segunda-feira, 17 de agosto de 2015

PROJETO PÁTRIA AMADA BRASIL

 PROJETO PÁTRIA AMADA  BRASIL

1.    TITULO DO PROJETO
Pátria amada Brasil

2. ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO

Escola Municipal de Educação  do Ensino Fundamental 

3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS

Língua Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e Natural
História e Geografia
Ensino Religioso
Artes
Educação Física
Música
Dança
Informática
Língua Inglesa


4. OBJETIVO GERAL
O referido projeto objetiva motivar e despertar nos alunos e na comunidade Escolar o amor e o respeito pela Pátria, estudando o passado histórico e a significação da data “Sete de Setembro”, contribuindo, desta forma para a compreensão do verdadeiro sentido e a importância de um Brasil Independente.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para
com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais
funcionários;
·         Formar na criança o conceito de Pátria;
·         Despertar o sentimento de patriotismo;
·         Cantar e interpretar o Hino Nacional;
·         Conhecer e localizar os Estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil;
·         Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil;
·         Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais;
·         Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “sete de Setembro”.

6. JUSTIFICATIVA

A democracia é uma conquista do povo brasileiro e devemos sempre exercer a cidadania. O dia 7 de Setembro é uma data muito especial, o nosso país vive um momento de eleição, já passou por um período de ditadura militar e hoje temos liberdade de expressão, uma conquista que iniciou com a Independência”. Por isso a importância de se trabalhar nos alunos essa consciência, e o amor a Pátria.
A semana da Pátria é sempre momento de emoção e reflexão. Começamos a nos tornar uma nação independente, marco histórico de uma luta iniciada bem antes e que continua até hoje. Homenagem à Pátria Amada é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da Lei, da língua e da liberdade, cada um de nós faz parte desta Pátria Amada.
É importante que a escola cuide para aproximar o aluno do significado dessa data. Vale pensar um pouco sobre isso para planejar e estabelecer as intenções de cada uma das atividades promovidas junto aos alunos. A criança deve entender que nós somos o Brasil. Podemos expressar nosso amor a Pátria preservando o que o país tem de mais bonito: suas áreas verdes, seus pássaros, seu ar.
Podemos expressar o amor a Pátria sendo solidários, cuidando e respeitando cada um que está ao nosso redor. Nosso amor a Pátria se faz pelo reconhecimento e respeito a sua terra, sua natureza, sua gente e seus símbolos.
É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil. 
7. POPULAÇÃO ALVO

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 
8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

·     Produção de poesias;
·     Coro falado;
·     Interpretação de músicas sobre o Brasil;
·     Interpretação de textos;
·     Palavras cruzadas;
·     Caça-palavras;
·     Exposição de textos e poemas;
·     Os símbolos Nacionais;
·      Hino Nacional;
·      A tela que representa a Independência do Brasil;
·      Músicas: (Raiz que fala desta terra produtiva (Brasilllll), (Meu país de Zezé di Camargo e Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL  de Ari Barroso) Música - Ivete Sangalo (Música País tropical);
·    O que aconteceu no dia 7 de setembro;
·     A figura de D. Pedro I;
·    O grito da Independência;
·    A vida no Brasil antes e depois da Independência;
·    A conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos, estatística, tabelas, porcentagens);
·     Como era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?
·     Leitura de textos;
·    Pesquisa;


9. RECURSOS UTILIZADOS

Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola lápis de cor, CDs, aparelho de som, televisão.
  
10. CULMINÂNCIA

Exposição “Verde-amarela” de todos os trabalhos realizados durante o projeto.
·                 Exposição do projeto no blog da escola, juntamente com fotografias dos trabalhos realizados.
            Encerramento com homenagens a Pátria.

11. AVALIAÇÃO


Ao desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria, buscaremos contribuir para mudanças de comportamento dos alunos diante dos Símbolos Nacionais e da data comemorativa, seu despertar para o Patriotismo e civismo. Assim como, a participação no desenvolvimento das atividades; o empenho e o relacionamento com os colegas e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário