terça-feira, 5 de maio de 2015

PALAVRAS QUE CURAM !

Palavras que Curam !


"Nada muda se você não mudar!"

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamoralmos 40:1

"Até onde posso, vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu, foi porque não me sentiu com o coração." (Clarisse Lispector)

Quando você entender plenamente quem Deus te chamou pra ser, você não vai querer ser ninguém além de si mesmo.

"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." 1 Coríntios 2:9

(Isaías 40:31) - Mas os que esperam no senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.

A Fé remove montanhas!!
Deus muda situações..

Se houver retidão no coração, haverá beleza no caráter. Se houver beleza no caráter, haverá harmonia no lar. Se houver harmonia no lar, haverá ordem na Nação.

Mais perigoso do que um inimigo declarado é o amigo que sempre está ao seu lado, mas não torce por você.


Existem coisas simples que enchem o coração de alegria...

O mal não é bonitinho
Não faça barganha com ele
Que sua palavra seja sim ou não. Fidelidade aos princípios que geram vida e não morte ao coração

Nem toda porta fechada é falta de fé. Tem porta que tem que ficar fechada mesmo.

Tiger Woods, antes de ser o primeiro campeão negro de golfe, tinha duas vozes para escutar: a das pessoas que diziam ¨¨Nunca um homem negro será campeão deste esporte¨¨ e a de seu pai que lhe disse " você é um campeão", adivinha a qual voz ele deu atenção?
Que nossa meta seja escolher aqueles que nos acompanharam no caminho até nossos sonhos, são as pessoas que potencializam nossas capacidades em 100%.Não dê ouvidos a vozes estranhas não deixe que as pessoas julguem seu potencial.

Não veja ninguém com os olhos dos outros.

A verdadeira amizade é um estímulo poderoso para o amadurecimento moral e nos torna seres nobres. A Amizade é uma forma de amor

"... Que não me falte coragem para viver e lutar. Que ao me levantar eu possa estar apta para correr atrás de tudo aquilo que sonho pra mim. Que não me faltem as palavras certas nos momentos certos, e que não me falte o silêncio quando eu precisar me calar pra ouvir o que o meu coração tem a dizer. Que eu não me esconda nem permita que me diminuam. Viver é realmente muito bom. Pra quem sabe..."

Jesus é infinitamente maior, ele é o arquiteto do universo, porque dele, por ele, e para ele são todas as coisas...

Vivemos numa sociedade de equilíbrio tão precário.

Uma das verdades mais extraordinárias da vida cristã é que Deus ouve nossas orações.

"Os infelizes são ingratos;isso faz parte da infelicidade deles"
Victor Hugo

As pessoas que tentam fazer uma coisa e fracassam estão definitivamente melhores do que as que procuram não fazer nada e ficam de braços cruzados sem determinação.

Não é a felicidade que nos traz gratidão.
É a gratidão que nós traz felicidade.

Humilhar o outro é a defesa de uma pessoa ignorante pela necessidade de se sentir superior.

Pequenas atitudes podem nos levar a grandes mudanças. Que seu destino seja a superação, o amor, a felicidade e a vida abundante.

Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver. Provérbios 27.9

"O Coração do homem pode fazer planos mais a resposta certa vem dos lábios do Senhor!" Prov 16:1
Amizade entre Mulheres:

As Mulheres precisam se unir mais e pararem de serem invejosas, competitivas e falsas. Seja amiga de verdade ! Celebre as vitorias de suas amigas!

“É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado.” Saiba que são suas decisões, e não suas condições, que determinam seu destino. Estudos têm demonstrado que as pessoas mais bem-sucedidas tomam decisões depressa porque não têm dúvidas a respeito dos seus valores e do que realmente desejam para suas vidas. (Anthony Robbins)

- Porém que todas as decisões sejam tomadas de acordo com a vontade de Deus.
Se você pode entender quem você é e o que os outros são, você vai chegar à conclusão de que ser diferente não é errado. Danny Silk

E chega uma hora que a cruz deixa de ser um peso e vira um sonho, uma esperança!

Só quem sabe voar conhece o motivo porque os pássaros cantam.

É preciso identificar aquelas pessoas que pertencem ao teu futuro e aquelas que não fazem parte dele.

Dê as pessoas a oportunidade de se defenderem.

 As coisas não são como nós vemos, as coisas são como realmente são. Nossa visão é turva quando julgamos.

A Felicidade não é um lugar onde se vai, mas uma maneira como se caminha. A felicidade não está no ter , mas no ser. Cuidado com os encantos e as miragens que não produzem felicidade verdadeira e só enganam.

Nossos problemas são oportunidades para vermos o mover poderoso de Deus. Quando oramos em coletividade criamos sinergia. Mente renovada é ter expectativa confiante no poder sobrenatural de Deus. A fé vem pelo ouvir, ouvir constrói a fé. Que a atmosfera interior de fé cresça no coração. Que a esperança em Deus nos dê todo livramento e escape.

O deserto é a escola de Deus, onde ele treina a quem ama. O deserto não é um acidente de percurso, mas uma agenda divina. Na escola do deserto aprendemos a nos humilhar e que Deus é tudo. No deserto Deus trabalha em nós para depois trabalhar através de nós. O desafio é confiar em Deus.
Todos nós somos pessoas de carne e osso, cheias de falhas e limitações. Entretanto pela força da fé, nos tornamos vencedores. Deus nunca nos abandona. Então sigamos em frente! Seguindo a orientação de Deus em oração. Nossa confiança está em Deus que faz milagres e tem o poder de mudar pessoas e situações.

"No momento em que você olhar olhar para todos os lados e não encontrar a ajuda que precisar, quando as mãos se encolherem e ninguém mais quiser ouvi-lo, Fale com Deus, ele lhe abrirá portas e estas nunca se fecharão."

Você é fruto do sonho de Deus. Deus não te vê como um pobre coitado! Deus te vê como um príncipe ou princesa, ele te ama não pelo que você tem ou faz, mas te ama do jeito que você é ainda que você tenha que amadurecer em algumas áreas da vida. Deus deseja que você se sinta amado!
Deus é nosso refúgio e fortaleza. No meio de tantos perigos e conflitos da vida precisamos ter presentes estes dois conceitos (refúgio fortaleza) Não existe melhor estratégia do que esperar e descansar em Deus.

Em Busca da verdadeira sabedoria

Cultura por mais vasta que seja, não nos torna sábios. Caminhar para a sabedoria não é muitas vezes, ter passado pelas escolas. Quantos acadêmicos brilhantes não se comportam como loucos. Sábio é aquele que sabe orientar adequadamente a sua alma. O sábio inclina o seu coração para Deus, procura o autêntico repouso. Só na verdade, através de uma lente de pureza, conseguirei penetrar no segredo das coisas. Felizes os puros de coração porque eles verão a Deus.

A Presença de Deus, nossa defesa!
As vezes traçamos pequenos esquemas de defesa contra circunstancias diversas. Somos como crianças que constroem castelos a beira mar julgando que as muralhas da areia são capazes de resistirem á força das ondas que se aproximam. Mas a verdade é que contra o poder do mal não há força que nos valha: nem o dinheiro nem a cultura, nem a posição social. Não existe nada mais forte para nos proteger do que a presença de Deus. A Presença divina nos fortalece! Quando sentimos a presença de Deus ficamos em paz! Ele nos faz acreditar que não devemos temer ainda que a terra se mude, e ainda que os montes estremeçam no coração dos mares.
Não há nenhum problema tão grande que Deus não possa resolve-lo. Não existe pecado tão terrivel que Deus não possa perdoá-lo. Não há nenhum poço tão profundo que não possa encontrá-lo. Não há nenhuma dívida tão grande que Deus não pode pagá-la. Não há pessoa tão má que Deus não possa transformá-la. Não há nenhuma pessoa tão doente que Deus não possa curá-la. Não há nenhuma mente tão quebrada que Deus não possa restaurá-la. Não há nenhum...bem, Deus é especialista no impossível! Kris Valloton

O mundo busca talento, Deus se preocupa com o caráter enquanto o mundo busca métodos melhores Deus procura homens melhores. O Caráter é sempre mais importante que a beleza que o talento não adianta ter grana, ser bonito e não ter caráter.

Será que você já pensou que sua vida é complexa demais para que Deus possa entender? Lembre-se, Deus criou todo o universo, nada é difícil para ele. Deus nos criou; ele sempre esteve e sempre estará vivo, e seu amor é maior do que qualquer problema que possamos enfrentar.

A Mediocridade muitas vezes é uma escolha pessoal, não é um problema pessoal, institucional, departamental, mais pode ser uma questão pessoal.

Paternidade envolve responsabilidade não é um aspecto periférico da vida de um homem: é sua prioridade! Filhos carecem de coisas que o dinheiro não pode comprar. Querem ver seus pais cuidarem bem de suas mães. Desejam ouvir declaração de amor. Esperam receber manifestações de carinho, precisam de conselhos, limites e disciplinas. Pais dedicados terão muito do que se alegrar no futuro. O mundo precisa de bons pais.

Desejo que você
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama.

Augusto Cury

Os Pais são os arcos de onde os filhos, como flechas vivas,são lançados para o futuro

"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" - Mateus 6:22-23
Jesus estava se referindo aqui ao olhar ao discernir, ao compreender ao perceber. A nossa percepção é a lâmpada do nosso ser. É preciso ter cuidado em como percebemos as coisas que nos cercam. O Modo de olhar pode nos iluminar ou pode nos colocar em trevas.

"Existem muitos revolucionários sem uma revolução"
Pr JB Carvalho

As sementes do sucesso são disseminadas pelo fogo da adversidade. Jesus disse: "Neste mundo, vocês enfrentaram obstáculos mas tenham coragem eu venci o mundo" João 16.33.

"Trate as pessoas como se elas fossem o que poderiam ser e você as ajudará a se tornarem aquilo que são capazes de ser" Goethe.

O FRACASSO
Desejo que você tenha Sucesso !!
O fracasso é inevitável, enquanto o sucesso só acontece de vez em quando. Se quisermos aprender algo útil, precisamos ouvir os fracassos e dar voz ás pessoas que fizeram tudo errado. O fracasso tem haver com nossas escolhas. Saber como as pessoas se recuperaram depois de errarem é importante.







"Se um homem não encontrou uma razão para morrer, então ele não tem uma razão para viver"(Martin Luther King Jr.)



Obstáculos são ingredientes indispensáveis a uma vida bem sucedida. Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades. A vida prospera com os desafios. A vida precisa de luta para prosperar.

Pratique o desapego quando necessário!





Existem pessoas que pensam“ O outro é mais importante do que eu” ou então “A opinião dos outros em relação a mim é o que vale” Isso é perigoso, viver a sombra daquilo que os outros pensam, precisar sempre se auto afirmar através de outras opiniões é ruim . Nem sempre a opinião de outras pessoas é certa, e nem sempre precisamos da aprovação dos outros para sermos felizes! Amadurecer e procurar avaliar bem as coisas e desenvolver um bom senso critico, procurar aprender a andar com as próprias pernas, pois nem sempre você terá alguém do seu lado preparado ou disposto a caminhar com você. Somente Deus estará contigo 24 horas por dia, então desenvolva sua independência. Isso mesmo aprenda a ser independente. Como? Bom você precisa aprender a si amar! Simplesmente porque você é um ser importante!  Quem determina sua existência é Deus e pra ele você tem um grande valor, ele te ama como você é.
            Hoje o mundo está carente muitas pessoas estão cada vez mais viciadas em gente, aplauso e aprovação de outras pessoas. Isso aí causa uma dependência que poderia ser comparada com uma prisão do Eu. A mídia e as pressões de outros grupos acabam controlando as pessoas. Isso mesmo! Vidas são controladas.
            Tenha liberdade para ser você mesmo ! expresse seus sentimentos e opiniões, não tenha  a neura de querer agradar a todos !

            Uma pessoa muito dependente possui três características marcantes:

1ª É uma pessoa insegura – Não tem firmeza na vida, depende tanto dos outros que acaba ficando perdido. Precisa tomar decisões importantes mais tem medo. Desfrute tomar decisões!!

2ºÉ uma pessoa controladora- Como o dependente precisa desesperadamente do outro para ser feliz fara tudo para tentar controlar e manipular o outro pois tem medo de perdê-lo .

3º É uma pessoa que duvida de sua própria capacidade- Acredita que não tem capacidades de enfrentar o mundo sozinha. Procura sempre alguém seguro o suficiente para estar ao lado.

O apego exagerado não é somente a pessoas

Existem aqueles que são apegados ao trabalho- vivem pelo trabalho ao ponto de não viverem mais para a família e nem curtem a vida .
Ou aqueles que se apegam a academia vivem malhando freneticamente, acreditando que ter músculos e tudo .
Aquele que é apegado ao namorado (a) que não deixa o companheiro(a) respirar. Apego a jogos, a internet, e vários outros tipos de apego que são prejudiciais.
Existe mesmo esse apego a coisas, a situações, ao dinheiro, trabalho estudo, religião  etc. eu falo dos excessos.
O Apego traz frustração e angustia – Pense bem você se apega muito a alguém e cria uma expectativa muito grande em relação a essa pessoa esquecendo-se que esse alguém por ser um ser humano poderá te decepcionar a qualquer momento.
Não seja um eterno carente, não fique esperando que o mundo todo vá agradar você e que as pessoas irão corresponder suas expectativas.
Olhe pra você! Respeite-se sempre! Ame-se! Se aceite! Tente entender sua vida!
Corra atrás dos seus sonhos, seus ideais, seus projetos. Muitas vivem o sonho dos outros e não correm atrás dos próprios sonhos, não te aconselho a ser arrogante e egoísta mas amor próprio é importantíssimo ! Falo de amor próprio mesmo. Ame ao teu próximo como a ti mesmo!

Estratégias para se livrar do apego

-Veja os problemas como oportunidades de amadurecimento e crescimento, sempre a uma saída quando temos fé em Deus.
-Tome cuidado com os pensamentos negativos! Seja otimista tendo uma visão de fé e confiança em Deus.
-Conheça seus pontos forte, saiba usar esses pontos a seu favor.
-Seja perseverante, não desista das coisas certas e saudáveis.
-Busque motivos para ser feliz todos os dias.
-Faça coisas novas, crie novas oportunidades, preencha sua mente ao invés de ficar somente pensando nos outros pense também em você.

-Viva sua vida, concentre-se nela, tem gente que vive mais a vida dos outros do que a própria vida.
-Olhe-se no espelho e diga vou cuidar de mim 

Não adote a Solidão como morada no coração...





Quem nunca sentiu solidão? É um sentimento bastante comum na humanidade. Solidão não é ausência de pessoas mas sim falta de intimidade com as pessoas mais próximas.Em outras palavras você pode ter a casa repleta de amigos, frequentar festas, estar no meio de uma multidão e mesmo assim sentir-se sozinho.Muitas pessoas tentam afugentar a solidão entregando-se de corpo e alma ao trabalho ou a projetos pessoais, ou até mesmo estudando muito, porém nenhuma dessas fórmulas são infalíveis contra a solidão. Somente tendo relacionamentos significativos com Deus família e amigos é que podemos vencer a solidão. Tudo o que o ser humano deseja é pertencer a um meio, um grupo, a alguém e isso é importante. O próprio Deus preencheu a solidão de Adão criando Eva. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele Gênesis 2:18. Assim como Adão no Éden, muitos heróis bíblicos sentiram solidão como é o caso do apostolo Paulo quando foi preso, o próprio mestre Jesus sentiu-se desamparado pelo seu próprio povo e sozinho no Getsemani e durante sua crucificação.
Espere aí! você pode até dizer: Gosto de ficar sozinho de vez em quando!Tudo bem, querer ficar sozinho pra dá um tempo, esfriar a cabeça, ficar só pra organizar a vida, se situar em meio às situações, ou como diz o outro fechar pra balanço!Tudo isso é normal. Anormal é sentir um vazio existencial que decorre da falta de relações significativas. Precisamos nos sentir aceitos, importantes e próximos do coração das pessoas, mas não se desespere ninguém precisa sair por aí correndo atrás de todo mundo na ânsia de tornar-se popular e ter um milhão de amigos para sentir-se aceito, quem faz isso pode encontrar pessoas erradas, submetendo-se a caprichos ou tornando-se massa de manobra dos outros. Para relacionar-se bem se torna necessário ser criterioso na escolha dos amigos, é claro que amigos possuem defeitos, porém é bom lembrar sempre, quem não te ama não te merece!As pessoas precisam se aproximar de você não com falsos interesses e nem pelo que você tem ou faz, mas sim pelo o que você é.
Por fim quero ressaltar que o isolamento é algo perigoso, pessoas solitárias tendem a se isolarem cada vez mais. Não viva isolado, abra a Janela do seu coração, acredite que ainda existem pessoas boas no mundo e que vale a pena fazer bons amigos e até tolerá-los.
Vença a solidão! Não espere que a vida se torne um mar de rosas para começar a vencer a solidão. Não fique culpando os outros e Deus por sentir-se sozinho, olhe para dentro de si mesmo e mude. Relacione-se com Deus, fale com ele, que alem de ser seu pai amoroso também é seu melhor amigo. Outra dica importante é superar desentendimentos passados através do perdão. Olhe também para os lados muitas vezes o amigo que precisamos está do nosso lado e nós nem percebemos. Invista atenção, cuidado admiração e respeito para com o seu próximo.Enfim nunca desista de amar pois o amor nunca falha.

A mulher que, muitas vezes faz jornadas de trabalho duplas ou triplas, pouco conhece sobre seu próprio corpo e sobre as doenças que podem acometê-lo sem perceber o que elas podem fazer com ele. Além da missão de trazer ao mundo e educar os filhos, ela ainda se confronta com provas mais duras, com os afazeres domésticos e com alguma atividade fora de casa.

Assim, em síntese, é possível concluir que as causas de depressão em mulheres podem estar relacionadas ao estresse ocupacional e aos fatores bio-psico-fisicos, bem como às excessivas jornadas de trabalho, além dos demais fatores desencadeantes da depressão, como os fatores psíquicos como perdas significativas, decepção, superego rígido, culpa excessiva, entre outros. Também existem os fatores circunstanciais que podem ser os conflitos familiares, mudanças adaptativas, economia, entre outros. Porém, ainda não é possível afirmar todas as causas relacionadas ao fenômeno da depressão e isso acontece devido a sua complexidade, a qual tem provocado, questionamentos no ambiente clínico e organizacional.



Remete-se à necessidade de gerar um espaço na sociedade, seja nas comunidades, nas escolas ou nos próprios locais de trabalho, no qual a mulher também possa expor suas dúvidas, obter informações e buscar soluções para praticar ações individuais com repercussões sociais. É possível que a Psicologia Social, venha a contribuir nesse sentido, na organização de movimentos e grupos que evidenciem a mulher, bem como este tema pode instigar novas pesquisas.


Como devemos realizar nossos sonhos

Estava eu olhando o velho João, entretido em varrer as folhas secas do jardim. A área era grande, e o velho caprichava em não deixar nem uma folha no gramado.
- João, disse eu sorrindo, que maravilha se você pudesse, só a um desejo seu, ver todas estas folhas, de repente, empilhadas num monte!
- E posso mesmo, disse o velho prontamente.
- Se você pode, vamos ver! desafiei.
- Folhas! Juntem-se todas! disse o velho, numa voz de comando. E lá continuou limpando a relva até que as folhas ficaram juntas num só monte.
Viu? Disse-me, sorrindo - É este o melhor meio de vermos realizados os nossos desejos. Trabalhar, com afinco, para que aquilo que queremos seja feito.
O incidente calou-me no espírito. Mais tarde, ao estudar a biografia dos cientistas e de todos aqueles cujas obras nos parecem, por vezes, milagres verdadeiramente sobre humanos, descobrí que adotavam geralmente o sistema do velho jardineiro.
Todas as suas realizações resultaram do fato de que estes homens, desejando fortemente chegar a certo objetivo, nunca cessaram de lutar por alcançá-lo.




Os sonhos se assemelham as plantas, necessitam de muita atenção, água, terra, adubo, sol, sombra e principalmente tempo para florirem e frutificarem e como cada planta, os sonhos têm necessidades diferentes. Temos que tomar cuidado com alguns rótulos já que muitas vezes confundimos nosso entendimento do que venha a ser pessoas realizadoras. Achamos por pressão social ou pessoal que temos que ser o novo Bill Gates, Thomas Edison, Walt Disney, Silvio Santos, e tantos outros grandes nomes. PARE! Cada pessoa tem a sua própria historia, seus próprios sonhos, ninguém repete a historia dos outros.
 Realizar sonhos exige muita disciplina, planejamento, fé, perseverança e muita força de vontade. A maioria das pessoas acha que basta sonhar que irá aparecer uma fada ou duende e num passe de mágica seus sonhos estão realizados aos seus pés.Isso não existe, sonhos demandam esforço e dedicação. Diz o ditado popular, o qual discordo totalmente, “Sonhar não custa nada”. Em minha opinião custa muito, podem custar o seu futuro. Afirmo isso baseado em uma frase do escritor Vitor Hugo, “Nada melhor do que um sonho para criar um futuro”. O homem, portanto, nunca deve perder a capacidade de sonhar.
Será que depois de ler todo esse discurso, você ainda tem dúvidas sobre a importância de sonhar? Quem sonha encontra um estado de graça que o faz acreditar que pode tudo. Experimente fechar os olhos e visualizar o seu sonho realizado. Qual foi a sensação? Um “frio na barriga” acompanhado por um estado de felicidade contagiante. Imagine, então, o ânimo que sentirá quando estiver trabalhando para realizá-lo.

 Para realizarmos nossos sonhos devemos antes refletir sobre algumas questões:
1 Qual a sua missão de vida?
2 Qual a sua visão de mundo e de si mesmo?
3 Quais são os seus valores?
4 Quais são seus sonhos e como você pode alcançá-los?
5 Você tem sonhos, mas acha impossíveis de serem realizados?
6 Que tipos de habilidades e competências você necessita para realizar os seus sonhos?
7 Como o que você aprende na escola se encaixa em seu sonho?

Livre-se dos Egoístas Generosos - Os sangue Suga aqueles que só pensam em si e não estão nem aí pra sua felicidade...

                                                       

         Na vida existem os que dão, aquelas pessoas generosas que vivem para servir aos outros quando precisam, aqueles que realmente sentem a dor do outro e se comovem, aqueles que se preocupam de fato com o que está acontecendo ao redor.Mas também existem aquelas pessoas que recebem mais do que dão, aquelas pessoas egoístas centradas em si mesmas que olham e elogiam o próprio umbigo e querem continuar sugando das pessoas, são seres oportunistas.Se você vive pensando apenas em suprir os outros, saiba que Deus não te chamou pra isso! Ser forte não significa ser bobo.Pense em você também.Você tem medo de sentir-se fraco se não for visto como provedor? Cuidado em alguns casos muitas pessoas precisam se sentirem eternas doadoras e provedoras porque lá no fundo do coração se sentem inferiores.Sua constante atenção e dedicação aos outros pode te levar ao esgotamento emocional e te impedir de ser feliz. Acorde ! Pense em você, no seu futuro, desapegue de pessoas que não pensam em você e só querem tirar suas energias.     
         Não deixe que as situações passem despercebidas, abra seus olhos!O sangue suga sempre se revela através de seus atos.Ajudar as pessoas é algo lindo, maravilhoso porém na caminhada da vida todos devem crescer com as próprias pernas e amadurecer, o que não pode acontecer é voce se anular por causa dos outros e não investir na própria felicidade.Hoje encontramos sangue suga por toda parte:
-Na escola: Aquele colega que não faz nada e vive colando de você,  precisa de você para fazer os trabalhos porque ele morre de preguiça de dar os primeiros passos.
-O Amigo da onça que sai contigo e não paga a conta, descaradamente monta nas suas costas achando que tu tem obrigação de pagar sempre.
-O Amigo que pede carona sempre e nem se toca em rachar o valor da gasolina achando que o carro é movido a vento.
-Aqueles oportunistas de todos os jeitosNas relações amorosas então? Nem se fale ! Você faz tudo por alguém que não te valoriza.
-Os casamentos doentes estão por aí, mulheres e homens desvalorizados que fazem tudo para agradar e não recebem nada em troca, são de fato os explorados.
-Sempre tem alguém na família que carrega o piano, é o salvador da pátria, assumiu o papel que não era dele,o sr.ou sra. resolve tudo,é o que lembra de cuidar de todos e ninguém tá nem ai pra felicidade do provedor.Você pensa em todo mundo ? Quem pensa em você? Reflita nisso enquanto é tempo, distribua o peso do piano, e pare de ser bobo(a)!

Ato falho segundo a psicologia


Ato falho segundo a psicologia









Ato falho segundo a psicologia seria o engano involuntário no falar , no escrever ou no comportamento físico que revela uma intenção inconsciente que não era pra ser revelada. Algo que falha e ao mesmo tempo revela um desejo inconsciente. Tudo tem uma associação , nada é casual. Nossa vida é o resultado de toda a nossa história , nada é por acaso. No ato falho não há intenção , não há dolo.
Exemplo de atos falho: trocar o nome de alguém
                                         
                                                Esquecer uma criança no carro
                                                Esquecer a chave do carro etc.
                                                Erros triviais na aparência-
 Sigmund Freud descreveu o fenômeno em seu livro A Psicopatologia da Vida Cotidiana


O Ato falho na politica – Nossos políticos que sobem ao poder num discurso de honestidade e aliança com o povo, esses políticos buscam o volto dos pobres com o dinheiro dos ricos, para proteger tanto os ricos quanto os pobres porem quando chegam no poder fazem exatamente o contrario, daquilo que haviam se proposto. O discurso é um e a pratica é outra. Quais as relações de culpa que esses políticos devem ter? Bom na maioria das vezes nenhuma. Mas uma parcela desses políticos se permitem flagrar, com dinheiro na cueca , com dossiês, com impropriedades administrativa. Eles se permitem flagrar porque inconscientemente eles sabem que estão errando. Estão falhando com aquilo que eles se propuseram fazer. O Ato falho acerta contas com o seu inconsciente. Através do ato falho o desejo do inconsciente é realizado. Por isto pode ser inferido que nenhum gesto, pensamento ou palavra acontece acidentalmente. Os atos falhos são compreendidos por muitas pessoas como falta de atenção, cansaço, eventualidade, porém podem ser interpretados como manifestações reprimidas.

Seja belo mas não seja opaco ...







Hoje vivemos a cultura do belo ou o padrão neurótico estabelecido pela mídia. Muitos são assediados por fora mas são paupérrimos e solitários por dentro, vivem fora da realidade, são escravos da opinião dos outros.É bom se cuidar porém não seja opaco o importante é ter valor, e que esse valor seja maior do que o conteúdo externo.

TEMPERAMENTO




TEMPERAMENTOS CONTROLADOS PELO ESPÍRITO SANTO



1. Porque Compreender os Temperamentos?
O Ser humano depois da queda do homem tornou-se muito complexo. Ele tem dificuldade de entender o porquê reage às vezes de modo tão indesejado e também o porquê tem, em alguns casos, dificuldades de entender os outros. Compreendendo a si mesmo o homem poderá compreender melhor os outros. E isto facilitará mais o relacionamento. E o meio de compreender a si próprio passa pelo conhecimento do temperamento que possui. Por isso é importante o crente conhecer o seu temperamento, e com o auxílio do Espírito Santo, descobrir as fraquezas e virtudes do temperamento que possui.


2. Cuidados Especiais Quando se Estuda os Temperamentos
Sempre que se estuda os temperamentos devemos ter alguns cuidados que nos ajudarão num entendimento claro e num julgamento correto do assunto.
São eles:
· Não tentar discernir o temperamento dos outros
· Não esconder no temperamento que possui, falhas que podem ser reparadas
· Não considerar um temperamento mal e outro bom
· Não entristecer-se com o temperamento que possui e desejar ter nascido com outro temperamento.


3. Uma Mudança Inicial Muito Importante
Uma mudança muito importante para o cristão no estudo de temperamento, é mudar sua linguagem a respeito da definição de jeito de ser. Ao denominar o jeito de ser (que sofre influência do temperamento) não se deve dizer que se possui um gênio. Alguém diz: "aquela pessoa possui um gênio bom... ou um gênio ruim, ou ainda, um gênio difícil". Gênio é sinônimo de espírito, de demônio, não de temperamento. O salvo em Jesus possui temperamento e não um gênio.


4. O Que Devemos Saber Inicialmente Sobre Os Temperamentos?
Para um bom andamento do ensino sobre temperamentos há algumas coisas que devemos saber de antemão sobre eles. Vejamos:
· Nenhum temperamento foi criado pelo diabo
· Nenhum temperamento é mal ou bom em si mesmo
· Todos os temperamentos foram criados por Deus
· Todo temperamento possui fraquezas e possui virtudes
· As fraquezas do temperamento podem ser vencidas pelo controle do Espírito Santo
· As virtudes do temperamento podem ser lapidadas e melhoradas pelo controle do Espírito Santo
· Em todas as pessoas há mais que um temperamento, e um que predomina sobre os outros
· O inimigo pode influenciar e trabalhar por meio das fraquezas do temperamento do homem

· O estudo dos temperamentos tem aspectos médicos

· Podemos ser mais felizes quando compreendemos nosso temperamento e o entregamos ao controle do Espírito.


5. O Que Se Pode Esperar Deste Ensino Sobre Os Temperamentos?
· Saber o que é o temperamento
· Descobrir qual temperamento é predominante em seu comportamento (modo de ser)
· Despertar-se para uma entrega verdadeira do seu temperamento ao controle do Espírito Santo
· Descobrir que os homens de Deus na Bíblia tiveram fraquezas e forças por causa de seus temperamentos
· Descobrir que o Senhor usou as virtudes dos temperamentos dos seus servos e tratou também das fraquezas

· Descobrir que seu temperamento pode ser uma bênção nas mãos Divinas, se ainda não o está sendo.


6. O Que É Temperamento?
O temperamento é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento do indivíduo. Isto envolve:
· Genes recebidos de nossos avós e pais
· Uma imprevisibilidade
Em palavras diferentes, temperamento é a natureza do homem, que é formada por fatores hereditários e que se encontram profundamente enraizados na pessoa..


7. Uma Rápida Diferenciação entre Caráter, Personalidade e Temperamento
O caráter é o verdadeiro eu. A Bíblia se refere a ele como a "essência secreta do coração". É o resultado do temperamento natural burilado pela disciplina e educação recebidas na infância, pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações.
A personalidade é o sentimento externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos.
Em resumo, o temperamento é o que nascemos com ele, o caráter é o nosso temperamento trabalhado pela formação, e a personalidade é a parte externa de nós mesmos.


8. Conheça os Quatro Temperamentos
O homem possui quatro temperamentos básicos. São eles:

· Sanguíneo
· Colérico
· Melancólico
· Fleumático
Estes são os quatro temperamentos básicos com que uma pessoa nasce. Não devemos esquecer-nos que o grau de um temperamento é variável de indivíduo para indivíduo. Por exemplo: Alguém pode ser 40% sangüíneo e 60% melancólico. Ou alguém pode ser 40% sangüíneo, 20% colérico, 25% melancólico e 15% fleumático.


9. As Características Gerais de Cada Um dos Temperamentos
Cada temperamento possui uma característica específica.

Vamos observa-las, e depois vamos passar para as virtudes e fraquezas de cada temperamento.

9.1 - Características Gerais do Sangüíneo
1. É exuberante

2. É cordial
3. É eufórico e vigoroso
4. É receptivo por natureza
5. É impressionável
6. Toma decisões na maior parte pelos sentimentos
7. É divertido e contagia os outros
8. É eletrizante e eletriza os outros
9. Sempre tem amigos
10. Sabe sentir as alegrias e dores dos outros com facilidade
11. Possui capacidade de fazer os outros sentir-se importante para ele, e de fato o é
12. Gosta de estar rodeado de pessoas das quais ele é a vida do grupo
13. Geralmente fala antes de pensar
14. É franco e sua franqueza costuma desarmar aqueles com quem fala
15. Sua vida parece excitante e extremamente feliz podendo causar "inveja" em temperamentos mais tímidos
16. Seus modos amistoso e falante fazem parecer mais confiante em si do que na realidade o é
17. Sua amabilidade, sua energia o ajudam a vencer os momentos difíceis da vida
18. Geralmente são bons oradores, conferencistas, vendedores e se saem bem lidando com o público.


9.2 - Características Gerais do Colérico
1. É vivaz e ativo

2. É prático e voluntarioso
3. É muitas vezes auto-suficiente e muito independente
4. É tendente a ser decidido e teimoso
5. Tem facilidade em tomar decisões para si mesmo e para os outros
6. Floresce na atividade. Ama as atividades e não precisa ser estimulado, ao contrário ele se estimula
7. Possui muitos planos e idéias, e invariavelmente ambições infindáveis
8. Não vacila sob a pressão do que os outros possam pensar
9. Não se amedronta diante das adversidades, ao contrário, elas parecem encoraja-lo
10. Possui uma firmeza inabalável
11. Freqüentemente obtém sucesso onde outros fracassam
12. É insistente
13. A natureza emocional do colérico, freqüentemente é área menos desenvolvida
14. Ele não se compadece com facilidade dos outros
15. Geralmente não demonstra compaixão com espontaneidade
16. Não se sente à vontade com as lágrimas dos outros
17. Pouco aprecia coisas ligadas a artes, seu valor das coisas está mais no prático
18. É habilidoso em perceber oportunidades e sabe fazer, em geral, uso delas
19. Se tem uma meta pode esmagar indivíduos que lhe estejam bloqueando
20. Muitas vezes é considerado um oportunista
21. Invariavelmente se utiliza das pessoas para atingir seus fins
22. Por causa da sua auto-suficiência se sente muito capaz
23. Geralmente é extrovertido, porém menos que o sangüíneo.


9.3 - Características Gerais do Melancólico
1. É geralmente classificado como "hostil e sombrio”

2. É um dos mais ricos temperamentos
3. É bem dotado de percepção
4. É analítico
5. É abnegado
6. É perfeccionista
7. É inclinado a ser introvertido
8. Sua disposição de espírito é muito variável
9. Ora pode estar muito alegre, nas nuvens
10. Ora pode estar muito abatido, nas profundezas de seus pensamentos
11. Durante estes períodos ele se retrai definitivamente e pode ser muito hostil
12. É um amigo fiel, mas não faz amizades com facilidade
13. Ele não toma iniciativa de se aproximar dos outros, mas espera que os outros o procurem
14. Por causa de ser perfeccionista não gosta de desapontar ninguém, por isto é leal
15. Tende a ser desconfiado com as pessoas que lhe oferecem apreço
16. Possui grande capacidade analítica
17. Vê com antecedência os perigos de qualquer projeto, por isso não se envolve facilmente em projetos
18. Seu humor oscila muito. Ora está muito feliz, ora está muito triste
19. Quando aceita fazer algo o faz com perfeição, porém este trabalho é seguido de grande depressão
20. Encontra grande significado nas tarefas mais difíceis e sacrificiais
21. É inclinado a ser muito correto em tudo, especialmente no que faz.


9.4 - Características Gerais do Fleumático
1. É calmo

2. É frio
3. É bem equilibrado
4. A vida para ele é feliz e descompromissada
5. Jamais parece perturbar-se com nada
6. Raramente explode em risos e também em raiva
7. É o único temperamento coerente
8. Debaixo de sua personalidade fria e calma há grande gama de habilidade
9. É eficiente
10. Sente muito mais emoção do que demonstra
11. Aprecia as belas artes
12. Não lhe falta amigos, pois gosta do convívio social
13. Consegue fazer os outros rirem, mas ele mesmo não solta um sorriso
14. Possui uma incrível capacidade de achar algo engraçado nos outros
15. Possui ótima memória e sua mente é organizada
16. Não gosta muito do jeito desorganizado do sangüíneo
17. Sente uma enorme alegria em jogar um balde de água fria nos planos
18. Tende a ser um espectador da vida e não se envolve em projetos com facilidade
19. Sempre diz: "alguém devia fazer alguma coisa", mas ele mesmo não faz
20. Quando se envolve, o que é raro, o faz com eficiência
21. É geralmente simpático e de bom coração
22. É também habilidoso para promover paz e conciliação.

As Forças e Fraquezas dos Quatro Temperamentos
Agora que já observamos algumas características dos quatro temperamentos precisamos avançar no assunto e conhecer as forças e fraquezas de cada um. Uma advertência! Não seja precipitado julgando que já conhece seu temperamento com base nas características gerais que observou. Temperamento é algo que as vezes está oculto. Vá em frente e analise com calma e com o auxílio do Espírito Santo.

10. As Forças dos Quatro Temperamentos

10.1 - As Virtudes (forças) do Sangüíneo
1. Ele é apreciador da vida, interessa-se por tudo a sua volta

2. É otimista e crê em meio as maiores adversidades
3. É cordial com todos
4. Vive no presente
5. Esquece com facilidade o passado e não pensa muito no futuro
6. Se entusiasma com as pequenas coisas e também com as grandes
7. Se o projeto em que está fracassou estará pronto para começas outro
8. Tem afeição genuína para com as pessoas, é amistoso por natureza
9. Aprecia muito fazer novas amizades e gosta de estar perto das pessoas
10. Sente-se inquieto quando alguém não está feliz e quer faze-lo sentir-se feliz
11. Possui um coração terno e compassivo
12. É o mais sensível as necessidades dos outros
13. É sincero na exposição dos seus sentimentos
14. Ele ama e esquece alguém mais depressa do que qualquer outro temperamento
15. A alegria do sangüíneo tem enriquecido o mundo com um sabor especial.

10.2 - As Virtudes (forças) do Colérico
1. É autodisciplinado

2. É autodeterminado
3. É muito confiante em sua própria capacidade - não acha que não vai conseguir
4. É geralmente ousado (corajoso para empreender esforços)
5. É ativo, ama a atividade, porém dá significado a atividade em que está envolvido
6. Força de vontade firme
7. Possui capacidade de seguir em um projeto acirradamente, determinantemente
8. Possui firme propósito de conclusão das tarefas iniciadas
9. Ele acha que seus planos são os melhores, mas seu êxito se deve a determinação
10. Se sente extremamente feliz quando trabalha num projeto
11. Só pensa em termos práticos. Tudo para ele tem que ter valor utilitário
12. Possui forte tendência para liderança
13. Aceitará prontamente a liderança como também se apresentará para liderar
14. É otimista, pois confia em sua própria capacidade o que não o faz desanimar com facilidade
15. Tem gosto pelo que é desafiante
16. Não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, estes o estimulam ainda mais
17. Possui sentimento pioneiro
18. Não vê, como outros temperamentos, problemas, se concentra no objetivo final
19. Tem confiança que vencerá qualquer dificuldade sejam quais forem
20. A adversidade não o esmorece
21. É alguém de objetivos.


10.3 - As Virtudes (forças) do Melancólico
1. É tendente a grande inteligência

2. Possui uma grande sensibilidade para as artes e valores da vida
3. É sensível emocionalmente e por meio de seus sentimentos produz grandiosas análises da vida
4. É adepto entusiasmado do pensamento criativo
5. Possui grande gosto por invenções, descobertas e produção criativa
6. Possui fortes tendências perfeccionistas
7. Possui elevado padrão de qualidade
8. Não aceita uma tarefa que outros fizeram ou ele próprio sem elevado padrão de perfeição
9. Possui grande capacidade de analisar o passado e tirar lições para si
10. Prevê, como nenhum outro temperamento os problemas existentes em um projeto
11. É analítico por natureza
12. Parece ser contra todos e tudo, mas em verdade está vendo problemas com antecedência
13. Possui um gosto por detalhes. Para ele os detalhes são um banquete
14. Possui excelente capacidade para matemática, engenharia, eletrônica, artes e profissões minuciosas
15. São amigos fiéis. Não fazem muitos amigos, mas aos que tem, é fiel a toda prova
16. Cumpre tarefas e prazo com grande precisão e são fiéis ao que prometem fazer como tarefa
17. Não aprecia a evidência. Trabalha mais e melhor quando está só. Não é dado a reconhecimento publico
18. Encontra nas tarefas mais difíceis grande realização e significado
19. Não é desperdiçador de palavras
20. Raramente expões suas idéias e opiniões e quando o faz, será sempre preciso e resumido
21. Por ser profundamente analítico merece ser ouvido.

10.4 - As Virtudes (forças) do Fleumático
1. Imperturbável bom humor

2. Uma incrível capacidade de não deixar o infortúnio prevalecer
3. Sabe como ninguém como achar graça em alguma coisa, temperando o ambiente com descontração
4. É altamente qualificado para ser um bom conselheiro
5. Para ele é fácil ouvir os outros em seus problemas, o que é difícil para o sangüíneo e colérico
6. É digno de confiança
7. Cumpre suas obrigações e gosta de cumprir horários
8. É prático e eficiente
9. Trabalha bem sob pressão
10. É analítico e procura um meio fácil de resolver uma situação
11. Trabalha bem e produz em situações apertadas e difíceis que aos outros levariam ao fracasso
12. Também preza a perfeição das coisas. Se alegra com as coisas bem feitas
13. É zeloso e possui um elevado padrão de qualidade
14. É metódico. Ele vê na organização uma maneira de ganhar tempo na vida.


11. As Fraquezas dos Quatro Temperamentos
Observamos as forças dos quatro temperamentos.

Quando controladas pelo Espírito Santo estas forças aparecem e fazem da pessoa uma bênção no mundo.
Agora observemos as fraquezas dos temperamentos.
Lembre-se que o Espírito Santo, quando permitido pelo homem, opera grande auxílio e controle das fraquezas.
Ao ver as fraquezas do seu temperamento não se ponha em desânimo, mas conte com a ajuda do Espírito.

11.1 - As Fraquezas do Sanguíneo
1. Freqüentemente ele é pouco prático e desorganizado

2. É agitado e turbulento
3. É geralmente indisciplinado
4. É pusilânime
5. Está pronto a correr em toda direção sem analisar o quadro todo
6. Tem uma incrível dificuldade de dizer não
7. Adora agradar
8. Não conhece suas limitações
9. É perito em começar as coisas e não terminá-las
10. Não é um observador de horários
11. Tende a se esquecer com certa facilidade de compromissos e decisões que tomou
12. É fraco em sua vontade. Decide rápido, mas nem sempre mantém a decisão
13. Não é homem leal e resoluto
14. É egoísta e cada vez mais tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos
15. Possui uma instabilidade emocional
16. Desanima com facilidade, mesmo sendo um temperamento alegre. Isto se deve a emotividade
17. Tende a desculpar-se sempre de suas fraquezas
18. Sente pena de si mesmo - Autocomiseração
19. Sua natureza ardente pode levá-lo a explodir em ira, mas depois de tê-lo feito esquecerá de tudo
20. Se arrepende com facilidade e prontamente pedirá perdão
21. No campo espiritual o Sangüíneo se arrepende inúmeras vezes pelo mesmo pecado
22. É o temperamento mais tendente a lascívia devido a sua instabilidade emocional
23. É de vontade fraca.


As maiores necessidades espirituais básicas do Sr. Sangüíneo são:

1. Abstinência ou autocontrole
2. Paciência
3. Fé
4. Paz
5. Bondade


11.2 - As Fraquezas do Colérico
1. Insensibilidade com os outros - Não se importa de verdade com as pessoas

2. Ira
3. Impetuosidade
4. Auto-suficiência
5. Seus sonhos são muito mais importantes do que tudo
6. Tem uma disposição violenta - muito de sua energia é gerada por esta disposição
7. Explode com facilidade em ira e guarda rancor
8. Sabe-se que é muito vingativo
9. É tendente a ter úlcera (antes dos 40 anos)
10. Entristece o Espírito Santo com sua amargura, ira e rancor
11. Existe uma estranha crueldade no Colérico que o faz passar por cima de todos para atingir seu objetivo
12. Tende a infligir regras para atingir seus objetivos
13. Sua vontade forte o faz lançar-se em muitas iniciativas e se arrepende posteriormente
14. Mas é obstinado e será capaz de continuar até o fim
15. Dificilmente pedirá desculpas e ter que pedir perdão é algo que definitivamente não lhe agrada
16. Muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes (ofensas grosseiras e refinadas)
17. Sua ira nem sempre se manifesta em explosão mais de modo elaborado
18. Por ser autoconfiante pequenas vitórias lhe são verdadeiros castelos de orgulho
19. É arrogante e prepotente e os outros tendem a detestá-lo por isso
20. Embora seja de fato capaz, sua arrogância tende causar antipatia nos outros
21. O colérico vendo a antipatia dos demais, tende a concluir que nada do que faz está satisfazendo os outros
22. Sua disposição auto-suficiente faz com que ele não necessite de ninguém, nem mesmo de Deus
23. Tende a considerar que suas realizações compensem seus erros na trajetória na conquista de seus objetivos.


De todos os temperamentos, é o que provavelmente tenha o maior número de necessidades espirituais. Estas necessidades basicamente são:

1. Amor
2. A Paz
3. A bondade
4. A paciência
5. A humildade
6. A benevolência

11.3 - As Fraquezas do Melancólico
1. É egocêntrico em extremo

2. É extremamente inclinado à auto-análise
3. Preocupam-se excessivamente pela sua condição física
4. Tudo que atinge o melancólico é de importância capital para ele. Tudo mesmo
5. Tende a ser hipocondríaco
6. Sua característica egocêntrica pode lhe arruinar a vida
7. Sua natureza sensível leva-o a se ofender com grande facilidade
8. É inclinado a ser desconfiado e dado a "suposições desfavoráveis"
9. Em casos agudos desenvolve um complexo de perseguição
10. Por ser analítico e perfeccionista tende com facilidade a ser pessimista
11. Se concentra muito mais nos problemas do que na vitória
12. Um problema para ele pesa muito mais do que o bem conquistado
13. Ele acha que o resultado final de um projeto não corresponderá o esperado
14. Analisa quase tudo com base nas decepções do passado e tende a concluir que irá se decepcionar de novo
15. Esta visão pessimista o torna inseguro e temeroso porque não deseja se decepcionar
16. Tende a ser crítico como nenhum outro temperamento
17. Espera sempre a perfeição dos outros e se zanga quando não é correspondido nisto
18. Faz tempestades num copinho d'água, pois um detalhe se torna para ele um gigante
19. Tende a considerar os outros que não estão nos seus elevados padrões de perfeição como seres inferiores de mente, e por isso tende ao desprezo dos seus semelhantes
20. Ele é muito crítico com os outros, mas mais ainda consigo mesmo
21. Escolhe muito no namoro, pois analisa o (a) pretendente por meio dos seus elevados padrões de perfeição
22. Muda de humor como ninguém. Ora feliz, ora depremidíssimo
23. Em períodos difíceis fica sombrio e infeliz, o que lhe é muito perigoso
24. Pelo seu desalento, aparentemente sem razão, causa irritação nos outros
25. Ele será evitado por outros nestes momentos e sua natureza sensível o abaterá mais ainda
26. Esta disposição sombria está relacionada com seu egocentrismo. O melancólico deveria dar mais atenção ao louvor à pessoa de Deus. Ele terá no louvor a cura para seu egocentrismo
27. Ele foge da realidade pela prática do devaneio
28. Se prende ao passado para se aliviar do presente, e isto lhe leva a mais perigos da alma
29. A fuga lhe é constante e tal atitude lhe paralisa toda a vontade
30. Tem forte inclinação a ser vingativo
31. Dentro de si mesmo julga muito difícil perdoar a ofensa recebida
32. Exteriormente parece calmo e sossegado, mas interiormente é turbulento e uma animosidade às vezes insana reside nele
33. Pode alimentar este desejo de vingança por muito tempo, mesmo não colocando em prática
34. Ele pode destruir um projeto lindo que ele concorde só porque alguém do grupo ou líder o ofendeu alguma vez no passado
35. Se não controlado pelo Espírito, o que resulta num dos mais habilidosos e produtivos temperamentos, tenderá a desenvolver um comportamento neurótico, desanimado que nem se diverte, nem é tolerado pelos outros.


Os melancólicos devem se lembrar que muitos dos mais importantes personagens da Bíblia foram notoriamente melancólicos.
As necessidades espirituais básicas dos melancólicos são:

1. O amor
2. A alegria
3. A paz
4. A bondade
5. A fé
6. O autocontrole


11.4 - As Fraquezas do Fleumático
1. É moroso

2. É indolente
3. Parecem quase sempre "arrastando o pé", pois se sente ressentido em ser forçado à ação
4. Faz o mínimo necessário, pois sua falta de motivação é notória
5. Não tem iniciativa. Não porque não seja capaz, mas porque considera trabalho excessivo
6. É capaz de provocar à ira de quem o quer incentivá-lo
7. Para um sanguíneo entusiasmado, se mostra indiferente e gélido. Para um melancólico pessimista se mostra otimista e enerva melancólico. Para o colérico cheio de projetos derrama um balde de água fria.
8. É egoísta, mas com o passar dos tempos aprende a disfarçar seu egoísmo
9. É obstinado. Rejeita mudanças ao seu redor, pois o forçará a sair do lugar e mexer-se
10. É indeciso. Não por falta de inteligência, mas por considerar que seu plano é mais adequado
11. Sua indecisão se deve também ao fato que ele não deseja pagar o preço em se envolver em algo que pode dar errado ou que lhe exigirá muito de si
12. É tendente a crítica, mas se reserva a fazê-la publicamente, mas sim em ambiente fechado.


As maiores necessidades do Sr. Fleumático consiste em:
1. Amor
2. Bondade
3. Docilidade
4. Temperança
5. Fé


12. O Homem Cheio do Espírito Santo
Ser cheio do Espírito Santo é uma necessidade não somente pelo fato de que precisamos do Poder Sobrenatural para uma vida de testemunho cristão, mas também pelo fato de que os temperamentos possuem fraquezas que não podem ser superadas apenas pela força de vontade.

Na visão do Senhor Deus o homem não precisa sofrer pelas ciladas que as fraquezas dos temperamentos causam. Ele preparou um meio de superar tais faltas, vencendo-as pelo Enchimento do Espírito. Um homem cheio do Espírito não conhece as fraquezas do temperamento que possui. Em lugar deles, recebe nove forças absolutamente novas e espirituais que lhe garantirão plena força. Os nove gomos do fruto do Espírito são, sem substituto, o remédio Divino e eficaz para as fraquezas dos Temperamentos.
O homem deve compreender que se não entregar o controle de sua vida (Temperamento) para o Espírito Santo, poderá viver uma vida hipócrita, com máscaras, infeliz e, sobretudo improdutiva. É de suma importância que o Espírito Santo assuma o controle da vida do crente. Maravilhosos benefícios estão esperando o crente que deseja ser Cheio do Espírito Santo.

O Temperamento Cheio do Espírito Santo
Ser cheio do Espírito Santo, não é somente receber o poder sobrenatural para operação de maravilhas em Nome do Senhor ou autoridade para testemunhar de modo magnífico. Ser cheio do Espírito é, sobretudo encher-se das qualidades e forças do Espírito Santo que devem demonstrar que somos de Cristo e não somente falamos em Nome dele. Ser cheio do Espírito é manifestar ao mundo as características do caráter de Cristo. Ser cheio é permitir que através de nós o mundo veja a pessoa bendita do Senhor Jesus.


1. Ser cheio do Espírito é um mandamento para todos - Efésios 5:17-21
Todos os crentes devem ser cheios do Espírito Santo. Não é opção, é mandamento.


2. Ser cheio do Espírito não é a mesma coisa que senti-lo
Podemos sentir o Espírito Santo. Especialmente quando Ele se move na igreja. Mas sentir o Espírito Santo e ser cheio Dele são fatos separados. Sentir diz respeito à alegria de perceber, espiritualmente Sua presença e atuação. Ser cheio diz respeito a ser um instrumento humano para demonstrar ao mundo como Jesus Cristo é. Sentir é herança dos filhos. Ser cheio implica em uma atuação ao mundo e às pessoas.

Alguém deve ser considerado cheio do Espírito Santo não quando demonstra sentir a presença Dele, mas quando apresenta o fruto do Espírito em sua vida diária.


3. Ser cheio do Espírito Santo é ver em si mesmo as fraquezas do temperamento serem vencidas
Como já foi observado, a fraqueza de cada temperamento pode ser vencida pelo controle do Espírito Santo. Para cada fraqueza do Colérico o Espírito Santo tem uma maravilhosa virtude para compensar e vencer a fraqueza.

Ser cheio do Espírito é o modo maravilhoso que o Senhor Deus escolheu para imprimir no crente a personalidade de Seu Filho Jesus. Nascemos do primeiro Adão e carregamos todos os seus defeitos e virtudes. Agora Deus quer que sejamos semelhantes ao segundo Adão, e espera de forma especial que tenhamos as virtudes deste segundo Adão que é Cristo.


4. Ser Cheio do Espírito Santo é manifestar o Fruto do Espírito
É pelo fruto que se conhece a árvore. Isto nos ensinou o Senhor Jesus. Se formos de Cristo então todos esperarão frutos dignos da árvore a que pertencemos.

Ser Cheio do Espírito é possuir este fruto. É não ser uma figueira seca, mas, com fruto. Fruto que demonstra a todos nossa origem.
Para Cada Fraqueza do Temperamento um Gomo do Fruto do Espírito



Para o Sr. Colérico é difícil amar ao próximo e se interessar genuinamente por ele. Pleno do Espírito, o se. Colérico receberá e cultivará a virtude do gomo especial do Fruto do Espírito que é o amor.

Para o Sr. Melancólico é difícil crer com facilidade em alguém ou em algo. Porém para este temperamento está reservado o gomo especial da fé (Fidelidade).
Para o ser. Sanguíneo é extremamente difícil manter-se disciplinado e ordeiro.. Para ele está reservado o gomo especial do Domínio Próprio.
Para o Sr. Fleumático que se sente ressentido e infeliz na maioria do tempo, lhe está guardado o presente especial do gomo da Alegria.
Para cada fraqueza do temperamento há um gomo especial do Fruto do Espírito.
Deixando o Espírito Santo Encher Sua Vida
Deixe o Espírito Santo enche-lo neste momento tão especial.


Para que isto aconteça observe atentamente o caminho que a Santa Palavra de Deus oferece para que sejamos plenos do Espírito Santo, conforme Efésios 5:17-21.
1. Não vos embriagueis com vinho, em que há devassidão...

O uso do vinho indica um entenebrecimento do entendimento. Um embotamento do sentido. Uma obstrução do pensamento e da vontade.
O crente não deve se envolver com nada que lhe cause o mesmo efeito. O crente não deve-se permitir a embriagar-se com nada que lhe tire os propósitos Divinos em sua vida.
2. Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais...
Mais uma vez nos fica claro a importância de uma atitude de louvor. Deus escolheu o louvor como modo de ser Cheio do Espírito. Isto não é maravilhoso? Não é bom? Está ao alcance de todos. Todos podem louvar a Deus em seus corações e assim ser Cheio do Espírito Santo.

3. Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai...

Um coração grato está mais perto de ser Cheio do Espírito do que um coração murmurante.
4. Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
Estar sujeito aos irmãos e irmãs dentro da Igreja de Cristo é surpreendentemente um meio de ser Cheio do Espírito Santo.



Três Atitudes que o Crente Deve Prestar Atenção para ser Cheio do Espírito Santo


1. A Vontade do Crente deve ser vencida por Deus

A vontade do crente deve ser vencida pelo Senhor. O crente deve pedir ao Senhor para quebrar sua vontade. A vontade humana deve estar completamente disposta a submeter-se ao propósito do Senhor. Caso contrário, o vaso não será cheio. Eis o combate espiritual!

2. A Necessidade de um quebrantamento

Um coração quebrantado não será rejeitado quando pedir algo ao Senhor

3. Uma Decisão determinada

Quem deseja ser Cheio do Espírito Santo deve estar consciente que haverá oposição espiritual constante. Há necessidade de decisão firme, determinada e sem volta. Certamente o Senhor ajudará e concederá o Enchimento do Espírito Santo ao que pede.

TEMPERAMENTOS CONTROLADOS PELO ESPÍRITO SANTO

Escrito por Pr. Isac de Souza  
Qui, 21 de Maio de 2009 21:5

1. Porque Compreender os Temperamentos?
O Ser humano depois da queda do homem tornou-se muito complexo. Ele tem dificuldade de entender o porquê reage às vezes de modo tão indesejado e também o porquê tem, em alguns casos, dificuldades de entender os outros. Compreendendo a si mesmo o homem poderá compreender melhor os outros. E isto facilitará mais o relacionamento. E o meio de compreender a si próprio passa pelo conhecimento do temperamento que possui. Por isso é importante o crente conhecer o seu temperamento, e com o auxílio do Espírito Santo, descobrir as fraquezas e virtudes do temperamento que possui.


2. Cuidados Especiais Quando se Estuda os Temperamentos
Sempre que se estuda os temperamentos devemos ter alguns cuidados que nos ajudarão num entendimento claro e num julgamento correto do assunto.
São eles:
· Não tentar discernir o temperamento dos outros
· Não esconder no temperamento que possui, falhas que podem ser reparadas
· Não considerar um temperamento mal e outro bom
· Não entristecer-se com o temperamento que possui e desejar ter nascido com outro temperamento.


3. Uma Mudança Inicial Muito Importante
Uma mudança muito importante para o cristão no estudo de temperamento, é mudar sua linguagem a respeito da definição de jeito de ser. Ao denominar o jeito de ser (que sofre influência do temperamento) não se deve dizer que se possui um gênio. Alguém diz: "aquela pessoa possui um gênio bom... ou um gênio ruim, ou ainda, um gênio difícil". Gênio é sinônimo de espírito, de demônio, não de temperamento. O salvo em Jesus possui temperamento e não um gênio.


4. O Que Devemos Saber Inicialmente Sobre Os Temperamentos?
Para um bom andamento do ensino sobre temperamentos há algumas coisas que devemos saber de antemão sobre eles. Vejamos:
· Nenhum temperamento foi criado pelo diabo
· Nenhum temperamento é mal ou bom em si mesmo
· Todos os temperamentos foram criados por Deus
· Todo temperamento possui fraquezas e possui virtudes
· As fraquezas do temperamento podem ser vencidas pelo controle do Espírito Santo
· As virtudes do temperamento podem ser lapidadas e melhoradas pelo controle do Espírito Santo
· Em todas as pessoas há mais que um temperamento, e um que predomina sobre os outros
· O inimigo pode influenciar e trabalhar por meio das fraquezas do temperamento do homem

· O estudo dos temperamentos tem aspectos médicos

· Podemos ser mais felizes quando compreendemos nosso temperamento e o entregamos ao controle do Espírito.


5. O Que Se Pode Esperar Deste Ensino Sobre Os Temperamentos?
· Saber o que é o temperamento
· Descobrir qual temperamento é predominante em seu comportamento (modo de ser)
· Despertar-se para uma entrega verdadeira do seu temperamento ao controle do Espírito Santo
· Descobrir que os homens de Deus na Bíblia tiveram fraquezas e forças por causa de seus temperamentos
· Descobrir que o Senhor usou as virtudes dos temperamentos dos seus servos e tratou também das fraquezas

· Descobrir que seu temperamento pode ser uma bênção nas mãos Divinas, se ainda não o está sendo.


6. O Que É Temperamento?
O temperamento é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento do indivíduo. Isto envolve:
· Genes recebidos de nossos avós e pais
· Uma imprevisibilidade
Em palavras diferentes, temperamento é a natureza do homem, que é formada por fatores hereditários e que se encontram profundamente enraizados na pessoa..


7. Uma Rápida Diferenciação entre Caráter, Personalidade e Temperamento
O caráter é o verdadeiro eu. A Bíblia se refere a ele como a "essência secreta do coração". É o resultado do temperamento natural burilado pela disciplina e educação recebidas na infância, pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações.
A personalidade é o sentimento externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos.
Em resumo, o temperamento é o que nascemos com ele, o caráter é o nosso temperamento trabalhado pela formação, e a personalidade é a parte externa de nós mesmos.


8. Conheça os Quatro Temperamentos
O homem possui quatro temperamentos básicos. São eles:

· Sanguíneo
· Colérico
· Melancólico
· Fleumático
Estes são os quatro temperamentos básicos com que uma pessoa nasce. Não devemos esquecer-nos que o grau de um temperamento é variável de indivíduo para indivíduo. Por exemplo: Alguém pode ser 40% sangüíneo e 60% melancólico. Ou alguém pode ser 40% sangüíneo, 20% colérico, 25% melancólico e 15% fleumático.


9. As Características Gerais de Cada Um dos Temperamentos
Cada temperamento possui uma característica específica.

Vamos observa-las, e depois vamos passar para as virtudes e fraquezas de cada temperamento.

9.1 - Características Gerais do Sangüíneo
1. É exuberante

2. É cordial
3. É eufórico e vigoroso
4. É receptivo por natureza
5. É impressionável
6. Toma decisões na maior parte pelos sentimentos
7. É divertido e contagia os outros
8. É eletrizante e eletriza os outros
9. Sempre tem amigos
10. Sabe sentir as alegrias e dores dos outros com facilidade
11. Possui capacidade de fazer os outros sentir-se importante para ele, e de fato o é
12. Gosta de estar rodeado de pessoas das quais ele é a vida do grupo
13. Geralmente fala antes de pensar
14. É franco e sua franqueza costuma desarmar aqueles com quem fala
15. Sua vida parece excitante e extremamente feliz podendo causar "inveja" em temperamentos mais tímidos
16. Seus modos amistoso e falante fazem parecer mais confiante em si do que na realidade o é
17. Sua amabilidade, sua energia o ajudam a vencer os momentos difíceis da vida
18. Geralmente são bons oradores, conferencistas, vendedores e se saem bem lidando com o público.


9.2 - Características Gerais do Colérico
1. É vivaz e ativo

2. É prático e voluntarioso
3. É muitas vezes auto-suficiente e muito independente
4. É tendente a ser decidido e teimoso
5. Tem facilidade em tomar decisões para si mesmo e para os outros
6. Floresce na atividade. Ama as atividades e não precisa ser estimulado, ao contrário ele se estimula
7. Possui muitos planos e idéias, e invariavelmente ambições infindáveis
8. Não vacila sob a pressão do que os outros possam pensar
9. Não se amedronta diante das adversidades, ao contrário, elas parecem encoraja-lo
10. Possui uma firmeza inabalável
11. Freqüentemente obtém sucesso onde outros fracassam
12. É insistente
13. A natureza emocional do colérico, freqüentemente é área menos desenvolvida
14. Ele não se compadece com facilidade dos outros
15. Geralmente não demonstra compaixão com espontaneidade
16. Não se sente à vontade com as lágrimas dos outros
17. Pouco aprecia coisas ligadas a artes, seu valor das coisas está mais no prático
18. É habilidoso em perceber oportunidades e sabe fazer, em geral, uso delas
19. Se tem uma meta pode esmagar indivíduos que lhe estejam bloqueando
20. Muitas vezes é considerado um oportunista
21. Invariavelmente se utiliza das pessoas para atingir seus fins
22. Por causa da sua auto-suficiência se sente muito capaz
23. Geralmente é extrovertido, porém menos que o sangüíneo.


9.3 - Características Gerais do Melancólico
1. É geralmente classificado como "hostil e sombrio”

2. É um dos mais ricos temperamentos
3. É bem dotado de percepção
4. É analítico
5. É abnegado
6. É perfeccionista
7. É inclinado a ser introvertido
8. Sua disposição de espírito é muito variável
9. Ora pode estar muito alegre, nas nuvens
10. Ora pode estar muito abatido, nas profundezas de seus pensamentos
11. Durante estes períodos ele se retrai definitivamente e pode ser muito hostil
12. É um amigo fiel, mas não faz amizades com facilidade
13. Ele não toma iniciativa de se aproximar dos outros, mas espera que os outros o procurem
14. Por causa de ser perfeccionista não gosta de desapontar ninguém, por isto é leal
15. Tende a ser desconfiado com as pessoas que lhe oferecem apreço
16. Possui grande capacidade analítica
17. Vê com antecedência os perigos de qualquer projeto, por isso não se envolve facilmente em projetos
18. Seu humor oscila muito. Ora está muito feliz, ora está muito triste
19. Quando aceita fazer algo o faz com perfeição, porém este trabalho é seguido de grande depressão
20. Encontra grande significado nas tarefas mais difíceis e sacrificiais
21. É inclinado a ser muito correto em tudo, especialmente no que faz.


9.4 - Características Gerais do Fleumático
1. É calmo

2. É frio
3. É bem equilibrado
4. A vida para ele é feliz e descompromissada
5. Jamais parece perturbar-se com nada
6. Raramente explode em risos e também em raiva
7. É o único temperamento coerente
8. Debaixo de sua personalidade fria e calma há grande gama de habilidade
9. É eficiente
10. Sente muito mais emoção do que demonstra
11. Aprecia as belas artes
12. Não lhe falta amigos, pois gosta do convívio social
13. Consegue fazer os outros rirem, mas ele mesmo não solta um sorriso
14. Possui uma incrível capacidade de achar algo engraçado nos outros
15. Possui ótima memória e sua mente é organizada
16. Não gosta muito do jeito desorganizado do sangüíneo
17. Sente uma enorme alegria em jogar um balde de água fria nos planos
18. Tende a ser um espectador da vida e não se envolve em projetos com facilidade
19. Sempre diz: "alguém devia fazer alguma coisa", mas ele mesmo não faz
20. Quando se envolve, o que é raro, o faz com eficiência
21. É geralmente simpático e de bom coração
22. É também habilidoso para promover paz e conciliação.

As Forças e Fraquezas dos Quatro Temperamentos
Agora que já observamos algumas características dos quatro temperamentos precisamos avançar no assunto e conhecer as forças e fraquezas de cada um. Uma advertência! Não seja precipitado julgando que já conhece seu temperamento com base nas características gerais que observou. Temperamento é algo que as vezes está oculto. Vá em frente e analise com calma e com o auxílio do Espírito Santo.

10. As Forças dos Quatro Temperamentos

10.1 - As Virtudes (forças) do Sangüíneo
1. Ele é apreciador da vida, interessa-se por tudo a sua volta

2. É otimista e crê em meio as maiores adversidades
3. É cordial com todos
4. Vive no presente
5. Esquece com facilidade o passado e não pensa muito no futuro
6. Se entusiasma com as pequenas coisas e também com as grandes
7. Se o projeto em que está fracassou estará pronto para começas outro
8. Tem afeição genuína para com as pessoas, é amistoso por natureza
9. Aprecia muito fazer novas amizades e gosta de estar perto das pessoas
10. Sente-se inquieto quando alguém não está feliz e quer faze-lo sentir-se feliz
11. Possui um coração terno e compassivo
12. É o mais sensível as necessidades dos outros
13. É sincero na exposição dos seus sentimentos
14. Ele ama e esquece alguém mais depressa do que qualquer outro temperamento
15. A alegria do sangüíneo tem enriquecido o mundo com um sabor especial.

10.2 - As Virtudes (forças) do Colérico
1. É autodisciplinado

2. É autodeterminado
3. É muito confiante em sua própria capacidade - não acha que não vai conseguir
4. É geralmente ousado (corajoso para empreender esforços)
5. É ativo, ama a atividade, porém dá significado a atividade em que está envolvido
6. Força de vontade firme
7. Possui capacidade de seguir em um projeto acirradamente, determinantemente
8. Possui firme propósito de conclusão das tarefas iniciadas
9. Ele acha que seus planos são os melhores, mas seu êxito se deve a determinação
10. Se sente extremamente feliz quando trabalha num projeto
11. Só pensa em termos práticos. Tudo para ele tem que ter valor utilitário
12. Possui forte tendência para liderança
13. Aceitará prontamente a liderança como também se apresentará para liderar
14. É otimista, pois confia em sua própria capacidade o que não o faz desanimar com facilidade
15. Tem gosto pelo que é desafiante
16. Não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, estes o estimulam ainda mais
17. Possui sentimento pioneiro
18. Não vê, como outros temperamentos, problemas, se concentra no objetivo final
19. Tem confiança que vencerá qualquer dificuldade sejam quais forem
20. A adversidade não o esmorece
21. É alguém de objetivos.


10.3 - As Virtudes (forças) do Melancólico
1. É tendente a grande inteligência

2. Possui uma grande sensibilidade para as artes e valores da vida
3. É sensível emocionalmente e por meio de seus sentimentos produz grandiosas análises da vida
4. É adepto entusiasmado do pensamento criativo
5. Possui grande gosto por invenções, descobertas e produção criativa
6. Possui fortes tendências perfeccionistas
7. Possui elevado padrão de qualidade
8. Não aceita uma tarefa que outros fizeram ou ele próprio sem elevado padrão de perfeição
9. Possui grande capacidade de analisar o passado e tirar lições para si
10. Prevê, como nenhum outro temperamento os problemas existentes em um projeto
11. É analítico por natureza
12. Parece ser contra todos e tudo, mas em verdade está vendo problemas com antecedência
13. Possui um gosto por detalhes. Para ele os detalhes são um banquete
14. Possui excelente capacidade para matemática, engenharia, eletrônica, artes e profissões minuciosas
15. São amigos fiéis. Não fazem muitos amigos, mas aos que tem, é fiel a toda prova
16. Cumpre tarefas e prazo com grande precisão e são fiéis ao que prometem fazer como tarefa
17. Não aprecia a evidência. Trabalha mais e melhor quando está só. Não é dado a reconhecimento publico
18. Encontra nas tarefas mais difíceis grande realização e significado
19. Não é desperdiçador de palavras
20. Raramente expões suas idéias e opiniões e quando o faz, será sempre preciso e resumido
21. Por ser profundamente analítico merece ser ouvido.

10.4 - As Virtudes (forças) do Fleumático
1. Imperturbável bom humor

2. Uma incrível capacidade de não deixar o infortúnio prevalecer
3. Sabe como ninguém como achar graça em alguma coisa, temperando o ambiente com descontração
4. É altamente qualificado para ser um bom conselheiro
5. Para ele é fácil ouvir os outros em seus problemas, o que é difícil para o sangüíneo e colérico
6. É digno de confiança
7. Cumpre suas obrigações e gosta de cumprir horários
8. É prático e eficiente
9. Trabalha bem sob pressão
10. É analítico e procura um meio fácil de resolver uma situação
11. Trabalha bem e produz em situações apertadas e difíceis que aos outros levariam ao fracasso
12. Também preza a perfeição das coisas. Se alegra com as coisas bem feitas
13. É zeloso e possui um elevado padrão de qualidade
14. É metódico. Ele vê na organização uma maneira de ganhar tempo na vida.


11. As Fraquezas dos Quatro Temperamentos
Observamos as forças dos quatro temperamentos.

Quando controladas pelo Espírito Santo estas forças aparecem e fazem da pessoa uma bênção no mundo.
Agora observemos as fraquezas dos temperamentos.
Lembre-se que o Espírito Santo, quando permitido pelo homem, opera grande auxílio e controle das fraquezas.
Ao ver as fraquezas do seu temperamento não se ponha em desânimo, mas conte com a ajuda do Espírito.

11.1 - As Fraquezas do Sanguíneo
1. Freqüentemente ele é pouco prático e desorganizado

2. É agitado e turbulento
3. É geralmente indisciplinado
4. É pusilânime
5. Está pronto a correr em toda direção sem analisar o quadro todo
6. Tem uma incrível dificuldade de dizer não
7. Adora agradar
8. Não conhece suas limitações
9. É perito em começar as coisas e não terminá-las
10. Não é um observador de horários
11. Tende a se esquecer com certa facilidade de compromissos e decisões que tomou
12. É fraco em sua vontade. Decide rápido, mas nem sempre mantém a decisão
13. Não é homem leal e resoluto
14. É egoísta e cada vez mais tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos
15. Possui uma instabilidade emocional
16. Desanima com facilidade, mesmo sendo um temperamento alegre. Isto se deve a emotividade
17. Tende a desculpar-se sempre de suas fraquezas
18. Sente pena de si mesmo - Autocomiseração
19. Sua natureza ardente pode levá-lo a explodir em ira, mas depois de tê-lo feito esquecerá de tudo
20. Se arrepende com facilidade e prontamente pedirá perdão
21. No campo espiritual o Sangüíneo se arrepende inúmeras vezes pelo mesmo pecado
22. É o temperamento mais tendente a lascívia devido a sua instabilidade emocional
23. É de vontade fraca.


As maiores necessidades espirituais básicas do Sr. Sangüíneo são:

1. Abstinência ou autocontrole
2. Paciência
3. Fé
4. Paz
5. Bondade


11.2 - As Fraquezas do Colérico
1. Insensibilidade com os outros - Não se importa de verdade com as pessoas

2. Ira
3. Impetuosidade
4. Auto-suficiência
5. Seus sonhos são muito mais importantes do que tudo
6. Tem uma disposição violenta - muito de sua energia é gerada por esta disposição
7. Explode com facilidade em ira e guarda rancor
8. Sabe-se que é muito vingativo
9. É tendente a ter úlcera (antes dos 40 anos)
10. Entristece o Espírito Santo com sua amargura, ira e rancor
11. Existe uma estranha crueldade no Colérico que o faz passar por cima de todos para atingir seu objetivo
12. Tende a infligir regras para atingir seus objetivos
13. Sua vontade forte o faz lançar-se em muitas iniciativas e se arrepende posteriormente
14. Mas é obstinado e será capaz de continuar até o fim
15. Dificilmente pedirá desculpas e ter que pedir perdão é algo que definitivamente não lhe agrada
16. Muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes (ofensas grosseiras e refinadas)
17. Sua ira nem sempre se manifesta em explosão mais de modo elaborado
18. Por ser autoconfiante pequenas vitórias lhe são verdadeiros castelos de orgulho
19. É arrogante e prepotente e os outros tendem a detestá-lo por isso
20. Embora seja de fato capaz, sua arrogância tende causar antipatia nos outros
21. O colérico vendo a antipatia dos demais, tende a concluir que nada do que faz está satisfazendo os outros
22. Sua disposição auto-suficiente faz com que ele não necessite de ninguém, nem mesmo de Deus
23. Tende a considerar que suas realizações compensem seus erros na trajetória na conquista de seus objetivos.


De todos os temperamentos, é o que provavelmente tenha o maior número de necessidades espirituais. Estas necessidades basicamente são:

1. Amor
2. A Paz
3. A bondade
4. A paciência
5. A humildade
6. A benevolência

11.3 - As Fraquezas do Melancólico
1. É egocêntrico em extremo

2. É extremamente inclinado à auto-análise
3. Preocupam-se excessivamente pela sua condição física
4. Tudo que atinge o melancólico é de importância capital para ele. Tudo mesmo
5. Tende a ser hipocondríaco
6. Sua característica egocêntrica pode lhe arruinar a vida
7. Sua natureza sensível leva-o a se ofender com grande facilidade
8. É inclinado a ser desconfiado e dado a "suposições desfavoráveis"
9. Em casos agudos desenvolve um complexo de perseguição
10. Por ser analítico e perfeccionista tende com facilidade a ser pessimista
11. Se concentra muito mais nos problemas do que na vitória
12. Um problema para ele pesa muito mais do que o bem conquistado
13. Ele acha que o resultado final de um projeto não corresponderá o esperado
14. Analisa quase tudo com base nas decepções do passado e tende a concluir que irá se decepcionar de novo
15. Esta visão pessimista o torna inseguro e temeroso porque não deseja se decepcionar
16. Tende a ser crítico como nenhum outro temperamento
17. Espera sempre a perfeição dos outros e se zanga quando não é correspondido nisto
18. Faz tempestades num copinho d'água, pois um detalhe se torna para ele um gigante
19. Tende a considerar os outros que não estão nos seus elevados padrões de perfeição como seres inferiores de mente, e por isso tende ao desprezo dos seus semelhantes
20. Ele é muito crítico com os outros, mas mais ainda consigo mesmo
21. Escolhe muito no namoro, pois analisa o (a) pretendente por meio dos seus elevados padrões de perfeição
22. Muda de humor como ninguém. Ora feliz, ora depremidíssimo
23. Em períodos difíceis fica sombrio e infeliz, o que lhe é muito perigoso
24. Pelo seu desalento, aparentemente sem razão, causa irritação nos outros
25. Ele será evitado por outros nestes momentos e sua natureza sensível o abaterá mais ainda
26. Esta disposição sombria está relacionada com seu egocentrismo. O melancólico deveria dar mais atenção ao louvor à pessoa de Deus. Ele terá no louvor a cura para seu egocentrismo
27. Ele foge da realidade pela prática do devaneio
28. Se prende ao passado para se aliviar do presente, e isto lhe leva a mais perigos da alma
29. A fuga lhe é constante e tal atitude lhe paralisa toda a vontade
30. Tem forte inclinação a ser vingativo
31. Dentro de si mesmo julga muito difícil perdoar a ofensa recebida
32. Exteriormente parece calmo e sossegado, mas interiormente é turbulento e uma animosidade às vezes insana reside nele
33. Pode alimentar este desejo de vingança por muito tempo, mesmo não colocando em prática
34. Ele pode destruir um projeto lindo que ele concorde só porque alguém do grupo ou líder o ofendeu alguma vez no passado
35. Se não controlado pelo Espírito, o que resulta num dos mais habilidosos e produtivos temperamentos, tenderá a desenvolver um comportamento neurótico, desanimado que nem se diverte, nem é tolerado pelos outros.


Os melancólicos devem se lembrar que muitos dos mais importantes personagens da Bíblia foram notoriamente melancólicos.
As necessidades espirituais básicas dos melancólicos são:

1. O amor
2. A alegria
3. A paz
4. A bondade
5. A fé
6. O autocontrole


11.4 - As Fraquezas do Fleumático
1. É moroso

2. É indolente
3. Parecem quase sempre "arrastando o pé", pois se sente ressentido em ser forçado à ação
4. Faz o mínimo necessário, pois sua falta de motivação é notória
5. Não tem iniciativa. Não porque não seja capaz, mas porque considera trabalho excessivo
6. É capaz de provocar à ira de quem o quer incentivá-lo
7. Para um sanguíneo entusiasmado, se mostra indiferente e gélido. Para um melancólico pessimista se mostra otimista e enerva melancólico. Para o colérico cheio de projetos derrama um balde de água fria.
8. É egoísta, mas com o passar dos tempos aprende a disfarçar seu egoísmo
9. É obstinado. Rejeita mudanças ao seu redor, pois o forçará a sair do lugar e mexer-se
10. É indeciso. Não por falta de inteligência, mas por considerar que seu plano é mais adequado
11. Sua indecisão se deve também ao fato que ele não deseja pagar o preço em se envolver em algo que pode dar errado ou que lhe exigirá muito de si
12. É tendente a crítica, mas se reserva a fazê-la publicamente, mas sim em ambiente fechado.


As maiores necessidades do Sr. Fleumático consiste em:
1. Amor
2. Bondade
3. Docilidade
4. Temperança

5. Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário