quarta-feira, 6 de maio de 2015

Literatura Infantil - Pedro e Tina - Alfabetização/Apoio Pedagógico

 

Com o intuito de se trabalhar permanentemente a construção da escrita e da leitura pelos alunos de 2o/3o/4o/5o ANO e o respeito às características individuais de cada um, visando conhecer melhor os colegas da sala e para fazer novos amigos,irei desenvolver  uma sequência didática que contempla a evolução  no processo de alfabetização e toda uma magia em volta da amizade para tornar o aprendizado mais significativo e feliz. 

O  LIVRO - PEDRO E TINA  contempla a história de  Pedro que era diferente de Tina e esta, obviamente, diferente de Pedro; ele era disléxico e ela era perfeita na maneira de fazer as coisas. Assim pode-se trabalhar as diferenças e aceitação de cada um em sua particularidade. Juntos, Pedro e Tina aprenderam muito a amar-se, a tolerar-se, a aceitar-se. 



Sequência Didática:


Temas: AMIZADE e Nomes Próprios

Conteúdos:   - Leitura e escrita de nomes próprios
                       -Valor da amizade 
                       - Organização Espacial (lateralidade)
                       -Coordenação Motora Fina (grafia em cursivo)

Objetivos:
.Identificar e reconhecer seu nome e dos amigos do seu grupo;
.Reconhecer a função da escrita dos nomes para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula...
.Realizar a escrita do próprio nome e do nome de alguns colegas;
Obs.:A partir da referência estável (nome) refletir como a escrita funciona. 


Conteúdo:  Leitura e escrita de nomes próprios e amizade.
 - Descobrir com as crianças o conforto e a aceitação de si mesmas e dos outros.
 - Aprender a trabalhar em grupo, saber dividir os materiais na Sala de Apoio e respeitar o jeito de cada um.



Tempo Estimado: 8 a 10 encontros


Material Necessário: Livro Pedro e Tina,lápis, borracha, lápis de cor, craft, papel cartão,  papel oficio, papel dupla face, fotos do grupo, Mesa Educacional Alfabeto, alfabeto móvel, revistas, jornais, cola, tesoura, pincel, tinta guache, sucata(caixas, rolinhos), canetões, máquina fotográfica, boliche do alfabeto.


1a Etapa - Propor que cada criança desenhe seu melhor amigo, fazendo um lindo trabalho para apresentá-lo.




2a Etapa - Linguagem oral: 
· Explorar a capa do livro. O que aparece nesta capa? Que nome vocês dariam para este livro? 
· Além de Tina, Pedro tem um outro amigo, que sempre está pertinho dele. Quem será esse amigo? 



3a Etapa: Leitura da professora - Pedro e Tina e após leitura, descrever as características físicas e comportamentais de cada um.
Explorar que cada aluno fale sobre suas qualidades e sobre o que pensa que precisa e pode melhorar consigo mesmo e para com os outros.



4ª Etapa – Cada amigo do grupo ganhará uma folha sulfite para desenhar o que mais gostou da história. No término das produções será questionado aos alunos de como fazer para que se saiba a quem pertence cada material desenhado na aula do dia(melhor amigo e parte da história). As crianças darão sugestões. Solicitar na sequência que cada um escreva seu nome e chamar a atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, a contagem das sílabas, o registro do pensamento em frases, histórias, etc.
Obs.: Com os alunos dos 3os Anos, será trabalhado a grafia em  cursivo.



5ª Etapa –Confeccionar uma lista coletiva com os nomes do nosso grupo, a partir dos nomes de Pedro e Tina. Classificar quanto ao gênero Feminino e Masculino.



6ª Etapa – No caderno ilustrar com desenhos ou recortes nomes de objetos, animais, alimentos que comecem com a mesma letra do seu nome.



7ª Etapa - Caça-palavras com nomes do grupo sem o apoio da lista de nomes.



8ª Etapa – Bingo de nomes do grupo e registro do nome marcado em cartela paralela.  



9ª Etapa – Mesa Educacional Alfabeto - Escrita dos nomes - letra inicial - escrever nomes de objetos, alimentos, etc, e trabalhar a escrita dos sons onomatopaicos a partir da seguinte introdução aos alunos:  
As coisas têm sons! Os objetos têm sons?  
Olhe só! Olhe só! Olhe, o Pedro da nossa história na poça d'água ! (mostrar no livro)
O barulho, o som dos objetos e das coisas, chama-se onomatopeia.



Qual é o som do cachorro? Au-au...





Do gato? Miau-miau...






O som do relógio? Clock ... clock ... clock... ou tique-taque - tique-taque...


O som do sapato? Plac... plac...plac... ou ploc...ploc...ploc...

                
                  
Explorar outros sons do dia a dia  que os alunos lembrarem.


10a Etapa: assitir o vídeo (YOUTUBE) -PEDRO E TINA - Imagens e narração da história.
.Dramatizar a história  no pátio da escola. Definir quem será o narrador, os personagens e o cenário.
.Fazer um cartaz  com os 2os Anos contemplando o assunto(Onomatopeias) com figuras e sons correspondentes. Os alunos dos 3os/4os e 5os  farão a reescrita da história Pedro e Tina para exposição e propaganda do livro no quadro mural da escola. 




11ª Etapa – Acróstico a  partir dos nomes PEDRO e TINA.



12ª Etapa – Recorte e colagem. 
Disponibilizar revistas para que cada aluno  procure, recorte e cole no caderno palavras que comecem com a mesma letra ou primeira sílaba do seu nome. Tentar elaborar cruzadinhas



13ª Etapa – Roda Cutia. Vamos formar num círculo(roda) no pátio.
·Explorar os conceitos em cima/embaixo, frente/costas, para baixo/para cima, direito/esquerdo a partir do livro Pedro e Tina. Relembrar, perceber e identificar  a partir do(a) colega que estiver mais próximo, conforme a professora der o comando.
Na sequencia cantar a cantiga RODA CUTIA.
Enquanto cantarmos um amigo  deverá pegar uma ficha na pilha dos nomes. Terá que ler o nome do amigo, colocar a ficha atrás do mesmo que sairá correndo tentando pegá-lo. Se for pego fica no centro da roda e se não for senta no lugar do amigo que agora escolherá uma ficha dos nomes também. Enquanto o amigo contorna de pé a roda todos cantam:
Roda Cutia,
de noite e de dia.
O galo cantou e
 a casa caia!
Obs.:Com os alunos dos 3os Anos, trabalharei com  BOLICHE do ALFABETO, onde cada pino não derrubado, deverá ser anotado um nome próprio com a letra correspondente. Vence quem marcar menos nomes. 



14a Etapa: Palavra puxa palavra com alfabeto móvel - A partir do nome da professora ROSANGELA, criar novas palavras: rosa, ANA, gela, gelo,ANGELA,ROSA, rola, nela, ROSANA, ROSANE, SOLANGE, ela, olá,sala, rala,galo, gola, sol, sal, SARA, sara, sola, ralo, 
*Primeiro fazer com os alunos, depois cada um fará individualmente ou em dupla as palavras que conseguir(em). Observar cada aluno:comportamento e escrita.
*Entregar uma lista das palavras impressas para leitura; pintar os nomes próprios; circular palavras que possuem mais de três letras; traçar as palavras com três letras, etc.
*Entregar fichas com quadradinhos impressos com sílabas  dos nomes próprios trabalhados, recortar e colar no caderno.
 Marcar:Número de letras-Número de  sílabas, letra inicial, letra final.

Ex.: RO/SA/NE -                    Letras - Silabas- 1a Letra - Última letra:
        RO-SA-NE                          6              3             R                  E
        SO/LAN/GE                       7              3             S                  E (etc).



15a Etapa: Escrever as palavras do puxa palavra a partir da tabela. Abaixar as letras que formem palavras  em sequência:
                    R  O S  A  N  G  E  L  A
                  _R_0_S A___________
                  _____S_A_______L_A
                  _____S_A_______L___
                  _R_O___________L_A
                  _R_O_S_A_N______A
                  _R_O_S_A_N_E_____ (etc)

Observação: Durante as etapas serão realizadas atividades de registro(porta-atividades) em forma de caça-palavras, cruzadinhas, frases lacunadas, cartas enigmáticas correspondente a: brincadeiras de meninos e meninas, sentimentos, vestuário, animais, tendo como tema gerador e relacional, a história de Pedro e Tina.



Atendimento/Contraturno-Apoio(Reforço)Pedagógico

Escola_________________________________________________
Sala de Apoio Pedagógico (Reforço Escolar): 
Professor(a):____________________________________________ 
  
 
 
Sequência Didatica – 2º Ano e 3º Ano 
Período:_______ de __________ a _________de / 201__ 
  
Roda de Conversa: 
-Acolhida e Interação com autoapresentações – Professora e alunos 
-Confecção de crachás. Cada criança faz o seu com auxilio da professora, se necessário. Letra caixa alta (2º Ano) e cursiva (3º Ano) 
-Colocar no cartaz da chamada. Após o término das atividades, o crachá ficará com a professora.
-Apresentar as atividades do dia – ROTINA - 
- Reconhecimento da sala (partes e materias) – Primeiro Dia 
- Conscientização da proposta de trabalho na sala de Apoio Pedagógico de forma positiva e motivadora. 
Obs.Primeiramente ouvir o que as crianças sabem e imaginam sobre as aulas de Apoio. Em seguida solicitar que pensem e digam o que elas mais gostariam de fazer e aprender. Registrar em cartaz único com o titulo: 


Nós queremos nas aulas de Apoio:

(Quando repetir alguma ação ou palavra, assinalar ao lado com uma estrelinha). 


Momento do autoretrato: 
- Hora de conversar a respeito de cada um (idade, com que mora, quem faz parte da família) e compartilhar suas preferências conforme consigna em ficha.                                                                                                                                                                                 

UM BRINQUEDO:______________________
UMA COR:__________________________
UMA COMIDA:______________________

UMA ROUPA:______________________
UM ESPORTE:_____________________
UMA MÚSICA:______________________


UM AMIGO:_______________________

UMA BRINCADEIRA:_________________
UM NÚMERO:______________________
UM NOME:________________________
UMA FLOR:_________________________


Obs.: Observar em cada aluno sua leitura de mundo (conhecimento prévio). 


Atividade de escrita: 
Sondagem Inicial - Anexo 
. Anexar na pasta de evolução da escrita. 
Observação: Os alunos de 3º ano escreverão sobre suas preferências e sobre a casa e com quem moram. 


Atividade de Desenho: 
Sondagem - Fazer duas ilustrações com os titulos: 
* Eu aprendendo (objeto do conhecimento) e 0 (a)... me ensinando. (pessoa da família). 
* Eu aprendendo na sala de aula. 
Objetivo: Verificar como está o vinculo com a aprendizagem e registrar quem pode estar auxiliando no processo. 
Atividade com o Alfabeto Móvel: 
- Compreender, reconhecer (cartazes da sala) e compor a ordem alfabética utilizando a bandeja e caixa com alfabeto móvel. 
- Manusear e reconhecer o que está escrito nos blocos da mesa alfabeto. Sacolas vermelhas e amarelas. 
Obs. Deixar as crianças curiosas para explorar o material e criar expectativa prazerosa para usar o computador no próximo encontro. 


Atividade com sacola surpresa: 
-Verificar e retirar de uma sacola surpresa, vários brinquedos em miniatura e reconhecer o nome do brinquedo e a letra inicial e final. Trabalhar a contagem de silabas com palmas, contagem de dedos, pintando e ou recortando em quadradinhos. 
- Adaptar a atividade com a escrita (quadro branco) dos brinquedos identificados. 
- Explorar e separar os brinquedos por gênero, cor, tamanho, etc. 
- Observar se houve brinquedo para cada letra. Verificar e comentar. 


Atividade com Jogos: 
Hora de aprender jogando! 
- Interagir em grupo para identificar as letras iniciais de cada palavra no jogo Lince – Alfabeto da Turma da Mônica – 2º e 3º Ano. 
*Obs. Os alunos dos 3 Anos poderão classificar as palavras do jogo por grupos – separar - e registrar em caderno ou folha a escrita de nome dos animais, alimentos, objetos, lugares e outros. Aproveitar o momento para observar a grafia dominante do aluno. 
* Os alunos com dificuldade deverão ser orientados para observar em livros e tabelas o traçado da letra cursiva e treinar. Relacionar letras minúsculas com maiúsculas. Treinar a coordenação motora com tinta em folha, contorno da letra em cima de ficha, escrever com giz no chão, sempre orientando o movimento...direita, esquerda, pra cima, pra baixo, abrindo, fechando, etc. 


Leitura pela professora: 
Página 25 do livro 3 da Mesa Alfabeto– show de televisao - A chamada - Titulo da carta – O Amigo do Espaço 
Obs.: Solicitar que desenhem como cada um imagina que seja o PG, Patrulheiro das Galáxias e no próximo encontro trazer a figura do PG (cartaz). Correlacionar o desenho da criança para identificar o que ficou semelhante e diferente da imagem do personagem. 


Leitura pelos alunos: 
-Realizar leitura prazerosa com escolha de algum livro da caixa encantada. O aluno lê um pedacinho para a professora. Avaliar no momento, registrando em ficha especifica. 
Obs.: Observar e acompanhar a leitura individualmente. 


 
Atividade na Mesa Alfabeto ( Computador): 
2º Ano: Interagir com o personagem no computador e realizar as atividades de: Registro dos grupos (cada aluno digita seu nome aluno), SALA de AULA (pré-silábicos,) e da O JARDIM DA CASA de DOCE (silábicos-alfabéticos sem e com valor sonoro). 
3º Ano: Interagir com o personagem no computador e realizar as atividades A CASA DE DOCES 
Observação e Avaliação durante as atividades: 
Registrar em ficha especifica de acompanhamento o que for relevante da criança quanto ao seu desempenho durante as atividades. O que for mais positivo e o que precisa ser trabalhado mais quanto aos aspectos físicos,cognitivos e sócio-afetivos. Ao longo do processo fazer parceria com a professora da sala, e das áreas de Educação Física e Artes. 
clip_image002

Ser professor

é professar a fé

e a certeza de que 

tudo terá valido a pena

se o aluno sentir-se feliz

pelo que aprender com você

e pelo que ele lhe ensinou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário