terça-feira, 7 de abril de 2015

PROJETO


SEXTA-FEIRA, JULHO 24, 2009


Projeto"Estímulo À Leitura"


Ele é específico para 6ºs anos do Ensino Básico.
Porém, pode ser adaptado para todo o Ensino Básico.
Como funciona:
Os alunos são atendidos  individualmente, durante as aulas de Língua Portuguesa, na Oficina( sala específica de leitura). Ou seja, todos saem da classe para a leitura e interpretação. Para isto disponho de um horário compatível com o trabalho das professoras do conteúdo. Não se trata de atender apenas alunos com dificuldades e sim um estímulo para todos, cada um a seu nível.

“Estimular a leitura pelo prazer literário, ou seja, permitir que o aluno jogue, fabule, imagine, invente, desenhe, represente, cante. Tudo isso é da mesma natureza que o prazer pela leitura.” José Rufino dos Santos
Apresentação:A adaptação em novo ambiente escolar é um processo de extrema necessidade para os alunos recém-chegados das Escolas Municipais, assim como integrar-se a um mundo novo, cheio de novidades, com um professor para cada matéria,novos colegas,horário de aulas,etc.
O conhecimento é construído a partir da ação do indivíduo no meio físico e social e da sua interação com o objeto de conhecimento, portanto, a linguagem oral é de fundamental importância nesse processo.
Este projeto visa propiciar o uso concreto da linguagem oral, promovendo situações em que os alunos sejam levados a usar, de fato, a sua fala,adaptando o seu discurso à situação apresentada,ou seja,desinibir o aluno,não deixando de valorizar os seus conhecimentos prévios,proporcionando-lhes uma troca enriquecedora de experiências.
Dessa forma, estaremos trabalhando também os valores de cidadania, incutindo nos alunos o respeito pelo outro, pelas diferenças sócio-culturais. Estimular a ler passa também pela ação de despertar o gosto pela leitura que proporciona acesso ao conhecimento produzido ou em produção. O aluno, antes de qualquer coisa, deverá estar convencido das vantagens de saber ler e poder ler. Assim, este projeto visa construir uma representação positiva da leitura e dos poderes que ela confere ao cidadão.

Justificativa:
"Um leitor competente só pode constituir-se mediante uma prática constante de leitura de textos de fato, a partir de um trabalho que deve se organizar em tomo da diversidade de textos que circulam socialmente. Esse trabalho pode envolver todos os alunos,inclusive aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente." ( PCN,LP,1997,p.54)
Falar, ouvir e escrever são essenciais em nossa relação com os outros e com o mundo. E a linguagem é a ferramenta cultural que utilizamos para esta inter- relação.
Este projeto pretende mergulhar nas diferentes formas de ver o mundo presentes nos textos. (Linguagem e Interação)
Sendo a escola o lugar apropriado para a aquisição e a construção de conhecimentos, o presente projeto pretende dar ênfase as leituras de cunho éticos, ajudando seus alunos à adquirir valores, desenvolver sua inteligência, sensibilidade e emoção, através das atividades intituladas de “Pequenas Ternuras”. (ver plano de ação)
Assim a projeto estará indo ao encontro das Propostas Políticas Pedagógicas da escola, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo, incutindo principalmente, através de atividades lúdicas os seus direitos e deveres como estudante, socializando-o como futuro cidadão.

Diagnóstico de Situação:
A leitura como ação inteligente e reflexiva possibilita a compreensão da realidade que nos cerca. A orientação do trabalho com leitura e interpretação oral estimula a flexibiliza a explicação dessa realidade, proporcionando a ampliação de uma visão de mundo.
Durante o ato de leitura e escuta de textos se estabelece um diálogo entre autor e leitor. O leitor ativa seus conhecimentos prévios, lança mão de conhecimentos linguísticos e extralinguísticos. Também recebe estímulo de outros textos e de outras linguagens estabelecendo relações e conferindo novos sentidos aos textos trabalhados.
É assim que a leitura se toma significativa.

Situação Esperada:Para que os alunos recém chegados ao sexto ano do ensino básico possam atuar como leitores e intérpretes eficientes, ampliando seus conhecimentos prévios sobre a realidade, formas de expressão e de linguagem, proponho este projeto “Estímulo Á Leitura”.
Portanto, ao final das atividades do projeto, espera-se que os alunos estejam:
- familiarizados bem com o novo ambiente escolar;
- desinibidos em sua linguagem oral;
- melhorando seus conhecimentos linguísticos;
- estimulados para ler sempre mais;
- despertados para o gosto da leitura;
- ampliando seu repertório através da diversidade de gêneros textuais;
- preparados para novas leituras no sétimo ano do ensino básico.

Descriçao do Projeto:
As ações serão desenvolvidas:
- através de leitura e interpretação oral, individual e semanalmente, textos informativos, literários (fábulas, poesias, crônicas) verbais e não verbais (fotos, gravuras, desenhos, quadrinhos, pinturas e etc.) além dos procedimentos pedagógicos voltados para a prática interdisciplinar (livros de outros conteúdos).
- através de empréstimos de histórias ("Levando uma história para casa") recortadas, fotocopiadas de livros, escaneadas de revistas (Recreio, Nova Escola, Ciências Hoje, etc.) e livros com histórias variadas, curiosidades, o que é o que é, adivinhas, piadas, boas maneiras, etc.
- através de concursos mensais, onde serão escolhidas e premiadas as melhores respostas.
"Oficina de Leituras dá prêmios para você!"
O aluno escolhe uma história, leva para casa, lê e responde, no primeiro momento, por escrito, porque gostou ou não, do que leu. Como preparação para elaboração de resenhas, no segundo momento.

Quadro Institucional:
Para a realização deste projeto a Escola reservou uma pequena sala intitulada "OFICINA".
Recursos financeiros da própria professora que propõe este projeto, patrocínio familiar, colegas, editoras.

Abrangência:
Alunos dos sextos anos do ensino básico.
Professoras Envolvidas - regentes dos sextos anos.

Plano de Ação:
Objetivo Geral:Desenvolver a competência de leitura do aluno buscando torná-lo um leitor eficiente.

Objetivos Específicos:
Despertar no aluno o interesse em relação aos mais diferentes tipos de textos e o desejo de lê-los por iniciativa própria;
Capacitar o aluno para fazer um leitura proveitosa e prazerosa, extraindo deles conteúdos para análise e reflexão;
Capacitar o aluno para apresentar argumentos, expressando-os de forma eficaz através da linguagem oral, manifestando sua consciência de participação social.
Capacitar o aluno para perceber a riqueza de variedade e uso da língua: padrão, norma, dialeto, variante, sotaque, gíria.
Desenvolver a leitura silenciosa interpretativa.
Valorizar a conduta humana através de vivências na escola dando ênfase aos valores morais, ética e cidadania.
Refletir a importância de assimilar bons hábitos através das virtudes.
Adotar atitudes corretas no dia-a-dia, respeitando a si e aos outros.
Valorizar o espaço escolar, preservando-o através de boas ações.
Compreender seu papel dentro da unidade escolar, atuando como aluno responsável.

Metas:Estimular os alunos para leitura como ação inteligente e reflexiva,garantindo o acesso aos saberes lingüísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inabalável de todos.

Ações:
Aprendizagem da língua é um instrumento de apropriação do mundo, de auto conhecimento e de interação entre as pessoas. A língua está onde o homem atua: nas ruas, nas casas, na escola, na relação entre os falantes. Esta competência do falante é reproduzida e manifestada principalmente nos textos que são produzidos na sociedade em que atua.
É o estudo de textos, aliado ao estudo das regras que sustentam e organizam esses textos,(ensino da gramática efetivado pelo ensino da gramática normativa) que leva à aprendizagem e desenvolvimento da competência linguística dos falantes.
O projeto será realizado baseando-se na necessidade de exploração de textos diversificados - verbais e extraverbais - proporcionando o desenvolvimento da expressividade, do uso funcional da linguagem, da leitura e da reflexão sobre o mundo, ampliando assim o repertório do aluno, com exposição de maior diversidade de gêneros textuais.

“A literatura é um autêntico e complexo exercício de vida, que se realiza com e na linguagem.” Nelly N.Coelho.

O projeto visa, principalmente, dar oportunidade para os alunos se “apaixonarem” pela leitura, oferecendo opções.
O trabalho com leitura deve ser uma prática constante. Por vários motivos, muitos alunos não têm contato sistemático com leituras de qualidade e com adultos leitores. A escola, então, torna-se o único veículo de interação desses alunos com textos, cabendo a ela oferecer leituras de qualidade, diversidade de textos, modelos de leitores e práticas de leituras eficazes e conseqüentemente, formar leitores competentes.
Para que “Oficina” possa contribuir na promoção de uma prática de leitura organizada em torno de uma diversidade de textos e gêneros, ela coloca a disposição dos alunos envolvidos no “Projeto Estímulo Á Leitura” algumas opções de empréstimos de livros na Biblioteca Bastos Tigre, da escola ,da Biblioteca Infanto Juvenil Bernardo Guimarães, da cidade de Itajubá e da própria “Oficina”. Sendo que esta oferece leituras voltadas a idade de 11,12 anos, pois os alunos recém- chegados aos 6º anos, ainda estão envolvidos com temas infantis, dos 5º anos. Nesta passagem, de 5º para 6º ano, é que vão efetivamente se identificarem com novos gêneros literários.
Com este propósito, foi elaborado um fichário com resenhas dos livros aten-
dendo as preferências dos alunos e seus interesses literários,respeitando a faixa etária ,gostos individuais,etc.
“Oficina” possibilita aos alunos a escolha de suas leituras atentando para o fato de que o leitor tem interesses variados, pois permitir o contato com outros tipos de leitura, além do livro, pode ser uma chave para a abertura de portas que conduzirão, mais tarde, ao livro, não necessariamente o literário,mas outros relacionados a diferentes áreas de conhecimento.
De acordo com o pesquisador Richard Bamberger, o desenvolvimento psicológico da criança com seus interesses de leitura refere-se a cinco idades de leitura:
3ª fase: idade da história ambiental e da leitura “factual” ( 9 a 12 anos). É uma fase intermediária, em que a criança começa a orientar-se no mundo concreto.Subsiste, ainda, o interesse pela leitura maravilhosa, mas ela quer desvendar o meio aprendendo com os livros,a través de histórias e acontecimentos vivos.
As estratégias de leitura que precisam ser ensinadas e desenvolvidas referem-se aos processos cognitivos que ocorrem na mente do leitor: selecionar (o que lhe parece mais importante), antecipar (fatos, conteúdos, relacionados a hipóteses construídas a partir das pistas deixadas pelo produtor do texto), inferir (fazer deduções antes e durante a leitura considerando os dados implícitos, inseridos dentro de uma lógica que leva o leitor a tirar conclusões sobre o sentido do texto), apreender o significado global de uma obra, extrapolar (relacionar o texto à vivência do leitor), auto-avaliar (rever, de corrigir suas hipóteses sobre o sentido do texto, durante ou após a leitura).

PLANO DE AÇÃO
INTRODUÇÃO
A planilha seguinte esboça as atividades pretendidas para o ano de 2015.

Fevereiro/março:
Tema e mural: Brincadeiras e fantasias:
Leituras sobre a origem de alguns brinquedos;
Boneca, boneca Barbie, bola, bola de gude, ioiô;
Curiosidade: a origem do boné;
Origem de algumas brincadeiras: amarelinha, pipa, peteca;
Cirandas, cantigas de roda, etc;
Poesias e músicas sobre o tema;
Algumas histórias de fadas, enfatizando fatos pitorescos e originais, resgatando conhecimentos já adquiridos.

Abril/maio:
Tema e mural: Pequenas Ternuras:
Leituras sobre virtudes, palavras mágicas (obrigada, desculpa, etc.);
Reflexões sobre cidadania, responsabilidade, respeito através de histórias lúdicas, contos e fábulas;
Poesias, curiosidades, concursos, em torno do tema.
Introdução de resenha. Primeira etapa: “ Eu gostei ou não gostei do que li.”
A partir desta introdução o assunto vai gradativamente caminhando até o aluno produzir resenhas, previsto para o concurso de agosto, onde a segunda etapa substitui à primeira: “Eu li, gostei e recomendo.”

Junho/julho:
Tema e mural: Você Sabia?
Leituras informativas: Sete maravilhas do mundo moderno;
Leituras de curiosidades em geral.
Treino de pontuação: ritmo, entonação, etc.

Agosto:
Tema e mural: A lição através da história;
Enfoque para poemas folclóricos, lendas, mitos, lendas, parlendas, etc;
Leituras informativas sobre o folclore brasileiro;
Apresentação das variações poéticas: entonação, declamação, ritmo,etc.

Setembro:
Tema e mural: Temporada de artes: Tarsila do Amaral
Bibliografia, apreciação de suas obras;
Leitura do livro Infância de Tarsila, entre outros.

Outubro/novembro:
Tema: Embarque nesta aventura.
Leituras sobre heróis antigos e clássicos como Dom Quixote, Tarzan, entre outros.
Leituras de heróis atuais, desenhos animados como Popeye entre outros.
Curiosidades e histórias de aventuras destes heróis.
Origem do Halloween, tradições americana e brasileira, inclusive com enfoque para o Saci.
Serão apresentadas leituras variadas, de acordo com o nível de cada aluno, ressaltando a importância da linguagem oral e da interpretação.
A leitura poética será dada em todos os temas.
As resenhas tornam-se parte de plano de ação em todos os meses seguintes, através de variações nas produções com concursos, promoções, etc. Elas são expostas no mural frequentemente para apreciação dos alunos.
Outras variações poderão surgir dependendo do nível e interesse da clientela.
Divulgação de livros e revistas disponíveis para empréstimos sobre o tema em todos os meses.

Orçamento- Recursos Materiais:
Acervo da professora.
Leituras fotocopiadas, escaneadas de revistas Recreio, Ciências Hoje, Nova Escola entre outras.
Leituras recortadas (aproveitadas de livros).
Livros didáticos de Língua Portuguesa e outros conteúdos.
Livros de literatura, revistas em quadrinhos.
Livros e revistas doados pelas editoras e amigos.

Avaliação:
Acontecerá durante todo o processo:
Através da observação, participação, interesse e desempenho dos alunos; Através de anotações referentes às leituras;
Através de contatos com professoras regentes (fichas de avaliação mensal de cada turma ).
Através de murais com atividades dos concursos;
Através de premiação;
Através de pesquisas.
Como ilustração, reportarei aqui um comentário retirado da Revista Nova Escola – Um leitor ao longo da vida:
A leitura é um processo contínuo de aprimoramento intelectual e de investigação da realidade e da vida dos homens sobre a terra. Assim sendo, deve-se formar dentro de cada um de nós um leitor ao longo da vida. Esse leitor terá gosto cada vez mais apurado a cada leitura feita de maneira apropriada. Ler de maneira apropriada significa ser capaz de avaliar o grau de realização da linguagem literária e absorver satisfatória e criticamente o que diz a obra. Em outras palavras, um bom texto literário exprime de maneira exemplarmente feliz algo importante sobre a experiência humana. Um bom leitor percebe e frui essas características. Por isso, não tente convencer seus alunos de que Machado de Assis é "melhor" do que um autor de best-seller. Com o tempo, se não deixarem de ler, eles serão mais exigentes e perceberão por si mesmos que um best-seller não apresenta qualidades comparáveis às dos clássicos em termos de linguagem ou de conteúdo - as experiências e emoções humanas. Os clássicos são chamados assim porque atingem essa harmonia entre forma e conteúdo. Eles dizem coisas de importância fundamental sobre nós, seres humanos, de maneira particularmente bem-feita. Ao fazer isso, tornam-se leituras prazerosas. Os leitores voltam a eles sempre que possível e nunca deixam de descobrir novas nuanças de beleza e magia verbais. Mas é inegável que a fruição apropriada de um texto desses requer um leitor preparado. Esse deve ser o objetivo fundamental dos estudos literários em sala de aula: formar bons leitores de textos literários, que são cheios de especificidade em relação aos demais textos com que os alunos interagem. Isso exige que os estudantes tenham tempo para desenvolver a leitura profunda e reflexiva dos textos ao longo de todo o ensino médio, desenvolvendo o leitor que têm dentro de si, sem ter de se entregar à leitura frenética e desesperada de resumos de obras, às vésperas do vestibular.
O escritor italiano Ítalo Calvino observa que os jovens devem ter o direito de aproximar-se dos clássicos aparelhados a fazer essa sua primeira leitura de forma a poder saborear o texto que têm diante de si. E atingir esse ponto requer um percurso.

Uma sugestão:
Começar pelos clássicos da literatura infantil, passar pelos clássicos de aventuras da adolescência (coisas deliciosas como A Ilha do Tesouro, O Conde de Monte Cristo, O Máscara de Ferro - comente com os alunos como muitas dessas obras viraram bons filmes) e chegar aos clássicos "adultos". Ao conhecê-los, o indivíduo penetra um mundo riquíssimo em prazer estético e intelectual, aprimora seu senso de humanidade, adquire novos instrumentos de expressão. Deixa de ter apenas verniz cultural e passa a ter cerne - o que talvez não seja útil, mas é recompensador quando pensamos que o ser humano não é só o animal que acumula riqueza, mas também o animal que pensa, questiona, faz arte.

Bibliografia:
Pressupostos teóricos – metodológicos de livros de Língua Portuguesa do Ensino Básico.
Outros projetos já executados em leitura.
PCN – Língua Portuguesa
Projeto elaborado pela professora Maria Cristina Almeida.
Disponível aqui para pesquisas, com a intenção de partilhar ideias positivas,comprovando que é um projeto viável, de resultados constatados por gráficos, avaliações, que estão dispóníveis,caso queiram mais detalhes.
Por gentileza, deixem recados no mural;
Por gentileza, respeitem os direitos autorais;
Por gentileza ,se quiserem levar para seus blogs, citem este como referência.




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