sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PROJETO DAS SETE SEMANAS

Projeto das sete semanas

                      
         
               Projeto de leitura
         PROJETO ALFABETIZAÇÃO EM 7 SEMANAS
Professora: Sandra Maria Carvalho de Miranda
Método das sete Semanas

ORIENTAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 1º ANO
PROCESSO USADO:        Palavração e alfabético
MATERIAL:   Caderno do aluno, quadro pincel, cartazes das lições dadas,material emborrachado com letras do alfabeto e dados de aprendizagem.

A alfabetização é feira em 7 semanas, não necessita cartilha ou pré- deve mesmo guardar os livros que a criança tiver. A cartilha será organizada pelo professor como os alunos. O material a ser usado o quadro de giz e poucos cartazes que sugerirmos.
O método tem 4 fases que distribuímos por 7 semanas, que será controlado pelo professor.
1ª FASE – Estudo das vogais – 3 dias
2ª FASE – Família das vogais – 5 semanas
3ª FASE – Análise fonética – l semana

No final das sete semanas, o professor poderá adotar um livro. Pronto ao tipo de letra sugerirmos a cursiva.
1ª FASE – Duração 3 dias.
AS VOGAIS
Trazer para a sala de aula ficha com vogais maiúsculas e minúsculas, passar 3 dias trabalhando com elas. (Esta apresentação fica a critério do professor, se primeiro as maiúsculas e depois as minúsculas).
SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO DAS VOGAIS
A                E         I          O         U
A                e         i          o         u

Apresentá-las da seguinte maneira. Tenho uns amiguinhos para lhe apresentar, vocês gostaram de conhecê-los? Apresentar a ficha (contendo a ou as vogais) ler com elas, fixá-las na parede de onde todos possam ver. Ler as vogais na ficha, no quadro de giz, depois da leitura pedir aos alunos que copiem a liçãozinha.
Nos dias seguintes, repetir a mesma lição explorando bem cada vogal.
O essencial é que no final dos 3 dias, todos leiam e escrevam indistintamente as vogais, maiúsculas e minúscula. Que as identifiquem em outras situações.
2ª FASE – Duração – 5 semanas
      FAMÍLIA DAS VOGAIS
A FAMÍLIA DO A – 1ª SEMANA
Durante a semana, que tem 5 dias, apresenta 5 palavras começadas com a letra “A” uma em cada dia, 6º dia para verificação da aprendizagem.
As palavras deverão ser surgidas pelas crianças; o professor sempre sugerindo as primeiras. As palavras escolhidas deverão ser curtas e de vivência dos alunos.
Ex.: Ata, Ana, abacate, abacaxi, asa (apresentá-las maiúsculas e minúsculas). Não é obrigado usar as palavras desta orientação, são sugestões.
COMO PROCEDER
1.  Conversar com as crianças a respeito do “A”, e que nós vamos conhecer a sua família.
2.  Apresentar a 1ª palavra, em ficha e escrita no quadro de giz, conversar a respeito dela (ATA).
3.  Ler a palavra, pedir à classe que leia, ler por fila individualmente.
4.  Análise fonética – Ler a palavra outra vez e falar para a classe. Vamos ver quantas vezes nós abrimos a boca para dizer a palavra. Ex.: Pronunciar a palavra separando bem as sílabas. Quantas vezes? (2) que pedacinho falo primeiro, e, depois? Vou escrever como pronunciar (ata); apagar a palavra em seu caderninho separando em pedacinho, para isso pronunciar novamente (ata) sair de carteira em carteira observando o trabalho das crianças, se alguma errar dizer, será que é assim mesmo? Qual o procedimento que vem primeiro? É o último?
5.  Escrever novamente no quadro de giz a palavra em estudo junto à separada, chamar a atenção para os pedacinhos e perguntar se não gostariam de descobrir a família daqueles pedacinhos (ata). Destacar o pedacinho ta, vocês lembram-se das vogais? Se nós em vês de termos o como nós dissemos?

Ao terminar destacar a letra t e apresentar o seu nome, dizendo que ela ajuda a formar bonitas palavras.
6.  A classe copia a lição do dia em caderninhos onde estão organizadas as lições.
7.  Ditar a palavra ensinada, formar orações com a palavra ensinada. Ex.: A ata e uma fruta gostosa.
No final desta semana, terá a classe uma cartilha organizada no caderno e poderá dar-lhe um título.
Ex.:
Ata
Ata
Ata
ata
ta
Ta
te
te
ti
Ti
to
to
tu
tu
 
No dia seguinte antes de apresentar outra palavra recapitular a palavra estudada. Usar a mesma orientação para as outras palavras ensinadas.
Ex.: Colocar o quadro de giz na lista das 5 palavras ensinadas. Pedir a classe que leia cada palavra, chamar ao quadro de giz para separar em pedacinhos, descobrir a família dos pedacinhos, e identificar os pedacinhos e as letras de cada pedacinhos.
Copiar as palavras, fazer ditado com a classe. Se verificar que não houve aprendizagem, repetir a orientação com as mesmas palavras. Fazer um cartaz com as palavras aprendidas e com as sílabas, fixação da aprendizagem: Deixar os cartazes expostos:
Ex.:
PALAVRAS QUE LEMOS
PEDACINHOS QUE CONHECEMOS
Ata
n
t
b
e
s
t
x
Ana
na
ta
ba
ca
sa
tar
Abacate
ne
te
be
ce
se
ter
xe
Asa
ni
ti
bi
ei
si
tir
xi
Artur
no
to
bo
co
so
tor
xo
Abacaxi
nu
tu
bu
cu
su
tur
xu


ar
er
ir
or
ur


B. FAMÍLIA DO “E” – 2ª SEGUNDA

      Seguir a mesma orientação da família do “A”. Só entrar no estudo desta família se a anterior ficou aprendida realmente, por isso é que na final de cada família deve haver uma avaliação como foi sugerida na família do “A”.
Exemplo de palavra começado com o “e”. Eva, escola, escova, esponja, elefante, etc.
       Fazer cartazes no final da semana no exemplo anterior, para fixação da aprendizagem. Se verificar que as crianças separam direitinhas as palavras em “pedacinhos”, substituir por silabas.
C. FAMÍLIA DO “I” – 3ª SEMANA

Orientações idênticas as anteriores.
Exemplo de palavras que poderão ser usadas: Isa, Igreja, isqueiro, índio, ilha, irmã. Só ensinar uma palavra em cada dia, não esquecendo de avaliar aos sábados os cartazes com as palavras aprendidas e as silabas e ainda oração com palavras.
D. FAMÍLIA DO “O” – 4ª SEMANA

Orientações idênticas às anteriores.
Exemplo de palavras que poderá usar: óculos, Odete, Olavo, osso, orelha, ovo, olho.
E. FAMÍLIA DO “U” – SEMANA

Orientações idênticas às anteriores.
Exemplo de palavras que poderá usar: uva, unha, umbu, urso. Ulisses, urubu.
3ª FASE – 6ª SEMANA
Consoantes Sistematizadas.

Durante as cinco semanas passadas as crianças tiveram a oportunidade de ver todas as consoantes, mas do modo informal elas aprendiam as que iam surgindo nas palavras estudadas; mas não era em ordem alfabética. Nesta semana o professor durante cinco dias ensinará as consoantes em ordem 4 em cada dia ao mesmo tempo recordará a família de cada letra e palavra que começam com aquela letra. No sexto dia fará a avaliação: as crianças farão o ditado das palavras em ordem e farão também jogos de fixação.
Ex.: de cartazes para fixação
JÁ SABEMOS
                      Atividade 3.4  
         
               Projeto de leitura
         PROJETO ALFABETIZAÇÃO EM 7 SEMANAS
Professora: Sandra Maria Carvalho de Miranda
Método das sete Semanas

ORIENTAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 1º ANO
PROCESSO USADO:        Palavração e alfabético
MATERIAL:   Caderno do aluno, quadro pincel, cartazes das lições dadas,material emborrachado com letras do alfabeto e dados de aprendizagem.

A alfabetização é feira em 7 semanas, não necessita cartilha ou pré- deve mesmo guardar os livros que a criança tiver. A cartilha será organizada pelo professor como os alunos. O material a ser usado o quadro de giz e poucos cartazes que sugerirmos.
O método tem 4 fases que distribuímos por 7 semanas, que será controlado pelo professor.
1ª FASE – Estudo das vogais – 3 dias
2ª FASE – Família das vogais – 5 semanas
3ª FASE – Análise fonética – l semana

No final das sete semanas, o professor poderá adotar um livro. Pronto ao tipo de letra sugerirmos a cursiva.
1ª FASE – Duração 3 dias.
AS VOGAIS
Trazer para a sala de aula ficha com vogais maiúsculas e minúsculas, passar 3 dias trabalhando com elas. (Esta apresentação fica a critério do professor, se primeiro as maiúsculas e depois as minúsculas).
SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO DAS VOGAIS
A                E         I          O         U
A                e         i          o         u

Apresentá-las da seguinte maneira. Tenho uns amiguinhos para lhe apresentar, vocês gostaram de conhecê-los? Apresentar a ficha (contendo a ou as vogais) ler com elas, fixá-las na parede de onde todos possam ver. Ler as vogais na ficha, no quadro de giz, depois da leitura pedir aos alunos que copiem a liçãozinha.
Nos dias seguintes, repetir a mesma lição explorando bem cada vogal.
O essencial é que no final dos 3 dias, todos leiam e escrevam indistintamente as vogais, maiúsculas e minúscula. Que as identifiquem em outras situações.
2ª FASE – Duração – 5 semanas
      FAMÍLIA DAS VOGAIS
A FAMÍLIA DO A – 1ª SEMANA
Durante a semana, que tem 5 dias, apresenta 5 palavras começadas com a letra “A” uma em cada dia, 6º dia para verificação da aprendizagem.
As palavras deverão ser surgidas pelas crianças; o professor sempre sugerindo as primeiras. As palavras escolhidas deverão ser curtas e de vivência dos alunos.
Ex.: Ata, Ana, abacate, abacaxi, asa (apresentá-las maiúsculas e minúsculas). Não é obrigado usar as palavras desta orientação, são sugestões.
COMO PROCEDER
1.  Conversar com as crianças a respeito do “A”, e que nós vamos conhecer a sua família.
2.  Apresentar a 1ª palavra, em ficha e escrita no quadro de giz, conversar a respeito dela (ATA).
3.  Ler a palavra, pedir à classe que leia, ler por fila individualmente.
4.  Análise fonética – Ler a palavra outra vez e falar para a classe. Vamos ver quantas vezes nós abrimos a boca para dizer a palavra. Ex.: Pronunciar a palavra separando bem as sílabas. Quantas vezes? (2) que pedacinho falo primeiro, e, depois? Vou escrever como pronunciar (ata); apagar a palavra em seu caderninho separando em pedacinho, para isso pronunciar novamente (ata) sair de carteira em carteira observando o trabalho das crianças, se alguma errar dizer, será que é assim mesmo? Qual o procedimento que vem primeiro? É o último?
5.  Escrever novamente no quadro de giz a palavra em estudo junto à separada, chamar a atenção para os pedacinhos e perguntar se não gostariam de descobrir a família daqueles pedacinhos (ata). Destacar o pedacinho ta, vocês lembram-se das vogais? Se nós em vês de termos o como nós dissemos?

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