terça-feira, 21 de abril de 2015

Dicas para elaborar relatórios pedagógicos


Super dica
Todo o professor sabe o quanto é dificil fazer os relatórios os alunos.
Como expressar os avanços e as dificuldades das crianças de uma forma que não aborreçam os pais.....a gente sabe que muitas vezes isso acontece.....e que eles entendam.
Ano passado eu recebi da nossa orientadora uma folha com sugestões de frases e expressões para usar nos relatórios.
Elas me ajudaram muito na elaboração dos relatórios principalmente dos alunos com mais dificuldades.

SUGESTÕES DE FRASES E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS

VOCÊ PENSA                          VOCÊ ESCREVE

O aluno não sabe >                        O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
Não tem limites >                           Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois...
É nervoso  >                                  Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente
Tem o costume de roubar>               Apresenta dificuldades de autocontrole quando...
É agressivo >                                  Demonstra agressividade em situações de conflito; usa de meios
                                                   físicos   para alcançar o que deseja.
É bagunceiro, relaxado, porco  >    Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene       e                          apresenta   pouco   de cuidado   com    seus pertences.
Não sabe nada       >                   Aprendeu algumas noções , mais necessita desenvolver...
É largado da família>                  Aparenta ser desassistido pela família, pois...
É desobediente  >                      Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos;
                                                  Tem dificuldades em cumprir regras...
É apático, distraído >               Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas;
Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos .
É mentiroso >                       Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
É fofoqueiro >                    Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
É chiclete >                        É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho...
É sonso e dissimulado      Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
É preguiçoso >                    Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.
É mimado    >                 Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
É deprimido, isolado, anti-social  , Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho;>
Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
É tagarela   >               Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Tem a boca suja >                                   Utiliza-se de palavras pouco cordiais par repelir ou afrontar
Possui distúrbio de comportamento   >               Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como...
É egoísta  >                                           Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva

Também coloquei algumas dicas que achei na internet.
Dicas:
Coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isso ressalta o trabalho do educador em sala de aula;

A avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não somente os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que ele progrediu;

Valorize e registre o desenvolvimento sócio-afetivo do aluno com relação aos professores e colegas como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos, socialização;

Diversificar a redação de um relatório pra outro, buscando ser fiel em suas colocações. Nunca deixar um relatório igual ao outro, dá a impressão que o professor não viu nenhuma mudança com relação as atitudes da criança;

Sugestões para iniciar os relatórios:

Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno…
Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste…
A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em…
Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno…

Nenhum comentário:

Postar um comentário