quarta-feira, 6 de maio de 2015

Caligrafia



 Apreensão do Lápis x Caligrafia 

        A caligrafia é uma habilidade importante para as crianças em idade escolar. As dificuldades relacionadas à caligrafia podem ter consequências na participação bem sucedida da criança em atividades escolares e brincadeiras, podendo levar a problemas no desempenho escolar e a baixa autoestima. 

Alguns estudos relacionados identificaram os componentes do desempenho 

que estão associados com a caligrafia; são eles: 

-planejamento motor

-coordenação olho-mão

-percepção visual

-integração visomotora

-percepção cinestésica

-manipulação com as mãos

A pega (preensão) do lápis, a posição do papel, a postura sentada para escrever, a estabilidade e a mobilidade dos membros superiores são fatores ergonômicos que devem ser analisados quando a criança começa a escrever. A qualidade da caligrafia:

-velocidade,

-legibilidade

-espaçamento

-alinhamento

-tamanho e forma.

A pega (preensão) do lápis é um aspecto da caligrafia que tem sido abordado
por terapeutas ocupacionais que trabalham com crianças com problemas de caligrafia.

Embora a pega (preensão) em tripé dinâmica seja geralmente estimulada por educadores e terapeutas, existem numerosas variações de pega (preensão). Essas variações têm sido frequentemente observadas em crianças com caligrafia deficiente. Contudo, não está claro até que ponto uma pega (preensão) atípica contribui para a caligrafia deficiente. 


Fonte:Sociedade Brasileira de Pediatria

Nenhum comentário:

Postar um comentário