quarta-feira, 18 de maio de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 3º ANO


Gênero: Poema

Ano escolar3º ano do Ensino Fundamental

Livro: Você troca? Eva Furnari 

JustificativaO trabalho com poesia e poema no Ensino Fundamental é de grande importância, pois proporciona momentos de aprendizagem e construção de saberes. Através das rimas, sonoridade e encantamento, facilitam a alfabetização e gosto pela leitura, levando a criança participar durante todo o processo.
Objetivo Geral: Conhecer, analisar e produzir texto do gênero estudado.
Tempo estimadosete módulos de 30/40 minutos.

Você Troca?

                                  Eva Furnari

Você troca um gato contente
Por um pato com dente?

Você troca um canguru de pijama
Por um urubu na cama?

Você troca um coelho de chinelo
Por um joelho de cogumelo?

Você troca um leão sem dente
Por um dragão obediente?

Você troca um ratinho de camisola
Por um passarinho na gaiola?

Você troca uma taturana molhada
Por uma banana descascada?

Você troca um espião com preguiça
Por um ladrão de salsicha?

Você troca um tutu de feijão
Por um tatu de calção?

Você troca um rato assustado
Por um gato amarrado?

Você troca um lobinho delicado
Por um Chapeuzinho malvado?

Você troca um pinguim fantasiado
Por um patim alucinado?

Você troca um mamão bichado
Por um bichão mimado?

Você troca um gato de bota
Por um sapo boboca?

Você troca um varal de feiticeira
Por um final de brincadeira?

 


1º Momento:
Objetivos:
Construir conhecimentos sobre o gênero literário poema.
Ouvir a leitura para deleite.
Desenvolver a linguagem oral.
Aprender a expressar-se em um grupo.
Organização do grupoA atividade será coletiva com os alunos assentados na rodinha.
Materiais necessários: livro para leitura
Duração30 minutos
Estratégias: Leitura de imagens e questionamentos.
Encaminhamentos:
Antes de iniciar a leitura mostrar a capa do livro, explorando o título, suas letras, tamanho, disposição das letras na capa, ilustrações, editora, autora fazendo um breve comentário sobre ela.
Tentar antecipar qual será o assunto do texto, fazendo inferências e explorando conhecimentos prévios.
Ao passar cada página, fazer antes a leitura das imagens.
Realizar a leitura pausada comparando o que foi antecipado e sintetizando as informações do texto.
Após a leitura explorar o sentido geral do texto.
AvaliaçãoDurante todo o processo.

2º Momento:
Objetivos:
Participar das interações cotidianas em sala de aula.
Responder questões propostas pelo professor.
Desenvolver atitudes favoráveis à leitura.
Organização do grupo: Alunos assentados em suas carteiras.
Materiais necessários: Poesia escrita em um cartaz.
Duração40 minutos
Estratégias: Ler e interpretar texto oralmente.
Encaminhamentos:
Levantar conhecimentos prévios sobre poema como características, suporte, se já viu ou ouviu, onde...
Ler poesia para os alunos e realizar questionamentos propiciando construção de conhecimentos sobre esse gênero.
Realizar uma leitura bonita, com entonação, fluência.
Realizar novos questionamentos: vocabulário, palavras que rimam.
Realizar a leitura em dois coros: um de meninas e um de meninos.
Ler e pedir que repitam cada verso e observem no final (rimas).
Avaliação: Observar durante todo o processo se os objetivos foram alcançados.

3º Momento:
Objetivos:
Reconhecer unidades fonológicas como: sílabas, rimas, terminações de palavras.
Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
Organização do grupoEm duplas assentados em suas cadeiras.
Materiais necessárioslousa eletrônica com poema digitado.
Duração: 40 minutos
EstratégiasAnalisar poema digitado na lousa eletrônica e registro.
Encaminhamentos:
Apresentar o poema na lousa e analisar suas características:
·         Observem bem as palavras.
·         Elas rimam? Terminam com o mesmo som?
Levar as crianças a observarem todas as rimas, através de diversos tipos de leituras:
·         Coletiva
·         Individual
·         Partilhada
·         Em grupos
·         Jograis
Listar no quadro palavras que rimem.
Avaliação: Observar as interações durante todo o processo.

4º Momento:
Objetivos:
Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras.
Perceber que palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais, no final.
Desenvolver a consciência fonológica, por meio de exploração de rimas;
Comparar palavras quanto à semelhança sonora.
Organização do grupoDividir em turma em grupos de quatro alunos, cada aluno com uma cartela com 20 figuras.
Materiais necessáriosCartela do jogo caça rimas, 20 fichas pequenas com uma figura cada, círculos pequenos em EVA para marcarem as figuras sorteadas.
Duração40 minutos
EstratégiasSortear figuras e cada aluno marca figuras que rimam.
Encaminhamentos:
Ler em voz alta as regras do jogo e discutir como ele funciona.
Apresentar cada figura (pode acontecer da criança conhecer por outro nome o que dificulta para a criança relacionar os pares).
Distribuir as cartelas uma para cada jogador.
Dar início sorteando a primeira figura.
Sortear as demais figuras.
O jogo é finalizado quando o primeiro jogador encontrar o par de todas as fichas.
O jogador deve gritar: “bingo”, “parou”...
Avaliação: Observar as interações e participação de cada aluno durante todo o processo.

5º Momento:
Objetivos:
Confeccionar com os alunos jogo com as rimas da poesia.
Organização do grupoEm duplas assentados em suas cadeiras.
Materiais necessáriosDesenho de cada figura em cartolina já recortadas do mesmo tamanho como se fosse um baralho. Nomes das figuras digitadas para colar abaixo delas, lápis de cor, giz de cera, cola.
Duração40 minutos
EstratégiasConfeccionar baralho com as rimas da poesia.
Encaminhamentos:
Distribuir as ilustrações para que o aluno possa colorir.
Recortar e colar o nome abaixo de cada figura.
Cada criança terá ser próprio “jogo da memória” dessas rimas.
Enviar como dever de casa texto lacunado da poesia que deverá ser completado com as rimas.
Avaliação: Observar as interações em dupla para pintar e ilustrações, se possui coordenação motora, atenção e concentração durante a atividade.

6º Momento:
Objetivos:
Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras.
Perceber que palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais, no final.
Desenvolver a consciência fonológica, por meio de exploração de rimas;
Comparar palavras quanto à semelhança sonora.
Organização do grupoEm duplas assentados no chão ou em suas cadeiras.
Materiais necessáriosJogo confeccionado pelo aluno.
Duração40 minutos
Estratégia: jogar jogo da memória.
Encaminhamentos:
Dividir a turma em duplas
Apresentar as regras para as crianças e conversar sobre elas.
Cada dupla deverá virar duas cartas e verificar se formou par, se não formou, passa a vez para o colega e assim sucessivamente.
Ao final das cartas, contam-se quantos pares cada criança formou.
Vence quem formar o maior número de pares.
O professor deverá circular pela sala observando, fazendo as intervenções necessárias.
Avaliação:
Ao circular pela sala o professor vai analisando e verificando o que foi assimilado pelos alunos.
7º Momento:
Objetivos:
Produzir texto coletivo a partir do poema VOCÊ TROCA.
Organização do grupo: Crianças assentadas no chão em forma semicírculo voltadas para o quadro.
Materiais necessáriosCartolina grande e pincel atômico (canetão).
Duração40 minutos
Estratégia: Produzir texto com os alunos tendo o professor como escriba.
Encaminhamentos:
Propor a atividade aos alunos: Vamos produzir juntos um poema?
Propor o título: VOCÊ TROCA,
Todo poema tem um autor, quem será ou serão os autores desse poema?
O que a gente pode trocar?  Sugestão: no livro são animais, pode ser sugerido tema brinquedos, frutas ou outro do universo das crianças.
Pedir que os alunos façam sugestões na escrita das palavras (como se escreve)
Não se esquecer do formato de poema. (um verso abaixo do outro)
Ao final pode ser feito ilustrações pelos alunos.
Cada criança deverá assinar seu nome no final.

Avaliação: Observar se as crianças foram capazes de realizar a atividade, compreendendo as características do gênero textual em estudo e se alcançou os objetivos propostos.
Expor cartaz no mural da escola.

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