quarta-feira, 22 de abril de 2015


PROJETOS


“As pessoas não se precisam, elas se completam...
Não por serem metades, mas por serem inteiras,
dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.”
(Mário Quintana)


PROJETO INSTITUCIONAL



Imagem de Okayama Shinya

“BRINCAR É COISA SÉRIA”

Brinque, cante e encante a infância vivida ontem, hoje e amanhã...
Desperte a criança que existe em você!


JUSTIFICATICA

Sabe-se que a brincadeira é de suma importância na Educação Infantil, contribui para o desenvolvimento emocional, cognitivo, afetivo e social, pois ela não é só fonte de prazer, mas também de conhecimento.
Sendo assim, este projeto tem como meta oferecer às crianças um ambiente estimulante, organizado e alegre, no qual a aprendizagem aconteça de forma lúdica e prazerosa proporcionando aos educadores formação que prime a participação efetiva do adulto no brincar infantil, a organização e execução do projeto “brincar”, visa suprir e atender necessidades no ambiente escolar e oferecer subsídios para que educadores, pais e comunidade se sensibilizem e conscientizem da  importância para a criança,  resgatando brinquedos e brincadeiras infantis para a vivência dessa experiência por nossos alunos.

META:


  1. Resgatar brinquedos e brincadeiras tradicionais e folclóricas;
  2. Apurar o olhar pedagógico para aprimorar atividades lúdicas no desenvolvimento dos conteúdos propostos na educação infantil e inserir o educador no brincar da criança.
  3. Organizar um portfólio com registros das experiências vivenciadas.

COMPETÊNCIAS VISADAS


Diretor e Coordenador Pedagógico


  • Organização do espaço físico;
  • Aquisição e confecção de brinquedos;
  • Sensibilização da equipe sobre a importância do brincar na educação infantil e o papel do educador;
  • Adequação das brincadeiras com o espaço físico e faixa etária;
  • Buscar junto aos pais e comunidade, parcerias para realização do projeto;
  • Subsidiar os educadores, investindo na Formação dos mesmos nos encontros do H.T.P.C.

Educadores


  • Planejar as brincadeiras e executar as mesmas;
  • Apresentar brinquedos novos para as crianças e construir com elas os combinados;
  • Adequar a utilização dos brinquedos à faixa etária;
  • Conhecer a importância do brincar na educação infantil;
  • Observar e avaliar a sua prática.
  • Adequação das brincadeiras com o espaço físico e faixa etária

Operacionais


  • Compreender o conceito do brincar;
  • Oferecer suportes, contribuindo com o desenvolvimento do brincar;
  • Sugestões de brincadeiras;
  • Comprometimento com a organização dos espaços e pela manutenção dos brinquedos;

Crianças


  • Brincar de forma autônoma;
  • Resgatar brincadeiras antigas e vivenciá-las no cotidiano escolar;
  • Ampliar repertório de brincadeiras;
  • Interagir com outras crianças em situações diversas;
  • Superar desafios apresentados nos novos brinquedos e brincadeiras.

Conteúdos


  • Conceito do brincar;
  • Como garantir o cuidado no brincar no parque;
  • Planejar as brincadeiras de parque;
  • Interação do adulto com a criança.

Indicadores de Resultado


  • Indicadores Quantitativos: Nº de salas que realizam o trabalho com cantos.
  • Indicadores Qualitativos: Organização dos cantos – qual (is) avanço(s).

Etapas prováveis


  • Apresentação da proposta e planejamento coletivo;
  • Reunião de pais para apresentação do projeto;
  • Reflexão sobre: como o brincar acontece em nossa U.E. e o que é preciso para brincar?
  • Análise do vídeo: “Como e do que as crianças brincam?”;
  • Planejamento das brincadeiras;
  • Construção aquisição de novos materiais;
  • Registros das etapas do Projeto, com fotos, vídeos, relatos de educadores, pais...

BIBLIOGRAFIA


Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol. 3

São Paulo é uma escola – Manual de Brincadeiras/ Secretaria Municipal de Educação. –São Paulo: SME / DOT, 2006.

Brincar na pré-escola / Gisela Wajskop, 6.ed. – São Paulo : Cortez, 2005. – (Coleção Questões da Nossa Época; v.48).

Jogo, Brinquedo, brincadeira e a educação / Tizuko M. Kishimoto (Org.); - 8. ed. – São Paulo : Cortez, 2005.

Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget / Constance Kamii e Retha DeVries; tradução Marina Célia Dias Carrasqueira; prefácio Jean Piaget. –São Paulo:

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