APRESENTAÇÃO
O mundo está carente de cuidados e precisa da ajuda e todos nós. E qual é uma das áreas importantes para preservar e cultivar? Sem dúvida, o hábito da leitura.
É importante, porém, que as sementes sejam muito bem cuidadas e selecionadas.
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com textos. Há inúmeras maneias de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e que desperte a curiosidade deles.
As disposições favoráveis à leitura manifestam-se adesão a práticas sociais próprias do universo da cultura escrita. Inserir-se nessas práticas sociais implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicas de quem vive no mundo da leitura, partindo desse pressuposto, os professores da Escola Estadual Professora Dôra Barbosa juntamente a equipe pedagógica percebendo a necessidade de “cultivar” o hábito de leitura entre seus alunos apontaram como ação constante no Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) o trabalho sistemático com a leitura que será realizado frequentemente em sala de aula.
Atitudes como gostar de ler e interessar-se pela leitura e pelos livros são construídas para algumas pessoas no espaço familiar e em outras esferas de convivências em que a escrita circula. Mas, para outros, é, sobretudo na escola que este gosto pode e deve ser incentivado. Para isso é importante que a criança, o adolescente e o jovem percebam a leitura como um ato prazeroso e necessário e que tenha os adultos como modelo.
Neste projeto pretende-se resgatar o ato de ler daqueles envolvidos na construção do conhecimento escolar; professor, alunos, demais funcionários da escola, pois só com esse compromisso é que se chegará aos êxitos almejados.
Percebe-se que se trata de uma posição desafiadora, morosa e trabalhosa, uma vez que concorremos com meios de comunicação de alta tecnologia, atração e sedução. Lançar mãos desses recursos poderá ser uma ferramenta aliada à construção do ato de ler.
OBJETIVO GERAL:
© Disponibilizar a cultura escrita de maneira atrativa construtiva para estimular o desenvolvimento do hábito de ler;
© Apropriar do ato de ler para construção da escrita;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
© Apresentar aos alunos diversos gêneros textuais que circular em nossa sociedade;
© Promover momentos de leitura frequentemente;
© Utilizar o hábito de ler na construção da escrita em sala de aula.
PROCEDIMENTOS:
© Levar nos dias determinados a caixa de textos selecionados para sala;
© A exploração dos textos deve seguir o cronograma apresentado;
© Todos devem executar a atividade no mesmo horário;
© O professor regente da aula deverá apresentar o gênero de maneira criativa e participativa, esclarecendo o tipo e suas finalidades;
© No final da aula deverá recolher cada texto, organizar a sua caixa e devolver a biblioteca;
© Durante a semana dê atividades relacionadas ao gênero estudado para consolidação da aprendizagem.
CRONOGRAMA:
Segunda-feira 2º horário 05/04/2010
1º ANO
|
2º ANO
|
3ºANO
|
4º ANO
|
5º ANO
|
6º ANO
|
7º ANO
|
8º ANO
|
9º ANO
|
EJA
|
EJA
|
CONVITES
|
CANTIGAS
|
H.Q
|
LITERATURA
INFANTIL
|
FÁBULAS
|
CIÊN.
HOJE
|
POESIAS
|
MÚSICAS
|
FÁBULAS
|
POESIAS
|
H.Q
|
Terça-feira 4º horário 13/04/2010
1º ANO
|
2º ANO
|
3º ANO
|
4º ANO
|
5º ANO
|
6º ANO
|
7º ANO
|
8º ANO
|
9º ANO
|
EJA
|
EJA
|
CANTIGAS
|
CONVITES
|
LITERATURA
INFANTIL
|
H.Q
|
POESIAS
|
FÁBULAS
|
CIÊN. HOJE
|
POESIAS
|
MÚSICAS
|
H. Q
|
POESIAS
|
Quarta-feira 2º horário 28/04/2010
1º ANO
|
2º ANO
|
3º ANO
|
4º ANO
|
5º ANO
|
6º ANO
|
7º ANO
|
8º ANO
|
9º ANO
|
EJA
|
EJA
|
CONTOS
DE FADAS
|
FÁBULAS
|
CIÊN.
HOJE
|
POESIAS
|
LITERAT
INFANTIL
|
MUSICA
|
FÁBULAS
|
H.Q
|
POESIAS
|
FÁBULAS
|
CIÊN.
HOJE
|
Quinta-feira 4º horário 06/04/2010
1º ANO
|
2º ANO
|
3º ANO
|
4º ANO
|
5º ANO
|
6º ANO
|
7º ANO
|
8º ANO
|
9º ANO
|
EJA
|
EJA
|
FÁBULA
|
CONTOS
DE FADAS
|
POESIAS
|
CIÊN.
HOJE
|
H.Q
|
POESIAS
|
MUSICAS
|
FÁBULAS
|
CIÊN.
HOJE
|
CIÊN.
HOJE
|
FÁBULAS
|
Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave.
Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.”
Hermann Hesse
Bom trabalho!
Regina SEMED
Nenhum comentário:
Postar um comentário