sexta-feira, 10 de abril de 2015

COMO ALFABETIZAR UMA CRIANÇA

Como alfabetizar uma criança
Alfabetizar uma criança é um processo moroso, desafiante e complexo que requer paciência, cuidado e, sobretudo, um grande entusiasmo!
Existem várias estratégias para iniciar a alfabetização de uma criança, sendo que estas deverão ser maioritariamente lúdicas, para incitar a sua curiosidade e suscitar na criança o desejo e gosto pela alfabetização, fazendo com que ela aprenda sem se aperceber.
Continue lendo esse artigo de umComo.com.br, e saiba como alfabetizar uma criança.
Aprender brincando

  • Você deverá ter sempre em mente que, para uma criança de tenra idade, a melhor estratégia para lhe ensinar algo é apelando ao lado lúdico dos conteúdos e levar a criança a aprender brincando!
    Dessa forma você conseguirá manter o interesse e entusiasmo da criança e ela aprenderá de forma significativa, ao mesmo tempo que conseguirá compreender e reter mais facilmente as aprendizagens.
  • Promova o contato com a leitura


    A melhor forma de começar alfabetizando uma criança é promovendo o contato com a leitura e escrita, para que ela vá conhecendo a forma escrita e vá compreendendo as funções deste código, familiarizando-se assim com a linguagem escrita.
    Poderá ser lendo um livro, revistas, anotando recados da criança, anotando comentários que a criança quer registar, etc. O intuito é que ela perceba que, através do código escrito, poderá deixar uma mensagem para qualquer um ler e que esta se manterá ao longo do tempo igual e acessível.
  • Desenvolva jogos lúdicos


    Para iniciar o contato com as letras e as palavras, comece por fazer jogos:
    - Faça cartões com imagens e, à frente, coloque o seu nome (use sempre maiúsculas e letras de máquina);
    - Faça pequenas caixas (poderá ser caixas de fósforos) com um objeto na tampa e coloque dentro da caixa as letras soltas que formam a palavra do nome para que a criança as junte;
    - Faça um cartão com a fotografia da criança e, à frente, escreva o seu nome;
    - Escreva palavras e peça à criança que as copie para uma folha;
    - Faça letras e palavras a tracejado para que a criança pinte por cima dele, ganhando noção das formas e do modo de desenhar as letras;
    - Etc.
  • Ensine canções e poemas


    Uma forma bem simples de aprender e memorizar algo, e que as crianças adoram, é através de canções, poemas, trava-línguas, puxa-palavras, etc.
    Você encontra facilmente uma grande variedade destes recursos que fazem alusão ao alfabeto, às vogais e a algumas palavras.
  • Identifique objetos


    Faça "etiquetas" para tudo o que rodeia a criança, fazendo este exercício juntamente com ela.
    Coloque etiquetas nos armários dos brinquedos, com "jogos", "brinquedos", "bonecos", "legos" escrito nos devidos lugares; escreva "porta" e cole na porta; escreva "janela" e coloque junto à janela, etc. Isso vai ajudar a criança a associar as palavras aos objetos e a compreender a funcionalidade do código escrito.
  • Não esqueça...


    Você deverá ter sempre em conta que cada criança tem o seu ritmo e o seu tempo e que você deverá respeitá-lo, sem criar demasiadas pressões sobre a criança, mantendo-a sempre motivada e interessada. Quando achar que a criança está-se aborrecendo e ficando frustrada, pare! De nada servirá forçá-la a continuar e, quando ela estiver preparada, retome de novo, sem pressas e sem obrigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário