domingo, 7 de junho de 2015


Sinopse: Eugênio Pontes, moço de origem humilde, a custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, porém, é obrigado a virar as costas para a família, deixar de lado antigos ideais humanitários e abandonar a mulher que realmente ama. Sensível, comovente, "Olhai os Lírios do Campo" é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida.

"Os homens viviam tão ofuscados por desejos ambiciosos que nem sequer davam por ela. Nem com todas as conquistas da inteligência tinham descoberto um meio de trabalhar menos e viver mais. Agitavam-se no Mundo e não se conheciam uns aos outros, não se amavam como deviam. A competição transformava-os em inimigos. E havia muitos séculos tinham crucificado um profeta que se esforçara por lhes mostrar que eles eram irmãos, apenas e sempre irmãos."

"Olhai os lírios do Campo é um dos livros mais famosos de Érico Veríssimo, escritor regionalista do Rio Grande do Sul, e foi publicado em 1938 - época da segunda fase do modernismo. O livro se divide em duas partes, sendo a primeira parte em dois modos, o presente e o passado e a segunda parte, segue no presente. Só em ler o título do livro, já nos faz refletir, pois já se percebe que a história trata de conflitos humanos, aprendizagem, reflexão, mas ao se ler a obra essa visão se torna mais ampla, e percebe no enredo um lirismo poético, ficando na realidade, nas decisões e medos humanos. Um livro que retrata, emoção, tristeza, saudade e muito mais.

Eugênio recebe um telefonema, Olívia precisa dele, ela está morrendo, ele não sabe o que dizer a esposa, simplesmente sai com remorsos se sentindo horrível, mas precisa ver Olívia, enquanto seu motorista o leva ao hospital, Eugênio revive em sua mente cenas da sua vida que lhe ficaram na memória e jamais desapareceriam. Em seus pensamentos passam imagem de sua infância triste e pobre, quando tinha pena e vergonha de seu pai pobre, e era humilhado na escola por suas roupas rasgadas e posição social. Quando entrou na Faculdade de Medicina, pois seus pais queriam que ele não se tornasse um vagabundo como seu irmão Ernesto, o filho mais velho, mas mesmo convivendo com os ricos ele se sentia inferior, um ninguém, um verme, e odiava a todos por isso, a si mesmo por sentir vergonha dos pais, nunca estava feliz. Mas quando se formou vei a insatisfação, porém conhece Olívia, que também se formou em Medicina juntamente com ele, eles se tornam grande amigos e depois eles vivem um romance especial. Porém Olívia recebe uma proposta para trabalhar em Nova Itália, ela aceita, mas é por pouco tempo.
Em um dos seus atendimentos médicos, ele atende uma das empregadas de Eunice, na casa do Sintra, Eunice o provoca e sente um fascínio por ele, e não desiste enquanto ele não lhe der a devida atenção que ela merece, eles começam a namorar, Eugênio fascinado pelo mundo deslumbrante da moça, cheio de riquezas e pessoas frívolas ele ver uma oportunidade de sair do anonimato e possuir muito dinheiro, ele se casa com Eunice por puro interesse.
Três anos depois ele se vê preso a um casamento sem amor, com uma mulher fútil, interessada apenas no material, em emprego arranjado na fábrica do sogro rico, sem ser reconhecido como o grande médico que ele queria ser, e com uma amante a quem não ama.

Mas uma notícia agita seu coração, Olívia está de volta, e ele precisa vê-la, vai ao encontro dela, e lhe confessa toda a sua infelicidade, pede-lhe perdão e ela o perdoa sem hesitar e lhe confessa, que o ama e muito, e que tem o presente mais lindo que ele poderia lhe dar, e apresenta-lhe Anamaria, sua filha.
Enquanto todas essas memórias veem a sua mente, ele chega ao hospital, mas infelizmente é tarde, Olívia morreu. A partir daí a história segue no presente, ele passa a tomar conta de sua filha, e descobre as cartas que Olívia nunca lhe enviou, e fica sabendo sobre sua filha, o quanto Olívia o amava e via nele o homem que ele nunca foi capaz de enxergar. Depois da morte de Olívia, ele passa a ser um homem melhor, forte e corajoso, ele toma coragem e separa-se da esposa e abandona a amante, deixa seu lugar de luxo e conforto e vai viver com a filha, e começa a realizar o sonho de clinicar os pobres. Na sua nova vida Eugênio vai aprendendo a viver em um mundo mais simples, respeitar as pessoas e as suas tristeza, a encontrar a si mesmo, e encontrar o caminho do perdão e da aceitação.
"Olhai os lírios do campo. Eles não fiam nem tecem e no entanto nem Salomão em toda sua glória se cobriu como um deles".
O romance narra a trajetória da vida emocional de Eugênio, através de sua vida social e seus conflitos interiores. No início, ele é mostrado como um homem frio, infeliz, complexado, que não consegue gostar do pai por ele ser pobre, e por mais que se esforce, ele não consegue, e o que agrava o seu remorso, é que o pai faz tudo por ele, o que o deixa péssimo, infeliz, sem saber o que fazer. Mesmo estando na faculdade e convivendo com pessoas ricas, ele ainda se sente inferior, sujo, não merecedor de muitas coisas. Eugênio mesquinho, interesseiro, egocêntrico, manipulador, é impossível gostar do personagem.  Mas a história segue em seu lirismo romântico e Eugênio começar a sofrer mudanças em sua vida, ele descobre que o dinheiro não traz felicidade, que abandonou o único amor de sua vida por nada, e que por mais que se conquiste tudo, a morte virá nos arrebatará, e será que vale apena perder tempo com coisas inúteis e deixar a vida passar?
Enfim a obra é uma crítica a sociedade fútil e vazia, acúmulos de riquezas sem olhar a quem, a hipocrisia da vida social, reflexão sobre o mundo, a vida e nossas decisões, e o mais interessante, sobre Deus, uma obra que traz várias especulações, perguntas e até respostas sobre Deus, sua existência e seu amor. Uma bela obra escrita de forma simples, que cativa e nos faz pensar em tudo o que nos cerca com novos olhos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário