quinta-feira, 25 de agosto de 2016

UNIFICAÇÃO DE MATRÍCULAS PARA PROFESSOR DO ESTADO

Governo do Maranhão divulga edital de unificação de matrículas para professor do Estado

O Governo do Maranhão divulgou, nesta terça-feira (23), o edital de seleção por Concurso Interno para Unificação de Matrículas dos Professores Integrantes do Subgrupo Magistério da Educação Básica. Estão sendo ofertadas 200 vagas para professores efetivos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que possuam duas matrículas efetivas de 20 horas, na Rede Estadual de Educação.
As inscrições para participar do processo de unificação de matrículas podem ser realizadas de 29 de agosto a 9 de setembro de 2016. Para participar, o candidato deverá formalizar o pedido, por meio de requerimento direcionado ao Secretário de Educação, que deve ser protocolado, juntamente com os documentos constantes no edital, na Unidade Regional de Educação a qual se encontra vinculado.
Pode participar do concurso de unificação de matrículas, professor integrante do Subgrupo Magistério da Educação Básica, que seja detentor de duas matrículas na Rede Estadual de Ensino, compreendendo o mesmo cargo com nomenclaturas e atribuições idênticas; que tenha ingressado há pelo menos três anos no respectivo cargo; esteja em efetivo trabalho de regência de sala de aula ou esteja desenvolvendo atividade diretamente relacionada à educação sob condição de, uma vez deferida a unificação de matrículas, retornar imediatamente às atividades de docência em período integral (40 horas semanais), devendo permanecer em efetivo exercício pelo período mínimo de 5 anos.
A unificação de matrículas foi regulamentada pelo governador Flávio Dino, por meio do Decreto nº 31.538, de março de 2016, possibilitando que o professor com duas matrículas possa unificá-las, deixando de ser contratado por dois regimes diferentes.
Fonte: Seduc

PROCESSO SELETIVO PROFESSOR DO ESTADO DO MARANHÃO

23/08/2016 9:31 pm

Governo realiza seletivo de professores para rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abre, na próxima terça-feira (30), as inscrições para os processos seletivos simplificados que visam à contratação temporária de professores para atuar nas áreas de: Educação do Campo; Ensino Médio Regular e Quilombola; e nas escolas Indígenas das Unidades Regionais de Educação de Barra do Corda, Imperatriz, Santa Inês e Zé Doca.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir das 8h de terça-feira (30) até as 23h59 do dia 5 de setembro (segunda-feira), exclusivamente pelo endereço eletrônico da Seduc (www.educacao.ma.gov.br).
Os processos seletivos simplificados constarão de avaliação curricular de títulos e experiência profissional docente, em etapa única. A entrega dos documentos e títulos, acompanhados da ficha de inscrição, gerada via internet, ocorrerá nas sedes das Unidades Regionais de Educação, de 31 de agosto a 6 de setembro, no horário das 13h às 18h.
Para a Educação do Campo são oferecidas 300 vagas e formação de cadastro de reserva para professores que deverão atuar nas Escolas Familiares Agrícolas (EFA), nas Casas Familiares Rurais (CFR), nas escolas de Áreas de Assentamentos e nas escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), para um regime de 20 horas de trabalho semanais.
No Ensino Médio Regular e Quilombola são 800 vagas para professores e cadastro de reserva. Os candidatos aprovados, dentro do limite de vagas, serão contratados pelo prazo de um ano, em regime de 20 horas semanais.
Já para as escolas indígenas, estão sendo ofertadas 300 vagas e cadastro de reserva para professores no Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e Ensino Médio, para atuarem nas Unidades Regionais de Educação de Barra do Corda, Imperatriz, Santa Inês e Zé Doca. Os candidatos aprovados serão contratados por prazo de um ano, também em regime de 20 horas de trabalho semanais.
ENDEREÇOS PARA ENTREGA DOS DOCUMENTOS E TÍTULOS:
RegionalEndereço
AÇAILÂNDIARua Duque de Caxias, 1017, centro – CEP: 65930-000
BACABALRua 28 de FR Julho, 1525, centro CEP: 65700-000
BALSASRua Castro Alves, 98 centro – CEP: 65800-000
BARRA DO CORDARua Gerôncio Falcão, 254 centro – CEP 65960-000
CAXIASRua Riachuelo, 336 centro – CEP: 65607-340
CHAPADINHAAv. Presidente Vargas, 1093 centro – CEP: 65500-000
CODÓPraça da Bandeira, s/n – centro CEP: 65400-000
IMPERATRIZRua Simplício Moreira, s/n – centro CEP: 65901-490
ITAPECURU-MIRIMTrav. Benedito Braulio Mendes, S/N – Bairro: Malvinas – cep: 65485-000
PEDREIRASPraça do Cinquentenário, 01 – centro CEP: 65725-000
PINHEIRORua Maria Pinheiro, 1055 – Santa Luzia CEP: 65200-000
PRESIDENTE DUTRAPraça São Sebastião, s/n – centro CEP: 65760-000
ROSÁRIORua General Lott, s/n – Vila Bacural CEP: 65150-000
SÃO JOÃO DOS PATOSRua Gonçalves Dias, 396 – centro CEP: 65665-000
SANTA INÊSRua do Comércio, 201 – centro CEP: 65300-000
SÃO LUÍSRua da Paz, s/n – centro
TIMONAv. Viana Vaz,  186 – centro CEP: 65630-000
VIANARua Prof. Antônio Lopes, 921 – centro CEP: 65215-000
ZÉ DOCAAv. Militar, s/n – Vila do Bec CEP: 65355-000

MATÕES APROVA O PLANO MUNICIPAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA - PMPI

Matões aprova o Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI

18 de agosto, 2016 - 09h31 -
São Luís, 08 de agosto de 2016 - A primeira infância, período que vai de 0 a 6 anos, é extremamente importante para o desenvolvimento da criança, pois as experiências desta fase serão relevantes para o resto da vida, marcando seu desempenho escolar, social e afetivo. É nessa etapa que se forma o suporte para o crescimento saudável em seus aspectos sócio-emocionais é fundamental.
Foi considerando essa importância que o município de Matões (MA), por meio do projeto Selo UNICEF Município Aprovado desenvolveu o seu Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI. O documento contempla ações para crianças de até seis anos de idade e é o primeiro a ser elaborado no município. A apresentação do Plano foi realizada no plenário da Câmara Municipal em maio e já foi aprovado pelos vereadores.
O Plano, antes de ser aprovado na Câmara Municipal de Matões (MA), passou por diversas instâncias de discussão, tais como: encontros, grupos de trabalho e seminários. A elaboração do PMPI-MATÕES/MA teve participação ativa de órgãos governamentais e não-governamentais, como CMDCA, Secretarias Municipais e sociedade civil, além da equipe intersetorial do Selo UNICEF.
Para a presidente do CMCDA, Conceição Macedo, a aplicação de todas as políticas públicas que asseguram o atendimento às necessidades propostas será um novo desafio: “tirar as ações do PMPI do papel para que as mesmas façam parte da realidade das crianças de Matões/MA será o nosso objetivo daqui para frente e um novo desafio”.
Jeane Cylene Alves da Costa, articuladora do Selo UNICEF Matões/MA, falou do papel fundamental que o PMPI tem na efetivação das políticas públicas. “A elaboração deste documento e oficialização deste através da câmara é um primeiro passo para que estas políticas públicas se tornem efetivas, por isso a realização das ações não deve ser o trabalho de uma única secretaria. Vamos trabalhar de forma parceira com todas as secretarias para que as famílias e principalmente nossas crianças tenham seus direitos garantidos”, afirmou a articuladora.
De acordo com as orientações do UNICEF para os municípios que participam do Selo, o PMPI deve ser parte integrante do Plano Municipal da Criança e do Adolescente e deve conter ações dos vários setores, como saúde, educação, assistência social, etc.
Outra ação sugerida pelo Selo UNICEF a fim de fortalecer a Primeira Infância na agenda do município é a realização da Semana do Bebê, promovida em Matões(MA) de 23 a 27 de maior de 2016, iniciativa que visa mobilizar a população e disseminar informações importantes a respeito dos cuidados durante a gestação e os primeiros anos de vida da criança.

Anexo(s):

    quarta-feira, 24 de agosto de 2016

    A APAE DE MATÕES TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA A SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA 2016

    A ASSOCIAÇÃO DE PAIS  E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS - APAE  DE MATÕES, PREPAROU UMA PROGRAMAÇÃO  ESPECIAL PARA COMEMORAR A SEMANA NACIONAL DA PESSOA  COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA, QUE OCORRE  DE 22 A  24 DE AGOSTO. O EVENTO OBJETIVA PROMOVER DISCUSSÕES E REFLEXÕES  SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA  MÚLTIPLA  E INTELECTUAL. NESTE ANO, A SEMANA TEM COMO TEMA ''O FUTURO SE FAZ COM A CONSCIENTIZAÇÃO  DAS DIFERENÇAS'', BUSCAM RESPOSTAS PARA AS PERGUNTAS  SEGUINTES : POR QUE FALAR DE DIFERENÇA? QUAL SUA IMPORTÂNCIA?  O QUE É DIFERENÇA? O QUE TEM A VER  A DIFERENÇA COM  A SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA? DURANTE A SEMANA FORAM REALIZADAS DIVERSAS AÇÕES: MISSA, PALESTRA, CONTAÇÃO  DE HISTÓRIAS, DIA DE LAZER, AS MÃES DOS ALUNOS APRENDERAM A FAZEREM BOLOS. O ENCERRAMENTO HOJE ÁS 7: 00H  COM UMA LINDA CAMINHADA PELAS AS RUAS DA CIDADE DE MATÕES.SECRETÁRIA E PROFESSORA E EX PRESIDENTE DA APAE, PARTICIPOU DA CAMINHADA JUNTAMENTE COM A FAMÍLIA APAE.  A APAE PRECISA MUITO DA SUA AJUDA .NÃO FECHE OS OLHOS  PARA ESTE APELO, ABRACE A CAUSA. DOE QUALQUER VALOR. VISITEM-NOS,      O QUE SIGNIFICA O SÍMBOLO DA APAE?    MARGARIDA ( FLOR FRÁGIL ) : SIMBOLIZA O ALUNO.                                                             AS MÃOS (FORTE E BEM COLOCADAS, EM POSIÇÃO DE PROTEGER ) : É A PROTEÇÃO , O ESCUDO, O APOIO ENTRE SEUS INTEGRANTES.                                                                     OS LOUROS : É A RECOMPENSA PELAS LUTAS, RESULTADO DOS ESFORÇOS, A CONQUISTA DA VITÓRIA.