terça-feira, 14 de julho de 2015

TEXTOS PARA REFLETIR



QUESTÃO DE EQUILÍBRIO

Eu acompanhava um amigo à banca de jornal. Meu amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, meu amigo sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.

Quando nós descíamos pela rua, perguntei:

- Ele sempre lhe trata com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente é sempre assim.
- E você é sempre tão atencioso e amável com ele?
- Sim, sempre sou.
- Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.

Nós somos nossos "próprios donos". Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros. Não são os ambientes que nos transformam e sim nós que transformamos os ambientes.

"Para saber quantos amigos você tem, dê uma festa, para saber a qualidade deles, fique doente!" 

Sem medo e sem cobrança


Se o medo e a cobrança, tiram minha esperança, tento me lembrar, de tudo que vivi, e o que tem por dentro, ninguém pode roubar.


Descanso agora, pois os dias ruins, todo mundo tem, já jurei pra mim, não desanimar. E não ter mais pressa, pois sei que o mundo vai girar, o mundo vai girar, eu espero a minha vez. 

O suor e o cansaço fazem parte dos meus passos, o que nunca esqueci é de onde vim, e o que tem por dentro, ninguém pode roubar. 

Descanso agora, pois os dias ruins, todo mundo tem, já jurei pra mim, não desanimar. E não ter mais pressa, pois que o mundo vai girar, o mundo vai girar, e eu espero a minha vez. 

E eu não tô aqui pra dizer o que é certo e errado, ninguém tá aqui pra viver em vão. Então é bom valer a pena, então é pra valer a pena, ou melhor não.

Os dias ruins, todo mundo tem, já jurei pra mim, não desanimar e não ter mais pressa, pois sei que o mundo vai girar, o mundo vai girar, e eu espero a minha vez.

O contrário do amor

O contrário de bonito é feio, de rico é pobre, de preto é branco, isso se aprende antes de entrar na escola. Se você fizer uma enquete entre as crianças, ouvirá também que o contrário do amor é o ódio. Elas estão erradas.

Faça uma enquete entre adultos e descubra a resposta certa: o contrário do amor não é o ódio, é a indiferença.

O que seria preferível, que a pessoa que você ama passasse a lhe odiar, ou que lhe fosse totalmente indiferente? Que perdesse o sono imaginando maneiras de fazer você se dar mal ou que dormisse feito um anjo a noite inteira, esquecido por completo da sua existência? O ódio é também uma maneira de se estar com alguém.

Já a indiferença não aceita declarações ou reclamações: seu nome não consta mais do cadastro.

Para odiar alguém, precisamos reconhecer que esse alguém existe e que nos provoca sensações, por piores que sejam. Para odiar alguém, precisamos de um coração, ainda que frio, e raciocínio, ainda que doente. Para odiar alguém gastamos energia, neurônios e tempo. Odiar nos dá fios brancos no cabelo, rugas pela face e angústia no peito.Para odiar, necessitamos do objeto do ódio, necessitamos dele nem que seja para dedicar-lhe nosso rancor, nossa ira, nossa pouca sabedoria para entendê-lo e pouco humor para aturá-lo. O ódio, se tivesse uma cor, seria vermelho, tal qual a cor do amor.

Já para sermos indiferentes a alguém, precisamos do quê? De coisaalguma. A pessoa em questão pode saltar de bung-jump, assistir aula de fraque, ganhar um Oscar ou uma prisão perpétua, estamos nem aí. Não julgamos seus atos, não observamos seus modos, não testemunhamos sua existência. Ela não nos exige olhos, boca, coração, cérebro: nosso corpo ignora sua presença, e muito menos se dá conta de sua ausência.Não temos o número do telefone das pessoas para quem não ligamos. A indiferença, se tivesse uma cor, seria cor da água, cor do ar, cor de nada.

Uma criança nunca experimentou essa sensação: ou ela é muito amada, ou criticada pelo que apronta. Uma criança está sempre em uma das pontas da gangorra, adoração ou queixas, mas nunca é ignorada. Só bem mais  tarde, quando necessitar de uma atenção que não seja materna ou paterna, é que descobrirá que o amor e o ódio habitam o mesmo universo, enquanto que a indiferença é um exílio no deserto.


Martha Medeiros


ORAÇÃO DO PROFESSOR

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor (Ágape).
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar.
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
Dai-me a graça  de aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender.
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor (Ágape).





Um pouco de Luz


Perder-se também  é caminho.
Então penso que não devemos qualificar qualquer momento, por mais difícil que seja como "descaminho".
Já que são degraus para um aprendizado.
Devemos nos permitir passar pelo sagrado risco do acaso.



" Eu não sei muita coisa, mas tenho a meu favor tudo aquilo que não sei"


( Clarice Lispector)


Mensagem para reunião com os pais

COISAS QUE APRENDI COM VOCÊ




[Essa é uma mensagem que todos os pais deveriam ler, porque seus filhos estão olhando você e memorizando

o que você faz, não o que você diz.]

"Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você pegar o primeiro desenho que fiz e prendê-lo na geladeira,e, imediatamente, eu tive vontade de fazer outro para você.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você dando comida a um gato de rua,e eu aprendi que é legal tratar bem os animais.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você fazer meu bolo favorito para mim e eu aprendi que as coisas pequenas podem ser as mais especiais na nossa vida.

Quando você pensava que eu não estava olhando, ouvi você fazendo uma oração, e eu aprendi que existe um Deus com quem eu posso sempre falar e em Quem eu posso sempre confiar.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você fazendo comida e levando para uma amiga que estava doente,e eu aprendi que todos nós temos que ajudar e tomar conta uns dos outros.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você dando seu tempo e seu dinheiro para ajudar as pessoas mais necessitadas e eu aprendi que aqueles que têm alguma coisa devem ajudar quem nada tem.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu senti você me dando um beijo de boa noite e me senti amado e seguro.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você tomando conta da nossa casa e de todos nós,
e eu aprendi que nós temos que cuidar com carinho daquilo que temos e das pessoas que gostamos.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi como você cumpria com todas as suas responsabilidades, mesmo quando não estava se sentindo bem, e eu aprendi que tinha que ser responsável quando eu crescesse.

Quando você pensava que eu não estava olhando eu vi lágrimas nos seus olhos, e eu aprendi que, às vezes,
acontecem coisas que nos machucam, mas que não tem nenhum problema a gente chorar.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi que você estava preocupada e eu quis fazer o melhor de mim para ser o que quisesse.

Quando você pensava que eu não estava olhando foi quando eu aprendi a maior parte das lições de vida que eu precisava para ser uma pessoa boa e produtiva quando eu crescesse.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu olhava para você e queria te dizer:
Obrigado por todas as coisas que eu vi e aprendi quando você pensava que eu não estava olhando!"



(Autor Desconhecido)


MESMO ASSIM


As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas.
Ame-as MESMO ASSIM.

Se você tem sucesso em suas realizações,ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos.
Tenha sucesso MESMO ASSIM.

O bem que você faz será esquecido amanhã.
Faça o bem MESMO ASSIM.

A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável.
Seja honesto MESMO ASSIM.

Aquilo que você levou anos para construir,
pode ser destruído de um dia para o outro.
Construa MESMO ASSIM.

Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda,
mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar.
Ajude-os MESMO ASSIM.


Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo,
você corre o risco de se machucar.
Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM.


Madre Tereza de Calcu

A PEDRINHA








Confie...


As coisas acontecem na hora certa.

Exatamente quando devem acontecer!

Momentos felizes, louve a Deus.

Momentos difíceis, busque a Deus.

Momentos silenciosos, adore a Deus.

Momentos dolorosos, confie em Deus.

Cada momento, agradeça a Deus.

Aceite-me

Uma ótima reflexão para pais, professores, todos nós........................

Aceite-me como eu sou.
Não venho com garantia nem tenho a pretensão de ser alguém perfeito .
Toda a perfeição não posso ter.
Eu sou como você: sou da espécie humana , sou capaz de errar .
O erro não é falha de caráter e errar faz parte da Natureza Humana.
Eu vivo. Eu sorrio.
Eu também aprendo. Meu conhecimento é incompleto.
Estou na busca o tempo todo, nas horas acordadas...e nas horas de sono .
Eu tenho um longo caminho a ser percorrido , assim como você também tem .
Aprendemos nossas lições pelo caminho.
Atingiremos a Sabedoria.
Assim, por favor, aceite-me como sou!
Porque eu sou só eu. Apenas eu.
Não há ninguém igualzinho a mim no mundo.
Esta é a única garantia que dou. É assim que eu me sinto.
Eu tenho um coração. Abra-me e veja-o! Por favor, cuide bem dele.
Ele é tudo que eu sou.
Apenas EU.

O QUE É PENSAR ?

O ato de pensar é automático e inerente ao ser humano, o distingue dos animais e pode ter diferentes significados.
Para a filosofia pensar é refletir com crítica e criatividade, é duvidar e investigar para chegar a conclusões possíveis. Para a ciência pensar é organizar as informações de forma metódica e sistemática, para chegar a respostas definitivas. Para a religião, pensar é acreditar, a resposta para as questões humanas e mundanas vem de razões divinas e celestiais.
Dois estudiosos se aprofundaram nas questões relativas ao pensamento: Dewey e Lipmam.
Para Dewey , há 4 conceitos de pensar que se sucedem em ordem progressiva: pensar é tudo aquilo que vem à cabeça, tendo lógica ou não; é imaginar a continuidade das informações disponíveis; é organizar convicções, formulas suposições e num sentido mais amplo: pensar é uma atitude filosófica, é refletir sobre os fundamentos das convicções.
Lipmam falou sobre “educar para o pensar”, pensar por si mesmo, que significa mais do que memorizar conclusões prontas, é reaprender a ver o mundo.
Como escreveu Freire, professores não são transferidores de conhecimento; pois transmitir conhecimento pronto pouco contribui pro desenvolvimento pessoal.
Os conhecimentos armazenados são importantes, mas nossa memória é seletiva e dinâmica e não arquiva os dados com precisão nem os acessa de forma mecânica. O que atrai a descoberta e possui significação é memorizado de forma privilegiada.
Educar para o pensar é promover a capacidade de pensar de forma crítica e criativa.A importância de educar para o pensar é imensa: desenvolve a capacidade autodirigir-se e autocorrigir-se, liberta da submissão a ideologias e pessoas, cria o hábito da meditação e reflexão, questiona e critica preconceitos, paradigmas e relações de poder.
Pensar certo é manter a noção do que não se sabe, é não fechar-se ao conhecimento pronto; uma mente aberta pode criar um mundo novo.



Neyva Daniella Souza
Acadêmica de pedagogia e história da UNIASSELVI

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo." ( Clarice Lispector)

QUEM É VOCÊ ?

A voz que mora dentro da nossa cabeça, dando significado a tudo que enxergamos e vivenciamos, e costuma atender pelo nome de consciência; essa voz sou eu e é você.
Dez entre dez psicólogos da atualidade são categóricos em afirmar, que o que influencia a formação do nosso eu é 50% DNA e 50% educação.
Um bebê não é uma folha em branco, ele já nasce com traços de personalidade e cabe à mãe estimular este cérebro em formação.
A principal etapa da constituição de nossa subjetividade é até os 3 anos. Nestes anos, carinho, afeto, atenção e contato são essenciais e por isso é inegável a responsabilidade das mães, que continuam insubstituíveis.
Alguns cientistas dizem que até os 18 anos ajustamos nossa personalidade, outros que este prazo é maior, vai até por volta dos 30 anos. Mas o importante é sabermos que teremos sempre traços preponderantes, qualidades e características inconvenientes que precisam ser suavizadas. Não deixamos por educação, ou meio social, deixar de ser quem somos, mas estes nos fornecem os instrumentos que vamos utilizando para nos aperfeiçoar, aprender a conviver com os outros e conosco mesmo.
O mundo sabe o que esperar de nós e está estabilidade é importante. Fugir de quem somos seria arriscar nossa sanidade, violentar-nos.
Outro fator que merece destaque é a companhia que as crianças andam, aquele velho ditado, “diga-me com quem andas...”Isso se deve a nossa herança biológica. Durante anos dependemos de nossa capacidade de viver em grupo e por isso o grupo é muito influente para nós. Mas há um porém, nós nos consideramos parte do grupo com o qual nos identificamos; e por isso a marca indelével trazida do ambiente vem das amizades..
Esse grupo pode não ser a família, embora o ideal é que o seja, falando é claro, de famílias equilibradas.
Tomamos nossas decisões e fazemos nossas escolhas em razão do que sentimos ou acreditamos e não necessariamente em função do que sabemos. Por isso um “amigo” que nos faz sentir importantes e acolhidos, pode influenciar nossas decisões mais do que a quantidade de informações e avisos que ouvimos em casa.
Este fato só reforça o quanto é importante para os nossos filhos serem amados aceitos e acolhidos e enfatiza ainda mais a incoerência da agressão física e psicológica, da ameaça e do discurso imperativo.
Nós temos um enorme potencial, nosso impulso em direção a superação e realização se dá pela conexão com nosso meio onde vamos equilibrando as características de nossa personalidade com doses de amor e diálogo.


Referência: Superinteressante outubro/  O segredo de ser você

Como uma onda no mar


Uma onda saltitando no oceano, divertindo-se, apreciando o vento, até que dá com outras ondas na frente, arrebentando-se na praia.

_ "Meu Deus, que coisa horrível, diz a ondazinha, é isso que vai acontecer comigo!"

Aí chega outra onda e pergunta: _ "Por que estais triste?"

_ "Vamos todas arrebentar! Vamos todas acabar em nada! Não é horrível?

Responde a segunda onda:

_ "Você não está entendendo. Você não é uma onda. Você é parte do oceano."



Extraído do livro A Última grande Lição - O Sentido da Vida, de Mitch Albom



"Amem-se uns aos outros, ou pereçam". ( Aude

PRAZER DE LER


Já escreveram que um livro é uma janela para o mundo, eu creio que um livro é uma janela para a alma. Lamento que tão poucos tenham descoberto este prazer.Para estes eu digo que não desenvolveram um sentido especial de ver, ouvir, tocar e sentir o mundo pelas palavras dos autores. Pra quem descobre o prazer da leitura, livros tem cheiro, gosto, cor e tantas sensações quantas são possíveis de descrever na língua dos escritores. “Saber é poder”, como disse Francis Bacon, ler é buscar este poder .É saber-se incompleto e reconhecendo esta incompletude, admitir o não saber, como a mais alta forma de conhecimento, como diria Clarice “ Não sei de tudo, mas tenho a meu favor tudo quilo que não sei”, “Não quero saber demais ,... simplesmente saber que não sei”. Para Oscar Wilde, “Revelar a arte e encobrir o artista, e a razão de ser da arte”. A razão de ser do escritor é revelar o leitor. Um livro é um espelho, "não é uma questão de entendimento, ou toca ou não toca", parafraseando novamente a magnífica Clarice. Me perdoem os que não lêem, mas é como se vivessem sempre na superfície, sem se aprofundar, deixam de admirar e conhecer o que foi percebido sobre o mundo e as pessoas, nas experiências sensíveis de tantos autores. Ou, concordando com Platão, não-leitores, são escravos da sua própria percepção, encolhidos e amedrontados no fundo da caverna . ( Mito da caverna). Ainda segundo Wilde, “A arte reflete o espectador e não a vida”, assim como gostar ou não de um livro não é escolha, é reflexo, reconhecimento, o livro certo, no momento certo. O gosto literário é uma forma de revelar-se.
Um dos mais belos trechos sobre a arte de escrever é da maravilhosa Ruth Rocha:
“...escrever é sempre um ato de existência. Quando se escreve conta-se o que se é....A história é mais real do que qualquer explicação. A realidade do que sou está mais no que escrevo do que nas racionalizações que possa fazer.” Ler é penetrar na realidade do ser do autor, ou na fantasia, que revela nossa própria realidade. É um diálogo consigo mesmo, descobre-se mais sobre si numa boa leitura do que em anos de análise.O importante não é ler muito, mas ler sempre. Ler é exercício de inteligência, memória, reflexão, imaginação e emoção, além de ser um excelente e saudável passatempo.


mito da caverna, é também chamado de Alegoria da Caverna, ou Os prisioneiros da Caverna ou menos comumente de A Parábola da Caverna.
Foi escrito a mais de 2.500 anos, pelo filósofo Platão no livro VII da sua obra República.
É uma parábola criada por Platão para explicar o papel do conhecimento na vida do homem.
O mito fala de uma caverna separada do mundo por um muro alto.A única luz que entra nela é através de uma fresta, portanto os homens vivem ali na quase completa escuridão.
Estes homens estão ali presos e não podem mover-se, apenas vêem as sombras que se projetam na parede. Abaixo do muro, do lado de dentro da caverna, há um fogo que ilumina vagamente o interior sombrio e faz com que as coisas que se passam do lado de fora sejam projetadas como sombras nas paredes do fundo da caverna. A única coisa que eles vêem são as sombras e não propriamente a realidade das coisas como elas são. Eles não vêem bem nem os outros e nem a si próprios.
Um dos prisioneiros, decide abandoná-la. Fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. De inicio, move a cabeça, depois o corpo todo; a seguir, avança na direção do muro e o escala. Enfrentando os obstáculos de um caminho íngreme e difícil, sai da caverna. Primeiro ele sofre pela luminosidade do sol fora da caverna, mas depois começa a se maravilhar com tudo que pode ver lá fora. Encanta-se, tem a felicidade de ver as próprias coisas, descobrindo que estivera prisioneiro a vida toda e que em sua prisão vira apenas sombras. Depois disso, desejará ficar longe da caverna para sempre e lutará com todas as forças para jamais regressar a ela. Este homem quer retornar a caverna e convencer aos outros a saírem também de lá. Só que os demais prisioneiros zombam dele, não acreditando em suas palavras e, se não conseguem silenciá-lo com suas caçoadas, tentam fazê-lo espancando-o. Se mesmo assim ele teima em afirmar o que viu e os convida a sair da caverna, certamente acabam por matá-lo.

Parece que muitas mães se contentaram em viver nas sombras do passado ,presas a um arcaico conceiro de maternidade, privadas de todas as maravilhas desta função que a natureza nos oferece: Ser Mãe.

A maioria se espelha na imagem refletida de seus antepassados, não se vêem enquanto mães, não enxergam seus filhos. E o pior, projetam nos seus filhos suas culpas traumas e incertezas. E um enorme fardo como se a maternidade fosse somente abnegação e trabalho duro.

Não procuram ver os filhos sob a luz do próprio instinto porque tem medo de amá-los demais e e com isso perderem o controle materno.

A resposta para muitas questões está bem dentro delas mesmas, nos braços, nos olhos, no toque, no time da relação amorosa entre mãe e filho.Essa relação de cumplicidade, amor e segurança é o terreno sobre o qual serão construídos os valores, a educação.Mas quem está acorrentada a preconceitos e não busca informação, não ve além daquilo que acha que é certo, porque viu os outros fazerem, porque assim o fizeram com ela própria. Poderiam voar, mas preferem rastejar.


A natureza infantil é belíssima, ser mãe é uma dádiva, descobrir a maneira mais adequada de extrair o magnífico potencial de uma criança e ver ali surgir um mundo novo a cada dia, é inenarrável.


Quando uma mãe descobre essa vida, além da caverna, ela se encanta e quer compartilhar, mas não faltará quem a chame de indolente e perniciosa, porque o povo está habituado com as sombras.


Não é de estranhar este fato. É preciso quebrar o paradigma da mãe perfeita, da criança manhosa, do colo excessivo, da boa surra e tantos outros mitos que envolvem a maternidade.

Quem enxerga só sombras pode ver bicho de sete cabeças onde não há. Se detém pelo medo e deixa de viver um monte de coisas e de proporcionar a seus filhos, pequenos momentos que durarão para sempre.


Em primeiro lugar é preciso entregar-se .

Criamos os nossos filhos pro futuro, com certeza, mas a melhor opção e fazê-los crianças felizes , porque assim se tornarão adultos com vocação a felicidade.

Certamente ser mãe não é só delícias, mas pode ser belo.

Quem tem medo de voar, não aprecia a paisagem, quem vive na escuridão , só passou pela vida e não viveu.

JARDIM DE INFÂNCIA


Tudo que hoje eu preciso realmente saber, eu aprendi no jardim da infância.

Tudo que eu preciso saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi lá.

Essas coisas eu aprendi lá:


1- Compartilhe tudo.

2- Jogue dentro das regras.

3- Não bata nos outros.

4- Coloque as coisas de volta no lugar de onde pegou.

5- Arrume sua bagunça.

6- Não pegue as coisas dos outros.

7- Peça desculpas quando machucar alguém.

8 - Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar.

9- Dê descarga (importante).

10- Biscoitos quentinhos e leite, fazem bem pra você.

11- Respeite o outro.

12- Leve uma vida equilibrada.Aprenda um pouco, pense um pouco, desenhe, pinte, cante, dance brinque....trabalhe um pouco todo dia.

13- Tire uma soneca a tarde (bom)

14- Quando sair, cuidado com os carros.

15- Dê a mão e fique junto.

16- Repare nas maravilhas da vida.

17- O peixinho diurado, o hamster e até a sementinha do copinho plástico morrem um dia, nós também.


Pegue todas estas coisas. coloque-as em termos mais adultos e sofisticados, e aplique-as na sua vida, na sua família, no seu trabalho, no seu governo, no seu mundo real.E aí verás como ele é verdadeiro e firme.

Ao sair para o mundo e sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.

É necessário abrir os olhos e ver que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos , nem os desejos de razão.

O importante é aproveitar o momento e aprender com a sua transitoriedade.

Pois a vida está nos olhos de quem soube ver.


Todo jardim começa com uma história de amor.Antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago contruído, é preciso que ela tenha nascido dentro da alma.

Quem não planta um jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.


Robert Fulghum

Fazer e acontecer

O importante hoje é fazer e acontecer
"Um bom lugar para ver e ser visto"; "O mundo é de quem faz". Essas frases, a primeira escrita em um guia de bares e restaurantes e a segunda em uma peça publicitária veiculada em televisão, retratam e condensam bem o estilo de viver que adotamos. O importante hoje é ter visibilidade, fazer e acontecer, ter liberdade absoluta e poder ilimitado. Esse é o mundo adulto que construímos tijolo por tijolo e no qual vivemos.
É nesse mesmo mundo a que os jovens foram introduzidos e onde vivem com algumas vantagens em relação aos adultos, entre elas o domínio íntimo e rápido das novas tecnologias e, principalmente, a posse da juventude de verdade.
Sim, são eles que têm o poder da juventude, juventude esta que nós nos dedicamos tanto a mimetizar. Ao lado das vantagens, porém, eles vivem com inúmeras desvantagens em relação a nós.Bem ou mal, querendo ou não, somos adultos e sabemos a diferença entre o certo e o errado, entre o digno e o indigno. Eles ainda não. Temos condição de fazer previsões. Eles ainda não. Temos autonomia para administrar nossa vida, sabemos que para escolher é preciso renunciar, podemos proteger nossa intimidade. Eles ainda não. Deveriam ter aprendido, mas quem esteve disponível para ensiná-los?Adolescência é tempo de amadurecer. Mas, para garantir que a nossa juventude disfarçada não seja ameaçada, temos impedido que os adolescentes amadureçam. Temos preferido que eles voltem a brincar, como se vivessem a primeira infância.
Enchemos nossos filhos de brinquedos sofisticados e os mandamos para as festas regadas a bebidas que nós mesmos preparamos. Fazemos de tudo para que se divirtam, sejam sociáveis e populares entre os pares, vivam plenos de felicidade.Em troca de tanto, pedimos muito pouco: apenas seu êxito escolar e sua intimidade. Passar no vestibular, cursar uma boa faculdade e revelar todos os seus segredos para nós: é isso o que esperamos deles. E eles obedecem -ou ao menos tentam.E lá vão eles procurar viver a vida como a desenhamos: ter visibilidade, fazer e acontecer com liberdade absoluta e poder irrestrito.De vez em quando, fazem coisas que consideramos erradas, ruins, indignas. Aí, só nos resta dizer que essa juventude está perdida, não tem limites, perdeu o eixo, é vazia.É verdade: para muitos jovens a vida não tem sentido e, por isso, vivem em busca de grandes aventuras. Afinal, eles precisam tentar escapar, do jeito que podem e sabem, do enfado que esse tipo de vida que deixamos de herança a eles provoca.

Categoria: Folha EquilíbrioEscrito por Rosely Sayão

O Trabalho de uma Mãe


Ontem em conversa com uma pessoa , entre outras coisas, ela me disse "pérolas" como:


_ "Antigamente se batia nos filhos.E funcionava muito bem"

_ "Uma palmadinha pra educar é normal e não mata ninguém..."

_ "Tem hora que só falar, não adianta, tem que dar umas palmadas".


E por aí vai, essas frases feitas , que o senso -comum, bitolado, adotou como perfeitas.


Leia o que eu penso:


A criança é um ser humano, como um adulto, só porque é pequena, ela merece menos respeito do que você?

Tem gente que pensa que bater, ou não nos filhos é uma questão de ponto de vista.

Eu não acho isso.

Tem atitudes que estão certas e outras erradas.

É bater em crianças é ERRADO.


Pra quem acha que funciona, eu respondo: que carinho, diálogo, afeto, dedicação e criatividade materna funcionam melhor e não tem os efeitos colaterais da palmada.

Há quem diga também que bater, é usado em "último caso", quando não há mais nenhuma outra opção, que não é bom, mas se tem que bater, fazer o quê.....

Ora, entre aquilo que é bom é o que é O MELHOR, em se tratando dos meus filhos eu fico com o melhor.E o melhor é não bater.E não aceito menos que isso.

E o mesmo eu desejo para TODAS as crianças do mundo.

Antigamente se usava? E daí, tem tanta coisa que se usava e funcionava, porque na época não se conhecia outro método, mas que hoje já se descobriu que há uma forma muito mais eficaz de fazer...


Veja bem: Se você fosse um chefe, e algum subordinado seu, infringisse uma regra da empresa, lhe desrespeitasse,tivesse um comportamento inadequado ou fizesse qualquer coisa que merecesse punição, você o daria uma surra?

Certamente que não.

Nem mesmo uma palmada.

Com certeza, você o despediria.

Mas uma mãe ou pai, não pode despedir um filho, não é mesmo?

E também não podem se demitir do cargo de serem pais.

Por isso esgotados todos os argumentos , uma mãe sempre tem que ter mais alguma carta na manga, um jogo de cintura especial, um olhar e um espírito de presença, que só quem ama de verdade sabe e pode ter.

Use o tamanho de sua experiência e de sua capacidade de raciocínio, para lidar com seu filho em situações difíceis.

Não o tamanho de sua força física.

Confie na inteligência e na capacidade de aprender do seu filho e na sua habilidade de educar.

O grande segredo está em falar com a criança, ao nível dela, de acordo com sua idade.

Descer ao nível da criança, não é se humilhar, é ser como o caniço que se dobra mas não verga perante a força da mais forte tempestade.E por isso resiste a tudo.

Uma mãe precisa muita criatividade.

Se a cria teimar 500 vezes, você tem que corrigir 501.

O trabalho de uma mãe é incansável e nunca cessa.

Por isso não há dinheiro no mundo que possa pagá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário