segunda-feira, 17 de agosto de 2015

PROJETO FOLCLORE

Projeto Folclore:  Resgatando Culturas

1.      TITULO DO PROJETO

Projeto Folclore: Resgatando Culturas

2. ESCOLAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental

3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS

Língua Portuguesa
Matemática
Mundo Físico e Natural
História e Geografia
Ensino Religioso
Artes
Educação Física
Música
Dança
Informática
Língua Inglesa


4. OBJETIVO GERAL
O referido projeto objetiva levar os alunos a
resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira, bem como
enfatizar a importância do folclore para a comunidade.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

                   Resgatar a nossa cultura por meio do folclore;
Compreender ou ter noção de folclore;
Evidenciar o folclore regional;
Despertar nos alunos o interesse por nossas tradições;
Desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual por meio de poesias, músicas, danças...


6. JUSTIFICATIVA


Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.

O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos acréscimos da coletividade.

"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou" (Xavier).
O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por parte do professor e dos próprios alunos e realizado em sala de aula, a partir do lar, da família, estendendo-se à vizinhança e a comunidade. Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as manifestações ligadas às atividades locais. Outra experiência folclórica, a culinária, resulta do encontro de diferentes culturas, diversidade do clima e abundância de recursos naturais. Por meio dela o professor pode trabalhar os sentidos, a matemática, a estética e a saúde alimentar dentre uma infinidade de outros aspectos.


7. POPULAÇÃO ALVO.

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental.


8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

·         Discutir com o grupo a cultura popular brasileira.
·         Produção de textos;
·         Cantigas folclóricas;
·         Receitas de comidas folclóricas;
·         Histórias;
·         Atividades com parlendas, trava-línguas, adivinhas;
·         Linguagem Oral, expressão e comunicação;
·         Pesquisas; 
·         Brincadeiras e jogos;
·         Poesia;
·         Vídeos;
·         Recorte e colagem;


9. RECURSOS UTILIZADOS

Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola lápis de cor, CDs, aparelho de som, televisão.


10. CULMINÂNCIA

Será montado painel com algumas das atividades realizadas pelos alunos.
Confecção de um livro de folclore a partir dos trabalhos realizados sobre o tema.
Peça teatral com dedoches.

11. AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário