terça-feira, 5 de maio de 2015

Orientações Para Criar Rotina em Sala de Aula


Trabalhar com o material adequado para cada faixa etária é essencial para o desenvolvimento do processo de alfabetização, por isso selecionei alguns assuntos que são de extrema importância para o aprendizado dos alunos, além de serem os que mais são cobrados nas avaliações externas, e os organizei em uma orientação para o trabalho em sala de aula.

A orientação é uma sugestão de rotina para as 2horas e 45minutos iniciais do aluno na escola. Ela pode ser adaptada e organizada de acordo com o que já foi trabalhado pelo professor em sala de aula. Essa rotina pode trazer um retorno significativo para os alunos, principalmente para aqueles que estão apresentando dificuldades na aprendizagem.

Após a aplicação dessa rotina turmas de 2ᵒ ano do Ciclo da Alfabetização a mesma trouxe resultados visíveis, como constataram as professoras que a utilizaram. Esta rotina também pode ser aplicada em turmas dos Ciclos seguintes graduando-se apenas o grau de complexidade de acordo com o ritmo de cada turma. Como essa rotina orienta somente as 2horas e 45minutos iniciais é possível trabalhar os demais conteúdos no tempo restante. É importante ressaltar ainda que esses conteúdos podem ser trabalhados de forma interdisciplinar.

RODA DE LEITURA
. Leitura pelo professor – Tempo: 10’
. Conversa e participação do aluno – Tempo: 10’

GÊNERO TEXTUAL
. Deverá ser utilizado o mesmo gênero durante toda a semana para que o aluno conheça e compreenda de forma clara o uso de cada tipo de gênero.

ALFABETIZAÇÃO
. Deverá ser usado o mesmo texto durante cada semana, explorando todas as possibilidades de alfabetização.

PRODUÇÃO DE TEXTOS
. Momento para o professor verificar como anda a escrita e construção coerente de frases e textos.

ORALIDADE
. Presente em todos os momentos – transversal

-----------------------------------------------------------------------------------

1ª SEMANA
Tempo: 10’ – LEITURA DO CALENDÁRIO: Ler todos os dias
Tempo: 20’ – RODA DE LEITURA: Leitura de uma Fábula diferente cada dia da semana
Tempo: 30’ – GÊNERO TEXTUAL: Bilhete
Tempo: 1h – ALFABETIZAÇÃO: Através de uma Parlenda
Tempo: 45’ – PRODUÇÃO DE TEXTOS: Produção de textos com vista de gravuras

----------------------------------------------------------------------------------

2ª SEMANA
Tempo: 10’ – LEITURA DO CALENDÁRIO: Ler todos os dias
Tempo: 20’ – RODA DE LEITURA: Leitura de um conto diferente cada dia da semana
Tempo: 30’ – GÊNERO TEXTUAL: Convite
Tempo: 1h – ALFABETIZAÇÃO: Através de uma das fábulas da semana anterior
Tempo: 45’ – PRODUÇÃO DE TEXTOS: Produção de textos com um tema definido.

---------------------------------------------------------------------------------

3ª SEMANA
Tempo: 10’ – LEITURA DO CALENDÁRIO: Ler todos os dias
Tempo: 20’ – RODA DE LEITURA: Leitura de um poema diferente cada dia da semana
Tempo: 30’ – GÊNERO TEXTUAL: Receita
Tempo: 1h – ALFABETIZAÇÃO: Através de um poema (use o primeiro poema lido)
Tempo: 45’ – PRODUÇÃO DE TEXTOS: Produção de texto coletivo com o professor como escriba.

---------------------------------------------------------------------------------

4ª SEMANA
Tempo: 10’ – LEITURA DO CALENDÁRIO: Ler todos os dias
Tempo: 20’ – RODA DE LEITURA: Leitura de curiosidades diferentes cada dia da semana
Tempo: 30’ – GÊNERO TEXTUAL: Agenda
Tempo: 1h – ALFABETIZAÇÃO: Através de trava-língua
Tempo: 45’ – PRODUÇÃO DE TEXTOS: Produção de um texto contando sobre a curiosidade mais interessante ouvida durante a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário