sábado, 6 de junho de 2015

1º ao 5º ano

No Ensino Fundamental, trabalhamos com uma metodologia que incentiva o aluno de forma, gradual e segura, a buscar suas próprias conquistas e descobrir o prazer em aprender. As estratégias do trabalho educativo e as dinâmicas de classe favorecem o desenvolvimento de hábitos e atitudes adequadas.
Para a 1ª Fase do Ensino Fundamental, nosso trabalho foi planejamento para favorecer a interação de três tipos de contexto (cognitivo, socioafetivo e moral) e o próprio desenvolvimento do aluno.
Quanto aos contextos de desenvolvimento, privilegiamos as seguintes questões:
• Desenvolvimento cognitivo: conhecimento conceitual, raciocínio e capacidade de decisão e as habilidades de linguagem e representação;
• Desenvolvimento moral: valores e crenças;
• Desenvolvimento socioafetivo: auto-estima, empatia e relações interpessoais.
As interações destes três domínios são responsáveis pelas formas de organização do pensamento e das ações. Ou seja, privilegiamos as situações que viabilizam a incorporação das novas aprendizagens à estrutura de conhecimento do aluno, fazendo com que as possibilidades de explicação e de compreensão do mundo sejam enriquecidas.
As formas e os estilos de ensinar e aprender propostos favorecem a motivação, colocando os alunos diante de propostas de ação e reflexão com as quais são instigados a perguntar e a resolver situações-problema. Como estes encaminhamentos, solicita-se a participação dos alunos, proporcionando condições didáticas para que organizem a busca e as informações trabalhadas.
Para este nível de ensino, enfatizamos um contexto de trabalho em sala que estimula a atividade intelectual, estabelecendo conexões com a realidade vivida, por meio da qual as relações humanas podem ocorrer em um meio ambiente educativo que propicia e respeita o desenvolvimento social, afetivo e intelectual de quem aprende.
A PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL
O papel fundamental da educação no desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades é o de trabalhar no sentido de construir uma escola voltada para a formação de cidadãos.
O Ensino Fundamental compõe, com a Educação Infantil e o Ensino Médio, o que a Constituição Federal (1988) e o MEC, os PCNS, e a Lei Federal 9.394 de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nomeia como educação básica, que tem por finalidade “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensáveis para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir na vida e em estudos posteriores”.
No processo de ensino-aprendizagem, os alunos são envolvidos em situações nas quais articulam fatos, conceitos, princípios, valores, atitudes, normas e procedimentos. Essas intervenções educativas têm como fonte de estudo as ações concretas organizadas pelo próprio plano curricular.
Privilegiamos as situações com as quais o trabalho pedagógico possa contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, mental e social dos alunos. A organização das ações educativas permite à escola desenvolver um trabalho ativo e transformar-se num lugar onde os alunos fazem descobertas e aprendem a pensar com o que já aprenderam.
A intencionalidade dos processos de ensino aponta para o desenvolvimento da inteligência, para a autonomia dos alunos resolverem problemas, para a maturidade social que permite que se relacionem mais plenamente com os outros.
Ainda, pensando no compromisso científico e de formação humana da escola, as sequências didáticas elaboradas possibilitam que os alunos aprendam a explicar racionalmente os fenômenos naturais e sociais e a agir sobre eles.
Um outro foco educativo desta fase de ensino se direciona para a necessidade de os alunos acentuarem a comunicação e a expressão de forma coerente e sensível diante do mundo. Por isso, exploramos o diálogo com todas as formas de arte. Portanto, a escola quer educar pessoas capazes de construir sua própria visão do mundo, articuladoras de um projeto de vida autônomo que se relaciona positivamente com os outros.
A importância atribuída aos conhecimentos concretos nas atividades escolares liga-se a uma justificativa que não os vê como um fim em si mesmos, mas, sim, como um instrumento que permite aos alunos desenvolverem suas capacidades humanas à medida que dão significados ao conteúdo escolar.
NOSSOS VALORES:
* Crescimento e aperfeiçoamento contínuo.
* Ética nas relações.
* Respeito à pluralidade de culturas.
* Disciplina e organização.
* Trabalho cooperativo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA:
Nossa proposta pedagógica privilegia a construção do conhecimento com autonomia e autodisciplina, por meio de ações e situações didáticas que desenvolvem no aluno a capacidade de refletir, discutir e tomar decisões, tendo como base os quatro pilares fundamentais do conhecimento:
* Aprender a Conhecer
* Aprender a Fazer
* Aprender a Conviver
* Aprender a Ser
CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA:
O conhecimento é resultado de um processo utilizado pelos alunos para assimilar e interpretar os conteúdos escolares. O que o aluno pode aprender em determinado momento da escolaridade depende das possibilidades delineadas pelas formas de pensamento de que ele dispõe naquela fase de desenvolvimento, dos conhecimentos que já construiu anteriormente e do ensino que recebe.
NOSSO CURRÍCULO:
O saber construído ao longo dos tempos é valorizado, mas os conteúdos são selecionados conforme sua relevância no contexto atual do aluno. Nosso objetivo central é oferecer ao aluno possibilidade de ampliar o seu saber, relacionando os conhecimentos já adquiridos aos novos.
Desenvolvemos também projetos didáticos integrados, que tratam de temas considerados de grande relevância, com conteúdos significativos, questões de gênero, raça e classe, qualidade de vida e novas tecnologias; através de aulas mais temáticas do que disciplinares.
FUNDAMENTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 1ª FASE
O Ensino Fundamental no Brasil tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante:
I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional
ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA DIVERSIFICADA
As áreas do conhecimento e suas respectivas disciplinas estão assim relacionadas:
* Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:
Língua Portuguesa / Literatura;
Artes / Música / Produção de textos (Redação);
Língua Estrangeira (Inglês).
* Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e suas Tecnologias:
Matemática (Álgebra, Geometria, Matemática Aplicada);
Ciências (Biologia, Física e Química);
Educação Física;
Informática.
Geografia.
História.
PROPOSTA AVALIATIVA
Acompanhamento permanente.
Avaliações constantes, cumulativas e coerentes, sempre adaptadas às novas tendências e exigências.
CORPO DOCENTE
Professores e educadores com formação adequada, experientes, constantemente em capacitação, profissionais que já trazem experiência de anos e de trabalho bem sucedidos.


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