O Guerreiro da luz sempre procura melhorar.
Cada golpe de sua espada traz consigo séculos de sabedoria e meditação. Cada golpe precisa ter a força, a habilidade de todos os guerreiros do passado, que ainda hoje continuam abençoando a luta. Cada movimento no combate honra os movimentos que as gerações anteriores procuraram transmitir através da Tradição.
O guerreiro desenvolve a beleza de seus golpes. Embora se comporte como uma criança. As pessoas ficam chocadas, porque esqueceram que uma criança precisa divertir-se, brincar, ser um pouco irreverente, fazer perguntas inconvenientes e imaturas, dizer tolices. E perguntam, horrorizadas: "É isso o caminho espiritual? Ele não tem maturidade!" O guerreiro se orgulha com este comentário. E mantêm-se em contacto com Deus, através de sua inocência e alegria. Age assim, porque no começo de sua luta, afirmou para si mesmo: "Eu tenho sonhos". Depois de alguns anos, percebe que é possível chegar onde quer. Ele sabe que vai ser recompensado. Neste momento, a grande alegria que animava seu coração, desaparece. Porque enquanto caminhava, conheceu a infelicidade alheia, a solidão, as frustrações que acompanham grande parte da humanidade. O guerreiro da luz então acha que não merece o que está para receber. Quando aprende a manejar sua espada, descobre que seu equipamento precisa ser completo - e isto inclui uma armadura. Ele sai em busca da sua armadura, e escuta a proposta de vários vendedores. "Use a couraça da solidão", diz um. "Use o escudo do cinismo", responde outro. "A melhor armadura é não se envolver em nada", afirma um terceiro. O guerreiro, porém, não dá ouvidos. Com serenidade, vai até seu lugar sagrado e veste o manto indestrutível da fé. A fé apara todos os golpes. A fé transforma o veneno em água cristalina. O seu anjo sussurra: "entrega tudo". O guerreiro ajoelha-se, e oferece a Deus as suas conquistas. A Entrega obriga o guerreiro a parar de fazer perguntas tolas, e o ajuda a vencer a culpa. E se, ainda assim, achar que sua recompensa é imerecida, um guerreiro da luz sempre tem uma segunda chance na vida. Como todos os outros homens e mulheres, ele não nasceu sabendo manejar sua espada. Errou muitas vezes antes de descobrir sua Lenda Pessoal. Nenhum homem ou mulher pode sentar-se em torno da fogueira, e dizer aos outros: "sempre agi certo." Quem afirma isto está mentindo, e ainda não aprendeu a conhecer a si mesmo. O verdadeiro guerreiro da luz já cometeu injustiças no passado. Mas, no decorrer da jornada, percebe que as pessoas com quem agiu errado sempre tornam a cruzar com ele. Por isso, o guerreiro da luz tem a impressão de viver duas vidas ao mesmo tempo. Em uma delas, é obrigado a fazer tudo que não quer, lutar por idéias nas quais não acredita. Mas existe uma outra vida, e ele a descobre em seus sonhos, leituras, encontros com gente que pensa como ele. O guerreiro vai permitindo que suas duas vidas se aproximem. "Há uma ponte que liga o que eu faço com o que eu gostaria de fazer", pensa. Aos poucos, os seus sonhos vão tomando conta da sua rotina, até que ele percebe que está pronto para o que sempre quis. Então, basta um pouco de ousadia - e as duas vidas se transformam numa só. É sua chance de corrigir o mal que causou. Ele a utiliza sempre, sem hesitar. www.paulocoelho.com.br |
Coragem para seguir adiante
Olhe ao seu redor
Reconheça os tristes caminhos que o levaram à dor, mas não detenha-se ao sofrimento, relembre que a Luz sempre se fez presente, lhe guiando a novos destinos.
Olhe ao seu redor...
Admita os enganos já cometidos, mas aprenda que a porta para o recomeço sempre está e estará aberta...
Note a prova que se aproxima, mas antes de temê-la e desistir, volte-se para o seu íntimo e lá descubra a centelha de luz que irá lhe fortalecer por qualquer estrada que venha passar.
Olhe ao seu redor...
Perceba os problemas que enfrenta, mas antes de se render ao desânimo, sinta a esperança que permanece em seu coração e com ela reencontre a certeza de que poderá vencer as adversidades.
Encontre a tempestade que de repente se formou diante de ti, mas encontre também, o amparo dos amigos espirituais que sempre permanecem ao seu lado e lhe guiam pelas trilhas da escuridão.
Olhe ao seu redor...
Conheça os medos que o afligem e lhe impedem de evoluir, mas conheça também, a confiança de que sozinho, nessa jornada não caminha e nem caminhará.
Relembre o passado, mas sem as algemas da culpa ou da nostalgia, mas sim, com as páginas marcadas pelas grandes lições já aprendidas e com elas, a sabedoria de que ainda há muito a ser escrito no caderno da vida.
Olhe ao seu redor...
Emocione-se com as perdas, mas creia a cada instante que o Espírito é imortal e parte para outras conquistas, assim, não desista de lutar por sua evolução.
Valorize as vitórias, mas lembre-se sempre e que apenas os bens espirituais que acumular seguirão contigo quando chegar a hora de retornar a pátria espiritual.
Olhe ao seu redor...
Contabilize os milhões de minutos que já viveu, mas também, tenha a consciência de que nesse minuto pode realizar a renovação em sua existência.
Chore pelos fatos já vividos, mas também, faça com que seus olhos enxerguem o colorido que ainda sobrevive e com ele, pinte uma nova aquarela ao seu dia, viva e sinta a benção que a cada manhã bate a sua porta.
Olhe ao seu redor...
Sensibilize-se pelas feridas sofridas pelo caminho, mas saiba que elas cicatrizam-se e que é prosseguindo que encontrará sempre a cura para suas dores, porque a cada esquina, uma nova oportunidade nos aguarda, desde que acreditemos.
Saiba os difíceis períodos que atravessou e talvez ainda atravesse, mas saiba primeiramente que a perseverança é a chave que o fará chegar a novos horizontes.
Olhe ao seu redor...
Visualize a terra seca e sem flores que está a sua frente, mas rende-se fé e a coragem e com elas começa o arado, fazendo com que a semente brote e assim, novos frutos surjam a sua frente.
Encontre o grande desafio a lhe aguardar, mas ao invés de desespero ou de permitir que seu íntimo seja abalado e seu equilíbrio se perca, eleva seu Espírito ao Alto e senti a Providência Divina lhe envolver em seus braços.
E com ela, compreenderá definitivamente que não importa o caminho que venha a trilhar...
As trevas a serem enfrentadas...
As batalhas que precisam ser travadas...
As obsessões a serem vencidas...
O fantasmas a serem superados...
As frias noites a serem deixadas para trás.
As fraquezas morais a serem abandonadas...
A rota a ser modificada...
As mágoas a serem esquecidas...
E o sofrimento a ser lapidado...
Nada disso importa!
Eleve o seu Espírito ao Alto e o Pai, o Eterno Pai de Amor e Misericórdia, lhe mostrará o caminho.
Novamente lhe mostrará o caminho...
Porque você é o filho amado que o Pai jamais abandonará.
Não importam quais tenham sido suas escolhas.
O Pai continua ao seu lado, lhe oferecendo provas para que possa evoluir.
Mas também, oportunidades para que Dele possa se aproximar mais ainda.
O Pai enxuga suas lágrimas, mesmo quando no desespero da dor, acredita-se sozinho...
O Pai permanece contigo!
Ele é a base que te sustenta, quando os fatos inesperados chegam e parecem tirar o seu chão.
O Pai está ao seu lado!
Ele lhe abre portas quando tudo ao seu redor o leva a crer que não há mais salvação.
O Pai vem ao seu encontro!
Ele se faz presente quando acredita que não possuir mais forças para prosseguir em sua jornada.
O Pai lhe abençoa.
Ele se aproxima seja nos dias ensolarados ou nas manhãs onde reinam as nuvens.
O Pai permanece...
Olhe ao seu redor...
E será a Luz Divina que enxergará a sua frente a lhe guiar.
Confie e siga-a.
O Pai está de braços abertos a lhe esperar...
(Sônia Carvalho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário