Aproveite o presente.
Não fuja do agora. Prepare o amanhã.
Você pode e deve escolher o roteiro da sua vida.
Apague o que já passou e não retorna mais.
Não perca tempo com águas que já passaram…
elas não movem moinho!
Não perca tempo com águas que já passaram…
elas não movem moinho!
Refaça seu acervo de lembranças.
As más relegue ao esquecimento.
Às boas dê ainda mais brilho.
Faça a dieta da alegria:
Um sorriso a cada manhã;
Um agradecimento ao final do dia.
Unknown
14:12
A ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO
Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara:
a elegância do comportamento.
É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.
É uma elegância desobrigada.
É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.
Nas pessoas que escutam mais do que falam.
E quando falam, passam longe da fofoca, das maldades ampliadas no boca a boca.
É possível detectá-las nas pessoas que não usam um tom superior de voz.
Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
É elegante não ficar espaçoso demais.
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro.
É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.
É elegante retribuir carinho e solidariedade.
Sobrenome, jóias, e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo,
É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.
É uma elegância desobrigada.
É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.
Nas pessoas que escutam mais do que falam.
E quando falam, passam longe da fofoca, das maldades ampliadas no boca a boca.
É possível detectá-las nas pessoas que não usam um tom superior de voz.
Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
É elegante não ficar espaçoso demais.
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro.
É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.
É elegante retribuir carinho e solidariedade.
Sobrenome, jóias, e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo,
a estar nele de uma forma não arrogante.
Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.
Educação enferruja por falta de uso.
"LEMBRE-SE de que colheremos, infalivelmente aquilo que houvermos semeado.
Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas.
Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.
Educação enferruja por falta de uso.
"LEMBRE-SE de que colheremos, infalivelmente aquilo que houvermos semeado.
Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas.
Fique alerta quanto ao momento presente.
Plante apenas sementes de sinceridade e de amor, para colher amanhã
os frutos doces da alegria e da felicidade.
Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou."
APRENDI.....
Unknown
14:10
Aprendi
Aprendi que se aprende errando
Que crescer nao significa fazer aniversário
Que o silencio às vezes é a melhor resposta
Que amigos conquistamos sendo nós mesmos
Que os verdadeiros amigos estao conosco até o fim
Que nao se espera a felicidade chegar,mas se procura ela
Que quando penso saber tudo,ainda nao aprendi nada
Que a natureza é uma das coisas mais perfeitas na vida
Que amar significa se dar por inteiro
Que apenas um dia pode ser mais importante do que muitos anos
Que se pode conversar com as estrelas
Que se pode confessar com a lua
Que se pode viajar além do infinito
Que sonhar é preciso e procurar realizar esses sonhos é ainda mais necessário
Que se deve ser criança a vida toda.
Que nosso ser é livre!!!
Que Deus nao proibe nada em nome do amor
Que o julgamento alheio nao é importante
Que o que realmente importa é a paz interior.
Unknown
14:10
Aprendi
Aprendi que se aprende errando
Que crescer nao significa fazer aniversário
Que o silencio às vezes é a melhor resposta
Que amigos conquistamos sendo nós mesmos
Que os verdadeiros amigos estao conosco até o fim
Que nao se espera a felicidade chegar,mas se procura ela
Que quando penso saber tudo,ainda nao aprendi nada
Que a natureza é uma das coisas mais perfeitas na vida
Que amar significa se dar por inteiro
Que apenas um dia pode ser mais importante do que muitos anos
Que se pode conversar com as estrelas
Que se pode confessar com a lua
Que se pode viajar além do infinito
Que sonhar é preciso e procurar realizar esses sonhos é ainda mais necessário
Que se deve ser criança a vida toda.
Que nosso ser é livre!!!
Que Deus nao proibe nada em nome do amor
Que o julgamento alheio nao é importante
Que o que realmente importa é a paz interior.
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