quarta-feira, 25 de março de 2015


PROJETO MOMENTO LITERÁRIO

JUSTIFICATIVA

           
Sabemos que é de responsabilidade da escola a formação do leitor através do desenvolvimento sistemático e progressivo das habilidades de leitura, além de incentivar a leitura como prazer e lazer, o que se faz promovendo o convívio dos alunos com diferentes gêneros textuais.
 O aluno que descobre o prazer de ler desenvolve a capacidade de expressar por escrito o que sente e pensa, conscientiza-se do valor do conhecimento, dá asas à imaginação, interpretando a realidade e interagindo na mesma.
Portanto, cabe, a cada um de nós responsáveis pela tarefa de educar o compromisso com a formação do cidadão leitor. Com o propósito de colaborar com esta tarefa, a biblioteca sugere a vivência do projeto MOMENTO LITERÁRIO.


OBJETIVO GERAL

Estimular e desenvolver a leitura de diversos gêneros literários de autores infantis e juvenis brasileiros vivenciando a SEMANA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Promover a leitura de diferentes autores da literatura juvenil e infantil;
ü  Valorizar e conhecer a literatura de autores infantis e juvenis;
ü  Reconhecer as características de diferentes gêneros literários produzidos pelos autores;
ü  Interpretar, dramatizar, produzir e reproduzir diferentes textos dos autores em estudo;

AÇÕES DO PROJETO

ü  Escolha e exposição dos autores a serem trabalhados pelas turmas;
ü  Estudo de obras dos autores em sala;
ü  Elaboração de diferentes gêneros textuais relacionadas ao autor em estudo para apresentação em culminância através de um MOMENTO LITERÁRIO.

ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O MOMENTO DE CULMINÂNCIA

ü  Organização de uma equipe para apresentação das atividades. (10 ou mais alunos)
ü  Apresentação de uma mascote e nome para a equipe relacionada ao autor e obra apresentada;
ü  Exposição de diferentes obras do autor em estudo através de: murais, slides, bancas de livros, etc.
ü  Apresentação do autor em estudo através de diferentes gêneros textuais: paródia, poema, cordel, peça teatral, entrevista, conto, história em quadrinho, bibliografia, etc.
ü  Elaboração de um texto publicitário conscientizando sobre a importância de ler uma obra/ou obras do autor;
ü  Apresentação de um aluno para realizar uma caricatura/ou desenho do autor em estudo;
ü  Dramatização de um trecho da obra do autor em estudo;
ü  CONCURSO: Retextualização de uma obra do autor ou trecho de obra do autor em estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário