segunda-feira, 17 de agosto de 2015

TEXTOS DIVERSOS




SuperNanny é um reality show que os pais deveriam ter o hábito de assistir. E acreditem, professores também!

Existem alguns métodos utilizados pela SuperNanny quem tem muita utilidade em sala de aula.

INCENTIVANDO...

Todo início de ano os professores constrõem com as crianças as regras da sala. Depois de um tempo alguns acabam esquecendo de seguir estas regrinhas, e o educador acaba passando a maior parte do tempo "dando babada" na turma.

Durante todo o ano as regras devem ficar expostas na sala, sugiro que aluno possua, no crachá ou agenda escolar, uma ficha (fig.1), onde constam alguns itens que a criança deve seguir: capricho, comportamento, tarefas de casa e da escola. A cada item realizado, preenche-se com um OK. A periodicidade do preenchimento depende de você: diária, semanal, quinzenal ou mensal. Eu fazia diariamente, a cartela durava uma semana. Ao final da semana premiava quem possuía a cartela totalmente preenchida, a recompensa ou prêmio era ser ajudante durante toda a semana, caso existissem muitas crianças com tudo ok, dividia as tarefas. É extremamente importante recompensar a criança de alguma forma, e não esquecer dos elogios, a recompensa social é muito importante.



Fig.1



Caso você possua alguma criança com desvio de conduta, faça uma tabela diferenciada com os comportamentos que ela deve seguir, exemplo: permanecer sentada durante as tarefas, ser educado com os colegas e funcionários, prestar atenção durante as atividades, etc.



PARANDO PARA PENSAR...



A super babá possui um método chamado "cantinho da disciplina". Você pode pensar! Como vou usar isto em sala de aula? Os pais podem não gostar!! Tudo depende da maneira que você vai realizar isto! Com jeitinho tudo se ajeita, não é?!



Combine com as crianças um método para que elas saibam que estão realizando um comportamento inadequado, e que pode levá-las ao "cantinho da disciplina". o método 1, 2, 3 e bastante adequado. Este método, criado por Thomas W. Phelan e Sarah Jane Schonour, consiste em chegar até a criança que você quer que pare com determinado comportamento (ex.:provocar colegas), olhá-la seriamente nos olhos e contar 1, caso a criança não pare parta para o 2 e caso ainda insista vá para o 3 e, imediatamente, peça que ela sente em um canto da sala. Avise-a que ela permanecerá pelo tempo de x minutos (1 minuto para cada ano de idade). Não a coloque de costas para a turma ou peça que abaixe a cabeça, isto caracteriza humilhação, mas lembre-se de colocá-la em um canto que não tenha estímulos (jogos, revistas, etc.). Afinal ela precisa pensar no que fez. Comece a cronometrar somente quando a criança for até o local determinado. Ah, sempre faça cara de paisagem, isto demonstra que você está no controle, geralmente funciona. Nada de alterar a voz!

Não dê lição de moral ou faça um discurso, não adianta! Converse com a criança após ela cumprir o tempo no "cantinho", questione se ela entendeu o que fez e porque ficou sentada. Faça ela pedir desculpa, caso ela tenha entendido, um abraço não é nada mal! rs Lembre-se de aplicar este método quando a coisa for séria, nada de exagerar e colocar a criança no cantinho por qualquer motivo. Muitas vezes uma simples advertência resolve.

Quer conhecer o método 1, 2, 3, a fundo? Vale a pena adquirir o livro, clique aqui e saiba mais.



NADA COMO UMA BOA ROTINA...



Crianças geralmente são ansiosas, então nada melhor do que estabelecer uma rotina. Tenha o hábito que anotar de um lado do quadro, o que acontecerá no dia. Assim as crianças ficam mais tranquilas e mais propensas a cumprir suas tarefas.

Algumas crianças precisarão de uma rotina mais específica, anote na agenda todos os passos que ela deve seguir e juntamente risque os que já foi realizado. De início não exagere nas tarefas, pois a criança pode se recusar a fazê-las por achar que não conseguirá vencê-las.



CONCLUINDO...



Faz três anos que aplico estes métodos, e no geral, funcionam que é uma beleza. Mas tenha em mente que cada caso é um caso, e muitas vezes o problema está além da sala de aula. Nunca tive problemas com os pais, basta transparecer sua afeição e interesse no bem-estar das crianças.



Até a próxima!



Para saber mais:

Blog da SuperNanny


O professor de hoje não pode só reproduzir sua formação


Por Içami Tiba

Clipping Educacional - UOL Educação


É como um médico cirurgião que não poderia nem deveria operar ninguém se não tivesse competências específicas como conhecimento (não conhece as técnicas cirúrgicas mais adequadas e atualizadas, a patologia a ser operada, etc.), comprometimento (não se incomodar com a vida do paciente, largar todo o material cirúrgico na barriga da pessoa que está sendo atendida, tirar as luvas e avental e jogar sobre a mesa cirúrgica e sair correndo porque está na hora da sua saída), responsabilidade (de ter consciência da cirurgia que faz), disciplina (terminar o que começou), ética (respeitar tanto o paciente quanto a si mesmo) etc.

Assim também, de um professor espera-se competências específicas para que seus alunos sejam bem sucedidos no aprendizado. Tomo a liberdade de listar aqui as seis características que o docente ideal para o século 21 deve ter, segundo texto publicado na revista Nova Escola, da editora Abril:

•ter uma boa formação;

•usar novas tecnologias a favor dos conteúdos;

•atualizar-se em novas técnicas de ensinar;

•trabalhar bem em equipe;

•planejar e avaliar sempre: observar para reorientar o trabalho;

•ter atitudes e posturas profissionais: todo aluno pode aprender.

Aponto, abaixo, mais exemplos de como melhorar a performance do professor com os alunos em sala de aula:

•7. aquecer o aluno para receber a aula. Um aluno raramente tem sua mente aquecida para receber a aula e frequentemente está totalmente desligado. Cabe ao professor fazer um warming up, aquecimento, como qualquer esporte ou aperitivo que prepara o corpo para a ginástica ou refeição, basta que o professor pergunte: quem se lembra da última aula? Quem responder ganha um ponto, pois este aluno favorece o aquecimento de outras mentes, até as respostas começarem a pipocar. Pronto: as mentes estão aquecidas!

•8. mental-breaks: alunos não mais suportam ficar 50 minutos em aula. Até adultos precisam de coffee-breaks. Em uma aula pesada, o professor poderia abrir mental-break oferecendo 5 minutos para os alunos trocarem ideias entre si sobre o que foi dado ou, melhor ainda, um aluno pergunta e outro responde, numa competição de somar pontos quem mais souber.

•9. um aluno escolhido ou voluntário faz um resumo final da aula, também ganhando um ponto. A aula não termina sem o resumo.

•10. o professor deve fazer um teaser (recurso do marketing para estimular o “comprador” através de ofertas interessantes fazendo o aluno interessar-se pela matéria da próxima aula). É como as cenas do próximo capítulo das novelas e seriados de TV ou trailler dos filmes que chegarão aos cinemas.

•11. o professor tem que ensinar os pais a cobrarem diariamente as lições de casa. Os filhos têm que fazer um resumo de cada aula assistida, usando 150 palavras do próprio vocabulário e enviar aos pais como conseguirem: seja via mensagens de computador, torpedo, e-mail etc. Tiveram três aulas? Os pais têm que receber três resumos. Caso contrário, estarão sustentando a ignorância que custa muito mais caro do que o conhecimento.

Os itens 7, 8, 9, 10 e 11 já constam do meu novo livro “Pais e Educadores de Alta Performance”, a ser lançado em julho de 2011 pela Integrare Editora.

fonte: http://educacao.uol.com.br
HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS. 


Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.(Rubem Alves)

MULHERES

"Certo dia parei para observar as mulheres e só pude concluir uma coisa: elas não são humanas. São espiãs. Espiãs de Deus, disfarçadas entre nós.
Pare para refletir sobre o sexto-sentido.
Alguém duvida de que ele exista?
E como explicar que ela saiba exatamente qual mulher, entre as presentes, em uma reunião, seja aquela que dá em cima de você?
E quando ela antecipa que alguém tem algo contra você, que alguém está ficando doente ou que você quer terminar o relacionamento?
E quando ela diz que vai fazer frio e manda você levar um casaco? Rio de Janeiro, 40 graus, você vai pegar um avião pra São Paulo. Só meia-hora de vôo. Ela fala pra você levar um casaco, porque "vai fazer frio". Você não leva. O que acontece?
O avião fica preso no tráfego, em terra, por quase duas horas, depois que você já entrou, antes de decolar. O ar condicionado chega a pingar gelo de tanto frio que faz lá dentro!
"Leve um sapato extra na mala, querido.
Vai que você pisa numa poça..."
Se você não levar o "sapato extra", meu amigo, leve dinheiro extra para comprar outro. Pois o seu estará, sem dúvida, molhado..
O sexto-sentido não faz sentido!
É a comunicação direta com Deus!
Assim é muito fácil...
As mulheres são mães!
E preparam, literalmente, gente dentro de si.
Será que Deus confiaria tamanha responsabilidade a um reles mortal?
E não satisfeitas em ensinar a vida elas insistem em ensinar a vivê-la, de forma íntegra, oferecendo amor incondicional e disponibilidade integral.
Fala-se em "praga de mãe", "amor de mãe", "coração de mãe"...
Tudo isso é meio mágico...
Talvez Ele tenha instalado o dispositivo "coração de mãe" nos "anjos da guarda" de Seus filhos (que, aliás, foram criados à Sua imagem e semelhança).
As mulheres choram. Ou vazam? Ou extravazam?
Homens também choram, mas é um choro diferente. As lágrimas das mulheres têm um não sei quê que não quer chorar, um não sei quê de fragilidade, um não sei quê de amor, um não sei quê de tempero divino, que tem um efeito devastador sobre os homens...
É choro feminino. É choro de mulher...
Já viram como as mulheres conversam com os olhos?
Elas conseguem pedir uma à outra para mudar de assunto com apenas um olhar.
Elas fazem um comentário sarcástico com outro olhar.
E apontam uma terceira pessoa com outro olhar.
Quantos tipos de olhar existem?
Elas conhecem todos...
Parece que freqüentam escolas diferentes das que freqüentam os homens!
E é com um desses milhões de olhares que elas enfeitiçam os homens.
EN-FEI-TI-ÇAM
E tem mais! No tocante às profissões, por que se concentram nas áreas de Humanas?
Para estudar os homens, é claro!
Embora algumas disfarcem e estudem Exatas...
Nem mesmo Freud se arriscou a adentrar nessa seara. Ele, que estudou, como poucos, o comportamento humano, disse que a mulher era "um continente obscuro".
Quer evidência maior do que essa?
Qualquer um que ama se aproxima de Deus.
E com as mulheres também é assim.
O amor as leva para perto dEle, já que Ele é o próprio amor. Por isso dizem "estar nas nuvens", quando apaixonadas.
É sabido que as mulheres confundem sexo e amor.
E isso seria uma falha, se não obrigasse os homens a uma atitude mais sensível e respeitosa com a própria vida.
Pena que eles nunca verão as mulheres-anjos que têm ao lado.
Com todo esse amor de mãe, esposa e amiga, elas ainda são mulheres a maior parte do tempo.
Mas elas são anjos depois do sexo-amor.
É nessa hora que elas se sentem o próprio amor encarnado e voltam a ser anjos.
E levitam.
Algumas até voam.
Mas os homens não sabem disso.
E nem poderiam.
Porque são tomados por um encantamento
que os faz dormir nessa hora."

Luís Fernando Veríssimo

Um homem Inteligente Falando das Mulheres





O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana.

Tenho apenas um exemplar em casa,que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem as Mulheres!'

Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:

Habitat 

Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

Alimentação correta 

Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.

Flores

Também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.

Respeite a natureza

Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação? Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.

Não tolha a sua vaidade

É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.

Cérebro feminino não é um mito 

Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.

Não faça sombra sobre ela 

Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.

Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.

Só tem mulher quem pode!





Luiz Fernando Veríssimo

Dez mandamentos da maternidade:

Renunciarás a uma casa limpa
Possivelmente nunca mais terá uma conversa sem ser interrompida
Aprenderás a fazer compras às pressas
Não cobiçarás a vida social da próxima
Agora deverás honrar tua mãe e teu pai
Não mais terás todas as respostas
Não mais precisarás de um relógio com alarme
Deverás fazer cinco tentativas frustradas até conseguir sair de casa
Perguntarás a ti mesma o que fazias com o teu tempo
Saberás que tudo isso VALE A PENA!!!
** Antes de ser Mãe **


Antes de ser mãe eu fazia e comia os alimentos ainda quentes. Eu não tinha roupas manchadas. Eu tinha calmas conversas ao telefone. Antes de ser mãe eu dormia o quanto eu queria e nunca me preocupava com a hora de ir para a cama. Eu não me esquecia de escovar os cabelos e os dentes. Eu não tropeçava em brinquedos nem pensava em canções de ninar. Antes de ser mãe eu não me preocupava se minhas plantas eram venenosas ou não. Imunizações e vacinas eram coisas em que eu não pensava. Antes de ser mãe ninguém vomitou nem fez xixi em mim, nem me beliscou sem nenhum cuidado, com dedinhos de unhas finas. Antes de ser mãe eu tinha controle sobre a minha mente, meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos. ... eu dormia a noite toda .. Antes de ser mãe eu nunca tive que segurar uma criança chorando para que médicos pudessem fazer testes ou aplicar injeções. Eu nunca chorei olhando pequeninos olhos que choravam. Eu nunca fiquei gloriosamente feliz com uma simples risadinha. Eu nunca fiquei sentada horas e horas olhando um bebê dormindo. Antes de ser mãe eu nunca segurei uma criança só por não querer afastar meu corpo do dela. Eu nunca senti meu coração se despedaçar quando não pude estancar uma dor.Eu nunca imaginei que uma coisinha tão pequenina pudesse mudar tanto a minha vida. Eu nunca imaginei que pudesse amar alguém tanto assim...Antes de ser mãe eu não conhecia a sensação de ter meu coração fora do meu próprio corpo. Eu não conhecia a felicidade de alimentar um bebê faminto.Eu não conhecia esse laço que existe entre a mãe e a sua criança. Eu não imaginava que algo tão pequenino pudesse fazer-me sentir tão importante. Antes de ser mãe eu nunca me levantei à noite a cada 10 minutos para me certificar de que tudo estava bem. Nunca pude imaginar o calor, a alegria, o amor, a dor e a satisfação de ser uma mãe.Eu não sabia que era capaz de ter sentimentos tão fortes. Por tudo , obrigada, Deus, por eu ser agora um alguém tão frágil e tão forte ao mesmo tempo.

A ESCOLA DOS SONHOS

A ESCOLA DOS SONHOS É UMA ESCOLA DIFERENTE
TEM PIÃO, BARRA-MANTEIGA,PULA-SELA
E TEM UM JEITO DE ENSINAR QUE É SÓ DELA
MATEMÁTICA E PORTUGUÊS TAMBEM TEM
MAS NESTA ESCOLA TAMBEM TEM DANÇA
UFA! AINDA BEM, PORQUE SENÃO A GENTE CANSA.

TEM AULA DE CIÊNCIAS NUM BOSQUE COM MANGUEIRA, JABUTICABEIRA...
UMA DELICIA!
APRENDENDO DESSE JEITO,
AQUI NINGUÉM TEM PREGUIÇA.

QUANDO A GENTE FICA MUITO TEMPO EM SALA,
TOCA UMA CAMPANHIA QUE É UM SINAL
E UM SOM LÁ DO ALTO AVISA: CHEGA PESSOAL,
É HORA DE IR PRO QUINTAL!

O QUINTAL É UM LUGAR TODO COLORIDO, ALEGRE,
CHEIO DE ÁRVORES, BALANÇOS E TEM ATÉ ESCORREGADOR
PARECE ATÉ A CASA DA GENTE
AJEITADA COM MUITO AMOR.

MÁS ESCOLA É COISA SÉRIA,
NELA APRENDEMOS MUITOS VALORES: RESPEITAR, CUIDAR , ESCUTAR
SE EM UM DIA NÃO DEU CERTO, NO OUTRO DIA VAI DAR.
AQUI NÃO TEM TEMPO FECHADO
NÃO TEM NINGUEM MAL HUMORADO.

SE UM ALUNO NÃO SABE DIREITO,
VEM OUTRO ALUNO E DÁ UM JEITO, TODOS SE AJUDAM COM RESPEITO.

É CLARO QUE TEM PALHAÇADA, BAGUNÇA, CONFUSÃO,
MAS NO FIM TUDO SE RESOLVE SEM MUITA CHATEAÇÃO.

CHAMAMOS DE ESCOLA DOS SONHOS
CADA QUAL VÊ A SEU JEITO
UM JEITO QUE A GENTE DESEJA
COMO NUM SONHO PERFEITO.

Autora: Ana Mello ( Guia Prático p/ Professoras de Educ. Infantil)

DEFICIÊNCIAS

Mario Quintana

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus."A amizade é um amor que nunca morre".

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