segunda-feira, 17 de agosto de 2015

PROJETOS


Trabalhando com receitas





Suco de laranja com cenoura
Para recortar




INGREDIENTES

3 cenouras

2 bananas

6 laranjas

1 tablete de chocolate

açúcar a gosto

MODO DE FAZER

Sirva gelado

Corte as laranjas ao meio

Corte as cenouras em pedaços pequenos

Bata tudo no liquidificador e coloque açúcar a gosto

Esprema as laranjas

Recorte as linhas em tiras e monte a receita do suco com os ingredientes corretos e com o modo fazer em ordem.


RECEITAS NA MATEMÁTICA


BOLINHOS DE CHUVA

A vovó Cecília sempre prepara deliciosos bolinhos para o café da
tarde. Vamos conhecer sua receita:


4 xícaras de farinha
de trigo
2 ovos
2 colheres (das de sopa) de manteiga ou
margarina
1 xícara de açúcar
1 colher (das de sopa) de fermento em pó

Hoje, no café da tarde, metade da família não vai estar
presente.
Coloque nos espaços as quantidades que vovó Cecília deve usar par
reduzir a receita pela metade.


_______xícaras de farinha de trigo

________ovo

_______colher (das de sopa) manteiga ou margarina

_______xícara de açúcar

_______olher (das de sopa) de fermento em pó


BRIGADEIRO


Vovó Celina também faz um delicioso
brigadeiro.
Observe os ingredientes que ela usa na receita:

1 lata de leite condensado (250 g)
1 colher (das de sopa) de manteiga
2 colheres de chocolate em pó
1 pacote de chocolate granulado


Agora responda:

a) Uma lata de leite condensado custa R$ 1,75. Quanto você gastará em leite condensado para fazer 3 receitas iguais a essa?


b) Um pacote de chocolate granulado custa R$ 3,90 e dá para confeitar 50 brigadeiros. Quanto se gastará em chocolate granulado para 3 receitas?

Outras dicas:
*Vocês podem fazer uma pesquisa de preços do ingredientes no supermercado mais próximo da escola, ou pedir que pesquisem em casa e tragam para a escola a pesquisa ;

* Analisar que outros produtos usam as unidades de medida litro, quilo, etc, e montar um cartaz com figuras de revistas ou desenhos, cálculos, etc;

* Pedir para que tragam receitas de casa e separem as doces e as salgadas;

* Confeccionar um caderno de receitas com essas idéias que eles trouxeram de casa;

* Se tiver espaço e condições podem escolher uma receita bem fácil, como salada de frutas, sucos, docinhos, etc e fazer com eles na sala de aula. Eles adoram!!!

Tem muitas coisas que podem ser trabalhadas com esse tema tanto no Ensino Infantil como no Fundamental, usem e abusem da criatividade!!!

Retirado do blog: Ensinando com alegria!

PROJETO AMIZADE – EDUCAÇÃO INFANTIL


Educação Infantil
PROJETO AMIZADE – EDUCAÇÃO INFANTIL

1. OBJETIVOS

· Desenvolver competências sociais em crianças de quatro a seis anos

· Mostrar como serem amigas

· Exercitar a identificação, sensibilidade e fala pública sobre diferentes sentimentos

· Destacar como lidarem com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira

· Ajudar a expressarem sentimentos que lhes desagradam

2. PÚBLICO-ALVO

· 15 a 20 crianças de quatro a seis anos

3. RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS


· Recursos materiais: cartolinas, canetas hidro-cor, revistas velhas

· Outros recursos materiais, caso se faça opção por um treinamento e expressão das múltiplas inteligências (Ver fonte de referência 5º)

· Recursos Humanos: um a dois Mediadores previamente treinados

4. QUESTÕES RELEVANTES

· O que é a amizade?

· Amizade é o mesmo que amor?

· O que é um amigo de verdade?

· Qual a importância de um amigo?

· O que é o medo?

· Que coisas nos fazem felizes?

· Por quê ficamos tristes?

· O que nos deixa com raiva?

· Como não falar a um amigo?

· Como falar a um amigo?

E inúmeras outras do mesmo tipo, levantadas pelas próprias crianças


5. FONTES DE REFERÊNCIA

· ANTUNES, Celso – Alfabetização Emocional. Petrópolis. Editora Vozes. 7ª edição. 1999

ANTUNES, Celso – Fascículo 6 da Coleção Na Sala de Aula / A Alfabetização Moral em Sala de Aula e em Casa, do Nascimento aos Doze anos. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª Edição. 2002

· ANTUNES, Celso – Fascículo 7 da Coleção Na Sala de Aula / Um Método para o Ensino Fundamental: o Projeto. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª Edição. 2002

· ANTUNES, Celso – A Construção do Afeto. São Paulo. Augustus Editora. 4ª edição. 2001

· ANTUNES, Celso – Fascículo 3 da Coleção Na Sala de Aula / Como Desenvolver Conteúdos Explorando as Inteligências Múltiplas. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª Edição. 2002

· LeDOUX, Joseph - O Cérebro Emocional. São Paulo. Editora Objetiva. 1998

· RESTREPO, Luis Carlos – O Direito à Ternura. Petrópolis. Editora Vozes. 2ª edição. 1998


6. COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS

· Afetividade

· Auto-estima

· Otimismo

· Controle dos impulsos

· Empatia – Compreensão do outro

· Prestatividade e solidariedade

· Sinceridade

· Empatia no ouvir

· Comunicação Interpessoal

· Pensamento dirigido

· Autoconhecimento

· Administração das Emoções

7. FASES DO PROJETO

· ABERTURA

Mediadores, pais, professores, pessoas da comunidade especialmente convidadas discutem e elegem as competências desejadas e a seleção de questões que a culminância do projeto deverá responder.


· O TRABALHO PRÁTICO – ESTRATÉGIAS

PREPARAÇÃO DO ROTEIRO

Os professores e os Mediadores escreverão roteiros de apresentações teatrais simples, cuja duração não deve exceder 15 minutos e que devem vivenciar cenas do cotidiano dos alunos envolvendo temas de relações interpessoais para ajudarem as crianças aprenderem como serem amigas, reconhecerem e falarem sobre diferentes sentimentos, lidarem com verdade e com a mentira, com a ira e com a dor, com o medo e a tristeza, com a alegria e com a felicidade e como expressarem o que lhes agrada e desagrada. Essas pequenas peças podem simular situações do pátio da escola, disputa por lugares, formas de abordagem, etc.


ENSAIO


Para cada encenação haverá um grupo de “atores” e outro de “espectadores”, mas todos os alunos nas diferentes peças desenvolverão ambos papeis. Durante o ensaio não deve ocorrer a prioridade de “lições de conduta” ou julgamento sobre “atitudes certas ou erradas” ainda que o aparecimento destas, possa gerar uma resposta serena e coerente por parte do(s) intermedializador(es). Os Mediadores poderão ou não introduzir o “ponto” com um ator que não aparece, ajudando os atores nas falas a serem praticadas.

APRESENTAÇÃO

A apresentação de cada peça se dará de forma similar a qualquer apresentação teatral.

DEBATES

Após a encenação deverão ocorrer os debates, envolvendo inicialmente apenas os alunos e os Mediadores. Nesse debate deve prevalecer a solicitação de opiniões sobre atitudes, gestos, posturas, ações ainda que as mesmas não devam suscitar julgamentos morais por parte dos professores. Não existe um tempo prescrito previamente para a duração dos debates, embora os Mediadores devam mostrar sensibilidade para não o prolongarem além dos limites do interesse por parte dos alunos envolvidos.

SÍNTESE CONCLUSIVA

Concluído os debates os Mediadores sintetizarão as conclusões gerais, enfatizando o que se levou os alunos a aprenderem com a atividade.

FECHAMENTO

É extremamente importante destacar que os valores e os ensinamentos conquistados necessitem ser retomados em momentos e circunstâncias diferentes, internalizando-se nas atitudes dos professores, contextualizando-se aos temas curriculares desenvolvidos. Em verdade, a encenação, debate e síntese conclusiva jamais deve “encerrar” a atividade, antes abrir espaço para práticas sobre novas formas de relacionamento e emprego constante das habilidades sociais no cotidiano dos alunos.

8. LINGUAGENS APLICADAS

Importante atividade de reforço é, em outra oportunidade, reunir-se os participantes do Projeto solicitando que expressem através de diferentes linguagens – pinturas, paródias, colagens, desenhos, corais, etc. – os valores desenvolvidos e supostamente apreendidos durante a atividade.

Atividade extremamente enriquecedoras é utilizar diferentes estratégias de comunicação, conforme as inteligências humanas suscitadas – lingüistica, lógico-matemática, visuo-espacial, sonora, cinestésico-corporal, naturalista, intra e interpessoal – e organizar painéis ou murais expressando os valores assumidos.

9. AVALIAÇÃO

A forma de avaliação será desenvolvida através da comparação de relatórios organizados por todos os elementos da equipe docente avaliando as atitudes dos alunos em sala de aula e no pátio da escola, antes e depois da realização de cada encenação, enfatizando a eventual permanência, após seis meses ou mais, de valores eventualmente assumidos.

Projeto by Greyce são professores assim que fazem a diferença...


PROJETO INTERDICIPLINAR

1° TRIMESTRE DE 2007.


1.IDENTIFICAÇÃO:

SÉRIE: 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

TOTAL DE ALUNOS: 18.


DOCENTE: GREICE P. Z. DE AMORIM.


2.TEMA:

A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDISAGEM DA CRIANÇA.

3.SUBTEMAS:

Família

Escola

Criança

4.JUSTIFICATIVA:

O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.

O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.

5. OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ØValorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;

ØPromover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;

ØRessaltar a importância da afetividade na escola e na família;

ØTrabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;

ØOrientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);

ØAdotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;

ØAprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros

7.DESENVOLVIMENTO:

ØConversação;

ØFilmes;

ØCantigas de roda

ØHistórias;

ØMúsicas;

ØContos;

ØPasseio na casa dos alunos;

ØPromover jogos;

ØPiquenique;

ØConversação sobre a família;

ØOrigem do nome;

ØÁlbum do nome;

ØPesquisa da família montando a árvore geanológica;

ØTrazer fotografias da família;

ØMural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;

ØAjudante do dia;

ØCorpo humano;

ØCuidado com as coisas alheias.

7.1- Metodologia:

ØAdaptar filmes sobre a família;

ØTrabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;

ØDiscutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;

ØFazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;

ØTrabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;

ØTrabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.


7.2- CONTEÚDOS:

ØLinguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;

ØLógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas

ØHistória e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;

ØCiências; higiene e corpo humano;

ØEnsino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.


8.ATIVIDADES:

ØReleitura de filme sobre a família;

ØUtilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;

ØTrabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;

ØPedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;

ØRecorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;

ØPartindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);

ØTrabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.


9.AVALIAÇÃO:

Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.


10. CRONOGRAMA:

Será desenvolvidos nos meses, de março, abril e maio.

Projeto Família , Escola & Companhia ( click na imagem para ampliar)







Fonte : Projetos Escolares- Educação Infantil ano 03 nº 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário