quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PNAIC: ALFABETIZAÇÃO NA MIRA


Pnaic: alfabetização na mira

Pacto traz avanços ao formar professores, mas diversidade de teorias prejudica resultados





Alfabetização na mira. Raphael Salimena
Garantir que todas as crianças saibam ler e escrever até os 8 anos, ao concluir o 3º ano. Esse é o objetivo do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), iniciativa do governo federal - em parceria com estados, municípios e universidades - que visa oferecer formação continuada a professores alfabetizadores. A tarefa, essencial para o sucesso dos alunos em toda a trajetória escolar, é complexa. Os resultados da Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização (Prova ABC), realizada em 2011, revelam que apenas 56,1% dos estudantes do 3º ano aprenderam o que era esperado em leitura.

As formações do Pnaic começaram em 2013 e foram concentradas em leitura e escrita (leia os depoimentos na última página). Este ano, o foco será Matemática. A abrangência e o compartilhamento de responsabilidades são as principais características da iniciativa. "O fato de haver uma mobilização nacional em torno de uma meta específica é muito rico", diz Fátima Fonseca, coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa Cedac. "O que antes parecia ser um dever só do professor passa a ser de todos", completa Fátima Aparecida Antonio, diretora de Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Outro ponto conta a favor do Pnaic: a aproximação com as instituições de Ensino Superior que capacitam os professores orientadores que formam os alfabetizadores.
Um dos maiores desafios do Pnaic é oferecer formação para profissionais com diferentes níveis de conhecimento e de experiência pedagógica. "Esse quadro pode ser benéfico quando pressupõe a apreensão criativa, ou seja, a adaptação de determinada proposta de acordo com o contexto encontrado", diz Luciana Piccoli, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). "Mas pode ser problemático quando ocasiona distanciamento entre as propostas conceituais e a prática pedagógica", completa.

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