quarta-feira, 25 de março de 2015

7 ESTRATÉGIAS DE SUCESSO PARA APRIMORAR OS ESTUDOS


Para que seus alunos possam planejar e administrar o próprio estudo, primeiramente o professor deverá propor a eles que reflitam sobre a forma como estudam e qual o tempo que se dedicam a isso. Tais questionamentos devem fazer com que os alunos percebam se, de fato, estão estudando, ou se simplesmente estão protelando, enquanto o tempo passa, sem se aprofundarem no estudo, o que é muito comum.

Por isso, elencamos abaixo algumas estratégias para aprimorar os estudos dos seus alunos. Proponha a eles o seguinte:

1. Otimize o tempo

Oriente seus alunos a planejarem o estudo a ser cumprido nos períodos reservados para tal ao longo da semana, do mês e do semestre, garantindo o tempo necessário para cada disciplina estudada.

2. Valorize o descanso

Defenda a necessidade do descanso, que é, realmente, indispensável. Mas, alerte a todos que períodos frequentes de descanso e pouco tempo de estudo não é a solução. É preciso descansar quando se está cansado e não quando se está entediado com a atividade. É preciso entender que toda a atividade tem seu momento entediante, seja o trabalho ou o estudo. O segredo para vencer o tédio é ter objetivos claros para o que está sendo feito.

3. Faça o mais difícil primeiro

Aconselhe a turma a dar prioridade absoluta às atividades de maior importância e que sejam mais difíceis, ou seja, nunca deixar para o depois a parte mais complicada do conteúdo. O ideal é enfrentar logo a matéria mais difícil no momento inicial, quando quem estuda está descansado. Os conteúdos que demandam estudo mais cuidadoso e atenção especial devem ser trabalhados primeiro.

4. Veja realmente se entendeu a matéria 

Não há nada pior do que estudar uma coisa que não foi entendida. O aluno fica revendo o texto escrito mecanicamente e fazendo o mesmo exercício seguidas vezes. Depois de boas horas nesse processo, está cansado e, pior, frustra-se com o resultado da avaliação. Oriente seus alunos a entenderem realmente o que estão estudando. O aluno precisa se convencer de que a pergunta é o primeiro passo para se aprender algo.

5. Dê utilidade ao conhecimento

Trabalhe para que seus alunos tenham em mente que entender é essencial, mas dar utilidade ao conhecimento corresponde ao nível mais alto da aprendizagem. Por isso, não só o professor pode tentar contextualizar e tornar mais concreta a informação, mas o próprio aluno deve buscar a contextualização e a aplicação do conhecimento que está buscando. Não há dúvidas de que fazer exercícios práticos ajuda muito a testar o aprendizado.

6. Faça os exercícios

Em qualquer disciplina, a tendência da maioria dos alunos é fugir dos exercícios ou fazê-los mecanicamente, repetindo fórmulas, sem pensar no que está sendo feito. Você deve trabalhar a sua disciplina, abordando o conteúdo de forma que os alunos não apenas façam atividades, mas pensem no que estão fazendo. O estudo deve ser desenvolvido com base na combinação entre observação, experimentação e explicação.

7. Dê um fechamento aos estudos

Uma boa forma de fechar o estudo de um determinado conteúdo é escrever por 5 minutos o que vier à cabeça sobre o tema, em uma verdadeira tempestade de ideias sobre o assunto estudado. Peça para que deixem fluir o pensamento, escrevendo sem se preocupar muito com pontuação ou a lógica do texto, colocando no papel uma síntese sobre o que foi estudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário