quinta-feira, 16 de abril de 2015

Como ensinar uma oficina de poesia para alunos do Ensino Fundamental I

Escrito por Ehow Contributor Traduzido por Francine Silva
         
Como ensinar uma oficina de poesia para alunos do Ensino Fundamental I
Ajude as crianças a ler e depois escrever um poema
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Ensinar aos alunos do Ensino Fundamental I como escrever uma poesia é mais fácil do que você pensa. As crianças têm imaginações admiráveis e adoram criar novas coisas. O seu papel enquanto educador é expô-las à poesia. Estimule-as a experimentar e tentar novos tipos de escrita.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Instruções

  1. 1
    Leve alguns dos seus poemas infantis favoritos. Inclua poemas musicais, humorísticos, sobre a natureza e qualquer outro tipo de poesia de que os alunos possam gostar.
  2. 2
    Leia os poemas em voz alta de forma animada. Isso ajudará os alunos a entender a poesia e a ouvir a musicalidade da língua.
  3. 3
    Discuta brevemente os poemas com os seus alunos, perguntando, por exemplo, sobre o que eles falam e quais palavras rimam. Não se aprofunde demais no primeiromomento. Os alunos do Ensino Fundamental I às vezes têm vergonha de fazer perguntas, então certifique-se de que eles entenderam os poemas.
  4. 4
    Faça uma atividade escrita baseada em um poema curto com um estilo bem pronunciado. Por exemplo, você pode ler um haikai (poema de origem japonesa), explicar o estilo e pedir para eles escreverem um poema.
  5. 5
    Faça outras tarefas de escrita usando poemas publicados como modelos. Alterne atividades de escrita que se concentrem em um estilo com outras que se concentrem em técnicas. Por exemplo, você pode seguir uma atividade sobre escrever uma poesia haikai com uma incluindo detalhes sensoriais nos poemas.
  6. 6
    Faça tarefas mais difíceis no quadro em uma aula antes de pedir para os alunos tentarem fazê-las. Se decidir pedir que eles escrevam poemas incorporando todos os cinco sentidos, por exemplo, você pode fazer com que cada aluno contribua com uma observação sobre a sala de aula. Coloque-as no quadro e organize-as em um poema.
  7. 7
    Faça com que os seus alunos sintam-se orgulhosos do que escreveram. Dê uma oportunidade para cada um apresentar seu poema favorito na frente da turma. Se os alunos gostarem da ideia, organize uma leitura de poesia para os pais. Colete alguns poemas de cada aluno e transforme-os em livro no final da oficina de poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário