quinta-feira, 16 de abril de 2015

Leitura de poemas: a linguagem poética

Publicado por 
Objetivo(s) 
  • Perceber as especificidades da linguagem poética.
  • Ler poemas ajustando a leitura ao texto escrito.
Conteúdo(s) 
  • Leitura.
  • Elementos da oralização das poesias: ritmo, rimas, entonação, falsas terminações etc.
Ano(s) 
3ºano
4ºano
5ºano
Tempo estimado 
6 aulas
Material necessário 
  • Cartolina.
  • Cópias de alguns textos do livro Manuel Bandeira - 50 Poemas Escolhidos pelo Autor
  • Cópias xerocadas dos poemas que você escolher. Sugestões: Berimbau, Irene no Céu, Rondó dos Cavalinhos, Boca de Forno e Vou-me Embora pra Pasárgada.
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Pergunte aos alunos se eles já viram alguém recitando poesias. O que uma pessoa precisa fazer para tornar esse texto bonito de ouvir? Estimule-os a refletir sobre essa questão distribuindo cópias das poesias de Manuel Bandeira e tocando o CD que vem com o livro. Deixe a turma ouvir algumas vezes, levantando idéias sobre os recursos da leitura. Registre as mais pertinentes em um cartaz, que servirá como material de consulta para o restante do trabalho.
2ª etapa 
Explique aos alunos que agora você fará a leitura dos poemas. Peça que eles observem sua forma de interpretar. Chame a atenção para a cadência pedindo que a classe acompanhe o poema com palmas em diversos ritmos. Em qual velocidade a leitura ficou melhor? Por quê? Em seguida, varie a entonação e pergunte: que tipo de voz transmite melhor as emoções presentes no texto? Discuta as sensações que cada interpretação despertou, enfatizando que o poema é um dos gêneros literários que melhor exprimem sentimentos - e que a leitura pode reforçar ou diminuir o efeito pretendido.
3ª etapa 
Organize as crianças em quartetos e entregue cópias de uma das poesias escolhidas. Explique que, enquanto uma delas lê a poesia em voz alta, as outras devem observar se a leitura segue as observações registradas no cartaz. Por fim, o grupo deve discutir o que cada um precisa melhorar para tornar a leitura mais envolvente.
Avaliação 
Observe o desempenho da turma em relação a algumas questões, como: "O aluno lê com fluência?", "Lê alto e com entonação?", "Posiciona o texto adequadamente, sem cobrir o rosto?" e "Controla o ritmo da falar?". Levando em conta as dificuldades, auxilie cada um nos aspectos que devem ser melhorados com a análise de bons modelos: algum colega ou o CD que acompanha o livro.
Flexibilização 
Flexibilização para deficiência intelectual (aluno em fase inicial de alfabetização) 
  • Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade.
  • Repertório facilitador para início de alfabetização, como poesias de Cecília Meireles e Cora Coralina.
  • Solicite ao AEE um trabalho com o gênero, antecipando o repertório que será utilizado em sala. Sugira vídeos e áudios com declamações. Caso seja necessário, organize com os professores específicos (de informática ou de Arte), momentos para essa atividade complementar.
  • Antecipe uma poesia ou parte dela para que o estudante memorize-a com o auxílio do professor do AEE, pois a participação dele será com um texto (ou parte dele) memorizado. Caso seja necessário, proponha a memorização de uma frase ou uma estrofe com a colaboração dos colegas e desafie o grupo a fazer uma apresentação.
  • Avalie o aluno de acordo com o objetivo. Verifique também o conhecimento do repertório literário, a percepção da sonoridade e o aperfeiçoamento da oralidade.
 
Deficiências 
Intelectual

Nenhum comentário:

Postar um comentário