Você não é seus pensamentos e sentimentos
Sentimentos negativos podem ser eliminados. Eles podem estar presentes em você, mas eles não fazem parte de você.
Sentimentos de alegria, felicidade, paz interior, estes, sim, jamais podem ser removidos do ser humano. Mas esse estado feliz, que deveria ser o estado natural, fica encoberto com a sujeira, que são os sentimentos negativos que carregamos. Limpando a negatividade, os sentimentos bons sempre estão lá dentro prontos para aparecer novamente, é impossível destrui-los.
Por mais que alguém esteja mal emocionalmente, que pareça impossível a recuperação, o que está ocorrendo, na verdade, é que tem muito lixo emocional cobrindo a alegria e a paz interior que tem dentro dela, abafando os bons sentimentos. Encontre uma forma de limpar as emoções, e o estado natural de alegria retornará.
Se a pessoa não consegue ainda acessar os bons sentimentos, não significa que eles não estejam lá dentro. Eles nunca se acabam.
Em um passado recente existiam poucas ferramentas eficazes que davam condição ao ser humano limpar as emoções negativas. Os traumas eram carregados pela vida toda, sem muita possibilidade de dissolvê-los. Foi-se, então, criando a crença de que é impossível, que é assim mesmo, que faz parte do ser humano...
A identificação que desenvolvemos com a emoção negativa pode chegar ao ponto de nos levar a sentir medo de curar o sentimento que tanto nos prejudica. A sensação é que ele é parte de nós, e que se for dissolvido, uma parte nossa estará indo embora. Além do medo de curar o sentimento, pode surgir tristeza ou vazio após a eliminação do mesmo. Dessa forma, nos auto-sabotamos para proteger essa negatividade, como se protegêssemos a nós mesmos. O resultado disso é que uma parte de nós vai criar desculpas e resistências em se tratar.
Dentro da sua mente, você é capaz de observar os seus pensamentos e sentimentos, de fora. Faça a experiência. Pare, feche os olhos e comece prestar atenção nas sensações físicas do seu corpo, e em tudo que vier a mente.
Você é capaz de assistir aos pensamentos, sensações e sentimentos que passam. Quem pratica meditação já deve estar mais familiarizado com a prática de observar os pensamentos. É como se houvesse uma terceira pessoa, observando tudo que vem a mente.
Então, se você consegue se dissociar e olhar de fora seus pensamentos e sentimentos, é porque você não "é" esses pensamentos e sentimentos. Eles apenas estão passando por você. Você é algo mais profundo, difícil de explicar, mas que não tem na essência essa negatividade e turbulência de pensamentos que passam pela sua cabeça.
Observe, então, se você vem se identificando com a negatividade que carrega, achando que você e ela são uma coisa só. Passe a observar mais e se envolver menos com a negatividade. Sentimentos são apenas sentimentos, e pensamentos são apenas pensamentos, eles não são quem você é na verdade.
Recomeçar, apesar dos desafios
Sementes
uma novidade aparece
E o mundo se transforma...
Este é o momento propício
para você aprender que sempre
é possível ir além do que pensaria poder.
Saber recomeçar na vida
é tão importante como saber viver.
Não desanime!
Se você transportar um punhado
de terra todos os dias,
logo terás uma montanha.
Não desanime se errou,
erga-se e recomece.
Talvez chegue ao fim da luta cheio de cicatrizes,
mas estas se transformarão em luzes.
Seja corajoso.
Reaja com firmeza porque
o auxílio lhe chegará na hora oportuna.
Você nunca será um velho enquanto tiver um ideal.
A rotina cansa e corrói a alma,
desalenta e carcome o entusiasmo.
Renove cada manhã seu armazenamento
de alegria de viver.
Preste atenção ao que está fazendo;
o ontem já lhe fugiu das mãos,
o amanhã não chegou.
Você já parou para pensar quanto tempo a gente
perde por não ter tempo de pensar?
Não perca tempo em olhar para trás
para ver o que já fez.
Olhe para frente e caminhe confiante e
alegre e veja que tem muito por fazer.
Você vencerá...
Se cair e se machucar, esperar sim que o tempo cure a ferida, mas também cultivar dentro de ti a esperança necessária para voltar a caminhar.
Se diante da dor não preferir abandonar tudo, esquecendo-se que sempre haverá uma caravana de amigos espirituais a lhe acompanhar e proteger.
Se quando deparar com a ingratidão, não permitir que essa lhe bloqueie os gestos de fraternidade que pode oferecer a quem encontrar pelo caminho.
Você vencerá...
Se souber transformar o medo em confiança de que em seu destino haverá sempre uma luz a lhe guiar.
Quando o desentendimento surgir e não optar pelo afastamento, mas sim em compreender que cada qual possui o seu grau de evolução, porém nos encontramos todos com o mesmo objetivo de progredir e chegar ao nosso Pai.
Quando for chamado a se tornar obreiro na seara do Pai e por mais árdua possa parecer a tarefa, não desistir, mas sim, confiar que será sustentado pela Providência Divina em cada passo que der.
Se quando encontrar no próprio lar resistência ao seu trabalho de caridade e amor ao Mestre Jesus, ao invés de desanimar, buscar nesse mesmo Mestre o amparo para que possa prosseguir, tendo a certeza de que Ele não abandonará nem a você nem aqueles por quem seu coração agora se aflige.
Você vencerá...
Se trabalhar pelos bens materiais que fazem sim parte do seu progresso espiritual, todavia, souber mais ainda trabalhar pelas riquezas espirituais que serão a eterna herança de seu Espírito.
Quando sua alma for duramente atingida por atos daqueles que mais estima e ao invés de se render ao desespero ou semear a revolta em seu íntimo, buscar na prece o alívio de seu sofrimento.
Se quando estiver diante de uma situação que não consegue compreender, conservar tanto a paciência para aguardar pela resposta do Alto, como a firmeza para mesmo no meio das adversidades, não cruzar os próprios braços.
Você vencerá...
Quando envolto por tantos conflitos do dia a dia, separar alguns minutos para receber as inspirações dos benfeitores espirituais que a qualquer tempo estão ao nosso lado e tanto nos auxiliam.
Se quando a dúvida brotar em sua mente e parecer forte demais para ser vencida, sintonizar-se com a espiritualidade maior e coberto de sentimentos sinceros, expor os seus receios, confiando que sem respostas não ficará.
Se a cada passo falso que cometer ao invés de abraçar o remorso, fizer com que a coragem renasça e mais vigilante você passe a escolher novas estradas para trilhar.
Quando a desilusão se apresentar em sua vida e você conservar o amor no seu coração e com ele continuar a enxergar as belas paisagens existentes em sua jornada.
Você vencerá...
Se diante de qualquer ataque das sombras, ao invés de temor, adotar a certeza de que nessa batalha, o exército do bem é sempre superior.
Quando a tempestade se abater sobre a sua cabeça, mas você mantiver acesa em seu íntimo a chama da determinação e perceber que é através dela que começará a enxergar a luz que lhe conduzirá por qualquer escuridão.
Quando perceber que nenhum amigo irá trilhar ao seu lado o caminho que se abre e resistindo à tristeza, buscar respirar fundo, repor suas energias e serenamente compreender que sozinho jamais se encontrará, afinal as forças do bem caminham contigo.
E você sempre vencerá qualquer prova, quando no momento em que a agonia for profunda, rogar ao Mestre que venha ao seu encontro e assim abrir o seu coração para recebê-lo, porque Ele virá.
Sempre virá.
E juntos vocês vencerão!
por: Sonia Carvalhor
Nenhum comentário:
Postar um comentário