quinta-feira, 16 de julho de 2015

PROJETO : A TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA


PROJETO: A TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA


JUSTIFICATICA: Partindo da realidade, em que a correria do dia a dia, onde toda comunidade escolar, inclusive a família esta inserida, não tem tempo ou não tiram tempo para interagir entre si e acompanhar mais de perto os afazeres pedagógicos escolares.
Havendo também uma necessidade de comprometimento dos pais quanto ao desenvolvimento do seu filho na escola, faz-se necessário um convívio de interação pedagógico mais estreito entre escola e família.
Diante desses fatos a escola iniciará um projeto: A TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NAESCOLA, e nesse caminho, aproximar pais, professores, alunos e os demais funcionários dessa comunidade escolar.
Todos percorrerão numa jornada de aproximação e conhecimento, cultuando interatividade, desenvolvendo atitudes de cooperação, através da roda da leitura familiar e escolar, até chegar a uma grande roda de leituras na escola.
 Conseguindo com esse processo e espaço, adquirir atitudes que valorize o hábito da leitura escrita e oral.
Construindo através  do diálogo uma relação  histórica  e cultural entre  o leitor e aquilo que ele lê, internalizando com essa troca o que se informa de mais significativo para o aluno e família, quanto ao conhecimento de um determinado saber ou mensagem refletida em grupo.
 Ampliando a linguagem, que é uma das formas de expressões humanas necessárias para a comunicação e escrita, indo de encontro a uma convivência familiar necessária hoje na nossa sociedade, surgindo com esses fazeres uma visão  maior e real de mundo e Educação

OBJETIVO: Estreitar laços de convívio e aproximação entre escola e família, dentro de uma perspectiva de conhecimento interativo e cooperação, estimulando o habito da leitura, através de uma mediação que abre as portas para o aluno e família, de um universo de leituras produzidas por diversos escritores, através da poesia, pesquisa narradas, ilustrações, informações, artes... Tudo isso, sendo um legado cultural, que a escola tem por entendimento e dever apresentar para as crianças.

 ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1º) Toda semana de cada mês a professora junto à turma decidirá qual o aluno que levará para casa o kit de materiais  de leitura.

O QUE CONTÉM NO KIT DE LEITURA?
  Do infantil ao 2º ano:
Um livro escolhido pelo aluno.
Um caderno grande para escrever ou desenhar sobre a história lida em família.
Um tubinho de tinta guache, para pintar a sola de dois pés um do aluno e outro de alguém da família.
Um pincel para cobrir a sola dos pés com tinta guache.
Duas folhas de papel oficio para marcar as duas pegadas, simbolizando esse momento de leitura em família.
A bolsa para guardar e carregar todo material.

O QUE CONTÉM NO KIT DE LEITURA?
 Do 3º ano ao 5º ano:
Um livro escolhido pelo aluno.
Uma ficha de leitura, contendo perguntas sobre o livro lido em família.
Uma prancheta que servirá de suporte para escrever na ficha de leitura.
Um tubinho de tinta guache, para pintar a sola de dois pés um do aluno e outro de alguém da família.
Um pincel para cobrir a sola dos pés com tinta guache.
Duas folhas de papel oficio para marcar as duas pegadas, simbolizando esse momento de leitura em família.
A bolsa para guardar e carregar todo material.

2º) Depois o professor oferecerá várias literaturas,
 onde o aluno escolhido ou sorteado pela turma
escolherá 
um livro ou texto para colocar dentro
da bolsa junto com os outros materiais
e fazer a roda de leitura 
em família.



3º) Em casa o aluno convidará toda família para fazer
um momento de leitura
 ou quem estiver naquele
 instante. Escolhendo alguém para fazer a leitura,
 onde todos devem ouvir com muita atenção
.


4º) Depois da leitura vem um dos momentos mais importante do processo de interação familiar. Areflexão, o pensar sobre o que foi lido, trocando ideias entre si, entendendo a mensagem que o
autor quis nos informar, juntos conversar sobre
o assunto, aprendendo um pouco mais.


5º) Logo em seguida vem o momento de escrever com a ajuda de toda família, registrar o que foi entendido sobre a mensagem do livro que foi lido, podendo também, fazer um desenho sobre o que foi lido. Finalizando a escrita com assinatura do aluno


6º) Momento de simbolizar esse encontro de leitura, reflexão e escrita, fazendo duas pegadas nas folhas em branco, sendo que uma das pegadas é do aluno e a outra pode ser da mãe, pai, irmã, irmão, padrasto, vó, vô, tio, tia ou outras pessoas que fazem parte da família. Deixar as folhas secar.


7º) Depois de ler, refletir, escrever e secar as pegadas nas folhas, colocar tudo dentro da sacola e levar para escola.



8º) Na escola a professora guardará as duas folhas com as marcas das pegadas que representou todos os momentos de leitura escrita em família, na qual servirá como decoração de todo ambiente escolar, durante o grande encontro da família na escola, através de leituras diversificadas.


9º)No decorrer do ano, durante todo o processo os professores deverão proporcionar atividades que envolvam roda de leituras diversificadas na escola, momentos em que vários leitores trocam ideias sobre um mesmo autor, indo de encontro ao seu texto ou mensagem escrita.


10º) Para finalizar esse projeto: A TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA, faremos um grande encontro convidando a família para vir até a escola participar de uma enorme roda da leitura, onde os alunos dos anos finais contarão histórias infantis de forma diversificada para os alunos dos anos iniciais, acontecendo diferentes tipos de leituras, é momento de confraternização na comunidade escolar. 




.AVALIAÇÃO
Participação ativa de cada professor e aluno fazendo uma boa campanha sobre a leitura, desenvolvendo atividades de roda da leitura em sala de aula, que quando possível, conversar com os pais sobre o assunto no decorrer do ano. 
Vontade e interação cooperativa de cada integrante da comunidade escolar para que o projeto: TRILHA DA LEITURA, ENVOLVENDO FAMÍLIA NA ESCOLA se realize da melhor maneira possível.

Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”
                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário