SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES – MÚSICA
Turma: Infantil I Professora:
Tema: “Brincadeiras Cantadas” Tempo de duração: 2° Semestre
JUSTIFICATIVA:
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas, rituais religiosos, manifestações políticas, na afetividade entre a mãe e o bebê na hora de dormir, nas brincadeiras de rodas, na arte etc. Portanto, a música deve recebe um lugar de destaque na Educação Infantil. Pensando nesses aspectos trabalharemos com as músicas do Grupo Palavra Cantata com o intuito de ampliar o repertório de nossos alunos.
Objetivos
ü Brincar com a música e imitar.
ü Ampliar o repertório musical.
ü Inventar e reproduzir criações musicais.
ü Dramatizar diferentes canções
Conteúdos
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
Ampliação do repertório de canções e desenvolvimento de memória musical e conhecimento de mundo.
|
Participação de jogos e brincadeiras que envolvam dança e improvisação musical.
Exploração de sons.
Interpretação de músicas e canções diversas
|
Valorização os diferentes ritmos musicais.
|
Etapas Prováveis e Orientações Didáticas:
- Apresentação do DVD do grupo “Palavra Cantada”
O.D.: Levar as crianças para a sala de multimídia para assistirem ao DVD do “Palavra Cantada”. Perguntar às crianças se já conhecem e/ou ouviram as músicas.
- Ouvir e assistir a apresentação da música “Pé Pintor” (volume 1 pág 14) O.D.: A professora levará as crianças para assistirem a apresentação da música “Pé Pintor”. Trabalhar essa música por diversos dias.
- Brincando com a música “Pé Pintor”
O.D.: Separar um pano bem grande e tintas para a brincadeira. As crianças pisam na tinta e pintam o pano conforme as orientações do professor, segundo a música
- Ouvir e assistir a apresentação da música “Fundo do Mar” (volume 1 pág 10)
O.D.: A professora levará as crianças para assistirem a apresentação da música “Fundo do Mar”. Trabalhar essa música por diversos dias.
- Brincando com a música “Fundo do Mar”
O.D.: Fazer com as crianças barquinhos de papel para brincarmos durante a música. Separar um pano bem grande para representar o fundo do mar. Em roda cada criança irá segurar um pedaço do pano, colocar os barquinhos no centro e conforme formos cantando e falando o nome da criança cada um deverá se esconder debaixo do pano, ou seja, no fundo do mar.
- Ouvir e assistir a apresentação da música “Bicho Preguiçoso” (volume 1 pág 26)
O.D.: A professora levará as crianças para assistirem a apresentação da música “Bicho Preguiçoso”. Trabalhar essa música por diversos dias.
- Brincando com a música “Bicho Preguiçoso”
O.D.: Propor as crianças que se deitem em um tapete e ao som da música “Bicho Preguiçoso” se rastejem no chão, de várias maneiras. Em seguida propor que relaxem ao som da música.
- Ouvir e assistir a apresentação da música “Ritmo do Bonde” (volume 1 pág 21)
O.D.: A professora levará as crianças para assistirem a apresentação da música “Bicho do Bonde”. Trabalhar essa música por diversos dia
- Brincando com a música “Bicho do Bonde”
O.D.: Confeccionar com as crianças um chocalho, com materiais recicláveis, para que possam utilizar durante a música. Formar um trenzinho em que todos andem no mesmo ritmo e, no intervalo, tocam seus instrumentos. Durante o canto não podem fazer nenhum barulhinho com os chocalhos.
- Ouvir e assistir a apresentação da música “Desenhando Ritmo” (volume 3 pág 20)
O.D.: A professora levará as crianças para assistirem a apresentação da música “Desenhando Ritmo”. Trabalhar essa música por diversos dias.
- Brincando com a música “Desenhando Ritmo”
O.D.: Propor que ouçam a música e desenhem observando os sons produzidos.
Durante toda a sequência, além das músicas escolhidas para serem trabalhadas, apresentar para as crianças outras músicas do grupo “Palavra Cantada”.
Regina SEMED
Nenhum comentário:
Postar um comentário