quinta-feira, 26 de março de 2015

Oficinas de Produção de Texto

Uma das situações de aprendizagem que eu mais gosto de trabalhar em sala de aula é o momento de leitura. Literalmente entro nos personagens, na história, vivencio a narrativa.
Todo esse processo antecede a produção textual e como professores pensamos estratégias para mediar essa construção. 
Recebi de uma amiga uma ideia de oficinas para produção de diferentes textos. Vou publicar essas oficinas em dois post (hoje e na próxima sexta). Espero que gostem, pois a primeira oficina já vou colocando em prática
Beijocas
Cris Chabes


 
OFICINAS PARA TRABALHAR PRODUÇÃO TEXTUAL

OFICINA COM MASSINHA DE MODELAR

  
METODOLOGIA
  • Faça um personagem com massa de modelar;
  • Num papelzinho de um nome para ele;
  • Corte o personagem e o nome ao meio;
  • Troque uma metade do nome e do personagem com um colega (dessa troca surgirá um personagem diferente com um nome diferente);
  • Junte a sua metade com a do colega e forme um novo personagem;
  • Junte a sua metade do nome com a do outro e forme um novo nome para seu personagem;
  • Faça uma ficha com o novo personagem:

Nome.......................................
Idade.......................................
Onde mora...............................
Com quem............................... 
O que gosta de fazer...............
Que brincadeiras faz...............

  •  Exponha no fundo da sala o personagem e sua ficha ( neste momento permitir que cada aluno visite os personagens dos colegas)
  • Forme trios, peguem os personagens da cada um com as fichas e analisem;
  • Imaginem um cenário onde poderiam se encontrar os três personagens e criem uma história;
  • Apresente com o seu grupo a história e os personagens para a turma;
  • Expor os trabalhos.


OFICINA COM QUEBRA CABEÇA


METODOLOGIA



  • Distribua quebra-cabeças para os alunos (pode ser individual ou em grupo);
  • Peça que montem o quebra-cabeça;
  • Mande o aluno ou grupo apresentar o seu quebra-cabeça para a turma e converse com eles sobre os elementos que compõe a figura;
  • Peça que cada aluno ou o grupo faça uma história envolvendo o cenário e personagens que aparecem na figura;
  • Apresentar as produções para a turma;
  • Trocar com os colegas para corrigir;
  • Expor os trabalhos.

OFICINA COM ILUSTRAÇÕES 


METODOLOGIA
  • Pendure na sala de aula 5 poemas;
  • Peça que os alunos passem lendo cada poema e escolham o que mais gostaram;
  • De volta à classe distribua folhas de ofício e peça que ilustrem o poema que escolheram (MAS não devem dizer aos colegas o que escolheram a penas colocar o nome do aluno)
  • Fazer um varal e expor as ilustrações (de preferência no quadro)
  • A turma deve olhar os poemas dizer qual o colega ilustrou e porque acham isso;
  • O dono da ilustração deve se manifestar dizendo qual é o poema que ilustrou e porque;
  • Expor os trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário