sexta-feira, 10 de abril de 2015

PLANO DE AULA - 1º dia de aula

Plano de aula é um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, para que fazer.

Na sua elaboração alguns pontos são muito importantes como:
• Os objetivos a serem alcançados com as aulas que serão ministradas;
• Conteúdo que será ministrado em cada aula, o qual deve seguir uma linha cronológica do processo de aprendizagem;
• Os procedimentos utilizados para aprendizagem dos alunos;
• Os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos;
• E, por último, as metodologias de avaliação, ou seja, as técnicas avaliativas que o professor utilizará para avaliar o aprendizado do educando.

Exemplo de Plano de aula:

PLANO DE AULA (para o 1º dia de aula)
Data:
Professor(a):
Ano:

OBJETIVOS:
O aluno será capaz de:
· Sentir-se acolhido e bem-vindo ao ambiente escolar
· Conhecer e interagir-se com seus colegas e o(a) professor(a)
· Conhecer os espaços físicos da escola

CONTEÚDOS:
· Apresentação da professora e dos alunos
· Dinâmica do nome
· Crachás com nomes
· Brincadeira de roda

PROCEDIMENTOS:
· Ler ou dizer uma mensagem de boas-vindas aos alunos.
· Apresentação de todos os alunos e do(a) professor(a).
· Distribuir os crachás com nomes ou cada aluno confecciona o seu crachá.
· Propor a dinâmica de grupo: Em círculo os participantes vão um a um ao centro da roda falam seu nome juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
· Visita as dependências da escola
· Atividade: brincadeira de roda
· Distribuição de cartão de boas-vindas ou de lembrancinha.

RECURSOS:
· cartaz de boas-vindas
· crachás
· cartões ou lembrancinhas

AVALIAÇÃO:
Observação e registro do professor quanto à adaptação ao ambiente escolar e participação dos alunos nas atividades.


PLANO DE AULA - NATAL

PLANO DE AULA
TEMA:  NATAL


OBJETIVOS:
- Conhecer algumas características do gênero narrativo.
- Interpretar a história.
- Analisar as comemorações sobre o Natal e discutir as diferenças.
- Ler e  interpretar o calendário de dezembro.
- Escrever uma carta.

CONTEÚDO:
Livro infantil “Simon - Já chegou o Natal”

PROCEDIMENTOS:
Na roda de leitura informe os alunos sobre o livro que será lido, antecipando pequena parte da trama da história, seus personagens, o local e a época  da história – como se fosse um anúncio da próxima novela.  
Converse sobre a época do Natal, peça para eles relatarem o que sabem sobre o Natal e como é comemorado em sua família.
Mostre a capa, o nome do livro, o nome do autor, da editora e também as ilustrações da capa, levando o aluno a antecipar a história com suas hipóteses.
Leia o livro em voz alta, mostrando as gravuras.
Pergunte do que eles mais gostaram, releia alguns trechos, retome ilustrações, compare o Natal da personagem com o da vivência dos alunos.

Por último fazer a atividade I e II.

AVALIAÇÃO:

Avaliação contínua observando a participação dos alunos.

ATIVIDADE I


ATIVIDADE II

PLANO DE AULA - TEMA NATAL

OBJETIVOS:
ü Desenvolver a linguagem oral e plástica.
ü Identificar a linguagem usada em gibis.

CONTEÚDOS:
- História em quadrinhos.

PROCEDIMENTOS:
1. Distribua a tirinha para os alunos. Peça para lerem o texto.
2. Após a leitura, questionar: Vocês conhece este tipo de texto? Vocês já viram esse tipo de texto? Onde? Tem algo escrito? Você sabe qual o nome dado para este texto (gênero)?
3. Juntamente com as crianças faça a interpretação da história.
4. Questione: como esse texto se organiza? Como os quadrinhos se apresentam? É possível saber em que época do ano se passa a cena? Quais personagens participam da cena?
5. Fazer com que as crianças percebam as expressões faciais do pai, Cebolinha e Papai Noel.
6. Propor que elaborem um título adequado para a história.
7. Com outra tirinha com os balões  vazios, solicitar que substituam os desenhos dos balões por fala: não se esquecer de instruir as crianças da troca que o Cebolinha faz na fala.

RECURSOS
ü Cópias da história em quadrinhos.

AVALIAÇÃO
ü Avaliar durante as atividades: estimulando, orientando e desafiando os alunos.


ATIVIDADE:

PLANO DE AULA - Sequência didática sobre a História do Brasil Colônia


Tema  - História do Brasil Colônia

Objetivos                        
- Relacionar passado e presente, identificando pontos de permanência e mudança entre a própria vida e a dos grupos estudados.
-Conhecer e analisar os principais fatos na época do Brasil colonial.

Conteúdo:
Brasil Colônia

Anos- 4º e 5º.

Desenvolvimento:
1ª etapa
O professor vai iniciar o trabalho falando o que eles vão aprender sobre essa época. Explicará  que o período se inicia com a descoberta do Brasil em 1500 e vai até a Independência, em 1822.
Para  trabalhar a questão da temporalidade o professor fará uma breve discussão  na lousa sobre séculos, contagem de tempo, algarismos romanos, e depois será proposta uma  atividade que os alunos  levarão para fazer em casa. Esta atividade é a  linha do tempo pessoal na qual dados importantes que aconteceram na vida de cada criança, desde seu  nascimento, serão registrados no gráfico.  Um ou dois eventos serão anotados por elas, a cada ano. De maneira a  analisar a questão do tempo em forma linear.
Exemplo:
2ª etapa
Apresentando a História do Brasil no período da conquista e posse de terra dos portugueses, as crianças farão comparações com suas  atividades de hoje em dia.
Partindo dos habitantes que já estavam aqui, será  apresentado seu modo de vida,  bem como a questão do achamento do Brasil, sua intencionalidade ou casualidade, em  pequenos textos para as crianças fazerem comparações e darem suas opiniões.  Após lidos e  levantadas as palavras difíceis, serão discutidas as duas versões. As crianças se expressarão  elaborando um pequeno texto com suas opiniões sobre o achamento do Brasil.


Exemplo trechos de textos escritos pelas crianças:
Eu acho que....
... Pedro Álvares Cabral foi enviado às Índias para fazer  comércio, porém em 22 de abril de 1500 chegou ao Brasil porque se perderam no caminho. Aqui eles encontraram os índios...

Eu acho que..
...O Brasil não foi descoberto porque os índios já moravam aqui antes...

3ª etapa
Os temas: As divisões do Brasil, As Viagens/Meios de transportes, As florestas, As pessoas e Os Governos, Independência do Brasil,  eles serão  escolhidos em  grupos (dividir os alunos em grupos) de modo que os alunos representarão em dois momentos (1500 e 2003) da História  do Brasil. Em grupos numa cartolina, as crianças irão representar os temas nos períodos por meio de desenhos, que depois terão que apresentar para toda a sala por cada equipe. No término da aula, as  crianças irão expor  seus trabalhos no mural.

Avaliação
Será avaliada a participação das crianças durante as aulas e se elas são capazes de desenvolver a orientação temporal, ou seja, relacionar o passado ao presente, indicando mudanças e permanências. Verificar como cada uma constrói argumentos sobre os conteúdos estudados.

Plano de aula - Leitura de livro pelo professor

PLANO DE AULA

TEMA: LEITURA PELO PROFESSOR DE LIVRO NARRATIVO

OBJETIVOS:
Ouvir um texto literário.
- Conhecer algumas características desse gênero.

PROCEDIMENTOS:
Informe os alunos sobre o livro que será lido, antecipando pequena parte da trama da história, seus personagens, o local onde ela se passa – como se fosse um anúncio da próxima novela.
Mostre a capa, o nome do livro, o nome do autor, da editora e também as ilustrações da capalevando o aluno a antecipar a história com suas hipóteses.
Compartilhe com o grupo por que você gostou da história, pergunte do que eles mais gostaram, compare com outras histórias lidas ou já conhecidas do grupo, releia alguns trechos, retome ilustrações etc.

RECURSOS
 Livro infantil.

AVALIAÇÃO:
Avaliação contínua observando a participação dos alunos.

Sugestões de livros narrativos:


Sinopse: Imagine alguém que faz os melhores doces do mundo, que está sempre inventando brincadeiras e que troca os personagens dos contos de fadas. Essa é a Vovó Neném.   Um dia, as meninas da nossa rua decidiram fazer uma festa e um concurso de bonecas. Todas ficaram na maior euforia, menos a Mariana, que tinha uma boneca muito velhinha e desarrumada. Vovó Neném percebeu, pegou a boneca e abriu seu baú quase mágico. Pronto! 


Sinopse:  Em A decisão do campeonato o leitor vai conhecer Catapimba e sua turma, os craques do campinho pegado à casa do seu Manoel. E descobrir que estrago um Bicão pode causar quando resolve "ajudar" a apitar o jogo.

No início do ano os professores necessitam fazer uma avaliação diagnóstica da aprendizagem de seus alunos. Nos 1º e 2º anos o professor deverá realizar a sondagem da escrita em Português ; a sondagem dos números e a resolução de situações-problemas em Matemática.
Exemplos de Planos de aula:


PLANO DE AULA - PORTUGUÊS

TEMA:  DITADO PARA SONDAGEM DA ESCRITA

 Para 1º e 2º anos ou outros anos com alunos ainda não alfabéticos


OBJETIVO:
-Escrever uma lista de palavras e uma frase, ditadas pelo professor, colocando em jogo todos os conhecimentos disponíveis.

CONTEÚDO:
-Palavras do mesmo campo semântico, como por exemplo: lista das comidas de uma festa de aniversário, frutas, animais etc.


DESENVOLVIMENTO:
Atividade será feita individualmente. Chamar um aluno por vez e explicar que ele deve tentar escrever algumas palavras e uma frase que a professora vai ditar. 

A cada palavra ditada, pedir para  o aluno ler em voz alta o que acabou de escrever, apontando  com o dedo. 

Anotar em uma folha como o aluno faz a leitura, se aponta com o dedo cada uma das letras, se lê sem se deter em cada uma das partes, se associa aquilo que fala à escrita, em que sentido faz a leitura etc.

Exemplo:
JOANINHA
FORMIGA
GRILO

A FORMIGA MORA NO JARDIM.
  
RECURSOS :
Papel e lápis.

AVALIAÇÃO:
O professor vai analisar qual hipótese de escrita o aluno se encontra. 

Planos de Aula

PLANO DE AULA -  MATEMÁTICA

TEMAAvaliação Diagnóstica

OBJETIVOS:

-Escrever os números ditados pelo professor, colocando em jogo todos os conhecimentos que eles tem a respeito da escrita de números.

-Interpretar e resolver as situações-problemas, colocando em jogo os conhecimentos que eles tem sobre interpretação e resolução de problemas.
  
CONTEÚDOS:

·         - Números;
·         - Situações-problemas
   
PROCEDIMENTOS:

-Distribuir as folhas de avaliação e orientá-los a escrever os números do jeito que sabem.

-Fazer o ditado de números.

-Distribuir as folhas com as situações-problemas e ler o enunciado de cada problema, pedindo que façam do jeito que souberem.

-Recolha as folhas dos alunos e, posteriormente, analise  e registre suas observações.
  
RECURSOS:

 -Cópias da Avaliação
  
AVALIAÇÃO:

-Fazer o levantamento inicial dos conhecimentos dos alunos, registrando-o  ou organizando-o em uma tabulação.

Planos de aula diversos

PLANO DE AULA   -   CIÊNCIAS  

TEMA: “ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS”

OBJETIVOS:

ü  Listar os vários tipos de animais domésticos e selvagens
ü  Distinguir os animais selvagens de domésticos
ü  Identificar  a “função” do animal na natureza

 RECURSOS

ü  Cartaz com animais 
ü  Álbum de figurinhas

DESENVOLVIMENTO E PROCEDIMENTOS:

1º Momento: Com ajuda do cartaz com desenhos de animais explorar junto as crianças o conhecimento sobre os animais.

2º Momento:  classificar os animais  usando os atributos: selvagem e doméstico

3º Momento:  fazer uma lista dos nomes de animais selvagens e domésticos

4º Momento: montagem de  álbum de figurinhas com animais domésticos e selvagens

 AVALIAÇÃO

ü  Avaliar durante as atividades: estimulando, orientando e desafiando os alunos.



PLANO DE AULA - HISTÓRIA E GEOGRAFIA        

TEMA: “A BANDEIRA COMO SÍMBOLO NACIONAL”

OBJETIVOS:
·         Valorizar a bandeira como símbolo nacional
·         Conhecer as cores da bandeira nacional e seus significados

RECURSOS

ü  Bandeira do Brasil
ü  Quebra-cabeça da bandeira do Brasil

DESENVOLVIMENTO E PROCEDIMENTOS:

Mobilização: feita pela professora  levantando a conhecimento prévio dos alunos

1º Momento:  conversa sobre a bandeira como símbolo nacional, também sobre suas formas e cores (significados)

2º Momento:   cada criança recebe um quebra-cabeça da bandeira a fim de colorir e recortar as partes montando no caderno

 3º Momento  Na aula do dia 19 (DIA DA BANDEIRA) vamos confeccionar um mural com as bandeiras.

 AVALIAÇÃO

ü  Avaliar durante as atividades: estimulando, orientando e desafiando os alunos.


PLANOS DE AULA

Atendendo aos pedidos, vou postar  alguns Planos de Aula como exemplos. Não se esqueça de que todo Plano de Aula tem que ter: objetivos, conteúdos, procedimentos e avaliação.

PLANO DE AULA
MATEMÁTICA: JOGO TANGRAM

OBJETIVOS:
· Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese.
· Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria.
· Mostrar que a Matemática pode ser divertida.

CONTEÚDO:
. Figuras geométricas.

MATERIAL:
- Um tangram para cada criança, que pode ser reproduzido em cartolinas coloridas.
- giz de cera, canetinhas, cola, papel sulfite

PROCEDIMENTOS:
- Dividir a sala em grupos de 4 a 6 alunos;
- Distribuir um tangram para cada aluno;
- Conversar sobre a origem do tangram e como se joga.
- Os alunos vão construir figuras usando todas as peças do tangram.
- Distribuir exemplos de figuras formadas para tentar reproduzir
- Depois de montada a figura a criança deve colar na folha de sulfite e desenhar montando um cenário.
- Construir um mural com todas as figuras formadas para socialização no grupo.

AVALIAÇÃO:
Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade, a participação e o interesse.


PLANO DE AULA
PORTUGUÊS: JOGO - DESCUBRA SEU NOME

OBJETIVOS:
Identificar seu nome e/ou de seus colegas
Ampliar o repertório de palavras estáveis (nomes).

CONTEÚDO:
- Nomes próprios

DESENVOLVIMENTO:
Os alunos são divididos em dois grupos. É apresentado a um aluno de um grupo as tiras de nomes e o aluno deverá reconhecer o seu nome e mostrar aos outros colegas.
Se acertar marcará um ponto para sua equipe.
Vence a equipe que marcar mais pontos.
Depois do jogo as fichas com os nomes ficarão expostas no cartaz de chamadinha.
Variação:
O aluno deverá identificar em um dos cartões o nome de um colega.

MATERIAL:
Fichas de cartolina azul (meninos) e rosa (meninas) com os nomes dos alunos.

AVALIAÇÃO:
Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.


Sequência didática - Plano para uma semana

O Plano de aula é um aliado do professor, uma vez que é por intermédio do planejamento que o professor vai delinear suas ações para alcançar seus objetivos ao longo de um período. Ele é feito para uma única aula, mas pode estar inserido em uma sequência didática ou em um projeto.

Exemplo de Sequência didática:

Semana de __a __ de abril

1.    1. Objetivos:
- Socializar as crianças ao novo ambiente;
- Interagir por meio de brincadeiras, músicas, histórias, roda de conversa e atividades relacionadas ao seu nome.
Elaborar os combinados da classe.

2.   2. Conteúdos:

§ Conversas, relatos de vivências.
§ Nomes dos colegas, da professora.
§ Crachá e cartaz de nomes;
§ Alfabeto;
§ Histórias infantis de livros;
§ Regras de convivência e valores;
§ Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
§ Brincadeiras
§ A família do aluno.

3. Procedimentos:

2ª feira –  Recepção das crianças.  Minha apresentação e das crianças.
                  Entrega dos crachás e dinâmica de grupo (Quebra-gelo)
       Passeio na escola e suas dependências. Na sala, discussão sobre os combinados.
       Leitura pelo professor: Camila e a volta às aulas.

3ª feira – Roda de conversa sobre o primeiro dia de aula.
                Brincadeiras por meio de cantigas de roda.
                 Jogos com os crachás de nomes.
                Leitura pelo professor: O batalhão das letras e música do alfabeto.


4ª feira – Roda de conversa sobre a rotina da escola e dos combinados.
                 Leitura pelo professor: Curiosidade premiada
                 Atividade envolvendo as expectativas das crianças com relação à escola.
                 Brincadeiras de mímica.
                 
5ª feira –  Roda de conversa sobre a família da criança.
                   Representação da família em forma de desenho.
                   Atividade com cartaz com os nomes das crianças
                   Brincadeiras de roda.
                   Roda de leitura livre.

6ª feira  - Leitura pelo professor: E eu com isso? (respeito)
                 Roda de conversa sobre valores.         
                 Dinâmica de grupo. ( O amor)
      Revisão  dos combinados (cartazes)
      Brincadeiras de roda.

4. Recursos :
- Crachá com o nome;
- Brincadeiras
-cantigas de roda
-jogos
- Hora do Conto –
- Literatura infantil que explore a diversidade e o respeito
- Cartaz coletivo – nomes das crianças
-Cartaz dos combinados

5.  Avaliação:
A avaliação será  contínua, observando o interesse e a participação nas atividades propostas.



Plano de Aula e Plano de Ensino








Você sabe a diferença entre Plano de Aula e Plano de Ensino?

Plano de aula 

Módulo mínimo de planejamento, essa atividade é dada em uma única aula.
Pode ser avulsa ou estar inserida em uma seqüência didática ou em um projeto.

Devem estar claros para o professor: o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos, como será desenvolvida a aula (procedimentos) e como será avaliado o aproveitamento do aluno (avaliação).

Plano de ensino ou Planejamento Anual

É o planejamento do que vai ser trabalhado durante o ano letivo.
O Plano de ensino envolve os objetivos de aprendizagem de todas as disciplinas, os conteúdos a serem trabalhados, os procedimentos a serem utilizados e as formas de avaliação.


Plano de aula









Sendo que o plano de aula é o módulo mínimo de planejamento, essa atividade é dada em uma única aula. Devem estar claros para o professor: o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos de aprendizagem, os procedimentos para desenvolver a aula e como será avaliado o aproveitamento do aluno.
Abaixo segue um exemplo de plano de aula a ser aplicado em classe de alfabetização, utilizando a lista de nomes dos alunos.


PLANO DE AULA

Objetivos:

-Escrever listas de palavras/textos significativos;
-Construir um repertório de palavras estáveis.
-Levantar questões de ortografia (alfabéticos).

Conteúdo:

Lista de nomes próprios. 


Procedimentos: 

-Ajustar o nível de desafio às possibilidades dos alunos, para que realmente tenham problemas a resolver;
-Organizar agrupamentos produtivos, em função do que os alunos já sabem sobre a escrita;
-Ler a proposta definindo o que devem fazer: escrever o nome de quinze alunos da classe.
-Garantir a circulação de informações, promovendo a socialização das respostas e dos procedimentos usados pelas duplas;


Avaliação:

Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.







As formas de planejar do professor












Plano de aula 

Módulo mínimo de planejamento, essa atividade é dada em uma única aula. Pode ser avulsa ou estar inserida em uma seqüência didática ou em um projeto.
Devem estar claros para o professor: o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos de aprendizagem, que recursos serão necessários para desenvolver a aula e como será avaliado o aproveitamento do aluno.


Projetos de ensino
Tem duração longa, pode levar até um ano. Envolve a construção de um produto final – um livro, uma exposição, uma campanha, por exemplo – destinado a um público definido, que podem ser outros alunos, os pais, os moradores do bairro etc. Nesse caso, a participação da turma se dá em todas as etapas do planejamento.

Seqüência didática
Nessa modalidade, a duração é limitada a algumas semanas de aula. O conteúdo é mais específico que o de um projeto e é explorado em atividades seguidas, que se tornam cada vez mais complexas.

Plano de ensino

É o planejamento do que vai ser trabalhado durante o semestre ou o ano letivo.
No caso do professor polivalente, envolve os objetivos de aprendizagem de todas as disciplinas, os conteúdos a serem trabalhados, os procedimentos a serem utilizados, os recursos didáticos e as formas de avaliação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário