quinta-feira, 4 de junho de 2015

Cuida do mais importante

Certa vez um jovem recebeu do rei a tarefa de levar uma mensagem e alguns diamantes a um outro rei de uma terra distante. Recebeu também o melhor cavalo do reino para usar na jornada.
- Cuida do mais importante e cumprirás a missão! - disse o soberano ao se despedir.
Assim, o jovem preparou-se, escondeu a mensagem na bainha da calça e colocou as pedras numa bolsa de couro amarrada à cintura.
Pela manhã, bem cedo, sumiu no horizonte. E nem sequer pensava em falhar. Queria que todo o reino soubesse que era um nobre e valente rapaz. Para cumprir, porém, rapidamente sua tarefa, ele por vezes deixava a estrada e pegava atalhos que sacrificavam sua montaria. Assim exigia o máximo do animal. Quando parava numa estalagem, deixava o cavalo ao relento, não lhe aliviava da sela e nem da carga, tão pouco se preocupava em dar-lhe de beber ou lhe providenciar alguma ração.
- Assim, meu jovem acabarás perdendo o animal - disse alguém.
- Não me importo. - respondeu ele. - Tenho dinheiro.Se este morrer, compro outro. Não fará nenhuma falta!
Com o passar dos dias e sob tamanho esforço, o pobre animal não suportou mais os maus tratos, caiu morto na estrada. O jovem simplesmente seguiu o caminho a pé.
Acontece que nessa parte do país, havia poucas fazendas e estas eram muito distantes umas das outras. Passadas algumas horas, ele se deu conta da falta que lhe fazia o animal.
Estava exausto e sedento. Já tinha deixado pelo caminho toda a bagagem, com exceção das pedras, pois se lembrava da recomendação do rei: "CUIDE DO MAIS IMPORTANTE!"
Seu passo se tornou curto e lento. As paradas frequentes e longas. Como sabia que poderia cair a qualquer momento e temendo ser assaltado, escondeu as pedras no salto de sua bota. Mais tarde caiu exausto ao lado da estrada, onde ficou desacordado.
Uma caravana de mercadores, que seguia viagem para o seu reino o encontrou e cuidou dele. Ao recobrar os sentidos percebeu que estava de volta em sua cidade. Imediatamente foi ter com o rei para contar o que havia acontecido e colocou toda a culpa do insucesso nas costas do cavalo "fraco e doente" que recebera.
- Porém, majestade, conforme me recomendaste, "cuidar do mais importante", aqui estão as pedras que me confiaste. Devolvo-as a ti, não perdi nenhuma sequer.
O rei as recebeu de suas mãos com tristeza e o despediu demonstrando completa frieza diante de seus argumentos. Abatido, o jovem deixou o palácio arrasado.
Em casa, ao tirar a roupa suja, encontrou na bainha da calça a mensagem do rei, que dizia: "Ao meu irmão, rei da terra do norte. O jovem que te envio é candidato a casar-se com a minha filha. Dei a ele alguns diamantes e um bom cavalo. Recomendei que cuidasse do mais importante. Faz-me, portanto, este grande favor e verifique o estado do cavalo. Se o animal estiver forte e viçoso, saberei que o jovem aprecia a fidelidade e força de quem o auxilia na jornada. Se, porem, perder o animal e apenas guardar as pedras, não será um bom marido, nem rei, pois terá os olhos apenas para o tesouro do reino e não dará importância à rainha nem àqueles que o servem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário