sexta-feira, 10 de abril de 2015

Histórias Infantis










A leitura do professor deve fazer parte da rotina das atividades diárias.
Podemos ler para nossos alunos diversos livros, notícias, poemas, contos, etc.

A hora da leitura é um momento de alegria para as crianças, é aquela famosa frase que já conhecemos:
"Senta que lá vem a história!!!"

Neste momento, professor pode usar um recurso bastante criativo e que as crianças adoram: o CD com as histórias infantis para ouvir.

Estou disponibilizando o CD com 15 histórias infantis:

1. Cinderela
2. Chapeuzinho Vermelho
3. O Patinho Feio
4. Os Três Porquinhos
5. Pinóquio
6. A Cigarra e a Formiga
7. Dona Baratinha
8. A Galinha dos Ovos de Ouro
9. A Lebre e a tartaruga
10. O Leão e o Ratinho
11. A Bela Adormecida
12. A Bela e a Fera
13. Rapunzel
14. Branca de Neve
15. A Pequena Sereia



Sequência didática: Contação de história

Objetivos:
Despertar o gosto pelas histórias infantis;
Desenvolver a criatividade confeccionando um espelho mágico;
Desenvolver a atenção, raciocínio e a imaginação;
Expressar-se oralmente.
Apropriar-se de sua identidade.

Conteúdos:
- Livro com a história "Branca de Neve e os sete anões".

Procedimentos:
·         Confeccionar um espelho “mágico”:
A professora irá fazer uma moldura para um espelho grande com cartolina branca. As crianças vão participar pintando a moldura do espelho com tinta guache.

·         Com o espelho pronto a professora irá dizer que o espelho é mágico e se alguém gostaria de dizer alguma coisa para ele. Pode ir até o espelho uma ou duas crianças por vez.

·         Sentados em círculo, a professora vai perguntar se eles conhecem alguma história que aparece um espelho mágico.

·         Os alunos ouvirão a história A BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES contada pela professora que irá mostrar o livro durante a leitura.

·      Conversa sobre a história.

·         Com a frase “ Espelho, espelho meu...” os alunos poderão conversar com o espelho, reinventando a história. Pode-se também fazer dramatizações.

·         Com cópias de um espelho, as crianças vão desenhá-las no espelho da folha. Para isso, elas vão se olhar em espelhos menores.


Material:
- Um espelho grande;
- cartolinas brancas;
-Tintas guache de várias cores;
- Livro e CD da história;
-Cópias de espelho em uma folha de sulfite;
-Espelhos de rosto menores.


Avaliação:
Observação direta e contínua da participação e interesse dos alunos durante a realização das atividades.


Como contar histórias?

 

    Contar histórias é saber criar um ambiente de encantamento, suspense, surpresa e emoção, onde enredo e personagens ganham vida, transformando tanto narrador como ouvinte. Deve impregnar todos os sentidos, tocando o coração e enriquecendo a leitura do mundo na trajetória de cada um.
 
   As técnicas de contar histórias se mesclam com as qualidades necessárias ao contador ou narrador.
   Podemos citar  as que mais se destacam:

- verificar o local, horário e as acomodações;
- conhecer o público a que se destina e ter o dom de encantar e dominar o auditório;
- conhecer o enredo com absoluta segurança;
- narrar com naturalidade, sem afetação, com voz clara e expressão viva;
- enfatizar os pontos emocionantes da história através das variações de tonalidades de voz e  pausas oportunas;
- sentir/viver a história, emocionando-se com a própria narrativa;
- não romper o fluxo da narrativa com conselhos e explicações;
- não perder o fio da meada quando estiver fazendo uso do livro ou outro elemento ilustrativo;
- tirar partido de pequenos incidentes, sem interromper a história;
- evitar tiques e cacoetes;
- tratar o ouvinte com simpatia e camaradagem, sem adotar um ouvinte predileto;
- não demonstrar irritação com a presença de ouvintes desinteressados ou irrequietos;
- chegar aos desfecho sem apontar a moral ou aplicar lições;
- estar aberto para comentários após a narrativa.

ABRIL, MÊS DO LIVRO INFANTIL

Aqui está uma sequência didática com Monteiro Lobato e o famoso Sítio do Pica-Pau Amarelo:


No início do ano é importante fazer os combinados com os alunos e conversar muito sobre valores como respeito e amizade entre os colegas. Existem vários livros sobre estes assuntos.






Precisamos incentivar a leitura de nossos alunos!

Uma das maneiras de incentivar o gosto pela leitura dos alunos é o projeto que incluem as sacolinhas para as crianças  levarem um livro para casa.
A hipótese alfabética parece ser um fim de um longo trabalho, mas é o começo de mais uma longa fase.



Características:
1. Escreve compondo sílabas foneticamente corretas;
2. Desconsideram a segmentação entre palavras;
3. Hipercorreção: exagera no uso de acentos e pontuação.

Intervenções:
1. Consultar dicionário;
2. Revisão de textos;
3. Quadro de regularidades;
4. Forca;
5.Segmentar pequenos textos (parlendas, quadrinhas etc).
6.Pintar lacuna entre palavras em pequenos textos (segmentação).

Como trabalhar com a hipótese silábico-alfabética?







Hipótese silábico-alfabética

Características:
1. Fase de transição - silábico e o alfabético.
2. Ora compõe sílabas, ora não compõe na mesma palavra.
3. Faz maior uso de consoante.
4. Acredita que algumas consoantes se bastam para a composição da sílaba. Ex: B = BE.

Intervenções:
1. Cruzadinhas;
2. Forca;
3. Texto lacunado;
4. Pedir para a criança ler o que escreveu;
5. Ler para a criança o que ela escreveu do modo que ela escreveu.








Como trabalhar com a hipótese de escrita silábica?



Hipótese silábica





Características:

1. Percebe a relação entre a oralidade e a escrita.

2. Usa uma letra para cada som.

3. Pode ou não fazer uso de valor sonoro

4. Determina mínimo de letras.

Intervenções:

Trabalhar com nomes dos alunos.

Textos de memória (parlenda, cantigas, listas etc).

Cruzadinhas e textos lacunados para perceber o número de letras das palavras.

Atividades para contar as letras e as sílabas das palavras.

Atividade para alterar vogais e manter as consoantes. Ex: BOLA- BOLO -BELA 


Como trabalhar com a hipótese da escrita pré-silábica?







Hoje vou publicar as características de uma das hipóteses de escrita e quais intervenções do professor.

HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA

Características:
1. Utilizam números, letras e psedo-letras.
2. O critério de qualidade é forte.
3. Não compreendem que a escrita é a representação da fala.
4. Realismo nominal (quanto maior o objeto representado, maior o número de caracteres) Ex: A formiga é pequena por isso escrevem com menos letras, enquanto que o boi é grande então eles escrevem com mais letras.

Intervenções:
1.Trabalhar com o o nome próprio e dos outros 
2. Leitura de textos que saibam de memória pelo professor e pelo aluno (parlendas, cantigas, trava-línguas etc) 
3. Oferecer lista de palavras com lacunas/ figuras
4. Cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens 

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