quarta-feira, 25 de março de 2015

Como Promover o sucesso e a Permanência do aluno na Escola

Para que a escola cumpra sua função de facilitador o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos, é preciso que todos estejam de acordo sobre a maneira como se desenvolve o processo de ensino aprendizagem. O sucesso de uma escola é medida pelo desempenho de seus alunos. Se os alunos, cada um no seu ritmo, conseguem aprender continuamente, sem retrocessos, a escola é sabia e respeitosa.
Esse sucesso, entretanto, é uma construção que se faz através da participação e da gestão escolar. Depende da participação de toda a equipe escolar e sobretudo da atuação de suas lideranças. A organização da escola, indispensável para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos aluno, implica um compromisso dos membros da equipe escolar com a clientela que freqüenta a escola.
Em tempos de globalização em que vivemos, o saber não é só o acumulo de informações, mas um conjunto de capacidade adquiridas e desenvolvidas na escola que tornam o jovem apto a enfrentar os desafios da vida profissional, por isso o professor e a escola devem cumprir seu importante papel social; educar para o futuro.
Fica claro que um bom profissional e uma escola de qualidade não se faz de um hora para outra, e nem sozinhos é na troca de experiências, no trabalho em equipe de forma integrada, articulada e planejada, que iremos formar a escola que realmente queremos. Temos que nos preocuparmos com o alvo principal que é o aluno, com sua aprendizagem.
Se nos preocupamos com aprendizagem de nossos alunos temos que procurar trabalhar em um ambiente estimulador dessa aprendizagem que busca a relação entre professor e aluno. Para ser bem sucedido, o professor deve tornar ser um mestre, isto é, além de transmitir o conhecimento, estar aberto para recebê-lo. Deve enxergar as reais necessidades e os limites do aluno, aprender com ele, esta e constante reciclagem para que ruas aulas se tornem dinâmicas, enfim deve despertar o apetite pelo saber. O saber consiste em ensinar e aprender. E ninguém pode estimular o saber se não o pratica.
Içami Tiba afirma que: O poder de ensinar e o prazer de aprender são os grandes benefícios de ensinar aprendendo.
“Uma boa aula é como uma refeição: quanto mais atraentes estiverem os pratos que você, cozinheiro – professor, dispuser sobre a mesa, mais os alunos desejaram saboreá-los. Aprender é como comer. Comer alimenta o corpo de energia, enquanto aprender alimenta a alma de saber”
Içami Tiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário