sexta-feira, 21 de agosto de 2015

COMPETÊNCIAS NA LEITURA E NA ESCRITA

Anos Iniciais 


É função social da escola, possibilitar ao aluno o desenvolvimento das competências de leitura e escrita de gêneros variados. É o ler para aprender.
Aliadas à leitura estão a compreensão e a interpretação de textos, na medida em que focalizam discussões para determinadas estratégias de escrita, ampliando o conhecimento lingüístico, textual e de mundo dos alunos.
Os professores podem e devem iniciar mudanças em suas práticas docentes cotidianas para o alcance desses objetivos.
Para tanto, há algumas etapas essenciais ao planejamento e execução de atividades que visam ao desenvolvimento das competências de leitura e escrita.

1) ANTECIPAÇÃO DE LEITURA
● levantamento de hipóteses, sugestões;
● conhecimento prévio;
● exploração do título, autor, assunto, imagem.

2) APRESENTAÇÃO E LEITURA DO TEXTO
● contato com o texto;
● verificação das hipóteses levantadas.

3) ESTUDO DO VOCABULÁRIO
● significação das palavras desconhecidas, sinônimos, antônimos; (não há necessidade de usar nomenclaturas, mas mostrar para as crianças que existem palavras que têm o mesmo significado e outras com significados opostos) Ex.: lindo/maravilhoso – lindo/horroroso
● diferentes significados expressos pela mesma palavra.

4) COMPREENSÃO● busca de dados e informações relevantes que estão presentes, de forma explícita ou implícita, nos textos, permitindo o melhor entendimento dos mesmos.

5) INTERPRETAÇÃO
● envolve o conhecimento de mundo, as inferências e opiniões que vão além do texto.

6) PRODUÇÃO TEXTUAL
● deve ser realizada sempre a partir de uma situação real de comunicação, permitindo ao aluno
inserir-se no contexto do enunciado, escrevendo, portanto, não apenas para o professor.

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