sexta-feira, 27 de março de 2015

AO GOSTO E AO HÁBITO PELA LEITURA E PELA ESCRITA

Divulgação / Shutterstock Images
Em sintonia! Todos juntos, educandos, educadores e familiares em prol de uma aprendizagem significativa da leitura e da escrita. Uma experiência que vem dando certo... Ações didáticas diversificadas nas várias áreas do conhecimento, sob uma perspectiva transdisciplinar do ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estão sendo colocadas em prática na rede pública estadual e municipal de Sergipe, há um bom tempo. Os programas visam contribuir para o desenvolvimento das habilidades de ler e de escrever. Contudo, os resultados são insatisfatórios devido à incompetência leitora e escritora do alunado em foco.
Como agir diante de tamanha dificuldade? Onde está o cerne da questão? Estudos mais recentes sobre o ato de ler propõem uma abordagem sociocognitiva em que o processo de decodificação (leitura das linhas), representa apenas um dos aspectos necessários para que se estabeleça a interação texto-leitor-autor e a consequente construção de sentidos.
Pesquisadores defendem que a leitura eficiente requer do leitor a utilização de estratégias (seleção, antecipação, inferência, relação intertextual) imprescindíveis à "leitura das entrelinhas". Desse modo, os sentidos vão sendo construídos interativamente pelo leitor com base nas informações que o autor coloca e naquelas que o próprio leitor mobiliza, a partir de suas experiências anteriores de leitura. Segundo Josette Jolibert, "ler é questionar um texto para construir significados".
Um dos compromissos dos pares responsáveis nesse processo é promover oportunidades para que os aprendizes leiam e produzam textos verbais, não-verbais e mistos nas variadas situações da interlocução social.
Após refletir sobre essas questões, um grupo de educadores resolveu convidar, convocar os pares responsáveis pela educação desses aprendizes. O interesse e a preocupação deles era implantar uma metodologia inovadora, diferenciada, sobre a aprendizagem da leitura e da escrita, oferecendo oportunidades multidimensionais com base em uma concepção interacionista da linguagem.
O alunado em destaque está matriculado em escolas, vinculadas à Diretoria Regional de Educação (DRE'8/SEED/ SE), nos 4º e 5º anos. Isso tornou possível elaborar um Projeto multidisciplinar de leitura e de escrita interligado às práticas/possibilidades já desenvolvidas pela equipe gestora da Divisão do Ensino. Analisados e discutidos os aportes teóricos, estabeleceram-se metas e ações do Projeto. O momento era de arregaçar as mangas. Acreditar - foi o primeiro pensamento do grupo; ouvir - a segunda ação; aceitar - a terceira, e mudar - a próxima.
O intuito maior era ensinar a ler e escrever de forma criativa, produtiva e prazerosa. Na verdade, "socializar conhecimentos" com as crianças e as famílias delas,consideradas inteligentes, capazes e dispostas. Algo novo e diferente estava chegando e agradando.
A proposta perpassava pelo gosto e pela criação. Todas as ações eram analisadas. Ficou decidido que os encontros seriam por meio de oficinas com a participação das crianças, educadores e familiares. A primeira, intitulada "Encontro com o Texto", aconteceu na casa de um dos alunos.
Os aprendizes entraram em contato com uma variedade de gêneros textuais, escolhidos pelos sujeitos do Projeto. Um(a) dos(as) responsáveis pela criança foi motivado(a) a ler para todos. Aconteceu uma interação, um trabalho coletivo de montagem e desmontagem do texto. Foram realizados dois encontros a cada mês, ocasião em que as crianças e os familiares trocaram ideias e sugestões, e receberam auxilio na construção de sentidos e criação de hipóteses para a produção escrita a partir de pistas textuais.
Os resultados são satisfatórios dentro da proposta inicial do projeto que continua com outras oficinas, sem perder de vista os aportes teóricos e a participação coletiva dos sujeitos, propiciando ao grupo momentos de alegria e contentamento. As crianças agora já leem e escrevem satisfatoriamente.
Assim, em sintonia, todos trabalham em prol da leitura e da escrita criativas e prazerosas das crianças. Aqui se lê e se escreve com saber e com sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário