‎

Conhecendo o cordel


·         Público a ser envolvido –1 ao 5 ano
·         Mídias a serem utilizadas (podendo incluir outras, além da mídia impressa)
_ Livros de histórias, rádio e cordéis

·         Objetivos
_ Conhecer a mídia impressa cordel
_ Ter contato com diversos tipos de cordéis
_ Conhecer a linguagem e a estrutura do cordel
_ Ampliar o vocabulário
_ Desenvolver a oralidade
_ Vivenciar situações de leitura e escrita
_ Gravar em áudio os cordéis estudados
_ Recontar os cordéis
_ Recriar um novo cordel a partir do cordel estudado “ Cordel das Crianças”
_ Apresentar o cordel construído pelas crianças aos pais e comunidade

·         Justificativa
Com o avanço da tecnologia e das mídias faz-se necessário o resgate do impresso popular, dos cordéis, com o intuito que as crianças descubram essa cultura, aprendam e construam seus próprios cordéis, incorporando e produzindo diferentes mídias impressas

·         Metodologia (como fazer):
O projeto será realizado durante as rodas de conversa e aulas de linguagem e artes.
Serão utilizados cordéis diversos, em especial o “Cordel das Crianças ” e o rádio.

·         Atores e papéis que deverão desempenhar
Os alunos serão o centro do processo tanto durante as leituras e rodas de conversas quanto durante o reconto e a construção do cordel coletivo que será exposto aos pais na Mostra Cultural.

·         Etapas/ações/dinâmicas a serem realizadas

1º SEMANA
Dia 1 - Na roda de conversa a professora vai apresentar aos alunos a mídia impressa cordel.
A apresentação na roda vai contar a história do cordel, onde surgiu, suas características e estrutura.

Dia 2, 3, 4 e 5 -  Serão apresentados em roda de conversa diferentes tipos de cordéis que foram previamente selecionados. Eles serão lidos pela professora e manuseados pelas crianças com o intuito que se apropriem desta mídia.
Na leitura ela deverá dar ênfase a entonação e a linguagem própria de cordéis.
Após a leitura as crianças vão discutir com a professora a passagem que mais gostaram, o que chamou mais atenção, o que eles gostariam de ouvir novamente.
O cordel lido ficará no varal da sala para que as crianças observem, leiam e recontem durante a semana nos momentos livres.

2º SEMANA
Dia 1 - Em roda de conversa a professora vai utilizar os 4 cordéis lidos na semana anterior para que as crianças ouçam através do rádio e recontem em grupo através da escrita e desenhos durante a semana ( 4 crianças por grupo) – Total de crianças : 20

Dia 2 - Preparação dos cordéis pelos grupos. A professora vai auxiliar na escrita, servindo de escriba aos grupos que ainda não escrevem e as crianças vão desenhar a história.
A professora vai ajudá-los a dividirem as tarefas: desenho, leitura e escrita.

Dia 3- Preparação dos cordéis pelos grupos

Dia 4 e 5 – Apresentação na sala de aula dos cordéis
Nesse momento o mais importante é que participem e que recontem a sua maneira.

3º SEMANA
Dia 1 e 2 - Após o contato e a leitura de cordéis a professora vai gravar alguns cordéis com a turma para que eles possam ilustrar o CD de cordéis que será apresentado na Mostra Cultural.

Dia 3- A professora vai apresentar o CORDEL DAS CRIANÇAS a turma.
Ela fará a leitura e as crianças vão falar sobre suas impressões do cordel: Quais personagens conhecem, que parte mais gostaram, como poderiam reconstruir esse cordel, o que gostariam de mudar, o que deveria permanecer.

Dia 4 e 5-  As crianças juntamente com a professora vão reconstruir o “ CORDEL DAS CRIANÇAS” coletivamente. A professora vai anotar a maneira que eles gostariam de recriar o cordel

4º SEMANA
Dia 1-  A professora vai colocar na lousa tudo que anotou e juntos vão selecionar as passagens do cordel iniciando a montagem da história

Dia 2-  Serão disponibilizados os papéis para que cada criança faça uma página do cordel de acordo com a parte da história a ser contada

Dia 3- Montagem do cordel – Imagens serão anexadas a escrita que será feita pelos alunos de acordo com o texto elaborado coletivamente

Dia 4 – Apresentação do cordel na sala e gravação do cordel em CD juntamente com os outros cordéis gravados

Dia 5 – Mostra cultural e apresentação do CD de cordéis e do cordel construído pelas crianças aos pais, alunos e comunidade

·         Resultados esperados
Espera-se que as crianças apropriem-se da mídia impressa cordel reconhecendo esse tipo de mídia, entendendo sua função e ampliando esse conhecimento junto as suas famílias.
Espera-se ainda que ampliem o vocabulário e vivenciem situações de escrita apropriando –se não só do código, mas da função social que a leitura e a escrita representam

·         Período de realização (cronograma),


1º Semana
2º Semana
3ºSemana
4º Semana
Dia 1
Apresentação do cordel: Estrutura, caracterísitcas
Escuta e preparação de cordéis
Gravação dos 4 cordéis em aúdio
Montagem do texto - Cordel
Dia 2
João Valente e o Dragão da Montanha, uma versão de João e Maria
Escuta e preparação de cordéis
Gravação dos 4 cordéis em aúdio
Ilustrações do Cordel
Dia 3
A Sariema de Totelin
Escuta e preparação de cordéis
Conhecendo o “Cordel das crianças”
Montagem do Cordel
Dia 4
Um Mundo Desconhecido
Reconto de Cordéis
Reconstrução do Cordel das Crianças”
Gravação do CD de Cordéis
Dia 5
Lagartixas Verdinhas pelo Chão.
Reconto de cordéis
Reconstrução do Cordel das Crianças”
Mostra Cultural – Apresentação do Cordel e Cd de Cordéis

·         Critérios de avaliação

Os alunos serão avaliados durante todo processo continuamente pela participação, envolvimento, execução das propostas e apropriação do conhecimento

·         Forma de socialização das produções
Em grupo na sala e na mostra cultural que será aberta a pais, alunos e comunidade

·         Referências do material pesquisado.

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/0128.html



ANEXOS

História do cordel
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/0128.html

Cordéis apresentados as crianças

1- João Valente e o Dragão da Montanha, uma versão de João e Maria
2 - A Sariema de Totelin
3- Um Mundo Desconhecido
4 -Lagartixas Verdinhas pelo Chão.


Cordel ( centro do projeto)
De Daniel Fiuza

Cordel das crianças

No castelo da branca de neve,
Moravam os três porquinhos,
Soldados de chumbo em greve,
De férias saíram os anãozinhos.

Peter pan do jacaré escapou por um triz,
O rei leão virou um grande ator,
A Fada sininho agora é uma bela atriz,
A dama com vagabundo se casou.

No forte apache vive o super homem,
É a nova fortaleza de todo super herói,
A moedinha do tio patinha nunca some,
Quem vive agora na floresta e o tec-toy.

A nova rainha do país das maravilhas,
É uma patinha que se chama margarida,
O coelho apressado caiu na armadilha,
A bela e a fera juntos por toda vida.

O pica pau trabalha numa madeireira,
Tom e Jerry formaram dupla caipira,
Ligeirinho agora só trabalha na feira,
Pela Cinderela, o manda chuva suspira.

A bruxa malvada é fada madrinha,
São policias os irmãos metralha,
A maga patológica ficou boazinha,
A justiça na terra do nunca falha.

Rapunzel cortou o cabelo bem curtinho,
O príncipe encantado casou com narizinho,
O dragão voador foi transformado num ratinho,
O Marques de sabugosa, da Emilia é vizinho.

Grilo falante e Pinóquio moram na França,
Lobo mau casou-se com o chapeuzinho,
Capitão gancho é sócio do amigo pança,
O gato de botas é rico, mas mora sozinho.

Pokemom, jaspion e os zodíacos cavalheiros,
Fundaram uma escola para ensinar a verdade,
Convidaram todas as crianças do mundo inteiro,
Para aprenderem sobre o amor e a felicidade.