Prezados (as) Senhores (as)
Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares. Cinco princípios centrais orientam a proposta:
  • Currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais;
  • Integração entre os componentes curriculares;
  • Foco na organização do trabalho pedagógico;
  • Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento;
  • Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.

Começamos o PNAIC com a formação em Língua Portuguesa em 2013 e em 2014 inserimos a Matemática. Em 2015 a novidade será a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo todas as áreas de conhecimento de modo a promover a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização.  Os cadernos de formação estão assim  distribuídos:
  • Caderno de apresentação
  • Caderno para gestores e equipe pedagógica das secretarias de educação
  • Cadernos de estudo a serem utilizados nos encontros de formação:
  1. Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o ciclo de alfabetização;
  2. A criança no ciclo de alfabetização;
  3. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização;
  4. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização;
  5. Organização da ação docente: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização;
  6. Organização da ação docente: a arte no ciclo de alfabetização;
  7. Organização da ação docente: alfabetização matemática na perspectiva do letramento;
  8. Organização da ação docente: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização;
  9. Organização da ação docente: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização;
  10. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: integrando saberes


Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação