quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PLANO DE AULA 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



PLANO DE AULA
           




2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
*               ACOLHIDA:

ü     Receber as crianças com bom dia;
ü     Organizá-las em suas carteiras;
ü     Cantar a música do bom dia;
ü     Convidar um aluno para conduzir a leitura dos combinados;

*      LÍNGUA PORTUGUESA

*               TEMPO ESTIMADO:

ü     2 horas – 1º horário: 07:00 às 09:00

*               CONTEÚDO:

ü     Estudo do texto “A casa” (música de Vinicius de Moraes).
ü     Leitura e escrita.

*        OBJETIVOS:

ü     Proporcionar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita para integrar-se no mundo em que vive;
ü     Produção de textos e Sílabas.

*        METODOLOGIAS:

ü     Confeccionar cartaz com o poema A CASA e fixar na sala de aula;
ü      Levar CD com a música do poema para cantar com os alunos;
ü     O professor antes de colocar a música para tocar fará a predição dizendo que irão estudar um texto que é uma música e que fala sobre uma casa;
ü     Fará perguntas para os alunos sobre como é a construção de uma casa? O que precisa ter numa casa? Como é a casa deles e deixar eles a vontade para falar sobre suas casas;
ü      O professor chama atenção dos alunos perguntando se eles conhecem alguma música que fala sobre casa;
ü     Após, ele canta uns versos da música e pergunta aos alunos se eles conhecem essa música;
ü     Convoca algum aluno que tenha dito que conhece para que ele cante ou recite a letra da música;
ü     Agora é hora de colocar a música para tocar e convida os alunos a ouvirem e só depois cantarem juntos;
ü     Levantar questionamentos sobre o que diz a letra da música: Como era a casa? O que falta nessa casa?
ü     Direcionar os alunos a observarem o cartaz com a letra da música e fazer a leitura apontada e coletiva do texto;
ü     Chamar atenção para a estrutura do texto: os versos, as estrofes e as rimas;
ü     Pedir que  identifiquem, no cartaz, algumas  palavras . Exemplo: onde está a palavra CASA no poema do Vinícius? Quem quer vir até aqui a frente identificar a palavra no cartaz? Com que letra começa a palavra CASA? Quantas letras tem a palavra? Vamos contar juntos? Quantos pedacinhos (sílabas) tem essa palavra? Vamos contar nas palminhas? CA-SA... Muito bem, dois pedacinhos (duas sílabas). Que outras palavras vocês conhecem que iniciam com essa mesma letra? Vamos escrever uma lista de palavras que iniciem com a letra C? 
ü     O professor agora é o escriba e vai escrever no quadro as palavras que os alunos forem falando;
ü     Na hora da escrita o professor vai entregar as letras móveis para que eles construam o titulo do texto;
ü     Depois pedir que eles dêem outras características para a casa levando-os a refletirem sobre o que eles haviam dito antes que é necessário ter numa casa;
ü     Para concluir sugerir que eles desenhem a casa deles e em seguida mostrar um vídeo com a música ilustrada;

* RECURSOS:

ü     Caderno, lápis, borracha, quadro branco, pincéis, papel madeira, lápis de cor, CD, som, o texto e as letras móveis.

*     AVALIAÇÃO:

ü     Avaliar como os alunos se desenvolveram durante as atividades em sala de aula, analisando a participação de cada e o seu processo de assimilação dos conteúdos do dia. Posteriormente, será feito uma reflexão da aula do referido dia, levando em conta os pontos significativos e negativos.

OBS: O poema A CASA  poderá ser aproveitado também para trabalhar conceito de família. Os alunos poderão pesquisar sua árvore genealógica, fazer dobraduras em origami de casa, e  pesquisar seus endereços com os pais. Identificar tipos de moradias diferentes e listar os materiais usados para se construir uma casa. Na sequência pedir que os alunos elaborem um texto sobre o lugar onde moram. Utilizar o texto de um aluno silábico-alfabético e realizar correção coletiva, sem identificar o nome do autor.



A Casa              
Era uma casa muito engraçada
 Não tinha teto não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos número zero.


VINÍCIUS DE MORAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário