sábado, 25 de julho de 2015

14 GRANDES AUTORES PARA CRIANÇAS


1. Adélia Prado

Quando Eu Era Pequena (Record)

A infância da menina Carmela em uma cidade pequena é o fio condutor da história. Já os pais terão a sensação de estar lendo as memórias da autora.

Carmela Vai à Escola (Record)

Carmela está de volta, mas agora tendo como cenário a escola. Apaixonada por livros e muito estudiosa, é também muito faladeira e até troca de lugar com a melhor amiga.

Ilustrações: Elizabeth Teixeira
2. Mario Vargas Llosa

Fonchito e a Lua (Objetiva) 

O menino Fonchito é apaixonado pela colega Nereida. Um dia, enche-se de coragem e pede a ela um beijo no rosto. A menina o desafia a trazer a Lua em troca do gesto.

Ilustrações: Marta Chicote Juiz
3. João Ubaldo Ribeiro

Dez Bons Conselhos de Meu Pai (Objetiva) 

"Não seja amargo", "Não seja burro" e "Nunca seja medroso" são alguns dos conselhos que o autor recebeu de seu pai e coloca nessa obra.

Ilustrações: Bruna Assis Brasil
4. Clarice Lispector

O Mistério do Coelho Pensante (Rocco) 

Joãozinho é um coelho de pêlo branquinho que, quando a fome aperta, dá um jeito de abrir sua gaiola e sair em busca de comida. Nessas saídas, pega gosto pela liberdade.

Ilustrações: Flor Opazo
5. Érico Veríssimo

As Aventuras do Avião Vermelho (Companhia das Letras) 

Preocupado com a desobediência do filho, Fernando, seu pai lhe dá de presente um livro. O menino se encanta com a história do Capitão Tormenta que viaja o mundo em um avião vermelho. Quando Fernando ganha um aviãozinho, está armado o cenário para muitas aventuras.

Ilustrações: Eva Furnari
6. Pablo Neruda

Livro das Perguntas (Cosac Naif) 

"Por que o tubarão não ataca as impávidas sereias?" e "A fumaça fala com as nuvens?" são duas das 74 perguntas fora do comum do livro do poeta chileno, que faz o leitor criança ou adulto refletir.

Ilustrações: Isidro Ferrer
7. Manoel de Barros

Poeminha em Língua de Brincar (Record) 

Um dos livros da produção infantil do poeta mato-grossense, iniciada a partir de 2000. Na obra, palavras e ilustrações, criadas pela ilustradora filha do escritor, criam um mundo cheio de simbologias.

Ilustrações: Martha Barros
8. Mário de Andrade

Será o Benedito? (Cosac Naif) 

A construção de uma relação de amizade entre um homem vindo da cidade grande e um menino de 13 anos que vive na Fazenda Larga, no interior de São Paulo, é o tema desse livro.

Ilustrações: Odilon Moraes
9. José Saramago

O Silêncio da Água (Companhia das Letras) 

À beira do rio Tejo, em Portugal, um menino vai pescar e fisga um enorme peixe, que arrebenta sua linha. Essa memória de infância do autor português é o ponto de partida da história.

Ilustrações: Manuel Estrada
10. Jorge Amado

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (Cia. Das Letrinhas) 

Fábula sobre o amor impossível entre um gato mau humorado e uma bela andorinha. O autor escreveu a história por causa do aniversário de um ano de um dos filhos e não tinha intenção de publicá-la.

Ilustrações: Carybé
11. Anton Tchékhov

Cachtánca (Editora Globinho) 

Um dos mais famosos contos de Tchékhov ganha tradução de Tatiana Belinky. A cadelinha vira-lata Cachtánca, depois de se perder de seu dono, que a maltratava, encontra um novo lar que a acolhe. Cachtánca se encanta com a nova família, mas será que nunca mais vai matar a saudade de seu antigo dono?

Ilustrações: Rebeca Luciani
12. Paulo Leminski

O Bicho Alfabeto (Companhia das Letras)

Chuva, mar, céu, estrelas, pássaro... até japonês aparece homenageado em versos nesse livro. Tudo fruto das vinte e seis patas do bicho alfabeto nas mãos do talentoso escritor curitibano Paulo Leminski. Os poemas foram selecionados do livro Toda poesia, que reúne toda a obra poética do autor.

Ilustrações: Ziraldo
13. Julio Cortázar

Discurso do Urso (Record)

Uma reflexão cheia de humor e surrealismo (características das obras do escritor argentino) de um urso que vive nas tubulações de um prédio e conta, em primeira pessoa, o cotidiano e curiosidades das pessoas que ali moram.

Ilustrações: Emilio Urberuaga
14. Carlos Drummond de Andrade

Rick e a girafa (Editora Ática)

O livro reúne 29 histórias curtas e divertidas escritas por Carlos Drummond de Andrade. No conto infantil ‘Rick e a Girafa’, Drummond conta a história de Rick, um garoto que sonha em viajar no lombo de uma girafa, com uma narrativa agradável como só um grande poeta como ele poderia escrever.

Ilustrações: Maria Eugênia

Poesia faz pensar (Editora Ática)

Com organização de Carlos Felipe Moisés, ‘Poesia faz pensar’ mostra o lado poeta de Carlos Drummond de Andrade e prova que poesia pode, ao mesmo tempo, ser uma leitura leve e reflexiva. O livro traz ainda outros representantes da poesia em língua portuguesa, desde o século XVI até o presente, como Luís de Camões, Olavo Bilac, João Cabral de Melo Neto, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes e Mário de Andrade.

Crônicas 1 (Editora Ática)

Em ‘Crônicas 1’, da coleção Para Gostar de Ler, você pode descobrir a vertente cronista do mineiro Carlos Drummond de Andrade. A autor é acompanhado por outros três grandes cronistas: Rubem Braga, Fernando Sabino e Paulo Mendes Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário