quinta-feira, 25 de junho de 2015

Tudo neste mundo tem seu tempo...

Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus...



Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:

- "Dizem-me que estarei sendo enviada a Terra amanhã...
Como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?"
E Deus disse:
- "Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você.
Estará lhe esperando e tomará conta de você."
Criança:
- "Mas diga-me: aqui no Céu eu não faço nada a não ser
cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz.
Serei feliz lá?"
Deus:
- "Seu anjo cantará e sorrirá para você...
A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz."
Criança:
- "Como poderei entender quando falarem comigo,
se eu não conheço a língua que as pessoas falam?"
Deus:
- "Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.”
Criança:
- "E o que farei quando eu quiser Te falar?"
Deus:
- "Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar."
Criança:
- "Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?"
Deus:
- "Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida."
Criança:
- "Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais."
Deus:
- "Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim,
e Eu estarei sempre dentro de você."

*

Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas.
A criança, apressada, pediu suavemente:
- "Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me, por favor, o nome do meu anjo."
E Deus respondeu: - "Você chamará seu anjo de... MÃE!"
(Desconheço a Autoria)

Uma Pequena História de Amor

Uma Pequena História de Amor

NEOQEAV - Uma linda Historia de Amor

Sueña - Luis Miguel

Amor á vida música de tema de Linda e Rafele The Perfect Life Moby...

Mensagem de Boa Noite

REEDUCAÇÃO EMOCIONAL - FABRÍCIO CARPINEJAR

Fabrício Carpinejar é um escritor que muito gosto e essa crônica/texto 


REEDUCAÇÃO EMOCIONALNem sempre estamos dispostos a conversar e compramos brigas à vista.Casamento e namoro são frágeis. Não se deve pensar duas vezes, mas sentir duas vezes.As palavras ferem. Conviver é cuidado para encaixar o termo certo.Muitas iras e divórcios tolos podem ser evitados com a reeducação emocional.Numa retrospectiva, veremos que ninguém briga por grandes causas; os desentendimentos ocorrem por banalidades, como se indispor a levar o lixo ou o cachorro a passear, por não lavar a louça, por esquecer um pedido. Não é a ação que conduz a discussão, e sim a postura, uma frase torta, ríspida, agressiva que feriu o orgulho. Fácil entrar numa arena de palavrões, complicado largar a cena.Em vez de dizer que ela fala mal da vida, diga que ela é exigente. Em vez de dizer que ela é tola, diga que é ingênua. Em vez de dizer que ela irrita, diga que ela gosta de uma polêmica. Em vez de dizer que ela é relapsa, diga que ela é distraída. Em vez de dizer que ela é histérica, diga que ela é passional. Em vez de dizer que ela está nervosa, diga que é sensível.

UM SINÔNIMO MUDA TUDO.
Ou quase tudo.O que mantém firme uma relação é o talento de tornar o outro sempre importante.Não é o mesmo que bajular. É uma vocação séria e rara antever a fraqueza ou desânimo e puxar a corda para o lado contrário. Soltar um agrado no momento de absoluta confusão. E não criticar, sob hipótese alguma, nossa companhia quando ela já está se criticando. Não concorde com seu desespero, seja oposição, por mais que ela tente convencê-lo que não há saída.

TODO OUVIDO É UMA SAÍDA.
Escute com atenção de um apaixonado. Ouvir é mais comovente do que adivinhar. Existe o costume de mostrar que compreende o próximo projetando suas atitudes negativas.Não busque antecipar os dissabores, parece que tenta se livrar dos incômodos. Expectativa pessimista soa como rejeição e influencia o curso dos acontecimentos. Antecipar o que a namorada ou o namorado está pensando termina motivando crises.Pergunte, apesar da resistência desfavorável.

TROCA-SE DE OPINIÃO COM FACILIDADE ENQUANTO AINDA É PENSAMENTO.
Uma das coisas que a mulher e o homem procuram é alguém que entenda seus defeitos. Que olhe os defeitos com ternura.Cômodo e previsível aceitar as virtudes de nosso par, o difícil é acolher as manias e tiques, sem censura e repreensão. Sabe aquelas diferenças que tentamos mudar ao longo da convivência e não conseguimos corrigir?Justamente elas que provocam saudade. Porque ela tenta conversar com secador ligado ou prefere estacionar em esquinas e entradas de garagens ou esquece, invariavelmente, a cafeteira ligada de manhã.As diferenças incorrigíveis formam o temperamento. Não nos apaixonamos por quem é igual à gente, senão bastaria cruzar os cartões de crédito e as preferências para surgir o homem ou a mulher ideal.

AMAR É QUEBRAR PRÉ-REQUISITO,
romper estatísticas.Aquilo que pode ser ruim pode ser bom. Basta inverter a perspectiva e descobrir um novo jeito de respirar dentro do amor. Descobrir uma compreensão - sem data de validade - que é superior à tolerância - quando aguentamos por tempo determinado para em seguida cobrar a conta.Admirar não apenas o que se é, mas o que também não somos e seremos.

MONOTONIA É TER UM PAR QUE PENSE IGUAL, CRIATIVIDADE É RECEBER O AMPARO DO CONTRAPONTO.
Não tentar convencer que sua opinião é superior, que seu estilo de vida é o adequado, numa cruzada alucinada por dominar seu parceiro, porém oferecer um jeito diferente de pensar os problemas.Enquanto um casal concorre para definir quem está certo, ainda não há relação.Ambos devem se desarmar dos preconceitos. Somar suas fraquezas, e não disputar forças.Não é para engolir qualquer ato, mas identificar aquilo que somente nos incomoda e não é grave assim.(Não incluo os vícios. Se ele é fumante e ela não, ele deve aceitar que vai parar de fumar. Sua mulher fará uma campanha absurda pela sua saúde. Até no começo, vai parecer a mais educada possível, cedendo espaços e cômodos para as tragadas, mas logo mudará de tática e apertará o cerco. Ao final, ou larga as baganas ou fumará na marquise do prédio.)Criticar é uma forma de se apresentar superior ao outro. O humor é uma forma de ser melhor junto.

NÃO FAZ SENTIDO?
Rir de si talvez seja o mais eficiente conselho. A autocrítica é terapêutica. Se nossa esposa ou namorada percebe que falhamos e reagimos com leveza, não se enxergará cobrada e incomodada de errar.Por sua vez, não desfrutar de autocrítica é cair na tentação do auto-elogio. Ao apontar o defeito na mulher, automaticamente estou afirmando que não sofro disso, que estou acima da situação.

INTIMIDADE SIGNIFICA CONHECER AS FRAQUEZAS DAQUELE QUE NOS ACOMPANHA PARA NÃO USAR A NOSSO FAVOR NO MOMENTO DA BRIGA.
É um fair play dentro de casa.Mais: fazer com que ela ou ele não tenha vergonha por agir e ser dessa forma.Caso seu marido seja careca, não deboche, com medo da opinião dos amigos e conhecidos. Muito menos tente encaminhá-lo, à revelia, a implantes miraculosos e calendários lunares.

UMA DAS PIORES FRASES É: ‘NÃO QUERO QUE FALEM MAL DE VOCÊ’.
Deixe que os demais falem mal, trate de falar bem para compensar. Ruim é quando engrossa o coro.O pulo do gato é inspirá-lo a admitir a aparência. Várias vezes o que nos falta são argumentos para nos defender e desafiar o senso comum. Afinal, não casamos ou namoramos para gostar do que todos gostam, e sim para criar o próprio gosto.Diga que quem é careca tem mais rosto para beijar. É só rosto, não há como errar o beijo.Haverá, no ato, uma distensão do problema.Caso ele seja obcecado por futebol e já está farta dos jogos intermináveis na tevê, apareça com a camiseta de um time totalmente desconhecido. Na hora em que ele questionar o que é isso, comente com displicência que é o uniforme de FC Radian-Baikal Irkutsk, da Rússia. Ele ficará intrigado e abandonará sua obsessão.

IGUAL RUPTURA DE CONDICIONAMENTO FUNCIONA PARA O HOMEM.
Caso sua mulher demore a escolher a roupa, o que é provável, destaque o quanto é caprichosa, abandone a atitude de azucrinar pelo atraso.Caso ela arda de ansiedade e mande dez torpedos por dia, no estilo agência de notícias, não lamente que é insuportável e excessivo, diga que quando vem um a menos parece que ela não lhe ama mais.Caso ela não cozinhe, confesse o quanto os vizinhos invejam a duração do gás em sua casa.Caso fique impaciente diante de sua preferência por comédias românticas no cinema, avise que não achou algo parecido e forte nos filmes que chegue perto da história de vocês.Nada tão delicioso na vida do que não se envergonhar diante de quem amamos.

ACEITAR O OUTRO É MAIS ROMÂNTICO DO QUE DESEJAR MUDÁ-LO PARA GANHAR O CRÉDITO.

A ARTE DE SER FELIZ....

A ARTE DE SER FELIZ... CECÍLIA MEIRELES

A ARTE DE SER FELIZ por CECÍLIA MEIRELES
Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.

Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. Às vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

TEXTOS



Maneira de amar...
O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo.
Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhes confiava um gerânio.
O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são
orgulhosos de natureza.
Em vão o jardineiro tentava captar-lhes as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria.
Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida.
O dono do jardim achou que seu jardineiro perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma.
E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.
Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude.
A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem.
- Você o tratava mal, agora está arrependido?
- Não, - respondeu - estou triste porque agora não posso tratá-lo mal.
É a minha maneira de amar, ele sabia disso.

Pessoas são Músicas...
Procure escutar...
Pessoas foram compostas para serem ouvidas,
sentidas, compreendidas, interpretadas.
Para tocarem em nossas vidas com a mesma força
do instante em que foram criadas,
para tocarem suas próprias vidas
com toda essa magia de serem musicas.
E de poderem alçar todos os vôos, de poderem vibrar com
todas as notas,
de poderem cumprir, afinal, todos os sentimentos
que a elas foi dado pelo compositor.
Pessoas são como você, com quem tenho o prazer de
conviver,
mesmo que na Net.
Pessoas são músicas como você que tenho o prazer de
ouvir,
mesmo que através de sons anexos a arquivos.
Pessoas têm que fazer o sucesso que lhes desejamos.
Mesmo que não estejam nas paradas.
Mesmo que não toquem no radio, apenas no coração...

COISAS BOAS DA VIDA


COISAS BOAS DA VIDA
Se apaixonar.

Rir até sentir o rosto doer.

Uma praia.

Um supermercado sem filas.

Um olhar especial.

Receber cartas ou e-mails.

Dirigir numa estrada bonita.

Escutar sua música preferida no rádio.

Um banho de espuma (com).

Uma boa conversa.

Um banho quente.

Achar uma nota de R$100 na sua
blusa do inverno passado.

Rir de você mesmo.

Ligações à meia noite que nunca terminam.

Rir sem absolutamente razão nenhuma.

Ter alguém pra te dizer que você é bonita(o).

Rir por alguma coisa que você lembrou.

Os amigos.

Amar pela primeira vez; pela segunda,
pela terceira, ...

Ouvir, acidentalmente, alguém falar bem de você.

Acordar e perceber que ainda faltam
algumas horas para dormir.

O primeiro beijo.

Fazer novos amigos ou ficar junto dos velhos.

Conversas à noite com seu colega de quarto
que não te deixa dormir.

Alguém brincar com o seu cabelo.

Bons sonhos.

Chocolate quente.

Viagens com os amigos.

Dançar.

Beijar na boca.

Ir à um bom show.

Ter calafrios ao ver "aquela" pessoa.

Ganhar um jogo difícil.

Passar o tempo com os(as) amigos(as).

Ver os(as) amigos(as) sorrir ou rir.

Segurar a mão de um(a) amigo(a).

Encontrar com um(a) velho(a) amigo(a) e descobrir
que tem coisas que nunca mudam.

Descobrir que o amor é eterno e incondicional.

Abraçar a pessoa que você ama.

Ver a expressão de alguém que ganhou um presente
que queria muito de você.

Ver o nascer do sol.

Levantar todo dia e agradecer a Deus
por outro lindo dia!

LINDA QUINTA - FEIRA !!

 Orkutei.com.br

MENSAGEM DA SEMED

"Ensinar não é tão somente
passar conhecimentos
no fundo todos têm um
lado de mestre. Nada mais gratificante de que
você participar de um crescimento pessoal, não um crescimento físico,
mas um crescimento interior."recadosparablogseorkut.com

BOA NOITE

Professora REGINA SEABRA

"A vida é maravilhosa, mesmo quando dolorida. Eu gostaria que na correria da época atual a gente pudesse se permitir, criar, uma pequena ilha de contemplação, de autocontemplação, de onde se pudesse ver melhor todas as coisas: com mais generosidade, mais otimismo, mais respeito, mais silêncio, mais prazer. Mais senso da própria dignidade, não importando idade, dinheiro, cor, posição, crença. Não importando nada." - Lya Luft

FRASE DA NOITE

“É no silêncio dos teus olhos
que escuto todos os sons
da tua alma, e do teu coração..."recadosparablogseorkut.com

O JOGO DA PALAVRINHA MÁGICA






É sensato afirmar que as famílias não estão dando conta de ensinar valores ás crianças. Falta de tempo, de preparo ou mesmo por indiferença os pais pouco falam sobre isso com seus filhos.

Valores são os fundamentos éticos e espirituais que constituem a consciência do homem.
Supondo que as escolhas da vida possam ser orientadas, a escola pode contribuir para a formação de valores das crianças.

Vou contar uma experiência que tive com alunos de seis anos, numa escola municipal de educação infantil aqui em São Paulo.

Eram crianças bem agitadas e agressivas, sendo que a maioria vinha de famílias desestruturadas.

Inventei um jogo que passo a todas as colegas que se interessarem.





Num saquinho de veludo, decorado com estrelinhas, escrevi em pedaços de papel diversas palavras.

Foi intuitivo e escrevi o que achei que precisava desenvolver com eles: amor, perdão, compreensão, harmonia, amizade, respeito e todas essas coisas.

Num canto da sala preguei um cartaz com uma fadinha e embaixo deixava pendurado o saquinho.

No inicio do dia formava com eles uma roda e perguntava:

- Qual será a palavrinha mágica que a fadinha trouxe hoje?

Uma criança por dia sorteava a palavra e, a partir daí, eu aproveitava para discutir fatos do cotidiano e estimular aquele sentimento.

Por exemplo, se era sorteada a palavra: perdão, eu perguntava o que eles entendiam por perdão, o que era perdoar, ser perdoado, e batia um papo sobre isso.

Era muito gostoso e costumava pedir um desenho da palavra mágica do dia, uma representação do que entendiam e fazia o gancho com diversas disciplinas.


Recomendo a todas as professoras. Os alunos adoram sorteios e esses mistérios, fantasias de fadas e tudo mais.

Minha turma ficou mais calma e eu também!...rss... 

No final do ano precisam ver que graça de classe eles formaram!

 Foi um trabalho que valeu a pena realizar!

PERGUNTINHAS DIFICEIS





As crianças estão cada dia mais precoces e é comum bombardearem os pais e professores com perguntas difíceis de responder.

Uma vez minha filha aos 6 anos me pediu para comprar uma camisinha para ela se proteger.
A professora discutiu sobre a Aids em sala e percebi que Letícia não entendeu muito bem o espírito da coisa... rss...

Quando chegar aquela pergunta “saia justa” mantenha a tranquilidade e responda com sinceridade, mas sem se estender em detalhes.

Muitas vezes a criança tem uma dúvida superficial e nós é que complicamos e acabamos antecipando algum assunto.

Procure valorizar a pergunta feita, sentando-se para conversar.

Se achar necessário busque livros sobre o assunto, mostre figuras compatíveis com a idade, proponha um filme.

Quando uma criança faz perguntas demonstra que é curiosa, inteligente e investigativa. Isso é bem saudável e cabe ao adulto aproveitar esses momentos para trabalhar valores e conceitos.

Uma perguntinha difícil requer uma resposta direta, simples e objetiva, sem necessariamente expor tudo a respeito do tema.

Busque exemplos no cotidiano.

Não minta, mas omita se achar que a criança ainda é muito nova para saber todos os detalhes sobre o assunto. Na hora certa, ela voltará a perguntar.

Nunca menospreze uma pergunta feita, pois ela pode pensar que aquele é um assunto proibido e feio.

Finalmente, se seu filho pedir uma camisinha aos 6 anos converse com ele, perguntando qual a sua dúvida e esclareça da forma mais verdadeira possível.


Lembre-se que o preocupante é quando a criança não pergunta nada, pois toda pergunta é sinal de desenvolvimento infantil.

REFLEXÃO COM RUBEM ALVES





Pegando carona no livro de Rubem Alves “Histórias de quem gosta de ensinar” gostaria de trazer uma reflexão sobre nossas escolas.

As escolas veem a criança como um ser inútil, que nada produz e, deve ser educada para “ser alguma coisa na vida”, ser produtiva para a sociedade.

Desde antes do nascimento, muitos pais colocam seus filhos na lista de espera da escola mais famosa, que garante uma “educação de qualidade”, um excelente desempenho no vestibular e a vaga na melhor Universidade.

Não façam isso com seus filhos!

Nem sempre o que a sociedade valoriza é o melhor para as crianças. Precisamos mudar a mentalidade de que apenas se nossos filhos forem “doutores” serão bem sucedidos na vida.
Nossa educação forma mecânicos, pequenos robôs. O mecânico é aquele que pensa que tudo está bem e basta trocar uma peça para voltar a funcionar. É um ser que tem as asas da imaginação cortadas.

Cada vez mais precisamos de indivíduos criadores, que olhem a sociedade e percebam que tudo está errado e é necessário recomeçar. A partir daí, inventem novos caminhos nunca antes mapeados, se arrisquem sem medo, pois só assim as mudanças acontecem verdadeiramente.

As escolas que enxergam a criança como um ser completo, são as melhores. Podem não ser as mais famosas, mas tem a preocupação de ouvir os alunos, saber o que gostam, onde vivem, o que sentem e pensam.

Não consideram as pessoas pela sua utilidade no meio social, mas como indivíduos pensadores e criativos que são.

As escolas que vivem o tempo presente, buscando um aprendizado que faça felizes as crianças, estão no caminho certo.

Não aceite uma educação que coloque seus filhos numa caixinha, enquadrando-os e tolhendo sua liberdade de expressão.

Mais do que colocar o “Xis” na resposta certa, as boas escolas sabem que não ensinam, apenas oferecem opções para um futuro de realização pessoal e felicidade. São nessas, que podemos acreditar.

Antes de escolher uma escola para colocar seus filhos (seja na rede pública ou privada) verifique antes se eles gostam de crianças. Isso é fundamental!

UMA LIÇÃO PARA O MUNDO





De vez em quando aparece uma pessoa no mundo para nos ensinar lições preciosas.

Nelson Mandela, presidente da África do sul, foi uma dessas pessoas. Apesar de sua idade avançada e a vida difícil que teve sua morte entristece a todos.

Seu legado vai além da igualdade que reivindicou.

Homem tenaz, mas sensato. Inteligente, mas humilde. Corajoso em suas opiniões, mas respeitoso com o outro.

Numa época em que negros e brancos viviam em guerra, ele aparece apregoando a paz, a união entre os povos, a democracia.

Chamado carinhosamente de “Madiba”, nome do clã Thembu a que pertencia (e foi criado para ser líder tribal) e também de” tata” que significa pai, vemos o quanto ele era querido e respeitado.

Mandela era um príncipe. Não um príncipe de cavalo branco e olhos azuis, mas um príncipe negro, de espírito guerreiro, iluminado e justo.

Mais que tudo ele foi um professor. Um professor que, mesmo na prisão por 27 anos, inspirou a luta pelo fim do apartheid na África do Sul e até o fim da vida deu uma lição de dignidade e justiça social.

Ensinou aos negros a ter orgulho de sua raça e aos brancos a respeitá-los.

Ensinou que o mundo não pode ser dividido por cores e que, somente unidas, as pessoas conquistarão sua liberdade, porque onde impera o ódio, não existe homem livre.

Essas lições devem ser levadas ás salas de aula de todo planeta e nós, professoras não devemos nunca mais deixar que o racismo tome conta das cabeças de nossas crianças.


Essa é a esperança de Madiga. Sua herança para todos nós!
 
 
“Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões, (..) Rezaria versos, os mais belos, desses que desde a infância me embalaram e quem me dera que alguns fossem meus! Porque a poesia purifica a alma ...e um belo poema — ainda que de Deus se aparte — um belo poema sempre leva a Deus!” (Mário Quintana )

FICHA DE LEITURA

PROJETO DE LEITURA - FICHA DE LEITURA


HOMEN DE COR

Homem de cor



Escrito por uma criança africana….

Quando eu nasci, eu era negro.
Quando você nasceu, você era rosa.
Quando eu cresci, eu ainda era negro.
Quando você cresceu, você ficou branco
Quando eu pego sol, eu fico negro.
Quando você pega sol, você fica vermelho.
Quando eu sinto frio, eu continuo negro.
Quando você sente frio, você fica azul.
Quando eu tenho medo, eu fico negro.
Quando você tem medo, você fica verde.
Quando eu adoeço, eu fico negro.
Quando você adoece, você fica amarelo.
Quando eu morrer, eu vou permanecer negro.
Quando você morrer, você vai ficar cinza.

E é você que me chama de Homem de cor?

REGRAS PARA SALA DE AULA

y

1
2
3

4

5

6

SEJAM BEM - VINDOS !

Um carinho...

terça-feira, 23 de junho de 2015

12 FORMAS SIMPLES PARA PARAR DE SENTIR PENA DE SI PRÓPRIO


Descobrir que sentimos pena de nós próprios, e tomar decisões para ultrapassar o problema faz parte do sistema evolutivo e de Auto-transformação que provém do conhecimento e aceitação de nós mesmos.
Pelo que se suspeitar que está neste estado continuamente, não lute. Não se esconda com medo ou embaraço, aceite esse facto da vida. Abrace o facto de que não é perfeito(a) nem infalível. Tal como o resto da raça humana. Só então poderá aspirar a alterações internas a longo prazo.

Algumas formas úteis para ultrapassar o facto de sentir pena de si mesmo(a):

1) Escreva num diário 10 minutos por dia.

 Manter um diário onde escreve a lista das coisas pelas quais está grato(a) diariamente é uma forma efetiva de  reprogramar os seus pensamentos. Nada é demasiado pequeno ou irrelevante para ser escrito: (ex.: “aprecio a forma como a minha almofada é macia” ou “agradeço por esta chávena de chá quente”. Escreva tudo aquilo pelo que é agradecido(a), e faça-o com paciência e deliberação (lembre-se não se trata de uma corrida).

2)  Trate de uma planta, ervas aromáticas ou mesmo de um jardim.
De acordo com um estudo conduzido em 2013, 80%, que eram jardineiros, afirmaram que eram felizes e estavam satisfeitos com a vida, em contraste com os 67% dos entrevistados que afirmaram não serem felizes e que por acaso não eram jardineiros.
A jardinagem, não somente conduz a nossa atenção e energia na tarefa em mãos como também nos dá uma sensação de bem estar e de realização.

3)  Sente-se ao Sol.
De acordo com o “Vitamin D Council” (Conselho da Vitamina D), a vitamina D, que provém do sol, ajuda na realidade a melhorar o nosso humor como também os nossos níveis de energia ao mesmo tempo que diminue a depressão. Certificando-se que toma uns bons banhos de sol diariamente, é uma boa forma de lutar contra a depressão.

4)  Veja vídeos, clips e imagens que o façam rir.
Esta é uma forma excelente de quebrar o ciclo de depressão. Alguns sites que deve ver:
  • Funnyordie.com
  • Break.com
  • Collegehumor.com
  • Dailyhaha.com

5)  Compre um animal.

Cão, gato, coelho, porquinho, uma lagosta… decida por si… Os estudos mostram que tomar conta de animais ajuda a reduzir a depressão.

6)  Leitura importante.

box-shadow3


7)  Caminhe regularmente.
Está mais do que provado que o exercício aumenta os níveis de endorfinas no nosso cérebro. Estas são responsáveis por melhorar o nosso humor, assim como por outros milhões de benefícios… Junte-se a um ginásio ou invista no seu próprio equipamento e faça exercício em casa.

8)  Medite.
A meditação é uma cura milagrosa para muitas doenças da mente, no entanto, requer paciência, persistência e disciplina. Meditando 10 minutos por dia, aumenta a sua habilidade para reprimir aqueles pensamentos mais negativos.

9)  Involução.
A involução, ou evolução interna, é uma filosofia de vida e uma prática de vida experiencial. Ao escolher a involução, está a escolher entrar numa jornada de analise, identificação, aceitação e mudança na forma de pensar e de interagir consigo e com o mundo. Uma parte da involução, passa por identificar as várias “doenças mentais” que possui.

10)  Ajude os mais desafortunados.

O voluntariado ajuda-o(a) realmente a colocar a sua vida em perspetiva e ajuda-o(a) também a apreciar mais aquilo que tem. O voluntariado ajuda-o(a) com a sua auto-estima, confiança e compaixão.

11)  Minimalize o seu meio ambiente.

Os ambientes confusos, sujos e  caóticos contribuem para a paranóia, ansiedade e depressão. Simplifique o seu meio-ambiente para conseguir encontrar o seu bem estar psicológico e emocional.

12)  Leia frases positivas e motivantes.

Hoje em dia, com a internet, encontramos um pouco por todo o lado estas frases que nos tocam e inspiram.  Tire tempo para ler algumas destas frases diariamente para se inspirar e motivar.